Inteligência de Mercado e Análise de Dados: tudo sobre o curso

inteligência de mercado e análise de dados

As inovações da tecnologia reconfiguraram o mercado de trabalho em vários aspectos. Por um lado, profissões tradicionais precisaram passar por mudanças profundas para adotar ferramentas digitais na rotina de trabalho. Por outro, surgiram áreas para responder aos novos desafios corporativos: esse é o caso da Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

Estamos falando de uma área recente. Ela nasceu com a transformação digital, quando a maioria das empresas percebeu a necessidade de gerenciar dados online. De uns anos para cá, apareceram as primeiras capacitações para Inteligência de Mercado e Análise de dados. Dentre elas, a primeira graduação da área no Brasil, aqui na Anhanguera!

Somos pioneiros no país e queremos explicar tudo sobre o curso superior de Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Confira a seguir e tire suas dúvidas!

Afinal, o que é Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Inteligência de Mercado e Análise de Dados é uma área estratégica em empresas de todos os nichos de atuação. Ela abrange processos relacionados à coleta, ao armazenamento, à organização e à análise de um grande volume de dados no ambiente digital.

Está gostando deste assunto? Que tal ouvir uma entrevista com um especialista da área? Confira abaixo!

O objetivo da área é gerar insights para embasar decisões que impactam o futuro de uma empresa. Quem atua em Inteligência de Mercado se interessa por dados de diferentes naturezas: resultados de marketing, análise de concorrência, resultados em vendas, tendências do mercado etc.

Mas se você perceber bem, a prática de analisar cenários que englobam uma empresa e coletar dados estratégicos não são bem uma novidade no mundo corporativo: elas sempre foram usadas por administradores de empresas, muito antes da internet.

O que mudou de uns anos para cá foi a maior praticidade advinda da transformação digital. Plataformas automatizadas para buscar dados, bancos de dados com alta capacidade de armazenamento, ferramentas digitais para gerenciar e compartilhar dados sensíveis mudaram uma prática antiga nas empresas.

Assim, nasce uma atuação específica que, em um primeiro momento, reúne profissionais de diferentes campos de atuação e exige competências que eram, até então, características de outras áreas, como o data analysis e o storytelling.

O que se estuda no curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Ao entrar na faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de dados, os estudantes têm contato com os desafios colocados para os analistas no mercado de trabalho. Trata-se de um conjunto abrangente de assuntos, como Ciência de Dados, práticas de governança corporativa e data analysis, métodos ágeis e o storytelling na construção de histórias baseadas em dados.

O curso desenvolvido para Inteligência de Mercado é uma possibilidade recente no ensino superior, o que justifica a dificuldade de as empresas encontrarem especialistas no mercado. Portanto, quem adquire um diploma de nível superior na área tem um forte diferencial em mãos.

Diferentemente de ter apenas uma “expertise” em assuntos pontuais, o profissional formado em Inteligência de Mercado e Análise de Dados pode comprovar sua capacidade técnica na área. Ao longo da graduação, ele estuda de forma profunda etapas de mineração (data mining), armazenamento, organização e análise de dados.

Como é composta a grade curricular do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

A grade curricular de Inteligência de Mercado e Análise de Dados aborda assuntos diretamente relacionados à programação, à gestão de dados e à matemática financeira, além de matérias que exploram marketing digital, banco de dados e desafios para a construção de uma carreira de sucesso.

Está gostando deste assunto? Que tal ouvir uma entrevista com um especialista da área? Confira abaixo!

Veja, a seguir, a grade completa do curso na Anhanguera:

  • Administração e Negócios;
  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Análise Exploratória de Dados;
  • Arquitetura de Dados;
  • Atividade Complementar;
  • Bancos de Dados em Nuvem;
  • Bancos de Dados Não Relacionais;
  • Data Mining;
  • Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards;
  • (Ed) Cultura Digital;
  • (Ed) Design Thinking;
  • (Ed) Marketing Digital;
  • (Ed) Mindset Ágil;
  • (Ed) Projeto de Vida;
  • Educação a Distância;
  • Engenharia de Dados;
  • Estrutura de Dados;
  • Fundamentos de Machine Learning;
  • Governança Corporativa;
  • Governança de Dados;
  • Linguagem de Programação;
  • Lógica Computacional;
  • Matemática Básica;
  • Modelagem de Dados;
  • Monitoramento e Indicadores;
  • Optativa;
  • Probabilidade e Estatística para Análise de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Programação Orientada a Objetos para Dados;
  • Projeto de Software;
  • Projeto Integrado I;
  • Projeto Integrado II;
  • Projeto Integrado III;
  • Projeto Integrado IV;
  • Projeto Integrado V;
  • Segurança de Dados;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Visualização de Dados e Storytelling;
  • Web Analytics.

As disciplinas foram pensadas para abranger as principais competências profissionais exigidas do analista de Inteligência de Mercado nas empresas. Ao longo do curso, você vai entrar em contato com os conceitos centrais da governança corporativa, aprender a usar os métodos ágeis para projetos de TI (Tecnologia da Informação) e a programação para a análise de dados.

Existe Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD? Vale a pena?

A notícia boa é que o curso existe na modalidade 100% EAD, e ele é oferecido pela Faculdade Anhanguera. Você vai contar com todas as nossas vantagens de fazer um curso a distância. Quer saber quais são? Confira a seguir.

Mensalidade mais acessível

Por eliminar custos da faculdade com infraestrutura física, a oferta de cursos a distância tem um valor de mensalidade bem mais acessível. Os estudantes também podem economizar os custos que teriam se precisassem se deslocar até o campus, como gastos com transporte e alimentação fora de casa.

Flexibilidade de horários

O curso 100% EAD é uma possibilidade para quem precisa conciliar trabalho e estudo. Assim, você não prejudica seus compromissos, não se atrasa e ainda tem mais liberdade para estudar quando puder e continuar se desenvolvendo no mercado de trabalho.

Mas a flexibilidade de horários jamais deve ser confundida com “facilidade”, ok? O curso EAD é desenvolvido com o mesmo rigor de uma formação presencial.

Infraestrutura e suporte ao aluno

No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Anhanguera, você terá tudo o que precisa para estudar, fazer trabalhos e projetos em grupo. Por lá, dá para acessar videoaulas, e-books, apostilas e outros materiais de apoio, além de contar com o suporte de tutores que estão sempre à disposição para tirar dúvidas.

Quanto tempo leva a formação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Aqui na Faculdade Anhanguera, o curso superior EAD de Inteligência de Mercado e Análise de Dados dura 2 anos e meio (5 semestres).

É uma formação rápida se comparada a outras graduações mais tradicionais, que duram 4 ou 5 anos. Mas nem por isso a graduação deixa de priorizar a qualidade do ensino e a preparação do aluno para o mercado de trabalho.

Na realidade, o foco das disciplinas está nos conceitos e nas metodologias usados pelo analista de Inteligência de Mercado. Isso garante ao aluno uma vivência prática da profissão desde os primeiros semestres do curso.

Para complementar sua formação profissional, a Anhanguera ainda oferece conteúdos complementares no programa Trilhas de Carreira. São aulas 100% gratuitas e com certificado sobre as habilidades exigidas pelas melhores empresas.

Qual é o perfil do estudante e profissional da Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

A era dos dados online seleciona os bons profissionais do mercado, aqueles com visão estratégica e dispostos a aprender e evoluir junto às empresas. Veja, a seguir, mais especificamente quais são as habilidades esperadas de um estudante e futuro profissional de Inteligência de Mercado.

Familiaridade com Ciências Exatas

A grande maioria das disciplinas do curso envolve direta ou indiretamente probabilidade, estatística, raciocínio lógico e outras noções da matemática. Não é por acaso que Inteligência de Mercado e Análise de Dados tende a atrair alunos familiarizados com a área de Exatas.

No dia a dia, é o aprendizado de conceitos matemáticos que vai ajudar o analista a fazer análises estatísticas de dados, criar comandos, desenvolver softwares e algoritmos.

Perfil analítico

O profissional de Inteligência de Mercado lida com situações complexas, gera insights de dados e elabora planos de ação. Isso requer profissionais dotados da capacidade de tomar decisões e interpretar dados.

Atenção aos detalhes, capacidade de trabalhar de forma metódica e organizada, assertividade, foco e precisão. Essas são algumas características que formam alguém com perfil analítico.

Gosta de trabalhar em equipe

A Inteligência de Mercado tem se tornado um processo cada vez mais integrado à tomada de decisões dentro das empresas. Isso significa que o analista de dados não trabalha sozinho, isolado de outros setores. Na realidade, o profissional da área atua em constante diálogo com a equipe de finanças da empresa, marketing, vendas e TI.

Empresas com culturas organizacionais saudáveis estimulam o compartilhamento de dados entre os diferentes setores, pois é isso que favorece a antecipação de crises e o proveito de oportunidades de crescimento. Portanto, o analista de dados precisa estar disposto a atuar em equipe.

Por que investir na carreira em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

E aí, o curso de Inteligência de Mercado é para você? Passar por essa formação rápida pode ser enriquecedora para o restante da sua carreira na tecnologia. Veja, a seguir, algumas vantagens de investir agora nessa opção.

Demanda no mercado de trabalho

Não é novidade que as carreiras na área de tecnologia estão em alta no Brasil. A busca por profissionais de Inteligência de Mercado, por exemplo, reflete a necessidade de mudança advinda da transformação digital. As empresas percebem a importância de coletar e avaliar o grande volume de dados gerado diariamente, a fim de melhorar seus resultados.

Possibilidades de especialização depois do curso

A faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados dura apenas 2 anos. Isso significa que, em pouquíssimo tempo, você adquire um curso superior e já pode investir em uma pós-graduação, já pensou nessa possibilidade?

Sem falar que um curso de especialização pode aumentar o seu salário como você nem imagina. Quanto mais bem qualificado, maior é a chance de o profissional conquistar cargos de destaque dentro de uma empresa.

O que faz um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Até aqui você entendeu como se constitui a área de Inteligência de Mercado e a graduação na área, certo? Agora, vamos entrar em mais detalhes sobre a rotina do analista de dados. Vamos falar, mais especificamente, sobre dois processos fundamentais no dia a dia desse profissional, que é o data mining e o data storytelling.

O data mining ou Mineração de Dados é um conjunto de ferramentas e técnicas usadas para explorar uma quantidade enorme de dados para encontrar associações, sequências, relações semânticas ou quaisquer outros padrões.

Os objetivos dessa prática são agregar maior valor às decisões de gestores, identificar tendências de mercado, conhecer melhor os clientes ou desvendar particularidades da empresa.

Nem sempre é autoexplicativa a relevância dos padrões encontrados pelo analista de dados. É aí que entra a importância do data storytelling. Esse nome se refere ao ato de organizar os dados no formado de uma narrativa tradicional.

Essa técnica permite que outras pessoas da sua equipe entendam o que você encontrou, como encontrou, por que encontrou e a relevância dos dados para os objetivos da empresa. Do data mining ao data storytelling existem outros processos como a modelagem, que é a criação de estruturas de armazenamento para facilitar a organização dos dados.

Quanto ganha um profissional formado em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

A média salarial de um analista de Inteligência de Mercado é de R$ 3.613, 74*. O teto salarial para a profissão chega a R$ 8.240,97*. De maneira geral, a remuneração de um profissional dessa área pode mudar bastante de acordo com sua experiência de trabalho e o porte da empresa em que atua.

Veja, a seguir, quanto um analista ganha em cada momento da carreira. Os dados foram retirados de uma pesquisa do site Salários, que considerou a remuneração de 38.648 profissionais da área de Inteligência de Mercado.

Recém-formado

O analista de Inteligência de Mercado recém-formado, também chamado de Junior, recebe, em média, os seguintes valores:

  • Micro: R$ 3.385,90;*
  • Pequenas: R$ 3.370,41;*
  • Médias: R$ 3.882,20;*
  • Grandes empresas: R$ 4.351,78.*

Pleno

No nível pleno, o profissional já está mais maduro, adquiriu entre 5 a 10 anos de experiência e tem maior capacidade de decisões. As estimativas de remuneração para o analista de Inteligência de Mercado nesse estágio são as seguintes:

  • Micro: R$ 3.617,72;*
  • Pequenas: R$ 3.370,41;*
  • Médias: R$ 3.892,20;*
  • Grandes empresas: R$ 4.351,78.*

Sênior

No nível sênior, o profissional tem mais disposição e capacidade de ocupar cargos de liderança e assumir responsabilidades dentro das empresas.

  • Micro: R$ 4.019,86;*
  • Pequenas: R$ 4.004, 38;*
  • Médias: R$ 4.526,17;*
  • Grandes empresas: R$ 4.985,75.*

É importante lembrar que Júnior, Pleno e Sênior são apenas referências que ajudam a entender como uma profissão pode se desenvolver ao longo dos anos. Nem todos os profissionais com 10 ou 15 anos de experiência, por exemplo, são considerados Sênior.

Como escolher a melhor faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Nem toda faculdade tem uma graduação tão específica quanto essa. Como vimos, a Anhanguera é pioneira em cenário nacional ao oferecer o primeiro curso de graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

Além da grade curricular atualizada, quem decide estudar com a gente aproveita as vantagens de um curso superior completo. Veja, logo abaixo, tudo que uma faculdade deve oferecer e o que você encontra na Anhanguera.

Formas variadas de ingresso

Como você pode disputar uma vaga no curso? Na Anhanguera, existem três formas tradicionais de ingresso:

  • vestibular tradicional: você faz a inscrição online, agenda a data e comparece ao local para fazer a prova e a redação do vestibular;
  • vestibular online: nesse caso, todo o processo é online, desde a inscrição no vestibular até a realização da avaliação e verificação do resultado;
  • nota do Enem: use sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio para substituir a prova do vestibular agendado. Para ter uma pontuação válida, você precisa ter feito alguma edição do Enem desde 2010 e ter alcançado 200 pontos na redação e na média das provas objetivas.

Mas se você já está fazendo um curso de graduação e quer estudar na Anhanguera, também dá para entrar no processo de transferência externa e garantir uma vaga.

Nesse caso, não se preocupe, porque o curso de origem não precisa estar relacionado à área de tecnologia. Para garantir uma vaga, basta se certificar de que atende a todas as exigências do processo, inclusive no que diz respeito aos documentos exigidos.

Alto nível de preparação para o mercado de trabalho

Os recrutadores valorizam cada vez mais o perfil técnico dos profissionais, e as faculdades precisam ficar de olho nisso. Uma formação sólida se tornou algo indispensável para quem vai entrar no mercado de trabalho, e as instituições de ensino devem estar preparadas para oferecer uma capacitação que vá além do básico.

É por isso que, na Anhanguera, você encontra uma grade curricular atualizada para o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, com disciplinas que tratam dos desafios do analista de dados no dia a dia.

Para facilitar sua busca por vagas no mercado de trabalho, os alunos da Anhanguera também têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online com as melhores vagas de estágio e de emprego do país. Assim, você já sai da graduação empregado ou com boas perspectivas de trabalho!

Boa nota do MEC

O Ministério da Educação (MEC) atribui às faculdades uma pontuação que varia entre 1 e (sendo 1 péssima e 5 excelente pontuação). Essa nota diz respeito a um conjunto de indicadores usados pelo MEC para avaliar a qualidade do ensino de uma instituição, como a infraestrutura, o corpo docente e o grau de conhecimento dos concluintes.

Dá para consultar essa pontuação no portal do e-Mec para saber se a faculdade escolhida tem um bom desempenho.

Corpo docente especializado

Saber quem faz parte do corpo docente é tarefa essencial para quem está escolhendo uma faculdade. Então, veja se os seus futuros professores têm especialização em mestrado e em doutorado, além de experiência na sua área de atuação. Cumprindo esses requisitos, eles poderão tirar suas dúvidas e facilitar a compreensão dos assuntos em sala de aula.

Aqui na Anhanguera, os professores de Inteligência de Mercado e Análise de Dados têm especializações em tecnologia e em experiência de mercado para atender às demandas dos alunos e encaminhá-los para o mercado de trabalho.

Bolsas de estudo, descontos e convênios

Muitos estudantes não podem arcar com o valor integral das mensalidades de uma faculdade particular e, por conta disso, recorrem aos programas de bolsas de estudo, descontos e convênios.

Se esse é o seu caso, não se esqueça de ver se a faculdade é acessível do ponto de vista financeiro. Isso faz uma grande diferença na continuidade da sua formação acadêmica.

Aqui na Anhanguera, os alunos podem conquistar uma bolsa de estudo de três maneiras:

  • nota do Enem: use a sua nota do Exame para conseguir uma bolsa de 100% ou muito próximo do valor total da mensalidade;
  • inscrição online no vestibular: os estudantes podem solicitar uma bolsa de incentivo no ato da inscrição;
  • transferência externa: os alunos que realizam a transferência externa para a Anhanguera ganham uma bolsa de até 50% da mensalidade.

Se você não se encaixar em nenhum critério das bolsas, ainda pode ganhar um desconto, como a isenção da taxa de inscrição ou o desconto para servidores públicos e militares.

Caso a empresa em que você trabalha tenha um convênio com a Anhanguera, ótimo! Você pode receber um abatimento nas mensalidades até o final do curso. Assim, investe na sua formação profissional com toda a tranquilidade de que precisa.

Faça sua inscrição online no vestibular!

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados foi desenvolvido para formar especialistas em uma área em pleno crescimento nas empresas. Então, caso você tenha interesse em ingressar no mercado de análise de dados ou dar um up no currículo para conseguir melhores vagas, não perca tempo e invista na sua formação.

A Anhanguera vai ajudar a conseguir seu diploma no curso superior. Faça agora mesmo sua inscrição online e venha estudar com a gente!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados