Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Artes Visuais

estudante de artes visuais

Quando nos interessamos por um curso, queremos buscar informações completas sobre a profissão, não é verdade? Se você quer saber tudo sobre Artes Visuais, está no post certo!

Essa formação é abrangente e possibilita seguir várias carreiras. Seja lidando com cultura, teatro ou ensino de Artes, o importante é ter em mente que o curso de Artes Visuais forma profissionais para trabalhar com as formas de arte que incluem as Artes Cênicas, mais voltadas à expressividade do corpo, e as Artes Plásticas ou Visuais propriamente ditas — Fotografia, Pintura, Comunicação etc.

Prepare-se para tirar suas dúvidas e saber tudo sobre o curso da Anhanguera!

Grade curricular

Antes que você se pergunte o que sabe sobre o curso de Artes Visuais, tenha em mente que uma graduação no currículo é, por si só, um grande diferencial no mercado de trabalho. Muitos artistas (ou artesãos) não frequentaram a faculdade nem têm diploma de curso superior.

Porém, para conhecer a fundo a História da Arte, sua relevância e significado para as sociedades, além de exercer a profissão escolhida com o máximo de competência — e ser recompensado por isso —, o diploma é indispensável.

Disciplinas

Nos três primeiros semestres da faculdade de Artes Visuais, o aluno tem contato com disciplinas de formação geral e outras mais voltadas à Educação, como:

  • Educação e Diversidade;
  • Tecnologias Aplicadas à Educação;
  • Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação;
  • Redes Sociais e Educação.

A partir do quarto semestre, começam as matérias mais específicas:

  • História da Arte;
  • Desenho;
  • Pintura;
  • Escultura;
  • Cerâmica;
  • Gravura;
  • Estética;
  • Arte Brasileira;
  • Arte e Novas Tecnologias;
  • Artes Cênicas.

Ao mesmo tempo, o curso traz as disciplinas próprias da Licenciatura, que vão ajudar a formar o futuro professor:

  • Práticas Pedagógicas: Escola e Sociedade, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Conhecimento Artístico;
  • Metodologia do Ensino da Arte;
  • Pesquisa em Arte;
  • Projeto de Ensino e Pesquisa em Artes Visuais.

Estágios

Essa atividade permite que ao estudante vivenciar a realidade da sala de aula, propiciando reflexão acerca da prática pedagógica e da avaliação dos processos de ensino e aprendizagem.

São 400 horas de estágio curricular obrigatório, divididas em três semestres. No quinto período, são 100 horas na educação infantil ou no ensino fundamental I. Depois, mais 150 horas no sexto período, no fundamental II, e o restante no ensino médio, no sétimo período do curso.

Se o aluno desejar, pode cursar estágio não obrigatório, remunerado ou não, a partir do primeiro semestre de curso. Isso pode ser feito em ONGs (Organizações Não Governamentais), museus ou qualquer outra instituição de educação não formal.

Duração do curso

E quanto tempo dura a faculdade de Artes Visuais? Para contemplar todo esse conteúdo e fazer os estágios supervisionados exigidos pelo MEC (Ministério da Educação), o aluno tem que cumprir 4 anos de curso (8 semestres).

Licenciatura e Bacharelado

O curso de Artes Visuais pode ser feito com habilitação em Bacharelado ou Licenciatura. Esses tipos de graduação serão explicados a seguir:

  • Bacharelado em Artes Visuais — forma profissionais da Arte para trabalhar em museus, ateliês, ONGs e espaços culturais, restaurar e produzir obras de arte;
  • Licenciatura em Artes Visuais — tem como objetivo preparar professores para atuar na educação básica e na superior e para desenvolver pesquisas na área, além de desenvolver projetos e produzir material didático.

Optando pela formação em licenciado, você também pode atuar em qualquer instância em que o bacharel trabalha. O contrário, porém, não é válido, ou seja, o bacharel não tem habilitação para dar aulas. Portanto, a Licenciatura é uma formação mais completa, que permite ao formado em Artes Visuais trabalhar com produção, pesquisa, ensino e crítica de arte.

Modalidades

Quer saber também como funciona o curso de Artes Visuais? Você tem disponibilidade para ir à faculdade todos os dias? Ótimo. Porém, se sua rotina é muito agitada, tendo que conciliar trabalho e estudo, também vai dar certo.

Os cursos da Anhanguera atendem a todos os tipos de aluno. Uma grande vantagem é poder estudar na modalidade de ensino que combina o melhor das aulas presenciais com as facilidades do ensino a distância: o formato semipresencial.

E você pode encontrar o curso em praticamente todas as capitais e no Distrito Federal. Conheça algumas das mais de 300 unidades da Anhanguera distribuídas pelo país que têm Artes Visuais:

  • SP: Campinas, Guarulhos, Adamantina, Jardinópolis, Presidente Epitácio;
  • DF: Taguatinga;
  • PR: Itapoã;
  • RS: Erechim, Dois Irmãos, Gravataí, Santana do Livramento, São Leopoldo, Sapiranga, Triunfo;
  • MG: Bonfim e Campestre;
  • GO: Anápolis;
  • RN: Açu e Alecrim.

Atividades Práticas

Como você viu, na modalidade semipresencial, você vai ao polo apenas de uma a três vezes por semana para assistir às aulas presenciais e fazer a aula-atividade. As outras atividades são realizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Todas as informações são encontradas no Portal do Aluno da Anhanguera, e tudo é muito fácil de entender. Até dá para estudar em um curso EAD pelo celular, sabia?

O MEC prevê 200 horas de Atividades Complementares Obrigatórias (ACO) e 400 de horas práticas ao longo do curso.

ACO

Todas as atividades complementares à formação do futuro profissional são contabilizadas aqui. Isso significa que o conhecimento também é construído fora da sala de aula tradicional (virtual ou não).

Palestras, monitoria e estágios não obrigatórios são válidos, desde que tenham como objetivo ampliar a vivência dos estudantes em situações culturais, sociais e profissionais.

Horas práticas

São seminários interdisciplinares e, se for o caso, aulas em laboratórios, como de Imagem e Som e de Fotografia. Também são aproveitadas as horas de trabalhos práticos nos ateliês. Afinal, é preciso pôr a mão na massa!

Trabalhos acadêmicos

O grande diferencial de um curso que tem a ver com arte e cultura é poder trabalhar temas engajados em diferentes modalidades. Em seu Projeto de Pesquisa e Ensino, o formando pode aliar temas como diversidade, inclusão e meio ambiente a uma forma de arte visual específica (gravura, escultura etc.). Pode também criar uma instalação, trabalhar com novas tecnologias ou, ainda, aliar seu projeto à música ou às Artes Cênicas.

Em todo o processo, seja na elaboração dos trabalhos, seja no autoestudo, o aluno conta com o apoio de tutores online e presenciais, além, é claro, do professor da disciplina.

Enfim, procuramos trazer tudo sobre Artes Visuais para você que se interessa pelo curso. A grade curricular é ampla, permitindo a atuação em inúmeras áreas, além de contar com a prática de que você precisa para arrasar na profissão.

Se essas informações foram úteis e inspiraram ainda mais a começar a graduação, faça sua inscrição. A Anhanguera espera por você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.