EAD ou semipresencial: o que é melhor para mim?

mulher no computador pensativa

Com o avanço das tecnologias na área da educação, fica cada vez mais prático fazer uma graduação a distância. O que pode deixar os alunos muito confusos é saber se escolhem um curso EAD ou semipresencial.

É normal essa dúvida, visto que são conceitos novos, mas tenha em mente que, quando se fala em faculdade EAD, estamos nos referindo tanto aos cursos 100% digitais quanto aos semipresenciais.

New call-to-action

Como, aqui na Anhanguera, você encontra essas modalidades de ensino para realizar o sonho de ter o diploma de ensino superior, fazemos questão de explicar direitinho as diferenças entre esses formatos. Continue a leitura e fique mais tranquilo na hora de escolher a opção mais adequada à sua rotina!

Como funciona uma faculdade EAD?

Se você quer entender melhor a diferença entre EAD e semipresencial, precisa saber como funciona a faculdade no formato ensino a distância (EAD).

Como o próprio nome indica, o aluno vai aprender não na sala de aula, presencialmente, mas sim por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Olha que legal: dá para estudar direto do seu computador, tablet ou celular de qualquer local e nos horários que mais se adequam a você. As aulas e as atividades ficam disponíveis online, facilitando muito a vida de quem tem que trabalhar, cuidar dos filhos ou tenha qualquer outra demanda que dificulte estar todos os dias na instituição de ensino.

Assim, você tem total flexibilidade e autonomia para fazer o curso, podendo caminhar no seu ritmo. Sem contar que uma das vantagens do EAD é que essa experiência vai ajudar você desenvolver habilidades digitais, já que vai ficar craque em usar diferentes ferramentas online. Ter essa competência é bastante valorizado na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Com a popularização da educação a distância, você encontra uma diversidade de cursos superiores que se valem dessa modalidade de ensino, tanto os de Bacharelado, como os de Licenciatura e os Tecnológicos. Com isso, pode planejar sua carreira sem medo, pois sabe que vai conseguir se qualificar com mais tranquilidade.

Bom, esclarecido o conceito de EAD, é importante saber que, nesse formato, está tanto o 100% digital, em que todas as aulas são feitas pela plataforma virtual, quanto o semipresencial, que vamos detalhar melhor no próximo tópico.

Como funciona uma faculdade semipresencial?

Aqui na Anhanguera, você encontra cursos de diferentes áreas nas modalidades de ensino: 100% digital e semipresencial. A segunda opção é uma alternativa bacana para quem precisa de toda a facilidade para estudar do EAD, mas quer fazer um curso em que a bagagem de conhecimento prática é dada em laboratórios, salas especiais e outros espaços.

É o caso de estudar Enfermagem ou Engenharia no semipresencial: você assiste à maioria das aulas online, nos horários e nos locais mais convenientes para você, mas precisa também se deslocar algumas vezes na semana até a faculdade para as disciplinas mais práticas e também para aulas ao vivo, que acontecem por videoconferência.

Em resumo: é um mix do digital com o presencial, o que só traz benefícios para você. As principais vantagens do semipresencial são:

  • possibilidade de fazer um curso com uma grade curricular prática sem precisar ir todos os dias até a faculdade;
  • facilidade para fazer networking por estar mais próximo de professores, tutores e colegas.

Quais são as diferenças entre uma faculdade semipresencial e EAD?

Vamos reforçar que o EAD engloba as modalidades 100% digital e o semipresencial, sendo que a principal diferença entre elas, é que, no semipresencial, você não faz o curso todo a distância.

Dessa maneira, precisa ter disponibilidade para encontros presenciais na faculdade, que ocorrem de duas a três vezes por semana, mas que são previamente agendados para que você possa se organizar.

Como escolher a melhor opção para mim?

Como dissemos, a proposta dos dois formatos a distância é oferecer uma versatilidade para o aluno acompanhar as aulas da graduação. Um dos diferenciais importantes também é que os preços dos cursos EAD são menores quando comparados ao presencial.

Com o 100% digital, você tem total flexibilidade para estudar e consegue se programar sem que isso afete sua rotina. Então, se você vive na correria por conta de compromissos do trabalho e de casa e não tem como comparecer à faculdade, essa é a opção ideal para você. Isso porque até mesmo as avaliações são realizadas online aqui na Anhanguera, com a prova digital EAD.

Já o semipresencial é legal para quem quer a comodidade de estudar a distância, mas tem uma rotina mais maleável. É ainda o melhor formato para quem gosta de ter um contato mais próximo com a turma ou deseja se formar em um curso em que há muitas disciplinas práticas dadas em laboratório, por exemplo.

Onde estudar de forma semipresencial ou EAD?

Agora que você já sabe as facilidades do EAD, tanto do semipresencial quanto do 100% digital, precisa ter o cuidado de escolher uma instituição de ensino que conte com boas instalações não só físicas, mas também em relação à plataforma online de ensino.

A Anhanguera é referência no ensino presencial e EAD e oferece um suporte diferenciado para o aluno que estuda a distância, com tutores online que estão sempre disponíveis em caso de qualquer dúvida.

Além disso, todos os cursos superiores são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), sendo que os professores têm experiência acadêmica e também conhecem a realidade do mercado de trabalho. Tudo isso para que as aulas preparem você a todos os desafios da rotina profissional da área que escolheu. E tem mais: dá para estudar com bolsa na Anhanguera e ficar mais sossegado para pagar as mensalidades.

Os nossos cursos semipresenciais contam com salas e laboratórios superequipados para que você tenha a melhor experiência de ensino, adquirindo todas as habilidades e uma carreira de sucesso.

Por último, é preciso falar das formas de ingresso na Anhanguera: você pode fazer a faculdade EAD com vestibular online ou, se preferir, usar nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Faça seu curso 100% online ou semipresencial com a gente!

Animado para começar sua carreira fazendo a faculdade no EAD 100% online ou semipresencial? Independentemente da sua escolha, tenha apenas a precaução de contar com uma instituição de ensino de qualidade: a Anhanguera.

Inscreva-se agora em um dos nossos cursos superiores e coloque o seu futuro profissional em primeiro lugar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content