Gestão de Negócios Imobiliários: tudo sobre o curso!

Gestão de Negócios Imobiliários

Engana-se quem pensa que a pandemia esfriou o mercado de imóveis no Brasil. Só em 2020, foram 12.008 unidades imobiliárias¹ lançadas em um único mês, enquadrados no programa governamental de habitação.

O número pode ser ainda mais expressivo, se pensar que esses não são os únicos imóveis comercializados no Brasil, ou o único formato. Além de vendidos, imóveis também são locados, administrados e, no geral, negociados.

Neste artigo completo sobre o curso de Gestão em Negócios Imobiliários, você vai ter acesso a dados que comprovam as informações acima e vai ter informações importantes sobre a graduação.

Além de descobrir qual a matriz curricular, objetivo dessa faculdade e até mesmo as principais características do tecnólogo — que, por sinal, é o formato do curso —, você vai saber como a Anhanguera ajuda você a conquistar o tão sonhado diploma.

Prepare-se para saber tudo o que precisa antes de iniciar sua caminhada rumo ao sucesso profissional. Procure um lugar confortável para ler o nosso superguia e tenha uma boa leitura!

O que são os Negócios Imobiliários?

O profissional que conclui o curso de Negócios Imobiliários é um especialista no mercado imobiliário e pode atuar em qualquer modalidade de negociação de imóveis e classe.

Nessas negociações entram desde aluguéis, construção de casas populares e venda de imóveis por programas governamentais até o mercado de luxo. Nos próximos tópicos, você saberá esses e outros detalhes sobre a profissão.

Qual é o objetivo da graduação em Gestão de Negócios Imobiliários?

O objetivo da graduação em Gestão de Negócios Imobiliários é ensinar o aluno a trabalhar com a gestão de negócios no mercado imobiliário e facilitar o ingresso do jovem no mercado de trabalho, já que é um curso de curta duração.

Para isso, ensina conceitos de administração, políticas urbanas, técnicas de oratória, negociação e persuasão.

Como funciona o curso de Gestão de Negócios Imobiliários?

Como falamos no tópico anterior, o curso de Gestão de Negócios Imobiliários da Anhanguera é um tecnólogo e, por isso, é de curta duração.

Ou seja, promove a entrada de profissionais especializados, capacitados e atualizados no mercado de trabalho mais rápido que os Bacharelados — que podem ser até 3 vezes mais extensos.

Mesmo com essa característica, os tecnólogos também são cursos de ensino superior. Ou seja, ao concluir o curso, o aluno conquista um diploma de faculdade, pode responder a qualquer questionário com “formação em Ensino Superior completa” e realizar uma pós-graduação para gestores, que vai ajudar a se destacar no mercado. Veja algumas opções:

  • gestão de pessoas — toda empresa é composta por pessoas, saber como administrar o capital humano ajuda você a se destacar no gerenciamento de equipes, facilitando cargos de liderança;
  • gestão empresarial — também é uma boa opção para quem almeja cargos de liderança na esfera administrativa dos negócios imobiliários;
  • gestão financeira — muitos vão se apaixonar pela parte financeira dos negócios imobiliários, e têm a seu dispor uma pós-graduação que potencializa os conhecimentos na área.

Nesse contexto, o curso de Gestão de Negócios Imobiliários apresenta conhecimentos em áreas específicas, com grade curricular estrategicamente elaborada para que o profissional seja capacitado com qualidade mesmo que em um curto espaço de tempo.

Portanto, os principais pontos sobre o curso de Gestão de Negócios Imobiliários podem ser resumidos em:

  • conhecimento detalhado e aprendizado específico;
  • conteúdo que visa atender às demandas do mercado de trabalho;
  • diploma válido em todo o território nacional, para cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação);
  • foco na empregabilidade;
  • menor duração que as graduações das modalidades tradicionais.

O que vou aprender no curso de Gestão de Negócios Imobiliários?

No curso de Gestão de Negócios Imobiliários, o aluno vai aprender a trabalhar em diversos setores e atividades relacionados ao mercado imobiliário e desenvolver técnicas de negociação e persuasão para compra, venda e locação de imóveis.

Além disso, adquiri conhecimento sobre planejamento urbano e municipal, meio ambiente e políticas socioambientais, tendências do empreendedorismo, gestão e visão de negócios, entre outros.

O objetivo é que o egresso tenha uma base sólida na hora de avaliar empreendimentos, indicar oportunidades de acordo com o perfil exclusivo de cada cliente e desempenhar outras atividades pertinentes para a profissão.

Como é a matriz curricular do curso de Gestão de Negócios Imobiliários?

A faculdade Anhanguera destaca as seguintes disciplinas como algumas das mais importantes para a formação do gestor imobiliário:

  • Administração de Condomínios;
  • Avaliação e Perícia de Imóveis;
  • Condução e Documentação de Assembleias;
  • Direito do Consumidor;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Ética Profissional do Corretor;
  • Financiamento Imobiliário;
  • Formação de Preços e Custos;
  • Legislação Imobiliária;
  • Modelo de Gestão;
  • Princípios Gerais da Corretagem;
  • Registro de Imóveis;
  • Registro de Títulos e Documentos;
  • Sistema Registral e Notarial.

Qual é a duração do curso de Gestão de Negócios Imobiliários?

A graduação online em Gestão de Negócios Imobiliários tem duração de 3 semestres, ou seja, um ano e meio.

Portanto, é o curso ideal para quem está em busca de um diploma em prazo mais curto, antecipando o ingresso no mercado de trabalho.

Quais são as possibilidades de desconto na mensalidade de Gestão de Negócios Imobiliários?

A média de valor do curso de Gestão de Negócios Imobiliários apresenta mensalidade a partir de R$ 99,90*.

Apesar de já ser um valor bastante acessível, a Anhanguera conta com programas de desconto na mensalidade:

  1. Bolsa Primeiro Semestre: candidatos, alunos e calouros garantem descontos de até 20% no primeiro semestre da graduação;
  2. Bolsa Incentivo: programa criado para aqueles que desejam iniciar o curso superior, mas se encontram em um período de dificuldade financeira.

Em ambos os casos, o candidato deve entrar em contato com a unidade em que deseja estudar e solicitar o regulamento dos programas. O documento também fica disponível no site da faculdade.

No geral, primeiro, é necessário fazer a inscrição no vestibular, ser aprovado no processo seletivo e realizar a matrícula. Entretanto, o time da Anhanguera está preparado para orientar os candidatos sobre as possibilidades.

Existe bolsa para cursar Gestão de Negócios Imobiliários?

Na prática, bolsas e descontos significam uma redução no valor das mensalidades. Ainda que pareçam sinônimos, é importante saber que existem diferenças entre os programas — e que eles podem ser aplicados ao curso de Gestão de Negócios Imobiliários da Anhanguera.

Repare que, no tópico acima, os descontos são temporários. Essa é a grande diferença das bolsas de estudos, que são permanentes. Ou seja, englobam todas as mensalidades do curso.

Na faculdade Anhanguera, o candidato encontra as possibilidades de bolsas para cursos EAD que você verá a seguir.

Bolsa Servidores Públicos e Militares

Profissionais que já atuam como servidores públicos federais, estaduais e municipais, ou filhos e/ou cônjuge de servidores, com até 24 anos de idade, garantem descontos de até 30%.

Bolsa Transferência

Aqueles que já fazem o curso de Gestão de Negócios Imobiliários em outra instituição e querem transferir para a Anhanguera também conseguem desconto de até 30% nas mensalidades.

Quais são as formas de ingresso para o curso de Gestão de Negócios Imobiliários?

Atualmente, são 816 unidades da Anhanguera que possibilitam a inscrição do aluno, ou que o candidato ao menos sinalize interesse em ingressar no curso.

Nos polos onde não há turmas abertas no momento, basta que o aluno preencha a ficha digitando nome, e-mail válido, telefone e aguardar o contato.

Quando as turmas estão abertas, você vai encontrar um botão escrito “Inscreva-se”. Clicando nele, vai poder iniciar a sua inscrição gratuita.

A Anhanguera sinaliza todo o passo a passo de forma bem didática. Veja o que você vai encontrar a princípio:

  • o primeiro passo é selecionar o curso de Gestão de Negócios Imobiliários, que, até o momento, está representado por “Negócios Imobiliários – Tecnólogo”. Se estiver no computador, clique na lista e comece a digitar a palavra “negócios”, até a opção aparecer;
  • depois selecione a cidade e, por último a unidade. Em seguida, vai abrir uma nova opção de escolha sobre a forma de ingresso. Você deve escolher entre “Vestibular online” ou “Utilizar minha nota do Enem”.

Como utilizar o Enem para entrar na Anhanguera

Quem realizou a prova do Enem a partir de 2010 pode utilizar a pontuação para conquistar a sua vaga no curso de Gestão de Negócios Imobiliários da Anhanguera.

Basta marcar a opção no momento da inscrição e ir até o polo de interesse para apresentar os documentos que comprovem o desempenho, de acordo com o edital. A pontuação mínima exigida é 200 pontos.

Como funciona a prova de vestibular na Anhanguera

Se você não fez a prova do Enem ou tem algo que impede de levar os documentos na secretaria da faculdade, pode optar pelo vestibular, oferecido nas modalidades Tradicional e Online:

  • vestibular tradicional — cada unidade ou polo trabalha com seu próprio calendário de provas, em que o candidato pode escolher a melhor data e horário para realizar a avaliação. No dia e hora combinados, a pessoa terá 2 horas para realizar a redação;
  • vestibular online — a prova online também é uma redação, mas pode ser realizada de qualquer lugar que tenha conexão com internet e tem duração máxima de 60 minutos.

O vestibular tradicional e o vestibular online têm os mesmos critérios de avaliação. São descontados 20% da nota total da prova para cada erro de coerência, coesão, falta do título, fuga do tema ou uso inadequado da língua portuguesa.

Após a correção e divulgação do resultado, o aluno tem um período previamente estabelecido em edital para realizar a sua matrícula e iniciar os estudos no curso de Negócios Imobiliários.

Qual é o perfil do aluno de Gestão de Negócios Imobiliários?

Durante o curso, é importante que o aluno identifique determinadas características importantes para o profissional de Negócios Imobiliários, desenvolvendo esses comportamentos, maneiras de agir e pensar dentro de si. O objetivo é chegar aquecido ao mercado de trabalho.

Para que você consiga colocar essas questões em prática, revelamos 4 das chamadas soft skills desejáveis para os profissionais da área. Leia atentamente esses conceitos e, dia após dia, coloque-os em prática.

Trate seus colegas de classe e professores de acordo com esses princípios e faça leituras sobre o tema. Isso vai ajudar você a ser um bom profissional.

Boa relação interpessoal

Ter uma boa relação interpessoal é uma das características comuns entre alunos e profissionais das mais variadas áreas de atuação. O motivo? Durante a vida profissional, precisamos saber lidar com pessoas de diferentes perfis. No caso dos Negócios Imobiliários, é importante para as negociações.

O relacionamento interpessoal se trata do fortalecimento do vínculo entre duas pessoas, que só é possível quando os envolvidos compartilham de metas e objetivos em comum e têm interesses e pensamentos semelhantes, ao mesmo tempo em que conseguem respeitar pontos de vista e opiniões.

Um bom relacionamento interpessoal desperta o senso de confiança e deve ser pautado na transparência. Pense em como essas questões são essenciais em uma negociação imobiliária de sucesso.

Proatividade

Ser proativo significa ter iniciativa e se antecipar ao que é importante. Por exemplo, quem tem um carro deve trocar regularmente seu óleo, em vez de esperar que o painel avise que chegou a hora.

A proatividade nesse caso mantém seu carro funcionando sem problemas, evitando reparos mais caros. Como resultado, você fica tranquilo, estende a vida útil do seu veículo e gasta menos do que com os problemas gerados por rodar com óleo vencido.

Assim é no mercado imobiliário. Quando você se antecipa aos possíveis cenários, como pesquisando sobre a área de construção de um determinado imóvel, consegue atingir os consumidores com precisão.

Nesse sentido, pode instalar um ponto de vendas no local mais adequado ao público-alvo, utilizar argumentos de vendas realmente alinhados ao perfil dessas pessoas e até mesmo escolher a linguagem certa para uma comunicação eficiente. Dessa forma, a tendência é que suas negociações sejam bem-sucedidas.

Trabalho em equipe

Trabalhar bem em equipe significa trabalhar com um grupo de pessoas para alcançar um objetivo de forma eficaz.

Em negócios imobiliários, aqueles que prestam serviços dentro de uma imobiliária ou de outras empresas que trabalham com a venda e aluguel de imóveis devem trabalhar em sinergia com os outros profissionais. É preciso saber ouvir outros membros da equipe, levando em consideração as ideias e compartilhando responsabilidades para que metas possam ser batidas, e resultados, alcançados.

A regra é muito clara: quanto melhor você trabalhar com os outros, mais bem-sucedida sua equipe será.

Atenção

Estar alerta e sempre atento às novidades do mercado imobiliário é fundamental para atender aos clientes da melhor forma, prospectar bons negócios, identificar oportunidades e sair à frente da concorrência.

Todas as características anteriores contribuem para que você se torne um profissional ligado às tendências.

Além disso, procure atualização profissional constante por meio de cursos, especializações, participação em congressos e outros programas de treinamento e desenvolvimento.

Como está o mercado de trabalho para Gestão de Negócios Imobiliários?

Embora o Brasil (e o mundo!) vive uma profunda crise em decorrência da pandemia provada pela COVID-19, o setor imobiliário tem experimentado números positivos em relação ao lançamento de novos imóveis.

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), mais de 40 mil novas unidades habitacionais foram entregues de novembro de 2020 a janeiro de 2021, resultando em um aumento de mais de 19% em comparação ao mesmo período em 2019.

É nesse mercado que o gestor de negócios imobiliários ganha destaque. Em apenas 1 ano e meio, o aluno se forma e está preparado para trabalhar em construtoras, imobiliárias, administradoras, incorporadoras, empresas de loteamento, ser autônomo e prestar seus serviços em qualquer área do setor.

Saiba um pouco mais sobre as oportunidades de emprego mais comuns na área.

Administração de condomínios

Trabalha na gestão de condomínios, orientando o síndico e seus moradores sobre aspectos legais, prestação de contas, folha de pagamento dos colaboradores do empreendimento, entre outros trâmites burocráticos.

Construção civil

Na construção civil, esse profissional realiza estudos de análise de mercado, desenvolvendo e apresentando relatórios considerando localização, valor de mercado e outros impactos que devem ser considerados antes do início das obras de um empreendimento.

Vale destacar que a área da construção civil é de grande importância para a economia de um país, e o Brasil está bem servido de grandes empresas de Engenharia Civil nas quais o consultor imobiliário pode trabalhar.

Consultoria imobiliária

Aqui, o trabalho é parecido com o do corretor. No entanto, esse profissional trabalha mais próximo ao cliente, emitindo opiniões e realizando consultorias sobre as reais vantagens de comprar ou vender o imóvel de acordo com o perfil dos envolvidos, localização, preço de mercado, estado de conservação, entre outros fatores.

Corretor de imóveis

Campo de atuação mais popular entre os tecnólogos, cuja principal função é intermediar a negociação de compra e venda de imóveis. Falaremos sobre o mercado de trabalho específico para essa função nos próximos tópicos.

Especialista no mercado de luxo

Há consultores que trabalham na compra e venda de imóveis populares e com valores acessíveis, mas também tem espaço para o mercado de luxo, com prédios esplendorosos e grandes mansões.

Além de ter as mesmas funções do corretor e consultor, o gestor de Negócios Imobiliários avalia riscos, apoia tomada de decisões, reduz impactos financeiros e jurídicos e estuda tendências para auxiliar os clientes.

Instituições governamentais

O gestor também pode atuar na secretaria de obras de municípios e estados, atendendo às demandas do governo, apoiando a população em obras públicas e programas habitacionais.

Como é o mercado de trabalho como o corretor de imóveis?

De acordo com o portal Salário, entre os meses de julho de 2020 e junho de 2021, houve um aumento de 39.42% nas contratações de corretores de imóveis com carteira assinada em regime CLT. A hora de trabalho mais bem-paga é na cidade de São Paulo (SP), seguida pela capital do Rio de Janeiro.

Aluguel de imóveis, construção de edifícios, gestão de imobiliários, cobrança e compra e venda de imóveis estão entre as atividades que garantem as maiores remunerações para os corretores. O cenário é semelhante para o consultor imobiliário.

Vagas de emprego para gestor de Negócios Imobiliários

O site Vagas, que conecta profissionais a vagas de emprego, traz um panorama interessante sobre esses empregos.

As palavras-chave mais utilizadas pelos empregadores são:

  • apresentação de imóveis;
  • avaliação de imóveis;
  • imóveis de terceiros;
  • imóveis novos;
  • locação de imóveis.

Perceba que elas estão em total conexão com as maiores remunerações levantadas pelo portal Salário, que analisa dados de contratações CLT.

O Vagas também expõe que o salário sobe consideravelmente de acordo com a experiência, ultrapassando os R$ 4 mil mensais*. Os profissionais que iniciam como corretores tem chances de serem promovidos à gerente comercial e gerente de vendas.

Isso significa que investir nessa formação é uma atitude inteligente para quem busca a profissionalização em um mercado promissor e com boas oportunidades de emprego.

Como é estudar na Anhanguera?

A Anhanguera foi fundada em 1994 para garantir qualidade de ensino e formar profissionais preparados para encarar o mercado de trabalho. Hoje, estamos em 23 estados brasileiros.

Contamos com 15 mil profissionais e professores e oferecemos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de extensão, em diversas áreas do conhecimento.

Além de tudo aquilo que apresentamos ao longo do artigo, dê uma olhada nos principais diferenciais que a Faculdade Anhanguera oferece para você estudar Gestão de Negócios Imobiliários:

  • Corpo docente qualificado — profissionais bem cotados no mercado e boa parte formado por mestres e doutores;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) — tenha acesso a materiais e a aulas online quando quiser e onde precisar através do seu celular;
  • Habilidades Digitais — conteúdos para você desenvolver as competências do futuro e ter mais oportunidades;
  • Certificações com Parceiros — parceria com as melhores empresas de tech para você potencializar o seu currículo;
  • Biblioteca Virtual — com mais de 40 mil títulos para consulta e muito mais!

Faça Gestão de Negócios Imobiliários na Anhanguera!

Estamos chegando ao final do nosso artigo sobre Gestão de Negócios Imobiliários e esperamos que todas as informações divididas com você tenham contribuído para uma das decisões mais importantes da sua vida, relacionada ao futuro profissional.

A graduação tecnológica é sempre uma excelente opção para quem está com pressa de ser valorizado, conquistar o diploma e exercer uma profissão valorizada.

Sobre o curso de Gestão Imobiliários da Anhanguera, você já tem todas as informações. Em relação à faculdade, também.

Agora é hora de realizar a sua inscrição no vestibular e correr atrás do diploma agora mesmo! Estamos de portas abertas para você. Inicie sua inscrição gratuita!

¹ Fonte: https://www.abrainc.org.br/indicadores/2021/02/01/janeiro-2021/

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content