Curso de Cibersegurança: Firewall desativado e vamos contar tudo

cibersegurança

O curso de Cibersegurança está entre as prioridades dos estudantes que desejam fazer carreira em tecnologia. O profissional formado nessa área, poderá atuar em uma profissão dinâmica, flexível e com boas oportunidades de trabalho. 

Com mais acessos aos sistemas em nuvem, aumento nas compras pela internet e outros fatores que veremos ainda neste conteúdo, essa é uma área bastante promissora. 

Se você tem interesse no curso de Cibersegurança, fique por aqui. Vamos contar todos os detalhes da graduação para que entenda se essa opção combina com seu perfil e atende às suas expectativas profissionais. 

Boa leitura!

Como é o curso de Cibersegurança?

O curso de Cibersegurança é um dos braços da Segurança de Informação. O objeto de estudo é a segurança de hardware, software e outras aplicações no ramo de tecnologia. A prioridade desses profissionais está nos dados das empresas, desde informações sobre clientes a resultados corporativos.

Essa graduação de curta duração oferece ao profissional a base para trabalhar com cibersegurança em empresas não só de tecnologia, mas de qualquer setor ou porte.

Ao final do curso, o aluno será capaz de:

  • Analisar riscos;
  • Administrar sistemas de informação;
  • Definir arquitetura tecnológica de segurança cibernética;
  • Definir tecnologias de proteção para ambientes críticos;
  • Desenvolver projetos de redes de computadores seguras;
  • Controlar níveis de acesso de sistemas operacionais, banco de dados e redes de computadores;
  • Executar procedimentos, políticas e normas de Segurança da Informação.
Homem mexendo em sistemas de computador em sala com equipe
A pessoa que estuda cibersegurança tem a função de proteger dados de empresas e pessoas

Quais os tipos de Graduação em Cibersegurança?

A graduação em Cibersegurança é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Tecnológico.

Há alguns anos, para se tornar um especialista nesse segmento, o profissional precisava recorrer a cursos mais abrangentes, como Ciência da Computação. Hoje, com um curso totalmente dedicado ao assunto, se tornar um especialista em Cibersegurança se tornou muito mais fácil.

Tecnólogo em Cibersegurança

A duração da faculdade tecnológica de Cibersegurança é de 2 anos e meio. O que garante alta empregabilidade ao estudante e a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho mais rápido, quando comparado à escolha de um Bacharelado de 4 anos, por exemplo. 

E mesmo sendo um tempo mais curto até ter o diploma em mãos, o aluno não precisa ficar preocupado.  A grade curricular de Cibersegurança é bastante focada na prática profissional, e o tempo é o suficiente para aprender as técnicas, leis de proteção de dados, aplicações no manuseio de softwares, entre outras disciplinas da área. 

Assim, o estudante se prepara para as principais tendências e desafios de sua atuação.

Bacharelado em Cibersegurança

Não existe curso de Bacharelado em Cibersegurança. Esse tipo de graduação possui um currículo mais abrangente, que oferece uma visão generalista e ampla, com formação teórica e matérias que cobrem diversas possibilidades dentro de uma mesma área.

No campo da tecnologia, a faculdade de bacharelado que mais se aproxima do curso de Cibersegurança é Ciência da Computação.

Licenciatura em Cibersegurança

Para Cibersegurança não existe um curso de licenciatura. Para os profissionais que desejam dar aula, as opções mais indicadas são buscar uma pós-graduação para especialização e uma formação pedagógica.

O curso de Cibersegurança é bom?

O curso de Cibersegurança é extremamente necessário para o mundo tecnológico.

A Cibersegurança é o ramo da Segurança da Informação que se ocupa da proteção de sistemas eletrônicos, garante a segurança de hardware, software e outras aplicações, e assegura a integridade física e lógica dos dados, protegendo-os de acessos não autorizados e preservando seu sigilo.

Dessa forma, um profissional formado em cibersegurança se torna peça importante na área de tecnologia. Os conhecimentos adquiridos na faculdade potencializam e valorizam a imagem desse profissional, que passa a ser insubstituível nas empresas, gerando grandes oportunidades de emprego e crescimento na carreira.

Homem checando servidores de dados
O curso visa a proteção de sistemas de software e hardware

O curso de Cibersegurança é aprovado no MEC?

A graduação em Cibersegurança é sim aprovada pelo MEC, mas é fundamental consultar se a instituição de ensino que você quer escolher tem autorização para oferecer esse curso.

Ser aprovado pelo MEC é requisito essencial para o seu diploma no curso de Cibersegurança ser respeitado no mercado de trabalho. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores. 

Aprovação do curso de Cibersegurança no Mercado

O curso de Cibersegurança tem grande aprovação no mercado. Com a LGPD em vigor no Brasil desde 2020, as empresas estão sempre preocupadas com a segurança dos dados. E não existe profissional mais capacitado para ser o Data Protection Officer (DPO) que o formado em Cibersegurança. Isso o torna ainda mais valioso para os negócios. 

Teclado de computador com tecla de LGPD
A LGPD fez surgir mais oportunidades para a área

Qual o perfil ideal do aluno de Cibersegurança?

O perfil ideal do aluno de Cibersegurança está relacionado ao quanto o candidato se identifica e gosta de tecnologia. Se o estudante se preocupa com assuntos relacionados à segurança de dados e informações na internet, então a carreira de Cibersegurança pode ser a escolha ideal.

Personalidade do aluno da área de Cibersegurança

Para ser um bom Tecnólogo em Cibersegurança, o aluno precisa se interessar por temas de sigilo de dados. Precisa ter características como:

  • Capacidade analítica para identificar vulnerabilidades nos sistemas;
  • Resolução rápida e eficiente de problemas complexos;
  • Atenção e cuidado com normas, para assegurar tanto a segurança quanto o respeito à legislação de dados;
  • Proatividade para resolver questões antes que se tornem problemas.

É importante ainda, dominar o idioma Inglês para estar sempre atualizado com relação às novas tecnologias e tendências do setor. E ter habilidades de liderança e gestão pode ser decisivo, pois trabalhar em equipes multidisciplinares será uma constante em toda a trajetória acadêmica e profissional.

Mulher mexendo em notebook em sala de estudos
Quem estuda cibersegurança tem capacidade analítica e atenção às normas exigidas

Rotina de estudos para quem estuda Cibersegurança

A rotina de estudos durante o curso de Cibersegurança pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e é totalmente focada no exercício profissional. 

O aluno irá aprender disciplinas como Privacidade e Proteção de Dados, Segurança ofensiva, Lógica computacional, Segurança da informação, Redes e até mesmo Ethical Hacking, que consiste na prática de simulação de ataques cibernéticos. 

A duração do curso superior de tecnologia é mais curta do que o Bacharelado. Em menos de 3 anos o aluno sai com o diploma em mãos e preparado para iniciar a carreira. Isso permite que a grade curricular seja enxuta, com uma abordagem mais específica, voltada diretamente para a realidade do mercado de trabalho. 

E para se formar, o estudante precisa verificar com a instituição de ensino escolhida se será necessário apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para cursos tecnólogos, a entrega do TCC pode ser optativa, ficando a cargo da instituição exigir ou não essa avaliação para conclusão do curso.

Homem olhando para várias telas com sistemas
O curso aborda diferentes tipos de disciplinas, como a Ethical Hacking

Quais as modalidades de estudo para Cibersegurança?

A graduação de Cibersegurança é oferecida na modalidade EAD. Entenda mais sobre essa modalidade:

Curso de Cibersegurança EAD

A graduação em Cibersegurança EAD é 100% online. Isso significa que o aluno não precisa se deslocar à faculdade para assistir às aulas, realizar atividades ou entregar trabalhos. A presença do aluno pode ser necessária apenas para a realização de provas.

