Curso superior de Gestão de Qualidade vale a pena? Avalie

Gestão de Qualidade

Gestão de Qualidade é uma área importante dentro das empresas. O setor é responsável por planejar e implementar boas práticas na produção. Por meio da Gestão de Qualidade, é possível reduzir os problemas de qualidade em produtos e serviços ao implementar e manter padrões e normas de produção.

Ou seja, a Gestão de Qualidade ajuda empresas, de diferentes portes e ramos de atuação, a desenvolver e a implementar estratégias visando entregar aos seus clientes produtos com padrões que atendam às expectativas do mercado.

A palavra “gestão” é originária do termo latim “gestione” e significa administrar. Nos últimos anos, esse termo tem se popularizado e ampliado as possibilidades dentro do mercado de trabalho. A área de Gestão é indicada para profissionais que desejam exercer atividades direcionadas para a administração de recursos, de pessoas ou de qualquer atividade passível de controle.

Neste artigo, você vai ter acesso a um panorama sobre o curso de Gestão de Qualidade. Além de entender melhor sobre o dia a dia do profissional, você vai conhecer as principais matérias do curso, o perfil profissional do gestor de qualidade, o tempo de duração do curso, as vantagens, entre outros aspectos relevantes para quem está pensando em estudar Gestão de Qualidade. Acompanhe e descubra!

Quais são as principais matérias do curso de Gestão de Qualidade?

Como você pode ver, a Gestão de Qualidade nada mais é do que uma atividade na qual se realiza a administração da eficácia e dos padrões de qualidade de produtos e serviços. Os cursos de Gestão têm matérias focadas no desenvolvimento de habilidades que permitem ao profissional:

  • identificar situações nas quais é necessário aplicar sistemas de auditoria de qualidade;
  • conhecer e aplicar ferramentas de qualidade nos processos organizacionais;
  • aprender metodologias de projetos;
  • aprofundar o conhecimento sobre sistemas de certificação, como Inmetro, ISO e ABNT.

Estas são algumas habilidades que o gestor de qualidade precisa desenvolver para se tornar apto à execução das suas funções. Para tornar isso possível, o estudante que opta pelo curso de Gestão de Qualidade vai cursar disciplinas como:

  • Planejamento Estratégico;
  • Gestão de Pessoas;
  • Legislação;
  • Teoria Organizacional;
  • Normas de Qualidade;
  • Sistemas de Medição de Qualidade;
  • Auditoria de Sistemas de Qualidade;
  • Empreendedorismo;
  • Lógica Matemática;
  • Estratégia em Qualidade;
  • Processos Organizacionais em Qualidade;
  • Ferramentas de Qualidade;
  • Gestão de Qualidade;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão de Riscos;
  • Matemática Financeira;
  • Qualidade e Sistemas Produtivos;
  • Métodos Quantitativos;
  • Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Normas de Sistemas de Gestão;
  • Ética;
  • Responsabilidade Social e Ambiental.

A grade curricular da graduação em Gestão de Qualidade varia de acordo com as instituições que oferecem o curso.

Na Anhanguera, a matriz curricular é composta por conteúdos que vão ajudar o estudante a adquirir conhecimento sobre normas e padrões de qualidade, desenvolvendo as competências necessárias para torná-lo um profissional alinhado às expectativas do mercado.

Qual é o perfil do estudante de Gestão de Qualidade?

A rotina profissional de quem trabalha com Gestão de Qualidade consiste na prática contínua de ações de planejamento, gerenciamento e controle da qualidade de produtos ou serviços.

Este profissional pode trabalhar em pequenas, médias ou grandes organizações. Para isso, deve estar preparado para elaborar e implementar sistema de gestão, bem como utilizar ferramentas que permitam mensurar a capacidade produtiva de um negócio.

Ao concluir o curso, o profissional está apto a desenvolver inúmeras atividades e procedimentos, mapeando, adequando e ampliando normas e padrões de qualidade aceitos no mercado nacional e internacional.

Mas, afinal, além de capacitação a nível técnico e de conhecimento das matérias abordadas no curso, quais são as outras características importantes para quem trabalha com Gestão de Qualidade?

Para ter sucesso na carreira, é importante que o estudante tenha ou desenvolva competências como visão estratégica, organização, capacidade de liderança, comunicação e inteligência emocional.

A seguir, falamos um pouco mais sobre cada uma delas.

Visão estratégica

O trabalho do gestor de qualidade é focado na aplicação de métodos de excelência em uma empresa. Por isso, é fundamental que ele conheça as tendências de mercado e as melhores práticas e saiba como combiná-las a fim de trazer os melhores resultados, sempre otimizando o uso de recursos financeiros.

De forma geral, todas as atividades de gestão demandam a capacidade estratégica e uma visão que permita mobilizar recursos e aplicá-los da melhor maneira possível com o propósito de atingir objetivos a curto, médio e longo prazo.

Organização

É característica importante para qualquer profissional, mas que, no caso da Gestão de Qualidade, torna-se imperativa.

Como a atividade inclui coordenação de equipes, análise do negócio e das práticas adotadas e a necessidade de implementar mudanças, a organização acaba sendo uma competência necessária para atingir resultados e promover o desenvolvimento contínuo da empresa.

Capacidade de liderança

Quem trabalha com atividades que demandam a implementação de mudanças organizacionais precisa ter capacidade de liderança. Ao liderar de forma consistente, é possível motivar e convencer as pessoas ao seu redor, o que vai ajudar a alcançar objetivos.

Comunicação

O profissional com perfil comunicativo e que consegue manter um diálogo com diferentes setores da empresa é considerado um perfil adequado para a Gestão de Qualidade.

Todo gestor precisa ter a habilidade para se comunicar de forma eficiente dentro da organização empresarial, já que a posição demanda interlocução e trocas constantes.

Inteligência emocional

Entre as qualidades de um bom profissional da área de Gestão de Qualidade está a inteligência emocional.

Para uma atuação profissional alinhada com as demandas do cargo, é importante manter o equilíbrio emocional, especialmente porque a rotina inclui lidar com desafios relacionados aos resultados do negócio.

Em outras palavras, o gestor trabalha em um ambiente de pressão. Logo, deve saber lidar com suas emoções, já que vai enfrentar desafios como gerenciamento de equipes, cobrança por resultados e situações que demandam autocontrole.

Qual é o tempo de curso para formação em Gestão de Qualidade?

Uma das vantagens do curso de formação em Gestão de Qualidade é justamente o seu tempo de duração. Na modalidade online, o aluno conclui a preparação em três semestres, estando, ao fim desse período, preparado para ingresso no mercado de trabalho.

Ao longo do período de duração do curso, o aluno vai focar os estudos na capacitação técnica voltada ao desenvolvimento de atividades de controle e qualidade de processos, produtos e rotinas de uma empresa.

O curso visa atender às necessidades das empresas na Gestão de Qualidade para melhorar o desempenho de suas atividades como um todo e se destacar no mercado atendendo as exigências do consumidor.

Por se tratar de um curso com formação em um curto espaço de tempo — se comparado com outros cursos de formação —, o aluno consegue usufruir dos benefícios de se formar rapidamente.

Isso com a certeza de ter acesso a uma grade curricular eficiente, aprendendo com o suporte de um ótimo corpo docente e recebendo formação alinhada com as expectativas do mercado.

Em qual modalidade a graduação em Gestão de Qualidade se encaixa?

O curso de Gestão de Qualidade forma um Tecnólogo em Gestão de Qualidade, totalmente capacitado para planejar, avaliar e gerenciar pessoas, operações e processos.

Este curso é 100% online, que traz mais flexibilidade ao aluno e busca estratégias de ensino-aprendizagem ativas, colocando-o como protagonista.

Elas promovem o desenvolvimento de competências e uma formação integral, utilizando recursos que possibilitam a aplicação dos conteúdos práticos adaptados ao Modelo EAD. Sem falar na utilização de simuladores e de experimentos demonstrativos gravados.

A modalidade graduação online é um modelo de estudos ideal para pessoas que buscam uma formação em nível superior, a um prazo mais curto, custo mais baixo e que possibilite o ingresso no mercado de trabalho com mais facilidade.

No curso da Anhanguera, o aluno terá acesso a disciplinas direcionadas para o mercado de trabalho, com conteúdos atualizados e que trazem uma experiência próxima ao dia a dia do profissional.

Quais são as vantagens de optar por um curso a distância?

Ainda existem dúvidas com relação às vantagens e desvantagens dos cursos à distância. Após a pandemia, a necessidade de isolamento foi um fator crucial para que as pessoas percebessem como é vantajoso, sob diversos pontos de vista, optar pelos cursos a distância.

Ensino a distância, também conhecido como EAD, traz benefícios como:

  • excelente custo-benefício;
  • flexibilidade;
  • liberdade;
  • ensino de qualidade;
  • ótima estrutura;
  • resultados de aprendizagem visíveis;
  • desenvolvimento de novas habilidades.

Vejamos, a seguir, detalhes de cada um deles.

Excelente custo-benefício

Um dos grandes diferenciais (e vantagens) dos cursos a distância é o seu custo-benefício. As mensalidades dos cursos em modalidades de ensino a distância costumam ser bem menores se comparadas às dos mesmos cursos na modalidade presencial.

E aqui, é fundamental entender que essa diferença nos valores não está relacionada à diferença na qualidade de ensino. Os cursos EAD conseguem preços mais atrativos pois precisam manter uma estrutura mais simples do que uma instituição que oferece cursos presenciais.

Assim, com custos menores, as escolas e as faculdades têm condições de oferecer o mesmo ensino a um preço mais atraente para os estudantes.

Flexibilidade para os alunos

Outra característica dos cursos a distância considerada uma vantagem interessante é a questão da flexibilidade.

Muitas pessoas deixam de fazer um curso superior pois não têm tempo para comparecer às aulas presenciais, que têm horários previamente definidos e pouca flexibilidade.

A faculdade a distância é uma alternativa interessante, já que o aluno não precisa, necessariamente, estar disponível em um horário predefinido e em local físico.

As aulas e os conteúdos ficam disponíveis em uma plataforma online, e o aluno pode assistir às aulas nos horários mais convenientes para ele.

Vale destacar que, nas aulas online, também existe um calendário a ser seguido e que é necessário cumprir com os prazos definidos pela faculdade. No entanto, a flexibilidade é muito maior, tendo em vista que os horários são feitos pelo aluno de acordo com a sua disponibilidade.

Liberdade

Além da flexibilidade, a liberdade é outro fator que marca os cursos a distância. Afinal, o aluno pode conciliar seus estudos com outras atividades.

A possibilidade de estudar em diferentes horários permite trabalhar, estudar idiomas, fazer outros cursos extracurriculares, enfim: é possível ter mais liberdade para organizar a agenda e realizar outras tarefas.

Educação de qualidade

Existem pessoas que ainda acham que os cursos a distância não têm a mesma qualidade que os cursos presenciais.

Felizmente, muitas dessas pessoas têm mudado essa concepção — errônea — a respeito do EAD, principalmente após conhecer e usufruir um aprendizado como esse na prática.

Aqueles que acham que a graduação a distância não funciona, geralmente, não conhecem e nunca experimentaram a modalidade. A falta de informações sobre o assunto é o principal motivo para o preconceito.

Hoje, a modalidade está muito avançada, sobretudo em razão da evolução da tecnologia e da adaptação das faculdades às necessidades do mercado de trabalho.

A grade curricular dos cursos de graduação a distância segue os mesmos padrões de qualidade dos cursos presenciais, e o aluno precisa se comprometer e cumprir todas as regras para concluir o aprendizado.

Dessa forma, o fato de não estar presente em uma sala de aula física não significa que o estudo será mais fácil, pelo contrário: é necessário realizar as aulas e provas e se dedicar com afinco para concluir o curso com êxito.

Ótima estrutura

Outro benefício da graduação a distância é que existem faculdades muito bem-estruturadas para oferecer esse tipo de formação.

Há diversas opções no mercado de ensino superior e, aqui, o aluno precisa estar atento a fim de encontrar uma instituição de ensino reconhecida e recomendada.

Lembre-se de que as aulas vão ser realizadas online. Por isso, a faculdade deve oferecer um ambiente virtual que funcione a contento, para que o aluno não sofra qualquer tipo de prejuízo causado por quedas de sistema ou instabilidade.

Vale destacar que o aluno também precisa considerar a necessidade de ter um bom computador, tablet ou smartphone e uma rede de internet de qualidade.

As graduações a distância da Anhanguera são realizadas em um ambiente virtual bem-estruturado e dinâmico, com videoaulas e materiais extras para estudo. Além disso, oferece uma equipe de professores capacitada em suas áreas de formação, possibilidade de interação tanto com professores quanto com colegas e atividades que permitem certificações com parceiros internacionais.

Desenvolvimento de novas habilidades

Por fim, os cursos a distância permitem ao aluno não só o aprofundamento técnico na área escolhida, como trazem a oportunidade de desenvolver novas habilidades — que não são desenvolvidas em um curso presencial.

Nas aulas a distância, o aluno tem mais liberdade e flexibilidade, mas isso é um grande desafio, especialmente para quem nunca estudou nessa modalidade. Para ter resultados satisfatórios durante o curso, é necessário desenvolver:

  • autonomia, para organizar os horários de estudo de forma eficiente;
  • disciplina, para cumprir com o que foi estabelecido;
  • responsabilidade, já que o aluno deve se comprometer a assistir às aulas e absorver o conteúdo, independentemente de estar de forma presencial em uma sala de aula;
  • organização, para cumprir com as tarefas e o planejamento de estudos;
  • proatividade, para alcançar os melhores resultados e absorver o conteúdo da melhor maneira possível.

Autonomia, disciplina, responsabilidade, organização e proatividade são muito exigidos de quem opta pelos cursos a distância. Essas competências são altamente valorizadas no mercado de trabalho, especialmente nas empresas que já adotam modelos de trabalho híbrido e que exigem dos seus profissionais foco para executar atividades independentemente de estar presente no escritório.

Assim, a graduação a distância, além de formar um profissional no âmbito técnico, traz a possibilidade de desenvolver outras habilidades que vão contribuir e ajudar no crescimento durante toda a sua carreira.

Qual é o valor do curso de Gestão de Qualidade na Anhanguera?

Agora que você já sabe o que faz o profissional de Gestão de Qualidade, as principais matérias estudadas e as habilidades desenvolvidas no curso, deve estar se perguntando: afinal, quanto custa um curso de Gestão de Qualidade na Anhanguera.

A Anhanguera oferece mais de 80 opções de cursos de graduação entre cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo.

Cursos de Bacharelado têm uma duração mais longa — 4 a 5 anos —, formando profissionais em diferentes segmentos do mercado.

Cursos de Licenciatura têm uma duração média de 4 anos e formam profissionais para atuar na área de educação fundamental e média.

Cursos de Tecnólogo, também conhecidos como cursos tecnológicos, formam profissionais direcionados a áreas específicas do mercado de trabalho. São ideais para quem já escolheu uma área específica e quer se formar em menos tempo — geralmente, dois anos — se comparado a curso de nível superior tradicional.

Os cursos de Gestão de Qualidade têm mensalidades a partir de R$ 149,90* mensais, lembrando que o aluno pode consultar as mensalidades dos cursos EAD em nosso site ao seguir o passo a passo abaixo:

1. acesse o site vestibulares.com.br/anhanguera;

2. no campo de buscas, primeiro digite a sua localidade;

3. a seguir, selecione o curso desejado;

4. em “Como estudar”, você consegue visualizar as opções EAD: semipresencial e a distância (100% EAD), basta aplicar o filtro;

5. confira os preços das mensalidades e as localizações disponíveis.

Uma dica importante antes de escolher o curso é: confira e escolha a unidade mais próxima de você. Mesmo nos cursos 100% online, o aluno deve comparecer ao polo para realizar as provas.

Quais são as possibilidades de bolsas e descontos para cursar Gestão de Qualidade na Anhanguera?

Para os alunos que optam pelo curso de Gestão de Qualidade q distância, além da possibilidade de aproveitar as bolsas de estudos, também estão disponíveis opções de descontos, como o Amigo Vale-Prêmio e a bolsa convênio empresa, a segunda destinada para alunos que trabalham nas empresas conveniadas.

Vale destacar que a Anhanguera oferece bolsas 100% também para os cursos na modalidade a distância. Ainda, o aluno pode aproveitar os benefícios de desconto pontualidade e bolsa incentivo. Entenda como funcionam cada um deles.

Desconto Pontualidade Anhanguera

Oferecido aos alunos matriculados na modalidade EAD, nos cursos participantes da oferta, o Desconto Pontualidade é um benefício aos alunos que pagam suas mensalidades até o 5.º dia útil do mês de vencimento do boleto.

Para saber se o Curso de Gestão de Qualidade faz parte do Desconto Pontualidade, é necessário consultar a informação no momento da matrícula.

Bolsa Incentivo

A bolsa incentivo é destinada àqueles que estão com algum tipo de dificuldade de dar início ao estudo superior. Para participar, o aluno deve atender aos critérios estabelecidos pela instituição.

Quais são as possibilidades profissionais na área de Gestão de Qualidade?

Após concluir a faculdade de Gestão de Qualidade, o profissional vai encontrar opções em diferentes áreas, desde setores industriais como saúde e serviços financeiros até em educação.

Muitas empresas contratam profissionais com formação na área para que avaliem seus processos, sistemas e métodos de trabalho.

Além de ser o gestor de qualidade de uma empresa ou profissional atuante no setor de qualidade, você poderá se tornar:

  • auditor interno;
  • analista de processos;
  • gerente estratégico de qualidade;
  • supervisor de processos de qualidade;
  • consultor na área, trabalhando como profissional autônomo.

Quanto ganha um profissional da Gestão de Qualidade?

O salário de um tecnólogo varia de acordo com a cidade onde ele exerce suas funções e o tipo de empresa na qual trabalha. Em geral, a média gira em torno de R$ 2 mil* a R$ 6 mil*.

Somado a isso, o cargo e o porte da empresa são dois fatores que afetam significativamente a média salarial.

Consultores que trabalham de forma privada e têm uma boa carteira de clientes podem ter rendimentos superiores a estes.

Além disso, os profissionais costumam ter aumentos salariais associados ao seu desempenho, experiência e evolução dentro da empresa.

Faça Gestão de Qualidade na Anhanguera!

Como você pode ver, o curso de Gestão de Qualidade é uma excelente opção para quem busca colocação ou recolocação no mercado de trabalho, tendo a possibilidade de estudar em casa, com mensalidades atraentes e uma perspectiva de crescimento profissional a médio e longo prazo.

Mesmo para quem não tem todas as competências exigidas para o cargo, vale a pena pesquisar sobre o tema e buscar o desenvolvimento dessas habilidades. Sem dúvida, trata-se de uma atividade profissional com potencial mercadológico para profissionais de diferentes idades.

Você ficou interessado no curso de Gestão de Qualidade? Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e dê um salto em sua carreira!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.