Faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação: como é o curso e a atuação?

Faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação

A faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação é uma das boas opções para quem deseja atuar no mercado tech — um dos mais promissores e atrativos dos últimos tempos. É uma formação focada não apenas nas técnicas de programação e desenvolvimento de softwares ou sistemas, mas também no gerenciamento de projetos nas empresas.

Para se destacar e conquistar boas vagas, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação é essencial. Se você tem planos de seguir essa área, não pode perder este conteúdo que explica tudo sobre a graduação e a atuação profissional para os formados. Vamos lá?

Qual é o foco do curso de Gestão da Tecnologia da Informação?

Ainda não tem ideia de como é curso de Gestão de TI? Nós explicamos para você! O objetivo é formar profissionais capazes de gerir tanto hardwares e softwares de uma empresa quanto as pessoas envolvidas nos times de desenvolvimento. Assim, é possível otimizar processos e reduzir ruídos de produção.

Assim como em outras carreiras em tecnologia, o profissional deve ser bem dinâmico e estratégico. Por isso, as aulas têm o foco na prática e nos desafios que ele pode encontrar no mercado de trabalho.

Esse é um dos cursos de Gestão da Anhanguera mais procurados, sobretudo por conta das expectativas profissionais para o futuro. Mais adiante neste conteúdo veremos mais sobre isso!

Qual é o tempo para formação em Gestão da Tecnologia da Informação?

O curso de Gestão de TI tem duração de 2 anos e meio, ou seja, 5 semestres. Ao todo, são 2.150 horas de dedicação, que incluem não só as disciplinas da grade, mas as atividades complementares e o projeto integrado — que é a chance de assimilar melhor os conteúdos.

Esse tempo é suficiente para ficar por dentro do universo de Gestão de TI. Vale reforçar que, por ser um Tecnólogo, tem foco na prática profissional. Isso significa que, mesmo quando há a explicação de teorias,

Quais são as principais matérias da faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação?

A faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação mescla conteúdos de Ciência da Informação e Informática com técnicas de Administração. Como vimos, o foco é a prática profissional para tornar você um verdadeiro especialista em poucos meses, com capacidade de se destacar em qualquer processo seletivo e empresa em que estiver empregado.

Veja as matérias do curso de Gestão de TI na Anhanguera:

  • Algoritmos e Técnicas de Programação;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Lógica e Matemática Computacional;
  • Sistemas de Computação e de Informação;
  • Engenharia de Software;
  • Projeto de Software;
  • Sistemas de Informação Gerencial;
  • Sistemas Operacionais;
  • Análise de Custos;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Modelagem de Dados;
  • Redes de Computadores;
  • Direito Eletrônico e Internet;
  • Governança de Tecnologias da Informação;
  • Planejamento Estratégico;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Auditoria de Sistemas;
  • Gestão de Projetos de Tecnologias da Informação;
  • Gestão do Conhecimento;
  • Segurança da Informação e de Redes.

Aqui na Anhanguera, você ainda tem os Estudos Dirigidos (EDs) para aprimorar suas competências e conquistar maior valor na sua atuação. Para o curso de Gestão de TI, estão disponíveis as disciplinas de Mindset Ágil, Design Thinking, Marketing Digital e Cultura Digital.

Quais são as modalidades disponíveis para cursar Gestão da Tecnologia da Informação na Anhanguera?

Existem duas modalidades de ensino disponíveis para a faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação na Anhanguera: presencial e a distância. A primeira é aquela em que você vai ao campus com maior frequência para assistir às aulas e fazer os trabalhos. É mais indicado para quem tem uma rotina mais flexível e quer essa proximidade com a infraestrutura física da instituição.

Já o ensino a distância da Anhanguera, neste caso, oferecido no 100% online, é ideal para quem já trabalha ou tem outros compromissos que limitam os horários para ir à faculdade. Como você pode estudar da hora que quiser e de onde estiver, fica mais fácil encaixar as matérias em sua agenda. Se precisar, pode se dedicar até durante os fins de semana.

Como é a atuação profissional na área de Gestão da Tecnologia da Informação?

Agora que você já conhece o curso, vale entender o que se faz em Gestão de Tecnologia da Informação na prática. Veja, a seguir, quais caminhos pode seguir nessa área e quais são as perspectivas salariais ao profissional!

Principais cargos

O gestor de TI é um profissional bem estratégico, que precisa desenvolver uma visão integrada de mercado — não apenas de seu segmento de atuação. É essencial conhecer as tendências e desafios da área para se destacar em qualquer ambiente de trabalho. Aliado a isso, a liderança deve ser uma forte característica de sua personalidade.

Veja alguns cargos que você pode assumir ao se formar na faculdade de Gestão de TI:

  • analista de TI;
  • gerente de projetos;
  • coordenador de Sistemas de TI.

Média Salarial

O salário do tecnólogo em Gestão de TI não fica muito atrás de outras profissões nesse segmento. Para você ter uma ideia, a média é de R$ 4.782,92* para uma jornada de 42 horas semanais, mas pode alcançar facilmente os R$ 11.699,41* — estes são dados retirados do CAGED.

Além de remunerações atrativas, essa área não para de crescer. Não é a toa que houve um aumento de quase 40% no número de contratações desses especialistas em 2021, segundo o CAGED. Ou seja, dificilmente você ficará sem emprego ao se formar no curso de Gestão da Tecnologia da Informação.

Ainda mais se você contar com o apoio de uma instituição de ensino de qualidade e que investe no desenvolvimento de seus alunos. É o caso da Anhanguera. Por aqui, vamos muito além de oferecer uma infraestrutura de qualidade e grade curricular atualizada. Existem diversas chances de aprender fora de sala de aula, como as Trilhas da Carreira, Aula Destaque e certificações com parceiros.

Já com o Canal Conecta, você tem a chance de encontrar o emprego ideal antes mesmo de pegar o diploma em mãos. Afinal, esse portal de empregabilidade reúne vagas exclusivas para alunos da Anhanguera e as diferencia de acordo com o perfil do candidato. Fora as dicas de desenvolvimento pessoal e de carreira que ele oferece!

Invista na sua qualificação!

A faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação é uma boa aposta para quem deseja ingressar nesse mercado, mas com uma atuação que foge dos padrões de desenvolvimento. Com novas tendências e necessidades das empresas, você será um profissional bastante requisitado — ainda mais com uma formação completa e cheia de diferenciais.

Para isso, não perca mais tempo: faça a sua inscrição no vestibular da Anhanguera e garanta a sua vaga na graduação!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.