Ciência de Dados em 2024: tudo que você precisa saber

A faculdade de Ciência de Dados é uma excelente opção de graduação para quem deseja atuar na área de tecnologia. É um campo que está crescendo de forma significativa, por isso, traz excelentes oportunidades no mercado de trabalho.

Empresas de todos os setores exploram os dados de várias formas para desenvolver diferenciais e alcançar mais eficiência. Logo, a demanda por profissionais especialistas no ramo tende a crescer, e essa é uma ótima chance para construir uma carreira de sucesso.

Gostou da ideia? Que tal conhecer um pouco mais sobre o curso superior em Ciência de Dados e descobrir se você tem perfil para atuar nessa área? Continue lendo e veja tudo sobre essa graduação!

Como é o curso de Ciência de Dados?

A faculdade de Ciência de Dados é um curso de nível superior que pertence às Ciências Exatas. O objetivo é formar profissionais aptos a desenvolver sistemas que façam a coleta, o tratamento e a análise de dados, o que pede conhecimentos bem diversificados.

Por isso, esse curso envolve matérias teóricas e práticas relacionadas à tecnologia, programação, matemática e estatística. O intuito é que o profissional consiga lidar com os dados de uma forma completa, compreendendo a estratégia por trás de todo o processo como eles serão utilizados.

Apesar da faculdade ter uma grade curricular muito rica, é possível obter a formação em pouco tempo. Além do Bacharelado, existe o Tecnólogo em Ciência de Dados. A seguir, você vai entender melhor as duas opções.

Quais os tipos de Graduação em Ciência de Dados?

A graduação em Ciências de Dados pode ser tanto um Bacharelado, com uma duração mais extensa, quanto um Tecnólogo, com alguns semestres a menos, mas a mesma qualidade de formação.

Bacharelado em Ciência de Dados

O Bacharelado em Ciência de Dados é a faculdade no modelo tradicional, com duração média de quatro anos e uma formação generalista. Com disciplinas abrangentes que mesclam teoria e prática, esse tipo de graduação é ideal para quem deseja atuar em cargos de liderança e gestão, por exemplo, e não apenas na parte operacional.

Licenciatura Ciência de Dados

O Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC) não apresenta em seu banco de dados instituições de ensino que disponibilizam a Licenciatura em Ciência de Dados. Essa ainda não é uma graduação regularizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Em geral, a instituição de ensino superior (IES) disponibiliza a formação em Ciência de Dados como Bacharelado ou Tecnólogo. Inclusive, porque se trata de uma área voltada mais para o mundo dos negócios, enquanto a Licenciatura tem como foco a formação de docentes.

De toda forma, quem deseja atuar com ensino acadêmico pode se formar em um curso superior de Ciência de Dados e depois se especializar para ser professor. Essa é uma das possibilidades de carreira para quem termina a faculdade.

Tecnólogo Ciência de Dados

O Tecnólogo em Ciência de Dados é a formação mais comum na área. O curso tem duração de cerca de dois anos e é mais específico do que o Bacharelado. Ele prepara o profissional para uma atuação mais focada em funções operacionais.

A grade curricular é enxuta e envolve disciplinas que ajudam a aplicar os conhecimentos diretamente no dia a dia da profissão. Mas é importante ressaltar que a qualidade do curso Tecnólogo não é inferior em relação ao Bacharelado.

A diferença está apenas na exclusão de disciplinas que não são cruciais para a formação do especialista na área, ou seja, aquelas muito teóricas e gerais. Portanto, é a opção ideal para quem deseja obter o diploma em menos tempo e com as mesmas oportunidades.

O curso de Ciência de Dados é bom?

O curso superior em Ciência de Dados é ótimo devido à diversidade de conhecimentos que oferece para o estudante. Como você viu, as disciplinas são variadas e se relacionam com diferentes campos, como:

  • programação;
  • algoritmos;
  • estatística;
  • cálculos;
  • visão computacional;
  • web.

Tudo isso ajuda a compreender o caminho que envolve a coleta e o tratamento de dados. Mas o graduando também vai aprender sobre áreas bem específicas, como:

  • mineração de dados;
  • análise de dados;
  • inteligência de dados;
  • processamento de dados;
  • modelagem de dados;
  • visualização de dados.

Além disso, é possível aprender sobre áreas correlacionadas, ou que complementam as anteriores, como:

  • análise estatística;
  • ciência da informação;
  • estatística aplicada;
  • aprendizado de máquina;
  • inteligência artificial.

Como se trata de uma graduação na área de Tecnologia, é preciso ter bastante atenção na hora de escolher a instituição de ensino para ter certeza de que ela oferece uma formação atualizada. Sem falar da importância de conferir a aprovação do curso junto ao Ministério da Educação (MEC).

Aprovação do MEC

A aprovação do MEC significa que a instituição de ensino superior foi liberada para oferecer a graduação que ela está divulgando. Ou seja, o Ministério da Educação reconhece aquele curso como válido e, consequentemente, o diploma tem reconhecimento.

É essencial escolher uma faculdade que tenha essa liberação, do contrário, você vai investir em uma formação sem validade. Mas não é só isso, já que é bom dar atenção à qualidade do curso universitário, mesmo que ele seja reconhecido pelo MEC.

O Ministério da Educação também fiscaliza o nível da qualidade das graduações disponíveis no mercado. Para isso, é aplicada uma avaliação que analisa o curso e o aprendizado dos matriculados. O resultado, junto a outros parâmetros, confere uma pontuação para a graduação e para a faculdade. A nota vai de 1 a 5, e você pode consultá-la no site do Cadastro e-MEC.

Ao acessar a plataforma, é só fazer a consulta por curso de graduação. Basta digitar “Ciência de Dados” no campo “curso” e fazer a busca por “Bacharelado” ou “Tecnólogo”. O site vai apresentar uma lista com as instituições aprovadas para oferecer essa graduação.

A Ciência de Dados também é chamada de Data Science, mas o Cadastro e-MEC disponibiliza a busca apenas com o termo em português.

Qual o perfil ideal de aluno de Ciência de Dados?

O ideal é que o aluno da faculdade de Ciência de Dados tenha um perfil analítico e estratégico. Afinal, ele vai trabalhar no setor de inteligência de empresas, instituições e outros órgãos, visando utilizar os dados para auxiliar na otimização de processos, produtos e serviços.

Como a área envolve conhecimentos de Programação, Estatística e Matemática, é fundamental ter afinidade com as Ciências Exatas e curiosidade para aprender de forma constante. A combinação entre soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (conhecimentos técnicos) também é indispensável para ter sucesso nessa carreira.

Personalidade

Ter personalidade analítica ajuda bastante o estudante da graduação em Ciência de Dados, porque os dados são disponibilizados de maneira dispersa e aleatória.

O perfil analítico é o que possibilita compreender esses dados, identificar padrões e descobrir como tudo pode ser empregado para um objetivo. Aqui, o pensamento estratégico e o raciocínio lógico também são habilidades que precisam fazer parte da personalidade do estudante.

Um cientista de dados precisa ser uma pessoa atenta, organizada e focada em resultados. Mas, apesar de gerar oportunidades por meio dos dados, não podemos esquecer que ele vai atuar em parceria com diferentes setores de uma organização.

Não basta dominar os dados. Para ter vocação na área, o estudante precisa ser uma pessoa comunicativa, além de ter visão inovadora, trazendo ideias interessantes e diferenciadas aos demais profissionais da empresa em que for trabalhar.

Rotina de estudos

A rotina de estudos da graduação em Ciência de Dados requer dedicação por parte do estudante. Ele deve ser organizado e estabelecer um cronograma para acompanhar os conteúdos das aulas, respeitando os prazos estabelecidos pela instituição de ensino.

Essa organização vai além do tempo dedicado aos estudos. É preciso ter atenção aos trabalhos que devem ser entregues, às tarefas que precisam ser cumpridas, às aulas a serem assistidas, aos fóruns de discussão, projetos, entre outras atividades propostas pela faculdade.

Por ser uma formação em Tecnologia, é indispensável que a rotina de estudos extrapole o conteúdo disponibilizado pelos professores. Quem quer seguir carreira nessa área precisa criar o hábito de pesquisar e acompanhar aquilo que vem acontecendo no mercado, desde a graduação.

As empresas de tecnologia e Data Analytics (análise de dados) são boas referências nesse sentido. Então, siga o blog ou perfil nas redes sociais de startups de tecnologia e Big Data, de empresas de consultoria em analytics, de centros de inovação em data science, entre outros.

Revistas como ABEInfo também são uma excelente fonte de pesquisa. Mas é bom estudar mais sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), acompanhar o site do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e também do Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e tecnológicos (CNPq).

Tudo aquilo que complementar a formação em Ciência de Dados é muito bem-vindo para o estudante manter seus conhecimentos atualizados, conferir as movimentações do mercado e aproveitar as oportunidades de carreira.

Quais as modalidades de estudo para Ciência de Dados?

A faculdade de Ciência de Dados tem uma grade curricular versátil, que funciona bem tanto na modalidade presencial quanto a distância. Sendo assim, você pode optar por estudar em sala de aula ou cumprir as disciplinas pela internet.

Antes de decidir, só é bom entender como cada modalidade de ensino funciona para identificar qual se encaixa melhor em suas necessidades, expectativas e rotina. De qualquer forma, você terá acesso a uma formação acadêmica de qualidade nas duas opções.

Quem escolhe estudar a distância não fica em desvantagem em relação aos que estudam no presencial. O plano pedagógico é desenvolvido pensando no melhor aproveitamento do estudante para que ele consiga aprender mesmo sem ter contato direto com o professor.

A dinâmica do curso a distância em Ciência de Dados é diferenciada, mas a qualidade é a mesma. Além disso, não há diferença em relação ao diploma. As oportunidades são iguais para quem faz Bacharelado ou Tecnólogo, presencial, semipresencial ou 100% online.

Ciência de Dados EAD

A graduação em Ciência de Dados EAD é aquela em que a grade curricular é cumprida pela internet. O estudante não precisa comparecer à faculdade para realizar as atividades, pois tudo fica disponível em um ambiente virtual de aprendizagem.

Esse ambiente funciona como uma sala de aula online. Nele, são disponibilizados os conteúdos para o aluno estudar e as aulas gravadas, que podem ser acessadas no momento mais conveniente para a rotina do estudante.

A instituição libera as matérias e as atividades para serem cumpridas conforme o calendário do semestre. As provas podem ser feitas nesse mesmo ambiente virtual, mas pode ser que a faculdade as aplique de forma presencial. Quando isso for necessário, é só fazer o agendamento no polo em que a matrícula foi realizada e ir até lá realizar a avaliação.

Embora não exista contato presencial com professores e colegas, na modalidade EAD é possível interagir por meio de mensagens, de fórum e por e-mail. A faculdade também disponibiliza um canal de contato com a tutoria para esclarecer dúvidas de uma forma bem fácil.

Ciência de Dados Presencial

O curso de Ciência de Dados presencial é o modelo tradicional oferecido por uma faculdade ou universidade. É quando o aluno precisa estar em sala de aula para cumprir a carga horária e receber o diploma no final da graduação.

Tanto as disciplinas teóricas quanto as práticas são realizadas no formato presencial. Mas a instituição de ensino ainda pode manter um ambiente virtual de aprendizagem para atividades complementares, disciplinas optativas, biblioteca virtual e acesso à secretaria virtual, por exemplo.

Ciência de Dados Semipresencial

A graduação em Ciência de Dados semipresencial é um formato híbrido. Trata-se da modalidade a distância, com atividades presenciais.

Algumas disciplinas ficam no ambiente virtual de aprendizagem para serem cumpridas pela internet, enquanto as demais são cursadas em sala de aula. Então, o estudante precisa ir até a faculdade em alguns dias da semana, conforme estabelecido pela instituição.

Essa modalidade traz flexibilidade à rotina do estudante, além de proporcionar momentos de trocas com professores e colegas. Também é possível utilizar a estrutura da faculdade, como seus laboratórios, para as atividades práticas.

Qual a duração e as matérias do curso de Ciência de Dados?

A duração do curso de Ciência de Dados depende do tipo de formação escolhida. No caso do Bacharelado, são necessários 8 semestres (4 anos) para receber o diploma, em média. Já no Tecnólogo, a duração pode variar entre 4 e 6 semestres (2 a 3 anos).

É por isso que a grade curricular sofre algumas variações entre essas duas formações. Mas, como explicamos, não há prejuízo na qualidade de ensino no curso Tecnólogo. O conhecimento exigido para se tornar um cientista de dados está presente nos dois planos pedagógicos.

Nos primeiros meses de faculdade, o estudante cursa disciplinas de introdução, que formam a base necessária para um aprendizado mais profundo na área.

Essas disciplinas iniciais costumam envolver Matemática, Estatística e Programação — esta última para entender muito bem os algoritmos, sua lógica de operação e a maneira como eles podem ser utilizados na modelagem de dados.

Depois vêm as disciplinas mais específicas, que envolvem Estatística na Análise de Dados, Desenvolvimento de Banco de Dados, Redes Neurais, Processamento de Linguagem Natural e Data Mining (mineração de dados).

A seguir, apresentamos as matérias do curso Tecnólogo em Ciência de Dados divididas por semestre, para você entender como essa graduação é organizada.

1º semestre

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Linguagem de Programação;
  • Lógica e Matemática Computacional;
  • Programação Orientada a Objetos para Dados;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

2º semestre

  • Arquitetura de Dados;
  • Bancos de Dados em Nuvem;
  • Estrutura de Dados;
  • Geometria Analítica e Álgebra Vetorial;
  • Modelagem de Dados;
  • Projeto de Extensão I — Ciência De Dados.

3º semestre

  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Otimização e Pesquisa Operacional;
  • Probabilidade e Estatística para Análise de Dados;
  • Processamento de Linguagem Natural — Nlp;
  • Segurança de Dados.

4º semestre

  • Análise Exploratória de Dados;
  • Engenharia de Dados;
  • Fundamentos da Inteligência Artificial;
  • Machine Learning I;
  • Projeto De Extensão II — Ciência De Dados;
  • Repositório de Dados — Optativa.

5º semestre

  • Bancos de Dados Não Relacionais;
  • Data Mining;
  • Machine Learning II;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Redes Neurais e Deep Learning.

Quais as possibilidades de especialização em Ciência de Dados?

Após cursar Ciências de Dados, o profissional formado pode fazer uma especialização para se aprofundar em uma das disciplinas dessa graduação, como Estatística. Ele também pode entrar em um mercado em ascensão, como da Inteligência Artificial ou Aprendizado de Máquina.

O cientista de dados também pode se especializar em Cibersegurança ou trabalhar com privacidade e dados. Essas são duas áreas que se relacionam e estão em alta, devido às demandas crescentes do mercado e do aumento da maturidade virtual das empresas e outras organizações.

Outra área de especialização é a de Business Intelligence (BI), incluindo a alternativa de analista de inteligência de negócio. Para quem prefere programação, um curso de Engenharia de Software é muito válido.

Quais as principais áreas para recém-formados?

Para quem acabou de se formar na faculdade de Ciência de Dados, é interessante escolher uma área de atuação que esteja em alta, como Inteligência Artificial ou Cibersegurança.

As demandas de mercado têm crescido bastante, porque as empresas estão procurando pela IA para otimizar seus próprios processos com base em dados. Enquanto isso, precisam de especialistas em cibersegurança para protegerem melhor seus dados e de clientes.

O setor de varejo também utiliza os dados de uma forma muito intensa. É possível conhecer melhor o mercado e o consumidor para traçar estratégias de marketing e vendas mais acertadas. O mercado financeiro é outro que trabalha com dados, e é uma boa alternativa para quem acabou de se formar.

Os cientistas de dados também encontram oportunidades no setor de tecnologia, logística, saúde, no agronegócio, no jurídico, no de comunicação e até mesmo em órgãos públicos.

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Para saber se é melhor fazer a faculdade de Ciência de Dados em uma instituição pública ou privada, você precisa analisar as características de cada uma. Como são realidades diferentes, é importante pensar em prós e contras e nas suas próprias necessidades e preferências.

Faculdade pública

A faculdade pública é aberta para qualquer pessoa. Ela não tem mensalidades, então, você pode fazer o curso superior em Ciência de Dados sem ter que pagar nada por isso. No entanto, a gratuidade faz com que as vagas sejam muito concorridas.

O processo seletivo costuma ser rigoroso e ter uma grande procura. Isso acaba deixando muita gente de fora, por não ter vaga suficiente para todos. Outra desvantagem é que as instituições gratuitas dependem de investimentos do governo e de políticas públicas.

Ainda pode acontecer de você não encontrar a estrutura que esperava para fazer a sua faculdade, ou de enfrentar uma greve — algo que faz parte da realidade do ensino público. Quando acontece, ela acaba atrasando um pouco o ano letivo e fazendo com que os estudantes se formem além da data prevista.

Faculdade privada

A faculdade privada de Ciência de Dados é uma instituição de ensino mantida por um órgão particular. É uma empresa do setor de educação que oferece graduações diversas mediante o pagamento de uma mensalidade.

A grande vantagem das faculdades privadas é a sua estrutura. Como os estudantes pagam para estarem matriculados, esses valores são convertidos em benefícios, como laboratórios mais completos, equipamentos de ponta e materiais continuamente atualizados.

Eles garantem uma boa qualidade de ensino e mais possibilidades para o corpo docente atuar. Os professores são grandes especialistas em suas áreas — mestres e doutores com credibilidade no mercado. Por isso, os estudantes têm acesso a um conteúdo e uma formação alinhada com as demandas do momento e tendências do setor.

Para muita gente, a desvantagem da faculdade privada é ter que pagar para fazer o curso de Ciências de Dados. Como se trata de uma instituição particular, no entanto, ela tem liberdade para implementar programas e estratégias que facilitam o acesso às vagas.

São ofertados descontos e bolsas de estudos com um abatimento significativo no valor das mensalidades. Além disso, ingressar em uma faculdade particular é mais fácil. A oferta de vagas é ampla e você não vai encontrar dificuldade para se matricular.

Quanto custa a graduação em Ciência de Dados?

A graduação em Ciência de Dados é um curso muito acessível, já que as mensalidades podem começar em R$ 129,00*, ainda que existam cursos no mercado que custem mais de R$ 2.000 por mês.

As mensalidades mais em conta são as dos cursos a distância e para formação de Tecnólogo. Além disso, o valor varia em função da própria instituição e da região onde ela está localizada. Afinal, o preço é calculado com base no custo de vida do lugar.

Seja qual for a mensalidade, as faculdades disponibilizam descontos e bolsas de estudo, como você verá a seguir.

Bolsa de Estudos

As bolsas de estudos são um incentivo oferecido pelas faculdades privadas para pessoas de baixa renda ou grupos especiais, como militares e servidores públicos.

Cada instituição de ensino cria seus próprios programas de bolsas e regras de participação. Há casos em que o desconto acontece ao longo do curso inteiro e, em outros, ele incide na matrícula ou primeiras parcelas da mensalidade.

Existem também os descontos oferecidos para aqueles que pagam a mensalidade antes do prazo. Algumas faculdades ainda utilizam a nota do Enem para fazer a matrícula, e o estudante pode receber uma bolsa de estudos com desconto equivalente à nota tirada no exame.

Nas faculdades públicas não há bolsas de estudos, mas são disponibilizadas as cotas, que reservam uma quantidade determinada de vagas para pessoas negras e população indígena.

Como entrar em Ciência de Dados?

Você pode ter três formas de realizar o processo seletivo para entrar na faculdade de Ciência de Dados. As alternativas são fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou realizar o vestibular da instituição de ensino.

Enem

A nota do Enem também é aceita por muitas faculdades particulares para o curso de Ciência de Dados. Dependendo do desempenho do estudante no exame, ele não precisa fazer o vestibular da instituição de ensino.

O Enem é um exame que testa os conhecimentos obtidos pelos estudantes ao longo do ensino médio. Atualmente, ele funciona como um vestibular a nível nacional, e a sua nota é utilizada para participar de programas públicos de ingresso à universidade, como o Sisu.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, coordena a relação das vagas disponíveis nas faculdades e os candidatos interessados por elas. Gerenciado pelo Ministério da Educação, permite que as instituições lancem suas vagas e que os estudantes se inscrevam.

A seleção é feita de forma automática, com base na nota obtida pelos candidatos. Aqueles que tiverem uma pontuação mais alta vão ocupando as primeiras posições na lista de vagas, até que elas estejam esgotadas.

Vestibular

O vestibular para Ciência de Dados é uma das formas de ingresso realizada pelas faculdades particulares. Elas organizam uma prova para testar o conhecimento dos estudantes, e aqueles que têm o melhor desempenho são selecionados para as vagas disponíveis.

Atualmente, é possível fazer essa prova de uma forma mais prática. Algumas faculdades disponibilizam o vestibular online, e outras dão a opção do vestibular agendado.

Quais as exigências para se formar em Ciência de Dados?

Para se formar na faculdade de Ciência de Dados é preciso cumprir a carga horária do curso. É necessário assistir às aulas, online ou presenciais, entregar as atividades obrigatórias, fazer as avaliações e trabalhos, participar de projetos e outras exigências, como estágio, Enade e TCC.

Estágio obrigatório

Para obter o diploma de graduação em Ciência de Dados, não é preciso realizar o estágio obrigatório. Essa é uma prática reconhecida pelo Ministério da Educação e que não minimiza a qualidade do ensino obtido nessa faculdade. Conforme a Lei nº 11.788/2008, nem sempre o estágio é obrigatório:

Art. 2.º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso”.

As práticas da faculdade acontecem ao longo do curso por meio de atividades, como a elaboração de projetos. Esses momentos possibilitam ao estudante entender como o conhecimento teórico funciona na prática, solucionando questões e problemas que serão enfrentados no dia a dia.

Mas o estudante tem liberdade para realizar o estágio não obrigatório que, segundo a mesma lei, é “aquele desenvolvido como atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória”. Ele é um diferencial no currículo e pode ser aceito como experiência profissional pelas empresas.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) não soma pontos no desempenho acadêmico dos alunos, mas precisa ser cumprido para que eles possam receber o seu diploma, conforme as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP):

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de Bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

O objetivo do Enade é avaliar a qualidade dos cursos de graduação por meio do rendimento dos estudantes. A avaliação é aplicada pelo Inep e a nota obtida pelos estudantes é um dos resultados utilizados para fazer o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

Um detalhe sobre o exame é que nem todas as turmas da faculdade de Ciência de Dados precisam realizar o Enade todos os anos. O Inep estabelece quais graduações passarão por essa avaliação:

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de Bacharelado e Licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação”.

TCC de Ciência de Dados

O Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC, é uma monografia realizada pelo estudante abrangendo os conhecimentos que ele obteve ao longo da graduação. Conforme o Ministério da Educação, esse trabalho pode ou não ser obrigatório:

As Diretrizes Curriculares de cada curso definem a obrigatoriedade ou não de elaboração de trabalho de conclusão de curso. A instituição de ensino deverá regulamentar as normas e os procedimentos e dar conhecimento ao aluno.

Por isso, é importante se informar na instituição de ensino em que você fizer a matrícula se no curso de Ciência de Dados disponibilizado por ela é ou não obrigatória a realização do TCC. Se for, é fundamental entregar o trabalho no prazo, porque ele conta como horas na grade curricular.

Vale a pena se formar em Ciência de Dados?

Escolher a graduação em Ciência de Dados vale muito a pena porque o mercado de tecnologia está em busca de profissionais. Segundo um estudo feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até 2025, a demanda no Brasil será de 797 mil especialistas da área de Tecnologia.

Outro dado interessante que mostra como esse mercado está crescendo é o relatório Data Age 2025, realizado pela International Data Corporation (IDC). Segundo esse relatório, também para o ano de 2025, é estimado que sejam gerados 175 zettabytes de dados no mundo, equivalendo a 175 trilhões de gigabytes.

Todos esses dados podem ser utilizados de alguma forma para gerar oportunidades a empresas e promover melhorias na sociedade. E são os cientistas de dados que vão contribuir com a realização desses objetivos.

Salário

O salário do cientista de dados é tão atrativo quanto a demanda de mercado por esse profissional. A média salarial está em torno de R$ 8.448,48* em uma jornada de 41 horas de trabalho semanais.

A faixa salarial do cientista de dados inicia com pouco mais de R$ 7.000,00* e pode alcançar o teto de R$ 17.775,71*. Por isso, fazer o curso de Ciência de Dados é um investimento que realmente compensa em função do seu retorno, bem mais rápido em relação a outras áreas.

Investimento Vs Retorno

O investimento em uma faculdade de Ciência de Dados traz um retorno muito grande porque, como você viu, é possível encontrar mensalidades iniciais por menos de R$ 200,00. E logo no começo da carreira é possível obter um salário alto.

Um matemático londrino especializado em Ciência de Dados, Clive Humby, disse em 2006 que os “dados são o novo petróleo”. Independentemente dessa relação, o volume de dados é cada vez maior, sendo necessários profissionais aptos para auxiliar na sua mineração para tomadas de decisão em diferentes níveis.

Aqueles que se dedicarem à formação, inclusive buscando especializações em áreas estratégicas e com alta demanda, terão as melhores oportunidades. São várias as possibilidades para seguir carreira e muitos ambientes diferentes para atuar.

Os cientistas de dados podem trabalhar:

  • nos setores de organizações de tomada de decisão baseada em dados;
  • em centros de pesquisa e inteligência artificial;
  • em empresas de visualização de dados;
  • em órgãos reguladores de privacidade de dados;
  • em institutos de pesquisa e mineração de dados.

As oportunidades estão tanto no setor privado quanto em órgãos públicos. Ainda há a possibilidade de empreender ou atuar como profissional liberal. Mas, seja qual for o caminho escolhido, não se esqueça da importância de escolher uma instituição de ensino de qualidade, para ter uma formação alinhada ao mercado.

Por que cursar Ciência de Dados na Anhanguera?

Fazer a faculdade de Ciência de Dados na Anhanguera garante a você o diploma em apenas 5 semestres. Você pode fazer o curso de Tecnólogo na modalidade a distância para facilitar a rotina de estudos, mesmo com uma agenda repleta de compromissos.

A grade curricular é completa para você obter capacitação em capturar dados, estruturar e analisar as informações em diferentes formatos. O curso ensina a detectar padrões, traços comportamentais, tendências e criar materiais, como gráficos, algoritmos e relatórios com base em um grande volume de dados.

O curso de Ciência de Dados da Anhanguera é muito completo e envolve disciplinas fundamentais, como:

  • Aprendizado de Máquina;
  • Inteligência Artificial;
  • Redes Neurais;
  • Estatísticas;
  • Probabilidade;
  • Cálculo Diferencial.

Aqui na Anhanguera, a sua formação é acompanhada de perto, garantindo o melhor aproveitamento dos conteúdos do curso. Sem falar que a avaliação acontece de forma continuada, considerando todo o seu esforço e rendimento ao longo dos semestres.

Você pode ingressar na faculdade de Ciência de Dados da Anhanguera usando a sua nota do Enem ou fazendo o vestibular online. Além disso, é possível pedir transferência externa ou cursar a sua segunda graduação, eliminando matérias que já estudou.

A faculdade de Ciência de Dados é uma ótima escolha para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso. No curso da Anhanguera, você ainda conta com um diferencial: ter um diploma de uma instituição de ensino tradicional, com credibilidade no mercado, garantindo maiores oportunidades.

Gostou da ideia? Comece agora a trilhar o seu futuro. Faça sua inscrição para o vestibular da Anhanguera e garanta sua vaga na faculdade de Ciências de Dados!

*Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados