Faculdade de Podologia: você conhece essa possibilidade?

Faculdade de Podologia

Afinal, existe a faculdade de Podologia? Até pouco tempo, muitos profissionais que atuavam na área contavam apenas com a formação de nível técnico. Porém, hoje já existe o curso superior de Podologia para formar novos talentos capazes de atuar na área de forma abrangente e ainda aproveitar as vantagens de ter um diploma superior.

Na Faculdade Anhanguera, a graduação em Podologia é oferecida no grau de Tecnólogo, o que permite aos alunos ter um aproveitamento maior dos conteúdos em comparação ao curso técnico, mas sem deixar de lado a formação prática para o mercado de trabalho.

Neste post, vamos apresentar para você tudo sobre o curso superior de Podologia: a dinâmica da graduação, as competências desenvolvidas, o perfil do aluno, o mercado de trabalho na área e muito mais. Venha conferir e tire suas dúvidas!

Do que a Podologia cuida?

Primeiro, vamos começar pelo básico. O termo Podologia surgiu do grego, especificamente da junção do prefixo Podos, que significa Pés, com o sufixo Logos, que significa Estudo. Então, temos a Podologia como a ciência que estuda os pés.

A denominação também se refere aos cuidados e às formas de tratamento e de embelezamento dos pés. É a área da terapia responsável por aliviar tensões e dores, além de lidar com calos, unhas encravadas e outras agressões que atingem essa região do corpo.

O profissional capacitado na área é o podólogo. Em 2018, depois da Resolução n.º 288, do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), a profissão passou a ser regulamentada.

Agora, só é permitida a atuação na área de pessoas com diploma ou certificado profissional e registro no órgão regional. O regulamento, longe de ser uma barreira, traz mais segurança para os profissionais e, é claro, para os clientes da Podologia.

Como funciona a graduação em Podologia?

O curso superior de Podologia tem o objetivo de formar profissionais capazes de cuidar da saúde dos pés a partir de um olhar sistêmico, com conhecimentos para identificar e prevenir patologias e realizar tratamentos e procedimentos de cuidado e beleza na região.

Na Anhanguera, o curso de Podologia tem duração média entre 2 anos e meio e 3 anos e é oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD). As aulas, avaliações e provas são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da faculdade, à qual o aluno tem acesso depois de efetivar sua matrícula.

O que vou estudar no curso de Podologia?

A matriz curricular da graduação em Podologia tem foco nos principais conteúdos da área da saúde, como microbiologia, imunologia, fisiologia e patologia. O aluno também estuda matérias que focam diretamente a atuação do profissional.

Confira, a seguir, as principais matérias da grade curricular de Podologia na Anhanguera:

  • Anatomofisiologia do Corpo Humano;
  • Avaliação Podológica;
  • Bioética e Biossegurança;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor;
  • Cinesiologia e Biomecânica;
  • Eletrotermofototerapia;
  • Farmacologia e Cosmetologia;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Instrumentação em Podologia;
  • Microbiologia Básica;
  • Podologia Clínica;
  • Podopatologia;
  • Podopediatria e Podogeriatria;
  • Posturologia e Ortopodologia.

Quais competências são desenvolvidas na faculdade de Podologia?

A graduação tecnólogo em Podologia permite que o aluno desenvolva competências extremamente úteis na rotina da profissão. Confira algumas delas abaixo:

  • conhecer as doenças e os problemas mais comuns que afligem a região dos pés;
  • orientar os pacientes para práticas de cuidado com os pés e a prevenção a doenças;
  • tratar as temidas unhas encravadas;
  • receitar medicamentos para usar no tratamento de micoses e outras enfermidades;
  • promover a ativação da circulação nos pés, principalmente para idosos.

Qual é o perfil do aluno e profissional de Podologia?

Além de qualificação na área e de registro para atuar, é esperado que o podólogo tenha algumas habilidades particulares. Pode acreditar que elas vão fazer a diferença no atendimento aos pacientes e, quem sabe, no relacionamento com equipes de trabalho.

A graduação em Podologia ajuda os alunos a desenvolver o perfil ideal para a profissão. Confira, a seguir, quais são as habilidades desejáveis no aluno e profissional de Podologia.

Familiaridade com os desafios da área

A podologia é uma faculdade na área de saúde que lida diretamente com problemas e reações geradas pelo corpo humano. Para muita gente, é um assunto que pode causar nojo e até aversão. Então, é importante estar bem ciente da atuação do podólogo e dos desafios que ele encontra na rotina.

Gosto pelo trabalho com pessoas

O podólogo, embora tenha capacitação para lidar com uma região específica do corpo, não pode se esquecer de que ele atende pessoas. Ser prestativo e cordial é o mínimo que se espera de um bom atendimento. Isso, inclusive, passa mais segurança ao paciente.

Lembre-se de que muita gente passa por experiências desagradáveis em relação a serviços de cuidado com os pés. Procedimentos malsucedidos realizados por profissionais despreparados acabam prejudicando a imagem dos profissionais.

Então, desenvolver um bom relacionamento é essencial para ganhar a confiança dos pacientes, receber o merecido reconhecimento e crescer na carreira.

Observador

O podólogo desenvolve a capacidade de diagnosticar micoses e outras patologias apenas por meio da observação da região afetada.

Ter esse olhar treinado depende, é claro, de um bom repertório de estudos, mas também pode ajudar a capacidade de analisar com cuidado cada caso e ter um alto nível de concentração.

Disposição para enfrentar desafios

O podólogo recém-formado na graduação é um profissional generalista, que precisa ter flexibilidade suficiente para usar seus conhecimentos nos diferentes casos que chegam a uma clínica ou ao salão de beleza, por exemplo.

Alguém pode aparecer com um calo, em seguida outra pessoa aparece com um caso de frieira ou infecção mal tratada. Em suma, quem não encara cada um dos desafios de frente pode chegar a conclusões precipitadas e fornecer um serviço de péssima qualidade.

Como está o mercado de trabalho para a área da Podologia?

A Podologia é um mercado em alta. Existe uma demanda de pessoas que buscam cuidados preventivos para os pés em clínicas estéticas e em salões de beleza, mas também existe uma necessidade da profissão ainda mais latente. É quando vemos o número de trabalhadores que sofrem com problemas na região dos pés.

Longas jornadas de trabalho podem provocar inúmeros prejuízos à saúde corporal, inclusive para os pés. Um estudo realizado pela empresa Pé sem Dor mostra que 61% dos trabalhadores brasileiros sentem dor no calcanhar.¹

Em casos de problemas mais graves nos pés, é difícil dar continuidade à rotina de trabalho. Nesse contexto, a atuação do podólogo se faz mais do que necessária.

Embora ainda não esteja na lista de melhores profissões na área de saúde, esse profissional tem papel importante ao prevenir e ao tratar lesões nos pés, além de aconselhar pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados.

Junto à graduação em Podologia, a faculdade de Estética e Cosmética semipresencial e de Embelezamento e Imagem Pessoal são outras graduações que formam profissionais para atuar com beleza e cuidado com o corpo, em suas respectivas áreas de atuação.

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que um podólogo não é um pedicure. Embora sejam profissionais que promovam o cuidado dos pés, elas têm atuações diferentes.

O pedicure realiza atividades direcionadas para a questão estética, como a retirada de cutículas, o corte de unhas e a aplicação de esmalte. Já o podólogo está preocupado com a prevenção, a identificação e o tratamento de doenças que afligem a região dos pés.

A podologia, como vimos, exige uma formação específica na área, de preferência um curso superior, capaz de introduzir o profissional nos conhecimentos para a promoção da saúde do paciente.

O podólogo pode trabalhar em clínicas de saúde e estética, salões de beleza, casa de massagem, clubes desportivos e hospitais. Vale lembrar que existe a possibilidade de criar o próprio negócio e empreender na área.

Quais são os ramos de atuação na Podologia?

Tem interesse em seguir carreira na área? Confira logo abaixo os principais ramos de atuação para o profissional qualificado em Podologia.

Podologia preventiva

É o campo de atuação focado nas práticas de prevenção contra podopatias, como unha encravada, frieira, rachadura no calcanhar e micose.

O podólogo precisa realizar uma série de procedimentos preventivos como higienização, corte técnico e lixamento das unhas e remoção de calosidades entre os dedos.

Podologia geriátrica

Campo dedicado às particularidades do atendimento e ao tratamento de idosos em serviços de podologia.

É normal que o envelhecimento gere alterações no pé idoso, como pele ressecada, perda de elasticidade e unhas mais grossas. Então, o serviço oferecido a um paciente idoso é diferente do que o realizado em pacientes adultos.

Podologia infantil

Área focada no atendimento e no tratamento do pé de bebês e crianças até 12 anos. Devido à fragilidade dos pés desses pacientes, pode ser preciso um acompanhamento profissional para garantir o crescimento saudável e a prevenção contra enfermidades.

Pé de risco

Campo que se concentra no estudo, na prevenção e no tratamento dos pés de pacientes diabéticos, com problemas vasculares, reumáticos e neurológicos. Quando não tratadas, as lesões que surgem nesses casos podem gerar consequências muito graves como gangrena e amputação. O podólogo se concentra em identificar, atenuar e evitar situações de risco.

Podologia desportiva

Ramo que trabalha junto a atletas profissionais e amadores para evitar doenças e dores, promover o bem-estar e contribuir com o bom desempenho de uma equipe. Nesse caso, é normal que o podólogo atue inserido em uma equipe formada por outros profissionais de saúde dedicados ao acompanhamento dos atletas.

Podologia laboral

Podologia focada no tratamento dos pés de funcionários de empresas, com o objetivo de aliviar e de prevenir dores e podopatias provenientes das longas horas de trabalho. O atendimento e o tratamento promovidos pelo podólogo levam sempre em consideração as particularidades de cada paciente e o seu trabalho realizado.

Quanto ganha um profissional formado em Podologia?

R$ 3.294,00* é o salário médio de um Podólogo no mercado brasileiro, segundo levantamento do site Glassdoor.²

Como toda profissão na área de saúde, o podólogo pode aumentar sua remuneração de acordo com o nível de especialização e experiência de atuação.

Por que vale a pena investir em uma faculdade de Podologia?

A qualificação profissional na área é uma obrigação para atuar como podólogo no Brasil. No entanto, existe a possibilidade de fazer apenas o curso técnico em Podologia ou investir também no curso de graduação.

Além de ser uma formação profissional mais abrangente, o curso superior tem uma aceitação melhor no mercado de trabalho quando comparado à capacitação técnica. Mas não para por aí. Confira, a seguir, por que vale a pena investir na faculdade de Podologia.

Networking na faculdade

A faculdade é um ótimo lugar para começar sua rede de contatos (networking). Com professores e colegas de turma, você constrói relações na sua área de atuação. Isso pode ser oportuno na hora de conseguir estágios e indicações em processos seletivos.

MBA ou mestrado depois da formação

O Master Business Administration (MBA) e o mestrado acadêmicos são especializações que estão disponíveis apenas para concluintes de cursos de graduação, como o Tecnólogo em Podologia.

Quem faz apenas um curso técnico ainda não pode investir nessas formações, pois o técnico é uma formação de nível médio.

Geralmente, uma pós-graduação tem duração de 2 anos e, ao obter o diploma, o profissional tem acesso a cargos com altos salários, além de maiores chances em concursos públicos.

Rápido ingresso no mercado de trabalho

O curso Tecnólogo é a opção perfeita para quem busca uma formação profissional de curta duração e completa para se inserir no mercado.

Na faculdade de Podologia, a grade curricular é focada em trazer para a sala de aula as principais práticas, os desafios e as ferramentas aplicadas na rotina de trabalho da profissão.

Quanto custa uma faculdade de Podologia?

Você encontra mensalidades a partir de R$ 169,90* para o curso de Podologia na Anhanguera. O valor ainda pode diminuir com as possibilidades de bolsa de estudo e de descontos na mensalidade oferecidas pela própria faculdade.

Por que escolher a Anhanguera para cursar Podologia?

Sabemos que a escolha da faculdade onde estudar é uma etapa importante para a maioria dos estudantes. Afinal, sem uma estrutura de qualidade e a orientação de especialistas, a formação profissional do aluno não gera os resultados que deveria.

Aqui na Anhanguera, trabalhamos de forma contínua para melhorar a qualidade da formação profissional do nosso aluno de graduação e fazemos de tudo para encaminhá-lo ao mercado de trabalho, considerando sempre seu perfil profissional.

Quer saber mais? A seguir, veja quais são os diferenciais da Anhanguera.

Preparação para o mercado de trabalho

A Anhanguera oferece aos alunos uma série de programas com foco na qualificação para o mercado de trabalho. São chances de aprender, treinar e buscar oportunidades reais nas mais diversas áreas de atuação.

Por meio do Trilhas de Carreira, você tem acesso a certificações gratuitas e 100% online para desenvolver competências valorizadas no mercado de trabalho.

Na Aula Destaque, os conteúdos exclusivos para alunos contam com a participação de profissionais conceituados em várias áreas de atuação.

Nas Habilidades Digitais ou Estudos Dirigidos (ED’s), são oferecidas atividades extracurriculares para enriquecer a grade de horários do aluno. Os conteúdos tratam de competências como Design Thinking, Marketing Digital e Mindset Ágil.

Achou pouco? Tornando-se aluno da Anhanguera, você também ganha acesso ao portal online Canal Conecta para encontrar vagas de emprego e estágio condizentes com seu perfil profissional.

Sistema de avaliação focado no aluno

O sistema de avaliação continuada da Anhanguera é composto por provas e atividades avaliativas para recompensar os alunos de forma justa e construtiva para o aprendizado.

Os professores têm o cuidado de levar para sala de aula conteúdos que refletem os desafios e as soluções que a profissão de cada curso encontra na realidade de trabalho.

Professores especialistas

O corpo docente da Anhanguera é formado por professores com mestrado e doutorado em suas respectivas áreas de ensino. Eles são os responsáveis por planejar as aulas, orientar os alunos e preparar os materiais de apoio. Na modalidade EAD, tanto os professores quanto os tutores oferecem o apoio de que o aluno precisa nas fases da graduação.

Acesso à Biblioteca Virtual

Quem estuda na modalidade a distância na Anhanguera ganha acesso à nossa biblioteca virtual. O acervo online oferece documentos eletrônicos como e-books, monografias, imagens, vídeos, normas para trabalhos científicos, revistas e muito mais.

Como posso ingressar na faculdade de Podologia na Anhanguera?

Além do vestibular tradicional, são várias as possibilidades de ingressar na Anhanguera e garantir uma vaga no curso de Podologia. Veja quais são as opções logo abaixo.

Vestibular online

O vestibular online possibilita que o candidato faça a prova de avaliação 100% pela internet. Usando o Portal Vestibulares, você escolhe curso, modalidade e unidade da faculdade.

Para fazer o vestibular online, escolha essa opção na hora de se inscrever na faculdade Anhanguera.

Nota do Enem

Você fez algum Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos últimos anos? Se sim, dá para usar sua pontuação para entrar no curso que você quer da Anhanguera.

Para ter uma pontuação válida, é preciso se enquadrar em três critérios:

  • ter feito algum Enem desde 2010;
  • ter uma nota acima de 200 pontos na média das provas objetivas;
  • não ter zerado a redação.

Detalhe: o aluno que escolhe essa forma de ingresso não precisa passar pela prova do vestibular e ainda ganha uma bolsa de estudo para estudar com a gente!

Transferência externa

Compareça à unidade da Anhanguera mais próxima de você e faça o pedido de transferência de forma presencial, levando a documentação necessária (RG, CPF, histórico escolar, atestado de vínculo e disciplinas aprovadas da ementa).

Segunda graduação

Havendo vagas remanescentes do processo seletivo, a Anhanguera aceita o requerimento de portadores de diploma de nível superior para a obtenção de um novo título de graduação.

Para isso, é preciso comparecer a uma das unidades da faculdade levando a documentação necessária (diploma de ensino superior, histórico escolar, disciplinas aprovadas no curso original, RG, CPF e comprovante de residência).

Existe a possibilidade de bolsa ou desconto para estudar Podologia?

Sim! Podemos enumerar as opções de bolsas de estudo e de descontos na mensalidade oferecidas pela Anhanguera. Confira logo abaixo e veja se você se encaixa nos critérios para aproveitar os benefícios.

Bolsa Enem

Escolha a nota do Enem como forma de ingresso para ganhar uma bolsa de estudo de até 100%. Quanto maior for a sua pontuação, maior é o percentual de desconto!

Com a bolsa de 100%, você faz o curso de Podologia do início ao fim sem precisar se preocupar com a mensalidade.

Gostou da oportunidade? Use a calculadora da Anhanguera e faça uma simulação de quanto seria seu percentual de desconto na mensalidade usando a nota do Enem.

Bolsa Transferência Externa

Ganhe uma bolsa de estudo de 50% ao fazer a transferência da sua graduação para a Anhanguera.

Bolsa Incentivo

Se você não pode pagar o valor integral da mensalidade, vamos ajudar com a Bolsa de Incentivo. Para adquirir o benefício, é preciso se encaixar nos critérios de renda definidos pela Anhanguera.

Convênio com empresas parceiras da faculdade

Quem é funcionário de uma empresa conveniada com a Anhanguera ganha um desconto na mensalidade para realizar cursos de graduação ou pós-graduação da faculdade.

O melhor de tudo é que o desconto vale até o final do curso. Para conhecer o regulamento completo do programa, vá à seção Parcerias e Convênios no site da Anhanguera.

Desconto pontualidade

Os alunos da Anhanguera que quitam a mensalidade em dia ganham desconto na mensalidade. Isso mesmo: pagando até o quinto dia útil do mês de vencimento, você ganha um percentual de desconto.

O benefício é concedido apenas aos alunos matriculados nos cursos EAD participantes da oferta.

Isenção de matrícula

Participando da pré-matrícula da Anhanguera, você ganha a isenção na taxa de matrícula. Além de garantir sua vaga antes da maioria, você ainda tem direito a um desconto.

Descontos para militares e servidores públicos

Ganha desconto na mensalidade o aluno da Anhanguera que atua como militar ou servidor público no âmbito federal, estadual ou municipal.

O desconto é destinado aos cursos presenciais e a distância. Além disso, o abatimento pode se estender ao cônjuge ou filhos de até 24 anos.

Amigo Vale-Prêmio

Alunos da Anhanguera podem ganhar desconto indicando a faculdade para colegas e familiares que ainda não são alunos. Para ganhar o benefício, é preciso participar do programa Amigo Vale-Prêmio e fazer uma indicação dentro dos critérios do programa.

Faça sua inscrição online no vestibular da Anhanguera!

O curso superior de Podologia é o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso nessa área de saúde. No tecnólogo da Anhanguera, você encontra mais profundidade do que um curso técnico, mas sem abandonar a parte prática.

Então, comece a carreira em Podologia na Anhanguera: faça aqui sua inscrição em nosso vestibular de forma gratuita!

*Sujeito a alterações.

¹Fonte 1

² Fonte 2

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.