Curso de Cibersegurança no modelo Semi Presencial

O curso de Cibersegurança não está disponível na modalidade sem presencial. A faculdade semipresencial é feita de forma híbrida. A maioria das aulas são online, com a necessidade de se dirigir até a faculdade algumas vezes para realização de aulas práticas.

Curso de Cibersegurança Presencial

No curso de Cibersegurança presencial o aluno comparece diariamente na universidade, acompanha as aulas em sala de aula, participa das atividades complementares e tem contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos e os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas. E assim como a modalidade Semipresencial, o curso de Cibersegurança também não está disponível presencialmente, mas com as constantes mudanças no mercado de educação, verifique sempre antes de se matricular as modalidades oferecidas pela instituição de ensino escolhida.

Estudantes olhando sistema de computação
No curso presencial, o aluno tem contato direto com professores e colegas

Qual a duração e as matérias do curso de Cibersegurança?

A faculdade de Cibersegurança tem duração de 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio, distribuídos em uma carga horária de 2.100 horas. 

As matérias do curso de Cibersegurança são organizadas da seguinte forma:

1º semestre

  • Arquitetura e Organização de Computadores – Optativa;
  • Governança Corporativa;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

2º semestre

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Linguagem de Programação;
  • Lógica e Matemática Computacional;
  • Modelagem de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Projeto de Extensão I – Cibersegurança.

3º semestre

  • Arquitetura de Redes;
  • Arquitetura de Segurança;
  • Governança de Segurança;
  • Privacidade e Proteção de Dados;
  • Segurança em Engenharia de Software.

4º semestre

  • Administração de Sistemas Operacionais;
  • Gestão de Continuidade de Negócio;
  • Projeto de Extensão II – Cibersegurança;
  • Segurança da Informação e Redes;
  • Segurança Defensiva – Blue Team;
  • Segurança Ofensiva – Ethical Hacking – Red Team.

5º semestre

  • Computação em Nuvem;
  • Criptografia;
  • Gerenciamento de Redes;
  • Perícia Forense em Segurança da Informação;
  • Programação para Redes;
  • Atividades Complementares.
Mulher apontando tela de computador para colega em trabalho
Linguagem de programação é uma das disciplinas estudadas no curso

Quais as possibilidades de especialização em Cibersegurança?

Em Cibersegurança existem muitas possibilidades de especialização. A competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige dos profissionais diferenciais para se destacar.

Cada especialização oferece oportunidades únicas, permitindo que os profissionais escolham caminhos que se alinhem aos seus objetivos de carreira.

Abaixo listamos algumas das principais áreas de especialização em Cibersegurança.

Cibercrimes

A especialização em Cibercrimes é indicada para os profissionais que desejam atuar como especialistas e consultores em crimes cibernéticos (Cybercrime) e segurança na informática (Cybersecurity).

Nessa especialização, o profissional aprende a reconhecer técnicas de interação humana utilizadas por inteligência para Espionagem e obtenção de informações protegidas. Aprende também a educar as pessoas na aplicação das melhores práticas de proteção para suas informações pessoais e profissionais.

Hacker digitando senha em computador
Uma das especializações do curso é em cibercrimes

Data Protection Officer – DPO

Essa especialização é indicada para profissionais que já trabalham ou pretendem trabalhar com manejo de informações sensíveis e dados de usuários em meios eletrônicos.

O profissional chamado de Data Protection Officer é encarregado de cuidar da proteção de dados de uma organização e seus clientes. Ele ajuda as empresas a organizarem seus processos visando melhorar a segurança das informações que estão sob a sua responsabilidade.

Privacidade e Proteção de Dados 

A especialização em Privacidade e Proteção de Dados é direcionada aos profissionais da área da segurança digital, e visa desenvolver: o entendimento à aplicação das leis e políticas de segurança de proteção de dados (LGPD), o conhecimento de legislação de TI e contratos, governança de dados e cloud computing. 

Quais as principais áreas para recém-formados em Cibersegurança? 

O profissional recém-formado em Cibersegurança pode optar por diversas áreas. 

A faculdade garante conhecimentos específicos que podem garantir a empregabilidade desse profissional em vários tipos de instituições, como Empresas de desenvolvimento de software, Bancos e organizações financeiras, Instituições de ensino, Organizações Não Governamentais, Órgãos Públicos e Agências de Marketing Digital

E dentro dessas organizações, são muitas as áreas de atuação para o profissional de Cibersegurança, entre elas podemos citar: 

  • Segurança corporativa;
  • Desenvolvimento de Softwares de Segurança;
  • Segurança forense;
  • Inteligência de Estado;
  • Arquitetura de Soluções de Segurança;
  • Docência e Pesquisa;
  • Suporte Técnico. 
Pessoa colocando impressão digital em celular
Em Cibersegurança, também é possível atuar com Segurança forense

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe ao aluno considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Jovem garota estudante com mochila encostada em parede e sorrindo
A faculdade pública é mais acessível em termos de valor, mas pode ser mais concorrida

Faculdade Pública em Cibersegurança

A faculdade pública para Cibersegurança é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo. 

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho. 

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade, o que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Faculdade Privada para Cibersegurança

A faculdade privada para Cibersegurança pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

No entanto, é importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira. Por isso, é essencial pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

Mulher estudando dados em computador, notebook e tablet
A faculdade privada dá mais flexibilidade para a pessoa estudar quando quiser

Quanto custa a faculdade em Cibersegurança?

A mensalidade do curso de Cibersegurança vai variar de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão, como modalidade do curso e qualidade da instituição de ensino.

Na modalidade EAD, por exemplo, que conta com uma infraestrutura digital, o valor pago pelo aluno pode diminuir, e também há programas de bolsa de estudo ou opções de descontos na mensalidade.

Confira o valor das mensalidades na página do curso de Cibersegurança no site.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos para Faculdade de Cibersegurança?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para a faculdade de Cibersegurança. Caso você ainda se sinta receoso devido aos valores das mensalidades, fique tranquilo. Na Anhanguera existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam o aluno a pagar a faculdade e se tornar um profissional em Cibersegurança.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem, e mesmo que o aluno não tenha feito o exame, ainda é possível pagar menos na mensalidade.

Como entrar em Cibersegurança?

Existem várias maneiras de se matricular no curso de Cibersegurança. Confira abaixo como garantir sua vaga.

Enem

Para ingressar no curso de Cibersegurança utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

Pelo Exame Nacional do Ensino Médio, as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Para isso é preciso ter efetuado a prova a partir de 2010 e ter uma pontuação superior a 200 pontos na redação e em conhecimentos. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto.

Se o aluno se enquadrar nesses requisitos, na hora de se inscrever para o curso, ele só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade no FALE CONOSCO em nosso site.

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de Cibersegurança.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. 

Vestibular para Cibersegurança

Para prestar vestibular para Cibersegurança, o candidato precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Vestibular presencial

O vestibular para Cibersegurança no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. 

Geralmente o teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

O vestibular online para Cibersegurança tem o formato similar a opção presencial, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Homem fazendo prova a lápis
O vestibular online é uma das formas de entrar na faculdade

Quais as exigências para se formar em Cibersegurança?

As exigências para se formar em Cibersegurança podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Cibersegurança

O estágio obrigatório é uma atividade prática realizada pelos alunos durante alguns cursos de graduação. Para o curso de Cibersegurança, é necessário verificar antes com a instituição escolhida se há ou não a obrigatoriedade de fazer o estágio. 

Normalmente, para graduação Tecnológica, o estágio não é obrigatório, mas fazê-lo durante a faculdade pode gerar vários benefícios como: ganho de experiência, autoconhecimento profissional e ampliação de networking.

Enade para Cibersegurança

Para os alunos concluintes do curso de Cibersegurança que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Cibersegurança

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência muito comum durante os cursos de graduação, embora não seja uma etapa obrigatória em todas as instituições, ou em cursos tecnológicos. Dessa forma, fica a cargo da instituição de ensino exigir ou não essa avaliação para emitir o certificado de conclusão do curso de Cibersegurança.

O objetivo do TCC é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante a faculdade. É uma avaliação final que os estudantes passam para receber o diploma. Ele é exigido nos últimos anos da faculdade, e o resultado do trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, apresentado para uma banca de avaliadores.

No geral, a dica para o aluno é escolher um tema ou uma linha de pesquisa que mais goste, tornando mais prazeroso o desenvolvimento do TCC. Além disso, é muito importante ler ou ter contato com trabalhos parecidos para se preparar melhor, e é claro, escolher um bom professor orientador para ajudar com referências bibliográficas e indicar o melhor caminho para o seu projeto.

Mulher apresentando tela com sistema
Para o estudante se formar, um dos requisitos costuma ser o TCC

Vale a pena se formar em Cibersegurança?

Se você ainda está em dúvida sobre qual curso escolher na faculdade e tem o curso de Cibersegurança como opção, saiba que essa é uma excelente maneira de investir no seu futuro profissional na área de tecnologia.

Vamos entender a seguir alguns motivos que tornam essa área ainda mais promissora.

Salário para formados em Cibersegurança

Assim como em outras carreiras em tecnologia, o salário para um Analista de Segurança da Informação tem altos ganhos: o salário médio é de R$ 7.442,26*, e o profissional da área já encontra boas remunerações desde o início da carreira

E esses ganhos podem ser ainda maiores. Entre os principais fatores que impactam a média salarial estão:

Região da vaga: a média salarial em São Paulo é de R$ 8.108,81*, enquanto em Pernambuco e Ceará essa média está em aproximadamente R$ 5.700,00*;

Nível de conhecimento do profissional: um analista júnior nas grandes empresas ganha R$8.106,27*, enquanto o sênior recebe R$9.497,71*;

Segmento da empresa: a média salarial em Consultoria de TI é de R$6.142,44*. Já em Desenvolvimento de Programas e Softwares em Geral, a média salarial é R$8.312,91*.

*Fonte: salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Cibersegurança

Durante a graduação em Cibersegurança é possível procurar por estágios e fazer networking, com grande possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade.

Lembrando que por ser um curso tecnológico, o tempo para conclusão do curso é quase metade de um bacharelado, o que acelera ainda mais a entrada no mercado de trabalho.

Segundo matéria do G1, a área de Segurança da informação tem salário de até R$ 38 mil, mas não encontra profissionais preparados.

Nunca a segurança da informação foi tão valorizada como de 2020 para cá. Isso porque só depois da pandemia que muitas empresas entenderam o quanto esse pilar é essencial para elas.

Com um cenário como esse, investir em um curso de Cibersegurança é receita quase certa para rápido retorno e construção de carreira.

Veja também: descubra mais sobre o curso de Cibersegurança na Anhanguera!

Por que cursar Cibersegurança?

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Cibersegurança, o próximo passo é escolher uma instituição que te dê condições de se formar e construir uma carreira de sucesso na área de tecnologia.

Você já entendeu que com a qualificação correta, o profissional de Segurança da Informação encontra oportunidades únicas no mercado, com valorização de seus serviços e altas remunerações. 

Em 2 anos e 6 meses, em um curso 100% online, com diversas opções de bolsas e descontos na mensalidade, na Anhanguera você encontra ensino de excelência e infraestrutura de ponta.

Se inscreva agora mesmo no nosso vestibular online e faça parte de uma das áreas mais aquecidas do mercado.

Venha estudar Cibersegurança com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 56

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados