Faculdade de Psicologia: tudo que você precisa saber sobre o curso

Se você tem esse interesse pela mente humana, a faculdade de Psicologia pode abrir oportunidades de causar um efeito positivo na vida de alguém.

Mas, antes disso, vale a pena entender como funciona a faculdade de Psicologia e se, de fato, ela é para você. Acompanhe nosso guia completo sobre o curso superior, começando por uma questão simples, mas muito importante: o que é Psicologia?🧠🎓

O que é Psicologia?

Psicologia é a ciência preocupada com estados e processos mentais, interessando-se pelo comportamento humano e interações sociais. Por que as pessoas fazem as coisas que fazem é uma questão antiga; no entanto, a Psicologia enquanto área de estudos apareceu pela primeira vez no século 19.

Desde seus primórdios, a área tem se deparado com uma série de desafios. O desafio inicial de como definir a Psicologia, por exemplo, ajudou a estabelecê-la como uma ciência separada das questões abstratas da Filosofia.

Enquanto os filósofos dependiam de métodos como observação e lógica, os psicólogos passaram aos poucos a utilizar metodologias científicas próprias para estudar e tirar conclusões sobre o pensamento e o comportamento humano. 🧐

Hoje, a Psicologia já é uma ciência consolidada, mas continua abrangendo um leque de assuntos da Biologia à Sociologia. Como cientistas, os psicólogos seguem um escopo cada vez maior de métodos científicos, usando observação cuidadosa, experimentação e análise.

Eles também precisam, é claro, ser criativos na forma como aplicam as descobertas científicas na relação com pacientes e na análise de comportamentos.

Como é a carreira na área da Psicologia?

O profissional de Psicologia encontra um mercado de trabalho extraordinariamente diversificado, com oportunidades promissoras em inúmeras áreas de atuação.

As possibilidades de trabalho na área cresceram nos últimos anos, principalmente devido à maior conscientização sobre a importância da saúde mental e a urgência por tratamento de transtornos como depressão e ansiedade.

No Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem com ansiedade — o que coloca o país no topo do ranking mundial dos países com populações mais ansiosas do mundo. Isso, atrelado ao período de pandemia de Covid-19, fez com que psicólogos registrassem um aumento de 83,5% na busca por cuidados com a saúde mental

Tal contexto ressalta a importância do psicólogo não apenas em clínicas e em hospitais, mas também em escolas e no ambiente corporativo. Confira algumas possibilidades:

  • trabalhar em consultório particular atendendo pacientes;
  • atuar em hospitais junto com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde;
  • integrar equipes de marketing;
  • atuar na área de gestão de pessoas em departamentos de Recursos Humanos (RH) de empresas de diferentes segmentos;
  • aconselhar e conversar com pais, familiares e alunos em escolas, faculdades e outras instituições de ensino.

Algumas responsabilidades da profissão, como cuidar e diagnosticar pessoas com transtornos mentais, são familiares para a maioria. Outras, como estudar o comportamento de consumidores em departamentos de marketing, são mais desconhecidas.

O que todos os profissionais da Psicologia têm em comum é um interesse compartilhado nas mentes e nos comportamentos humanos.

Quais são os tipos de Psicologia?

Como a gama de serviços necessários pode variar tanto, não é de admirar que haja tantas áreas diferentes da Psicologia.🫢

Se você está de olho em uma carreira nesse campo, certifique-se de fazer uma pesquisa abrangente. Você pode descobrir que uma das muitas carreiras especializadas em Psicologia é perfeita para seus interesses e objetivos.

Ficou com curiosidade? Para ajudar a avaliar suas opções, compilamos uma lista de alguns tipos mais comuns de Psicologia. Confira e tire suas dúvidas!

Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é uma especialidade que oferece serviços de aconselhamento para cuidados de saúde mental e comportamental para indivíduos e famílias.

Os psicólogos clínicos avaliam, diagnosticam e tratam muitos tipos diferentes de doenças mentais, como:

  • transtorno por uso de álcool e outras substâncias;
  • ansiedade;
  • transtorno dismórfico corporal;
  • depressão;
  • distúrbios alimentares;
  • problemas familiares e de relacionamento;
  • Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT);
  • depressão pós-parto;
  • distúrbios do sono.

Os psicólogos clínicos podem ter uma prática geral ou podem se especializar em certas faixas etárias, como crianças ou idosos, bem como em certos distúrbios de saúde mental, a exemplo de distúrbios alimentares, doenças crônicas, depressão ou fobias.

Psicologia Hospitalar

Apesar de compartilharem algumas semelhanças, a Psicologia Clínica e a Psicologia Hospitalar têm diferenças relacionadas ao ambiente de trabalho e às funções do profissional.✌🏽

O psicólogo que atua no hospital foca mais na adaptação de um paciente frente a um diagnóstico, enquanto o psicólogo clínico lida com questões pessoais e mais profundas.

O papel da Psicologia no ambiente hospitalar é manter o foco na saúde como um todo. Os psicólogos utilizam suas habilidades de comunicação e relacionamento para ampliar o olhar de pacientes, familiares e outros profissionais de saúde às diferentes necessidades ou demandas envolvidas no tratamento.

Psiquiatria

A Psiquiatria abrange tudo que envolve a avaliação, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção da saúde mental e dificuldades emocionais.

Os psiquiatras recebem treinamento médico e psicológico extensivo, o que significa que têm uma compreensão completa do sistema nervoso do corpo e da complexa relação entre doenças mentais e outras doenças médicas.

Tanto graduados em Medicina quanto em Psicologia podem atuar na área. No entanto, principalmente para quem se forma em Psicologia, a recomendação para atuar na Psiquiatria é buscar um curso de especialização na pós-graduação. Aqui, uma possibilidade interessante é atuar na área de Psicologia Hospitalar com foco em hospitais psiquiátricos, por exemplo.

Psicologia Esportiva

Os psicólogos do esporte estão interessados nos componentes psicológicos dos esportes e do atletismo. Os profissionais dessa área geralmente se concentram em tópicos como motivação e desempenho atlético.

Eles usam seus conhecimentos de psicologia para ajudar os atletas a terem um melhor desempenho ou para ajudar as pessoas a se recuperarem de lesões esportivas.🏃🏽‍♀️🏃🏽

Psicologia Forense

A psicologia forense aplica princípios psicológicos ao sistema de justiça criminal. Ele explora como o conhecimento psicológico pode ser usado para investigar e avaliar questões legais e aquelas relacionadas a resolução de crimes.🔍

Os psicólogos forenses trabalham em muitos ambientes diferentes, como tribunais, departamentos de polícia, prisões e consultórios particulares. O objetivo é chegar a conclusões que ajudem a sustentar os argumentos jurídicos sem interromper o processo.

Psicologia Clínica Infantil

É uma especialidade que ajuda a fornecer serviços psicológicos para crianças pequenas, crianças e adolescentes.

Os psicólogos infantis clínicos são treinados para entender as necessidades únicas de nossos jovens e ajudá-los a superar os obstáculos que bloqueiam seus caminhos. Exemplos são autoestima, autoconfiança e testes vocacionais.

Você encontrará psicólogos clínicos infantis trabalhando em clínicas, hospitais, centros de reabilitação, escolas e ambientes de consultório particular.

Psicologia Escolar

Esta também é uma área da Psicologia para quem gosta de trabalhar com crianças e jovens e estudar o comportamento desses públicos. Porém, os psicólogos escolares trabalham especificamente como parte de uma equipe escolar colaborativa — que apoia a capacidade dos alunos de aprender e a capacidade dos professores de ensinar.

Eles são responsáveis por aplicar treinamento de saúde mental a fim de ajudar os alunos a obter sucesso acadêmico, social, comportamental e emocional.

Os psicólogos escolares trabalham junto com famílias, professores, administradores escolares e outros profissionais da educação para promover ambientes de aprendizagem seguros, saudáveis e de apoio, ou seja, que reforçam as conexões entre casa, escola e comunidade.

Se a área interessa você, cabe também considerar uma especialização em Psicopedagogia após obter o diploma. Assim, você obtém conhecimento mais aprofundado na área, relacionado, por exemplo, a dificuldades de aprendizagem, alunos com superdotação ou com deficiências intelectuais.

Como é a faculdade de Psicologia?

Se você é fascinado pela forma como a mente funciona e quer saber mais sobre o que motiva as pessoas a fazerem o que fazem, fazer o vestibular de Psicologia e obter o diploma na área pode ser o próximo passo perfeito para você.

Confira, na seguir, alguns dos principais aspectos sobre essa graduação oferecida aqui na Anhanguera!🧡🖤

Objetivo

O objetivo central do curso superior de Psicologia é formar profissionais com habilidades clínicas, capazes de ajudar as pessoas a aprender a lidar de forma mais eficaz com questões da vida e problemas de saúde mental.

Depois de anos de estudos e treinamento supervisionado, os profissionais graduados em Psicologia estão aptos a fornecer uma série de serviços, incluindo avaliações e psicoterapia.

Para isso, o curso inclui tópicos como ética da profissão de psicólogo, estatística, diferenças individuais e as bases biológicas, cognitivo-afetivas e sociais do comportamento, bem como treinamento específico em avaliação e em terapia psicológica.

Tipo de graduação

A opção tradicional de curso de Psicologia é o Bacharelado. Porém, as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) também autorizam que a graduação em Psicologia seja oferecida no formato de Licenciatura pelas faculdades brasileiras.

Enquanto o bacharel está apto a atuar em clínicas, hospitais, escolas e outros ambientes de atendimento psicológico, o licenciado tem um campo de atuação mais restrito: ele ensina noções básicas e fundamentos da Psicologia em cursos técnicos de Marketing, Administração e Segurança do Trabalho, por exemplo.

Modalidade de ensino

O curso superior de Psicologia é oferecido apenas na modalidade presencial. Se você tinha dúvidas se existia Psicologia EAD, saiba que o MEC não autoriza que as faculdades brasileiras ofereçam o curso 100% online ou semipresencial (híbrido).

A permissão existe apenas para cursos de pós-graduação especializados em alguma área da Psicologia, como Psicologia Organizacional.

Assim, na faculdade presencial, os alunos de Psicologia precisam comparecer presencialmente à unidade da faculdade escolhida na matrícula em um ritmo diário.

Você poderá desfrutar de toda a infraestrutura física da faculdade, que pode incluir bibliotecas, salas climatizadas e salas de multimídia. Também poderá tirar dúvidas e interagir com colegas e professores na sala de aula.

Turnos disponíveis

É possível encontrar o curso superior de Psicologia nos três principais turnos: diurno (manhã)☀️ e noturno (noite)🌃. No entanto, a disponibilidade vai depender da unidade Anhanguera que está oferecendo o curso.

Estágio

Para aqueles que ainda não sabem o que fazer no mundo da Psicologia, a oportunidade de estagiar é um ótimo primeiro passo! Com as necessidades variadas, há uma chance de encontrar um nicho pelo qual você se apaixone enquanto trabalha na prática.

O estágio é um momento do curso em que o estudante vivencia as diferentes responsabilidades da sua futura profissão. Nesse contexto, o estágio curricular, previsto na grade curricular da faculdade, é obrigatório e geralmente deve ser feito nos semestres finais do curso. Nesse caso, todo o trabalho do estagiário é orientado e monitorado por um supervisor.

No entanto, o aluno não precisa esperar até lá para aplicar as habilidades vistas na sala de aula. Clínicas, hospitais, escolas, consultórios e empresas oferecem vagas para estágios não obrigatórios, disponíveis para aqueles que ainda estão no início ou no meio da graduação.

Aqui, os alunos da Anhanguera saem na frente: graças ao Canal Conecta, nossa plataforma exclusiva de emprego e estágio em todo o país, fica muito mais fácil conseguir uma boa oportunidade de carreira! 😎

O que se estuda em Psicologia?

Abaixo, estão as algumas das principais matérias da grade curricular de Psicologia. Veja o que espera você durante a faculdade e já comece a se familiarizar com os temas e as questões explorados em cada matéria.⬇️

História da Psicologia

Para entender a Psicologia Contemporânea, é importante relembrar as origens e as influências dessa ciência.

A matéria de História da Psicologia geralmente começa com as antigas origens filosóficas da Psicologia e exploram as contribuições dos principais pensadores até os desafios modernos da área.

Psicologia Social

Embora existam semelhanças com a Sociologia, a Psicologia Social tende a olhar situações sociais em um nível mais comportamental.

Os sociólogos estão interessados nas instituições e nas culturas que resultaram da ação das pessoas, enquanto os psicólogos se concentram nas variáveis situacionais que afetam o comportamento delas.

Psicologia da Personalidade

Dentre as matérias da graduação em Psicologia, uma das que mais despertam a curiosidade e o interesse dos estudantes é o estudo dos aspectos que formam a personalidade.

Aqui, os alunos se aprofundam nas teorias sobre a formação e o funcionamento da mente humana, além do que acontece em casos dos mais conhecidos transtornos de personalidade.

Psicologia Experimental

Experiências em laboratório capazes de colocar os alunos em testes para entender respostas comportamentais do corpo humano. Essa é, em linhas gerais, a proposta de uma matéria que trate da Psicologia Experimental.

Avaliação Psicológica

É a partir da matéria que trata da avaliação psicológica que os alunos adquirem um contato maior com as diversas ferramentas de avaliação, técnicas de observação e testes psicológicos que os profissionais da área usam na rotina com seus pacientes.

Psicopatologia

Esta também é uma das matérias do curso mais esperadas pelos estudantes de Psicologia. Aqui, você vai estudar os diferentes tipos de transtornos psicológicos.

Nesta matéria, os alunos passam a conhecer em detalhes as características que fundamentam os problemas mentais, além de suas formas de tratamento.

Neuropsicologia

Aqui, os alunos de Psicologia estudam os fundamentos e as noções gerais da Neuropsicologia, área que abrange as funções cognitivas do cérebro.

Você entenderá como funcionam as emoções, a personalidade e o comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e as atividades cerebrais.

Qual é o perfil do estudante e profissional de Psicologia?

Nenhum profissional de saúde mental pode alegar que o que está fazendo não é importante, pois seu trabalho afeta a vida de outras pessoas de maneira significativa. Mas o que exatamente é exigido daqueles que optam por seguir uma carreira em Psicologia?🤔

Se você está matriculado no curso superior de Psicologia, ou está pensando em entrar nessa graduação, aqui está um bom ponto de partida para entender o que destacará sua futura atuação no mercado de trabalho.

Capacidade de ouvir

Os psicólogos sabem que pode levar muito tempo para fazer uma descoberta. O paciente é quem realmente conduz o processo, com o psicólogo atuando enquanto um guia. Então, os estudantes de psicologia precisam entender a importância de ouvir com paciência.

Empatia

Empatia é a capacidade de reconhecer e responder ao que outra pessoa está sentindo. Como psicólogo, será uma habilidade fundamental. Você precisará ser capaz de reconhecer as emoções expressas por seu cliente, que podem ser emoções poderosas.

Ética

Os estudantes de Psicologia precisam internalizar os padrões éticos estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pelos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP), que se baseiam em características comportamentais comuns como honestidade e transparência.

Tudo, desde o aconselhamento de clientes até a redação de anotações de casos e a cobrança, precisa estar alinhado aos princípios éticos da profissão.

Sensibilidade

Uma abordagem única e totalmente rígida para diagnosticar e tratar clientes não funciona em uma sociedade plural. Por isso, o psicólogo é uma pessoa que adquire uma sensibilidade particular para entender diferentes pontos de vista.

Psicólogos sensíveis reconhecem e confrontam seus próprios preconceitos pessoais enquanto se esforçam para serem justos, equitativos e inclusivos em suas práticas.👍🏾

A sensibilidade no trato com os pacientes é, com certeza uma habilidade, praticada na faculdade, mas também depende de um esforço pessoal de cada psicólogo.

Gosto pelo aprendizado

Bons estudantes e profissionais da Psicologia provavelmente se descreveriam como eternos aprendizes. Isso é ótimo, afinal, a ciência da Psicologia está mudando continuamente com novos estudos e tendências.

Portanto, quem se interessa em construir carreira na Psicologia precisa se manter em dia com as informações mais recentes para ajudar pacientes da melhor maneira possível.📚

Quais são os cargos mais bem-pagos da Psicologia?

Existem muitos caminhos possíveis para sua carreira em Psicologia, e uma ampla gama de salários que você pode ganhar. Claro, é útil saber quais carreiras pagam melhor, especialmente se você ainda está se decidindo sobre qual curso superior escolher.

Para isso, aqui está um guia explicando quais carreiras de psicologia têm os salários anuais mais altos e os requisitos são necessários para essas carreiras.

Tenha em mente, porém, que os salários podem variar muito, dependendo de vários fatores, como anos de experiência, desempenho educacional, localização geográfica e muito mais.

Confira as 5 áreas mais bem-pagas da Psicologia! 🤑

Psicólogo HospitalarR$ 3.433,84*
Docente de Psicologia do ensino superiorR$ 4.373,43*
Psicólogo forenseR$ 4.085,07*
Psicólogo organizacional (Recursos Humanos)R$ 3.209,91*
Psicólogo clínicoR$ 3.124,94*

1. Psicólogo Hospitalar

  • média salarial: R$ 3.433,84*
  • remuneração inicial: R$ 3.340,05*
  • teto salarial: R$ 6.397,70*

Dados obtidos no levantamento feito pela plataforma Salario.com.br.

2. Docente de Psicologia do ensino superior

  • média salarial: R$ 4.373,43*
  • remuneração inicial: R$ 3.262,00*
  • teto salarial: R$ 10.326,83*

Dados obtidos no levantamento feito pela plataforma Salario.com.br.

3. Psicólogo forense

  • média salarial: R$ 4.085,07*
  • remuneração inicial: R$ 3.464,00*
  • teto salarial: R$ 9.324,42*

Dados obtidos no levantamento feito pela plataforma Salario.com.br.

4. Psicólogo organizacional (Recursos Humanos)

  • média salarial: R$ 3.209,91*
  • remuneração inicial:  R$ 2.998,26*
  • teto salarial: R$ 6.300,92*

Dados obtidos no levantamento feito pela plataforma Salario.com.br.

5. Psicólogo clínico

  • média salarial: R$ 3.124,94*
  • remuneração inicial: R$ 2.805,00*
  • teto salarial: R$ 6.228,61*

Dados obtidos no levantamento feito pela plataforma Salario.com.br.

Quantos anos para se formar em Psicologia?

A duração média do curso superior de Bacharelado em Psicologia é de 5 anos (10 semestres). 👩🏻‍🎓

Mas esse período pode variar conforme uma série de fatores. É possível, por exemplo, diminuir o tempo da graduação inserindo mais matérias na grade de horários do que o previsto para o semestre.

Da mesma forma, você tem a opção de colocar uma quantidade menor de matérias do que a prevista para o semestre, o que aumenta a duração do curso para mais do que 5 anos. Ou seja, o tempo que você leva para se formar vai depender de muita coisa.

Após a graduação, se você deseja dar continuidade aos estudos, poderá ingressar na pós-graduação para se especializar em alguma área da Psicologia. Para isso, você terá de enfrentar mais cerca de 2 anos de formação profissional.

Estude Psicologia na Anhanguera!

Em praticamente qualquer subárea da Psicologia que você queira atuar, sua missão será a de ajudar pessoas a lidar com os desafios da mente. Para isso, certifique-se de se preparar com uma faculdade de qualidade, a Anhanguera, com infraestrutura moderna, matérias atualizadas e um time de professores especialistas. 🚀

O que está esperando para começar sua carreira em Psicologia? Aproveite para fazer sua inscrição no vestibular online da Anhanguera e venha estudar com a gente!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 174

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados