Faculdade de Engenharia Civil: Tudo que você precisa saber

faculdade de Engenharia Civil

A faculdade de Engenharia Civil é responsável por formar profissionais capacitados para projetar, fiscalizar e administrar obras civis e pesadas.

Obras civis são as construções de edificações, como as residenciais, as comerciais e as hospitalares, entre outras. Já as pesadas são aquelas que englobam grandes infraestruturas como aeroportos, pontes, viadutos e estradas.

Além disso, esses profissionais podem ministrar aulas para dividir os seus conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no dia a dia. 

Para conhecer melhor o curso de Engenharia Civil, elaboramos este artigo com tudo que você precisa saber para se tornar um engenheiro de sucesso. 

Vamos lá!

Como é o curso de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil tem 5 anos de duração, com carga horária total de 3.420 horas. Essa graduação pode ser feita nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância. Basta analisar a sua rotina e escolher a opção que melhor se encaixa nela.

Ao longo do curso, você vai se deparar com tecnologias que fazem parte do dia a dia do profissional, como os programas de computador voltados à elaboração de orçamentos e desenhos.

Para oferecer uma formação de qualidade, o curso de Engenharia Civil conta com uma matriz curricular que se torna mais complexa com o passar dos períodos. E por se tratar de uma faculdade que envolve cálculos, é bom considerar se a sua afinidade é maior com a área de Exatas ou Humanas, antes de apostar na carreira.

Garota escrevendo equações em lousa
É preciso ter afinidade com Exatas para ir bem em Engenharia Civil

Quais os tipos de Graduação em Engenharia Civil?

A graduação em Engenharia Civil é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Bacharelado e Licenciatura.

Bacharelado em Engenharia Civil

O Bacharelado em Engenharia Civil é para que gosta de projetar, calcular, construir e criar espaços. Esse tipo de curso oferece conhecimento aplicado, com uma forte base teórica, preparando o aluno para projetar e construir pontes, rodovias, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, entre outras construções.

Engenheiros em construção em andamento
O bacharelado em Engenharia Civil permite o trabalho em vários tipos de construção

Licenciatura em Engenharia Civil

A Licenciatura em Engenharia Civil oferece uma formação que inclui matérias e desenvolvimento de habilidades necessárias que preparam os estudantes para se tornarem professores, além de compartilharem muitas disciplinas do Bacharelado.

Tecnólogo em Engenharia Civil

Atualmente não existe Tecnólogo em Engenharia Civil. Nesse formato, o curso que mais se aproxima é Construção Civil ou Construção de Edifícios, que tem aproximadamente 6 semestres (3 anos) de duração e tem a grade curricular mais específica e direcionada a demanda da área de trabalho.

O curso de Engenharia Civil é bom?

O curso de Engenharia Civil é um dos cursos mais valorizados no mundo. A profissão de Engenheiro Civil é uma das mais tradicionais com séculos de existência, sem falar no potencial de ganhos e no prestígio que recebe do mercado.

Ao decidir qual curso superior cursar, geralmente levamos em consideração aspectos como as perspectivas no mercado de trabalho, as oportunidades disponíveis e a reputação do profissional na área. Por isso, o curso de Engenharia Civil se destaca como um dos mais procurados, tanto por jovens recém-saídos do Ensino Médio quanto por profissionais experientes em busca de uma mudança de carreira.

Além disso, o salário do engenheiro civil é atrativo, e é possível construir uma carreira de sucesso nesse setor.

Mulher em galpão com equipamentos de engenharia
A carreira em Engenharia tem prestígio e ótimas oportunidades de salário

O curso de Engenharia Civil é aprovado no MEC?

A graduação em Engenharia Civil é, sim, aprovada pelo MEC, mas é fundamental consultar se a instituição de ensino que você quer escolher tem autorização para oferecer esse curso.

Ser aprovado pelo MEC é requisito essencial para o seu diploma no curso de Engenharia Civil ser respeitado no mercado de trabalho. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Aprovação do curso de Engenharia Civil no Mercado

O curso de Engenharia Civil é amplamente aprovado e respeitado no mercado, sendo uma profissão fundamental para o desenvolvimento e crescimento da sociedade. A engenharia civil desempenha um papel essencial na criação e manutenção de infraestruturas indispensáveis para a economia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Os engenheiros civis são frequentemente requisitados em diversos setores, como construção, planejamento urbano, obras públicas, indústria imobiliária e consultoria.

E para os profissionais já formados em Engenharia Civil, além da preocupação em fazer a graduação em uma faculdade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), é necessário se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). 

Somente após o registro no CREA é que o profissional se torna Engenheiro e estará no legítimo exercício da profissão, conforme Lei 5194/66.

Dois engenheiros em obra com funcionários
Para atuar como engenheiro, é preciso registro no CREA

Qual o perfil ideal do aluno de Engenharia Civil?

O perfil ideal do aluno de Engenharia Civil é formado por um conjunto de habilidades, como, por exemplo:

Habilidades Matemáticas

Quem tem habilidade com números terá mais facilidade tanto no período da graduação quanto na carreira. Isso porque Engenharia Civil faz parte da área de Exatas. No seu dia a dia, o engenheiro trabalha muito com valores numéricos, como medidas de áreas, comprimento, cálculo de tempo, entre outros. 

No entanto, essa habilidade pode ser desenvolvida durante a formação. Isso porque o método de ensino desenvolvido pela instituição é de extrema importância para o curso. Muitas pessoas descobrem que conseguem trabalhar com números, mesmo não sendo os melhores alunos de Matemática no passado.

Talento para trabalhar com equipes

Raramente o engenheiro civil trabalha sozinho, pois os seus ambientes de trabalho normalmente são as obras e os escritórios. Nesses ambientes, o profissional encontrará todos os tipos de perfis pessoais e profissões. 

A aptidão para trabalhar com equipes facilitará a comunicação do engenheiro com operários, técnicos e com outros engenheiros, além dos fiscais e dos proprietários dos projetos e obras. Para isso, é necessário saber cobrar e ser cobrado por esses agentes.

Capacidade de liderança

O engenheiro civil precisa ter uma boa capacidade de liderança. Isso porque tanto nas obras quanto nos escritórios podemos considerá-lo como a autoridade máxima. Ele é o responsável técnico por todas as ações bem-feitas e malfeitas das equipes que comanda. 

Dessa maneira, é necessário liderar as equipes para atender prazos e oferecer a melhor qualidade possível em seus produtos e serviços. Como líder, o engenheiro deve oferecer condições ideais para realização dos trabalhos. Identificar falhas, elogiar as boas atitudes e ajudar os colaboradores com dificuldades as suas atividades.

Homem fazendo apresentação para colegas
O engenheiro pode ser a autoridade máxima de sua equipe de trabalho e precisa saber lidar com as pessoas

Visão espacial

A visão espacial é uma habilidade importante para quem trabalha com Engenharia. Trata-se da capacidade de criar mentalmente obras e projetos. Por exemplo, o engenheiro deve ser capaz de chegar em um determinado terreno e imaginar detalhes para executar uma obra. 

Essa imaginação proporciona a construção de uma futura edificação ou até uma estrada. A visão espacial pode estar presente em algumas pessoas como um dom, mas pode ser desenvolvida na medida em que o profissional começa a ter acesso a projetos e obras.

Gosto por tecnologia e inovação

A tecnologia é um dos grandes aliados dos engenheiros civis. Afinal, a Engenharia está diretamente ligada com a inovação. 

As indústrias de produtos e serviços da construção civil constantemente lançam novidades. Portanto, o gosto por novas técnicas construtivas é essencial para o profissional que não pretende estagnar e parar no tempo.

É preciso saber desenhar?

Para os alunos de Engenharia Civil, saber desenhar é um diferencial, mas não uma exigência. Isso porque o tipo de desenho em Engenharia Civil — que é chamado de desenho técnico — é bem específico, focando a elaboração da estrutura de obras e de projetos com etapas de construções diversas — desde características do terreno até aspectos internos de imóveis. 

Portanto, você pode entrar na faculdade sem dominar essa tarefa e, à medida que aprende tudo sobre Engenharia Civil, vai estudando sobre o processo de desenvolvimento e de produção de plantas (isto é, os desenhos).

Pessoa desenhando equipamento ou planta de arquitetura
Na Engenharia se estuda Desenho técnico e não é preciso ter essa habilidade antes de entrar no curso

Personalidade do aluno da área de Engenharia Civil

Um bom aluno de Engenharia Civil precisa ser curioso e gostar de resolver problemas. Durante o curso, os estudantes são desafiados a enfrentar complexidades técnicas com criatividade e determinação. 

Ter atenção aos detalhes também é essencial, pois a precisão em cálculos, design e construção assegura a integridade e segurança dos projetos. 

Além disso, habilidades matemáticas e pensamento lógico ajudam o aluno durante os cálculos complexos. Comunicação eficaz, resiliência diante dos desafios, gerenciamento eficiente do tempo e uma postura ética completam o quadro, enquanto o interesse pela tecnologia e inovação mantém os alunos sintonizados com as últimas tendências da área. 

Mulher estudando com livros e papéis
Criatividade e dedicação são algumas características da personalidade do aluno engenheiro

Rotina de estudos para quem estuda Engenharia Civil

A rotina de estudos durante o curso de Engenharia Civil pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e com a modalidade das aulas (presencial, semipresencial ou EAD). 

Essa faculdade está entre as opções com maior tempo de duração (5 anos) e para começar o curso com o pé direito, é interessante que o aluno já conheça um pouco sobre a área e a graduação. Isso ajuda o aluno a entrar na faculdade com a noção necessária para ter um excelente aproveitamento e passar por um desenvolvimento profissional produtivo.

A grade curricular em Engenharia Civil contém matérias teóricas e práticas. No primeiro grupo, entram todos os conhecimentos de base da profissão, como Cálculo, Física e Química. Já no segundo estão aquelas que efetivamente tratam da atuação do engenheiro civil, como Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil e Desenho Técnico.

As matérias teóricas costumam ser testadas por meio de avaliações tradicionais, exercícios ao longo do semestre e outras tarefas cobradas pelos professores.

Outro detalhe importante é que a avaliação do desempenho acadêmico do aluno vai muito além dos acertos em questões da prova de Engenharia Civil. A frequência e o aproveitamento das diversas atividades são fatores que também compõem a nota final, isto é, trata-se de um processo progressivo e amplo.

Mulher em laboratório de química
Na Engenharia se estuda disciplinas como Química e Física

Já a prática é testada por meio de muitos exercícios, como ocorre com os famosos cálculos em Engenharia Civil. Além disso, são feitas atividades que proporcionam o exercício da futura profissão e o contato com o dia a dia do engenheiro civil.

É recomendado que o aluno não faça de última hora contatos com empresas para cumprir as horas de estágio supervisionado. O ideal é que, no decorrer do curso, já seja feito as pesquisas em lugares que poderá estagiar, pois o estágio é imprescindível para receber o diploma. 

Além de ser obrigatório para a conclusão do curso, o estágio também oferece vantagens para o aluno de Engenharia Civil. Isso porque, além da experiência prática obtida nesse período, é possível entrar no mercado como funcionário da própria empresa em que estagiou. 

É importante também que o aluno durante o curso saiba gerenciar bem o seu tempo, para administrar os compromissos acadêmicos e pessoais no calendário. Assim como evitar se ausentar das aulas e tirar todas dúvidas possíveis com professores e colegas de sala. 

Quais as modalidades de estudo para Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil pode ser encontrado em três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD 100% online. Confira as diferenças entre elas:

Curso de Engenharia Civil Presencial

O curso de Engenharia Civil presencial é a modalidade mais conhecida e a mais buscada pelos alunos. Nessa modalidade, o aluno acompanha as aulas em sala de aula, tendo contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos, os alunos precisam comparecer no mínimo a 75% das aulas, os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas e outros fatores e há disciplinas teóricas e práticas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Curso de Engenharia Civil no modelo Semi Presencial

A faculdade de Engenharia Civil semipresencial é feita de forma híbrida, misturando aulas presenciais e a distância.

No sistema semipresencial, algumas disciplinas são lecionadas em laboratórios. Nesse caso é necessário que o aluno se desloque até a instituição para participar das aulas práticas. Isso é feito para que a sua graduação tenha o mesmo conteúdo dos cursos que são 100% presenciais.

Nessa modalidade as aulas online ficam gravadas e são disponibilizadas no mesmo formato que os cursos EAD, e as aulas presenciais possibilitam que o aluno usufrua dos benefícios que uma graduação presencial oferece.

Curso de Engenharia Civil EAD

A graduação em Engenharia Civil EAD é 100% online e o aluno não precisa se deslocar até a faculdade. Essa modalidade cresceu muito nos últimos anos e tem atraído milhares de estudantes.

Mas como fica a Engenharia Civil? É possível aproveitar todas as facilidades de estudar 100% online?

O desenvolvimento da tecnologia, o aumento na velocidade da transmissão de dados e a construção de ambientes virtuais de ensino permitiram que as faculdades credenciadas pelo MEC passassem a disponibilizar o curso de Engenharia Civil também na modalidade EAD.

E assim como na modalidade presencial, na graduação EAD o aluno também terá todo o suporte dos tutores para tirar dúvidas, podendo ditar seu ritmo de estudos, fazendo as aulas nos horários que mais se adaptam a sua rotina.

Essa modalidade é encontrada em faculdades privadas. Isso porque o sistema público é mais burocrático, o que faz com que novas metodologias de ensino não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Uma dúvida muito comum que algumas pessoas têm é saber se o diploma do curso a distância tem o mesmo reconhecimento da modalidade tradicional. A resposta é sim. Não há diferença desse documento nessas duas modalidades e nem mesmo é mencionado qual foi a opção feita pelo aluno.

As empresas não se preocupam com a modalidade de ensino que o aluno optou na época da faculdade, desde que o profissional seja inscrito e ativo no CREA. Elas consideram a capacidade técnica e o bom relacionamento profissional, para realizar as suas funções.

Jovem garoto estudando com computador
É possível fazer Engenharia EAD e tirar seu registro no CREA

Qual a duração e as matérias do curso de Engenharia Civil?

A faculdade de Engenharia Civil tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos. A carga horária total da graduação é de 3.420 horas, divididas entre atividades complementares, trabalho de conclusão de curso, estágios curriculares e disciplinas práticas e teóricas.

1º semestre (240h)

  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Química e Ciência dos Materiais;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Optativa I.

2º semestre (240h)

  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Física Geral e Experimental – Mecânica;
  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Optativa II.

3º semestre (330h)

  • Cálculo Diferencial e Integral II;
  • Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
  • Física Geral e Experimental – Energia;
  • Projeto de extensão I – Engenharia Civil.

4º semestre (240h)

  • Fenômenos de Transporte;
  • Cálculo Diferencial e Integral III;
  • Pensamento Analítico e Analise de Dados;
  • Resistência dos Materiais.

5º semestre (330h)

  • Resistência dos Materiais Avançado;
  • Estruturas Isostáticas;
  • Administração e Economia para Engenheiros;
  • Geologia e Mecânica dos Solos;
  • Projeto de Extensão II – Engenharia Civil.

6º semestre (360h)

  • Topografia e Georreferenciamento;
  • Hidráulica e Hidrometria;
  • Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócio;
  • Materiais de Construção Civil I;
  • Tecnologia da Construção Civil;
  • Mecânica dos Solos Avançada e Obras de Terra.

7º semestre (450h)

  • Instalações Hidrossanitárias;
  • Estruturas Hiperestáticas;
  • ESG – Ambiental, Social e Governança na Engenharia;
  • Estruturas de Concreto Armado I;
  • Materiais de Construção Civil II;
  • Métodos Matemáticos;
  • Projeto de Extensão III – Engenharia Civil.

8º semestre (500h)

  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Estágio Curricular de Engenharia;
  • Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas;
  • Instalações Elétricas;
  • Processos de Gestão de Obras e Projetos;
  • Estruturas de Concreto Armado II.

9º semestre (430h)

  • Projetos e Detalhes Construtivos de Alvenaria Estrutural;
  • Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Fundações;
  • Pontes e Grandes Estruturas;
  • Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil;
  • Projeto de Extensão IV – Engenharia Civil;
  • Saneamento Básico.

10º semestre (300h)

  • Estrutura de Madeira e Estruturas Metálicas;
  • Optativa III;
  • Tecnologia e Infraestrutura de Transportes;
  • Optativa IV;
  • Optativa V. 
Homem fazendo projeto de máquina em computador
Uma das matérias de Engenharia é a Física focada em Mecânica

Quais as possibilidades de especialização em Engenharia Civil?

Em Engenharia Civil existem muitas possibilidades de especialização. A competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige dos profissionais diferenciais para se destacar.

Cada especialização oferece oportunidades únicas, permitindo que os engenheiros civis escolham caminhos que se alinhem aos seus objetivos de carreira.

Aqui estão algumas das principais áreas de especialização dentro da Engenharia Civil:

Engenharia Estrutural:

Nessa área, os engenheiros civis projetam e analisam estruturas como pontes, edifícios, torres e outras construções, garantindo sua estabilidade, segurança e resistência.

Engenharia Geotécnica:

Engenheiros geotécnicos lidam com o comportamento e propriedades do solo e materiais geológicos. Eles projetam fundações, barragens, túneis e estruturas subterrâneas.

Túnel em estrada na montanha
É possível fazer túneis nessa modalidade de Engenharia

Engenharia de Transportes:

Especialistas em engenharia de transportes planejam e projetam sistemas de transporte, como estradas, rodovias, aeroportos e sistemas de trânsito público.

Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos:

Essa área trata do gerenciamento de recursos hídricos, incluindo projetos relacionados a barragens, sistemas de distribuição de água, tratamento de esgoto e controle de inundações.

Engenharia Ambiental:

Engenheiros ambientais se concentram em questões de sustentabilidade e impacto ambiental em projetos de engenharia civil, como controle de poluição, gerenciamento de resíduos e desenvolvimento sustentável.

Engenharia Sísmica:

Engenheiros sísmicos projetam estruturas e sistemas para resistir a terremotos e outras forças sísmicas.

Engenharia de Infraestrutura Urbana:

Essa especialização abrange o planejamento e projeto de infraestruturas urbanas, como redes de água, esgoto, gás, eletricidade e comunicações.

Central de energia com céu ao fundo
Na Engenharia de Infraestrutura é possível trabalhar com redes elétricas e de Comunicação

Quais as principais áreas para recém-formados em Engenharia Civil? 

Para os recém-formados em Engenharia Civil, existem várias áreas de atuação promissoras, com excelentes oportunidades de emprego e ótimos salários. 

É comum que muitos pensem que a profissão se limita apenas à construção de casas e prédios. Porém, a formação é muito ampla e engloba diferentes conhecimentos, que ampliam o leque de possibilidades para esses profissionais. 

O estudante que se forma no curso de Engenharia Civil é cada vez mais necessário para o progresso da sociedade moderna por conta do crescimento constante das cidades e de outros centros urbanos. Portanto, os engenheiros civis podem optar por muitos caminhos diferentes. 

Veja abaixo algumas das áreas e tipos de empresa que esses profissionais recém-formados podem exercer as suas atividades: 

  • Construtoras e incorporadoras;
  • Construtoras especializadas em executar obras de construção civil ou pesada;
  • Escritórios especializados e executar projetos de construção civil ou pesada;
  • Instituições de ensino e pesquisa;
  • Administração predial;
  • Emissão de laudos técnicos;
  • Projetos e obras de Geotecnia;
  • Engenharia de transportes;
  • Obras ambientais e hidráulicas.
  • Empresas de transporte e saneamento;
  • Empresas de gás e energia;
  • Secretarias públicas de obras, departamentos de saneamento ou de transportes;
  • Órgãos públicos, Federais, Municipais e Estaduais;
  • Prefeituras;
  • Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Quem ainda tiver o perfil empreendedor pode trabalhar como engenheiro civil autônomo na parte de projetos ou realizando consultorias para empreendimentos. O desenvolvimento de habilidades de gestão e outras soft skills é uma ótima dica para quem pensa nessa possibilidade! 

Homem e mulher analisando projeto de engenharia
Na Engenharia Civil, é possível trabalhar em escritórios e órgãos públicos

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe ao aluno considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Faculdade Pública em Engenharia Civil

A faculdade pública para Engenharia Civil é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo. 

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome. 

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade, o que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Alunos e professor em aula de matemática
Algumas das vantagens das faculdades públicas são os professores renomados e a ausência de mensalidade

Faculdade Privada para Engenharia Civil

A faculdade privada para Engenharia Civil pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

No entanto, é importante pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

É importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira.

Auditório de faculdade com estudantes
Na faculdade particular, é possível encontrar uma melhor infraestrutura e programas acadêmicos especializados

Quanto custa a faculdade em Engenharia Civil?

A mensalidade do curso de Engenharia Civil varia conforme alguns parâmetros importantes:

  • Modalidade do curso (presencial, semipresencial ou a distância);
  • Qualidade da instituição de ensino;
  • Tempo de deslocamento;
  • Custo de transporte;
  • Gastos com alimentação;
  • Preço de material didático.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno pode cursar Engenharia Civil a partir de R$328,98* na modalidade a distância e R$359,00* no formato híbrido (semipresencial).

Se a opção do aluno for presencial, os valores partem de R$569* a R$649*, dependendo do período escolhido como manhã ou noite.

*valores sujeitos à alteração.

O valor pago pelo aluno ainda pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou as opções de descontos na mensalidade oferecidas pelas faculdades.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Engenharia Civil?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para o curso de Engenharia Civil. Se a grana anda meio curta, saiba que na Anhanguera existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam o aluno a pagar a faculdade e se tornar um bacharel em Engenharia Civil.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem, e mesmo que o aluno não tenha feito o exame, ainda é possível pagar menos na mensalidade.

Confira algumas alternativas de bolsas de estudo para Engenharia Civil na Anhanguera:

Bolsa de incentivo: para novatos que confirmarem dificuldades financeiras;

Bolsa de primeiro semestre: desconto de 20% nas mensalidades do primeiro semestre;

Bolsa servidores públicos e militares: desconto de até 30% para esses profissionais ou para o cônjuge ou filhos de até 24 anos;

Bolsa transferência: alunos provenientes de outras instituições recebem desconto de 60% até o final da graduação presencial. Já na modalidade a distância a redução é de 30% do incentivo;

Matrícula antecipada: quem optar por antecipar o valor da matrícula no momento do vestibular não paga a taxa desse processo seletivo;

Desconto pontualidade: concedido para alunos da modalidade EAD que pagarem a mensalidade até o 5° dia útil do mês;

Prêmios: quem indica um amigo, ganha um desconto na mensalidade como prêmio se o indicado se matricular.

Aluna com mochila e livros nas mãos
É possível ter acesso a vários tipos de bolsa, como a de transferência e a de incentivo

Como entrar em Engenharia Civil?

Existem várias maneiras de se matricular no curso de Engenharia Civil. Confira abaixo como garantir sua vaga. 

Enem

Para ingressar no curso de Engenharia Civil utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentam a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Para isso é preciso ter efetuado a prova a partir de 2010 e ter uma pontuação superior a 200 pontos na redação e em conhecimentos. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto.

Se o aluno se enquadrar nesses requisitos, na hora de se inscrever para o curso, ele só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade no FALE CONOSCO em nosso site, ou na secretaria da unidade Anhanguera de seu interesse! 

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de Engenharia Civil.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. 

Vestibular para Engenharia Civil

Para prestar vestibular para Engenharia Civil, o candidato precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Pessoa marcando respostas de teste com lápis
O vestibular é uma prova que o aluno faz para entrar em um curso na faculdade

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Engenharia Civil acontece da seguinte forma: 

Vestibular presencial

O vestibular para Engenharia Civil no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. Para realizá-la, é preciso se inscrever pelo site da Anhanguera. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

O vestibular online para Engenharia Civil tem o mesmo formato da opção presencial, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Quais as exigências para se formar em Engenharia Civil?

As exigências para se formar em Engenharia Civil podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Engenharia Civil

O estágio obrigatório para Engenharia Civil deve ser realizado a partir do oitavo semestre do curso. Essa é uma excelente oportunidade para colocar em prática alguns dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

É recomendado que o contato para estágio não seja feito de última hora com as empresas. O ideal é que no decorrer do curso, o aluno faça pesquisas em lugares que poderá estagiar, pois, sem isso, não receberá o diploma. 

O estágio supervisionado oferece outras vantagens para o aluno de Engenharia Civil. Além da experiência prática obtida nesse período, o aluno também pode entrar no mercado, ao ser convidado para continuar como funcionário da empresa em que estagiou.

Mulher e homem analisando arquivo em computador em escritório
No estágio obrigatório, o aluno pode criar networking e praticar os conhecimentos adquiridos na faculdade

Enade para Engenharia Civil

Para os alunos concluintes do curso de Engenharia Civil que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Engenharia Civil

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Engenharia Civil é desenvolvido nos últimos dois semestres da faculdade e articula os conhecimentos teóricos aos práticos.

Com auxílio de um professor orientador, o aluno escolhe determinado tema de sua área e realiza uma pesquisa aprofundada, além de normalmente explorar esses conhecimentos por meio de um projeto.

O objetivo é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante o curso. O resultado desse trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, também é necessário ser apresentado para uma banca de avaliadores. 

Vale a pena se formar em Engenharia Civil? 

Ao se formar em Engenharia Civil você tem boas perspectivas profissionais, tanto no setor público como no privado. Com o mercado aquecido é possível encontrar muitas opções de vagas, desde construtoras e incorporadoras até secretarias públicas e setores de fiscalização. 

E como empreendedor, é possível trabalhar como autônomo, gerenciando projetos e realizando consultorias. 

Segundo os dados apontados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o segmento de construção continua em crescimento: 

“A indústria da construção prevê um crescimento de 2,5% em 2023, em um ritmo de três anos consecutivos de expansão acima da economia nacional.”

CBIC

Nesse mesmo estudo elaborado pela CBIC, os dados apontam que em pouco menos de dois anos, entre 2021 e 2022, a construção civil gerou mais de meio milhão de empregos com carteira assinada. 

Esses números mostram que o mercado para Engenheiro Civil continua em alta, e por isso continua sendo um dos cursos mais buscados nas universidades.

Homem desenhando projeto de engenharia
O mercado de Engenharia é aquecido e oferece várias oportunidades no setor público e privado

Salário para formados em Engenharia Civil

Engenharia Civil é famosa por proporcionar boas remunerações para os seus profissionais. 

O CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) estipula que o salário-mínimo do engenheiro civil para uma jornada de 8h corresponda a 8,5 salários-mínimos vigentes. No entanto, esses valores podem variar conforme o tempo de experiência e a atividade do profissional. 

Um Engenheiro Civil ganha em média R$ 8.032,45* no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Veja o salário médio de alguns dos principais cargos para profissionais formados em Engenharia Civil:

  • Engenheiro Civil (Edificações): R$7.081,83*
  • Engenheiro Civil (Pontes e Viadutos): R$10.156,29*
  • Engenheiro Civil (Geotécnica): R$11.297,48*

*Fonte: salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Engenharia Civil

Durante a graduação de Engenharia Civil é possível estagiar, fazer networking e aperfeiçoar a prática profissional, e com um mercado em crescimento e salários acima de média, a possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação é muito grande, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade. 

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem especialização, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores.

Veja também: saiba melhor como funciona o curso de Engenharia Civil na Anhanguera!

Por que cursar Engenharia Civil?

Agora que já sabe tudo sobre a faculdade de Engenharia Civil, ficou mais fácil entender porque esse curso continua sendo um dos mais procurado nas universidades.

Em um mercado tão competitivo quanto o de Engenharia Civil, profissionais verdadeiramente qualificados são sinônimos de inovação e bons resultados.

Mas se engana quem pensa que a busca por qualificação começa após a graduação. Como vimos, a escolha da melhor faculdade já determina boa parte das habilidades que um profissional vai desempenhar no mercado de trabalho.

E essa é hora de dar o próximo passo rumo ao seu sucesso profissional.

Na Anhanguera, a graduação em Engenharia Civil tem duração média de 5 anos e pode ser feita a Distância (EAD), semipresencial ou Presencial, nos mais de 300 polos espalhados pelo país, onde você pode obter a melhor estrutura de uma rede particular de ensino.

A Anhanguera é uma instituição com décadas de experiência no mercado, e durante a especialização você contará com uma grade curricular sempre atualizada, visando atender às demandas da profissão e um corpo acadêmico composto por profissionais especialistas e mestres, que atuam nas disciplinas que lecionam.

Se inscreva no nosso vestibular online! Estude na Anhanguera para ter acesso a um ensino de excelência, modalidades flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso! 

Venha estudar Engenharia Civil com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados