Por que devo fazer EAD: conheça os prós e contras dessa modalidade de ensino

Por que fazer EAD

Em busca constante de melhorias, você já se perguntou por que fazer EaD? A educação a distância vem se tornando cada dia mais popular, por oferecer vantagens como flexibilidade de horários e economia financeira. Mas, assim como tudo na vida, também tem suas desvantagens. 

No decorrer deste artigo, exploraremos a fundo as peculiaridades do aprendizado remoto, para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para o seu futuro educacional e profissional. Vamos nessa?

O que é o EaD e por que devo optar por esse tipo de ensino?

O Ensino a Distância (EaD) é uma modalidade educacional em que o aprendizado ocorre remotamente, geralmente pela internet, permitindo que os alunos estudem em qualquer lugar e em seu próprio ritmo, com suporte de materiais online, videoaulas e interação com professores e colegas por meio de plataformas virtuais

Agora vem a pergunta, por que devo optar por esse tipo de ensino? Em qualquer decisão que tomamos, saber pesar prós e contras é crucial para podermos tomar decisões assertivas e com o Ensino a Distância não seria diferente. 

Por esse motivo, trouxemos para você alguns tópicos importantes para que você tenha conhecimento na hora de optar por essa modalidade de ensino e analisar se essa escolha se encaixa com suas necessidades e em seu perfil de estudante. Continue lendo.

Estudante universitário lendo o post: "Por que optar pelo Ensino a Distância: conheça os prós e contras dessa modalidade de ensino" e analisando os prós e contras antes de iniciar sua faculdade em EAD.

Prós do ensino EaD: quais são as principais vantagens?

Abaixo, trouxemos para você as vantagens a respeito do ensino a distância, para que você tenha em mente quais são os pontos positivos desse tipo de ensino e compreenda se ele se encaixa com suas necessidades e preferências.

1. Flexibilidade de horário

O EaD oferece uma flexibilidade de horário que raramente encontramos no ensino presencial. Você pode estudar no horário que melhor se encaixa na sua rotina, seja ele de dia ou de noite, durante a semana ou nos finais de semana. Com a modalidade de ensino a distância, você pode estudar quando quiser, desde que cumpra os prazos estabelecidos no curso que escolher.

2. Economia financeira

Uma das grandes vantagens de optar por fazer uma graduação em EaD é a economia financeira que eles proporcionam. Ao estudar em um ambiente virtual, você elimina gastos com transporte, alimentação fora de casa e materiais didáticos, e até mesmo moradia, caso o curso desejado não seja oferecido em sua localidade, pois tudo o que você precisa está disponível online.

3. Diversidade de ferramentas de aprendizado online

Ao optar pelo aprendizado remoto você abre um leque de variedade de ferramentas de aprendizado online. Essa diversidade de recursos é uma das principais vantagens desse tipo de ensino, oferecendo recursos como aulas gravadas, materiais de apoio interativos e salas de bate-papo onde é possível interagir com professores e colegas, enriquecendo assim a experiência do seu aprendizado acadêmico.

4. Personalização do aprendizado

Uma vantagem notável dessa modalidade de ensino é que os alunos podem avançar no seu próprio ritmo, revisando materiais conforme necessário e focando em áreas específicas. Isso permite uma experiência mais adaptada às necessidades individuais, facilitando o entendimento e a retenção dos conteúdos estudados.

5. Maior variedade de cursos

Outra vantagem que precisamos mencionar sobre a educação a distância é o acesso a uma ampla gama de cursos especializados e específicos, muitos dos quais podem não estar disponíveis localmente. Isso significa que os alunos têm a oportunidade de explorar áreas de interesse específicas que seus objetivos individuais, independentemente de sua localização geográfica.

6. Possibilidade de unir benefícios

Vale lembrar que existem as modalidades de 100% online no EAD e a semipresencial. Na primeira, todos os conteúdos são vistos pela internet, com frequência mínima na faculdade para a realização de provas. Já na segunda, o ensino é a distância com atividades presenciais no campus de 1 a 3 vezes na semana.

Se você escolhe o semipresencial, tem a flexibilidade para organizar a agenda e ainda os benefícios do presencial –– maior proximidade com os professores, colegas, estrutura física da faculdade, entre outros. E se prefere o 100% online, não fica atrás, já que há bibliotecas digitais, chats para diálogo e outros recursos no AVA.

Contras do ensino EaD: quais são as principais desvantagens?

Assim como apresentamos os prós do Ead, iremos apresentar a você as desvantagens associadas ao ensino a distância, para que você possa entender os pontos negativos desse formato educacional e avaliar se ele formato realmente se encaixa em seu perfil de estudante.

1. Falta de interação pessoal

Uma desvantagem do EaD é a redução das oportunidades de interação pessoal com professores e colegas, o que pode ser um ponto negativo para estudantes que gostam de experiências sociais e de colaboração nos estudos.

No entanto, muitas instituições utilizam diversas ferramentas online para mitigar essa questão, como fóruns de discussão para troca de ideias com colegas e professores e quizzes, para compensar essa falta de interação, permitindo que os alunos se engajem e se sintam conectados mesmo à distância.

2. Dependência de tecnologia

O estudante que optou por estudar neste tipo de ensino pode ter que lidar com problemas técnicos, como falhas na conexão com a internet ou dificuldades com plataformas digitais, que por sua vez, podem influenciar o processo de aprendizagem. 

Entretanto, os alunos podem superar esses desafios tomando medidas proativas, como investir em conexões de internet estáveis. Além disso, as instituições de ensino online oferecem suporte técnico para ajudar os alunos com problemas em plataformas digitais, assegurando uma experiência de aprendizado mais eficiente.

3. Necessidade de autodisciplina

Estudar remotamente requer uma forte autodisciplina e motivação por parte dos alunos para completar os cursos, já que não há a mesma estrutura de um ambiente presencial.

Isso significa que os estudantes precisam ser totalmente autônomos em seus estudos, demonstrando disciplina e responsabilidade, uma vez que não há supervisão constante de seu progresso por parte de um instrutor físico.

4. Possível falta de suporte 

Por fim, uma última possível desvantagem do Ensino a Distância é a falta de suporte adequado por parte dos professores ou tutores, especialmente em cursos massivos online. Isso significa que os alunos podem enfrentar dificuldades para obter assistência quando necessário. 

Portanto, é crucial escolher cuidadosamente a instituição onde você realizará sua graduação, pós-graduação, curso profissionalizante ou curso livre em EaD, garantindo assim um apoio eficaz para maximizar sua experiência de aprendizado.

E agora, opto pelo EaD?

Entender os prós e contras do EaD é apenas o primeiro passo para tomar essa decisão. Lembre-se, o mais importante é que a modalidade atenda às suas necessidades e objetivos.

A capacidade de autogerenciamento que essa modalidade de ensino promove é uma habilidade altamente valorizada no mundo profissional. A importância do EaD para o mercado de trabalho é notável, pois os profissionais formados nessa modalidade demonstram capacidade de organização e disciplina. 

Então, ao escolher essa forma de ensino, não veja apenas como um meio de adquirir conhecimento, mas também como uma forma de se desenvolver enquanto profissional e pessoa.

Quaisquer desvantagens podem ser maneiras de você se desafiar, superar obstáculos e mostrar para si, e para o mundo, do que é capaz. Afinal, como dizem: “um caminho não se faz quando ficamos parados no mesmo lugar, mas sim ao avançar passo a passo”.

Diplomas do EaD são válidos?

Sim! Quando falamos desse tipo de modalidade de ensino está dúvida é comum entre os estudantes que pretende iniciar seus estudos de forma remota. Os diplomas de cursos EaD têm a mesma validade que os de cursos presenciais.

O Ministério da Educação – MEC, órgão responsável por regulamentar a educação no Brasil e ele trata da mesma forma os cursos EaD e presenciais. Ele valida os diplomas de ambos, garantindo que sejam aceitos no mercado de trabalho e para que você dê continuidade aos estudos em pós-graduações.

Isso significa que ter um diploma EaD não te coloca em desvantagem. Pelo contrário, a formação a distância mostra a empregadores que você é capaz de ser disciplinado e gerenciar seu próprio tempo – habilidades muito valorizadas no mundo do trabalho atual, principalmente com a chegada do home office.

Todas as instituições EaD são iguais?

Nem todas as instituições de aprendizagem remota são iguais. Como em qualquer área de estudo, existem instituições de alta qualidade e outras que deixam a desejar. O MEC avalia e coloca notas para todas as faculdades, inclusive as de EaD. 

Portanto, antes de escolher onde estudar, pesquise sobre a instituição. Isso vai garantir que você invista em uma formação que realmente vale a pena. Verifique o reconhecimento e a nota da instituição no MEC. Outra dica é perguntar para pessoas que já estudaram na instituição. Assim, você poderá construir uma visão mais completa sobre a qualidade e a reputação do curso.

Em resumo, a validade do diploma EaD é a mesma do presencial, e ter um diploma de um curso a distância pode até ajudar a destacar seu currículo. Mas, como em qualquer decisão importante, é fundamental que você pesquise antes de escolher onde fazer seu curso.

Anhanguera: sua parceira na jornada do ensino a distância

A Anhanguera é uma instituição renomada que oferece uma ampla variedade de cursos na modalidade EaD, todos certificados pelo (MEC). Com uma reputação sólida no mercado educacional, a Anhanguera se destaca por sua excelência acadêmica e compromisso com a qualidade do ensino. 

Os cursos EaD da Anhanguera abrangem diversas áreas do conhecimento, desde graduações até pós-graduações, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolverem suas habilidades e alcançarem seus objetivos profissionais. Além disso, a instituição investe em tecnologia e recursos educacionais inovadores para proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz. 

Os estudantes que optarem pelo ensino a distância da Anhanguera têm acesso a um suporte abrangente, podendo entrar em contato com tutores e colegas de curso para esclarecer dúvidas sobre as matérias ou falar com nossos atendentes caso haja dúvidas ou problemas com a plataforma online. 

Essa comunicação livre contribui para um ambiente colaborativo e enriquecedor, permitindo que os alunos aproveitem ao máximo sua experiência de aprendizado a distância.

Se você se interessou por essa modalidade e quer saber como ingressar em uma faculdade a distância, a boa notícia é que o processo é o mesmo. É possível usar a nota do Enem para EAD em excelentes instituições de ensino – é o caso da Anhanguera, que oferece o que você precisa para uma formação completa e de excelência.

Estudante universitária feliz e satisfeita por ter iniciado sua faculdade em EAD com a Anhanguera no conforto de sua casa.

Para finalizar, temos uma dica para você! O programa Amigo Vale Prêmio chegou para dar o empurrãozinho que você precisava. Para participar, convide um amigo ou mais para se juntar a você e desfrutar de uma educação de qualidade, com todo o suporte necessário para alcançarem seus objetivos.

Ao ingressarem no programa, ambos irão concorrer a prêmios incríveis e descontos imperdíveis nas mensalidades de diversos cursos e modalidades oferecidos pela Anhanguera! Então, está pronto para começar? Acesse o link acima e comece já seu curso em EaD!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados