Engenharia Mecânica: Saiba tudo desse curso

engenharia-mecanica

O curso de Engenharia Mecânica é uma das opções mais populares entre os cursos de Engenharia.  E essa alta procura tem uma razão: a faculdade de Engenharia Mecânica forma profissionais com alta demanda no mercado de trabalho, devido a versatilidade de atuação e importância de suas funções. 

O engenheiro mecânico é o profissional responsável por projetar e desenvolver qualquer tipo de sistema mecânico. Isso inclui sistemas de máquinas e equipamentos específicos, principalmente nas indústrias. 

Se você se interessa por essa graduação, mas deseja entender mais sobre ela antes de prestar vestibular, preparamos um post especial com tudo sobre o curso de Engenharia Mecânica. 

Como é o curso de Engenharia Mecânica?

O curso de Engenharia Mecânica tem 5 anos de duração, com carga horária total de 3.420 horas, e pode ser feita nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

Essa faculdade apresenta disciplinas básicas e essenciais para todo o tipo de Engenharia, como Cálculo, Química, Física e Computação, e disciplinas específicas para Engenharia Mecânica como Gestão da Manutenção, Processos de Fabricação e Usinagem.

É possível considerar que todo aluno formado em engenharia tenha conhecimentos semelhantes, sendo que as informações mais específicas são adquiridas a partir do meio do curso.

Depois de formado, o aluno será capaz de criar e desenhar peças, dispositivos, maquinários e ferramentas, inspecionar linhas de produção, realizar controles de qualidade, etc.

Estudantes em aula de química com microscópios
Os alunos de Engenharia Mecânica estudam Química e outras disciplinas

Quais os tipos de Graduação em Engenharia Mecânica?

A graduação em Engenharia Mecânica é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Bacharelado.

Bacharelado em Engenharia Mecânica

O Bacharelado em Engenharia Mecânica é para quem gosta de projetar e desenvolver sistemas mecânicos.

Esse tipo de curso oferece uma visão ampla da área de engenharia, mas com conhecimentos específicos e aplicados para a área da mecânica, obtendo uma visão integradora do trabalho desses profissionais, que trabalham mais com maquinário e equipamentos do que com projetos de construção civil, apesar de também existirem funções neste setor.

Alunas com professor avaliando equipamento mecânico
O curso de bacharelado é ideal para quem gosta de sistemas mecânicos

Licenciatura em Engenharia Mecânica

A Licenciatura é um tipo de graduação buscado por profissionais que desejam se preparar para atuar como professores. Em Engenharia Mecânica, não há um curso específico de Licenciatura, mas as disciplinas estudadas durante o curso desenvolvem conhecimentos que permitem o profissional lecionar matérias de exatas para ensino fundamental ou médio, tais como: trigonometria, equações, cálculos, física teórica, etc.

Mas para que isso seja possível, é necessário que o profissional busque por uma formação pedagógica após a graduação de Engenharia. Só assim ele será habilitado para dar aulas.

Tecnólogo em Engenharia Mecânica

Atualmente não existe Tecnólogo em Engenharia Mecânica. Nesse formato, o curso que mais se aproxima é o Curso Superior de Tecnologia Mecânica, que tem aproximadamente 6 semestres de duração e tem a grade curricular mais específica e direcionada a demanda da área de trabalho. 

O curso de Engenharia Mecânica é bom?

O curso de Engenharia Mecânica prepara os alunos para atuar em uma área que está sempre em constante mudança. Os avanços tecnológicos para criação de novos maquinários e acompanhamento de desempenho são os principais influenciadores dessas mudanças.

Quem tem interesse em trabalhar na área, e gosta de tecnologia, será preparado durante o curso de Engenharia Mecânica para trabalhar com softwares de alto nível, análise de dados, entre outros.

Para os futuros engenheiros que preferem trabalhar com gestão de equipe, cálculos diretos e projeção de solução, esse curso também é uma excelente opção.

Ao término do curso, o aluno se torna um profissional completo, que além de projetar e desenvolver qualquer tipo de sistema mecânico, também poderá ajudar a construir soluções mais modernas e tecnológicas a partir da análise de risco, de dados e uso de software.

Equipe desenvolvendo projeto de mecânica em fábrica
Os profissionais de Engenharia Mecânica trabalham com softwares para desenvolver projetos

O curso de Engenharia Mecânica é aprovado no MEC? 

A graduação em Engenharia Mecânica é, sim, aprovada pelo MEC, mas é fundamental consultar se a instituição de ensino que você quer escolher tem autorização para oferecer esse curso.

Ser aprovado pelo MEC é requisito essencial para o seu diploma no curso de Engenharia Mecânica ser respeitado no mercado de trabalho. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Aprovação do curso de Engenharia Mecânica no Mercado

O curso de Engenharia Mecânica é uma das opções mais buscadas na área de Engenharia. Essa profissão se tornou crucial para uma ampla gama de aplicações e funções em diversas indústrias e setores, se tornando essencial para projetar, analisar, desenvolver e manter sistemas mecânicos, máquinas e dispositivos que envolvem movimento e energia.

Os engenheiros mecânicos são frequentemente requisitados em diversas indústrias, como a automotiva, de energia, aeroespacial, entre outras.

Dois profissionais trabalhando em campo eólico ao pôr-do-sol
Os engenheiros mecânicos podem trabalhar no setor de energia

E para os profissionais já formados em Engenharia Mecânica, além da preocupação em fazer a graduação em uma faculdade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), é necessário se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). 

Somente após o registro no CREA é que o profissional se torna Engenheiro e estará no legítimo exercício da profissão, conforme Lei 5194/66

Qual o perfil ideal do aluno de Engenharia Mecânica?

Veja qual o perfil ideal o aluno de Engenharia Mecânica deve ter para se adequar ao mercado: 

Raciocínio lógico

O raciocínio lógico é a capacidade de resolver problemas a partir da lógica, entendendo a relação entre os fatores e encontrando a melhor solução a partir dela. É algo treinado durante a faculdade nas disciplinas de cálculo, matemática e outras.

Engenheiros trabalham, principalmente, com raciocínio lógico para criarem seus projetos da melhor maneira, realizarem seus cálculos e se atentar aos detalhes que esse trabalho exige. 

Gostar de cálculos

O curso de Engenharia Mecânica faz parte das Ciências Exatas e apresenta a base técnica por meio de matérias como Cálculo, Álgebra, Física e Estatística. 

Todo engenheiro mecânico trabalha com cálculos diariamente, seja cuidando de manutenções, análises, construções ou projetos de sistemas mecânicos. Por isso, é essencial saber lidar com números. 

Essa é uma habilidade que o profissional deve considerar na hora de escolher o curso, pois é algo que acompanha o estudante por toda a graduação. 

Saber trabalhar em equipe

Essa é uma habilidade comportamental essencial para qualquer profissional, inclusive os engenheiros. Engana-se quem pensa que esses profissionais podem ficar apenas fazendo seus cálculos e projetos sozinhos. 

Na verdade, todo tipo de projeto envolve mais de um profissional. Por isso, é muito importante saber trabalhar em equipe e entender a importância de cada um deles em um trabalho. 

Outro ponto essencial é saber se comunicar da melhor maneira com as pessoas, sabendo se expressar e ouvir o que os outros têm a dizer. Isso evita erros no trabalho, facilita a relação interpessoal e aumenta a produtividade. 

Prezar pelos detalhes

Na profissão de Engenheiro Mecânico, os detalhes fazem toda a diferença. Os projetos dessa área envolvem muitos cálculos e cenários sensíveis à segurança.

Por isso, ter um perfil de atenção aos detalhes é essencial para entregar resultados de qualidade.

É preciso saber desenhar?

Para os alunos de Engenharia Mecânica saber desenhar é um diferencial, mas não uma exigência. Isso porque o tipo de desenho em Engenharia Mecânica — que é chamado de desenho técnico — é bem específico.

Mas o que é desenho técnico na Engenharia Mecânica?

O desenho técnico na Engenharia Mecânica é um modo de expressão gráfica que usa símbolos, dimensões e formas para atender a várias necessidades dos profissionais.

Para o engenheiro mecânico, esse tipo de desenho é essencial para representar, com detalhes, todos os componentes de um projeto, que pode ser um motor, máquina, peça ou até um carro completo. É uma ferramenta essencial, assim como as operações numéricas.

Homem desenhando projeto de engenharia
Saber desenhar não é requisito para entrar em Engenharia, mas o aluno aprende essa habilidade em Desenho técnico

Personalidade do aluno da área de Engenharia Mecânica

Um bom aluno de Engenharia Mecânica é aquele apaixonado por máquinas. Os alunos que se destacam nesse curso, são aqueles que, muito provavelmente, gostavam de desmontar brinquedos na infância só para ver como funcionavam. 

Para ser um bom Engenheiro, gostar de Matemática, Física e Tecnologia é praticamente obrigatório. Ter bom raciocínio lógico, curiosidade e interesse por solucionar problemas também são características muito importantes para esse profissional. 

Dominar o idioma Inglês para estar sempre atualizado com relação às novas tecnologias e tendências do setor e poder concorrer a vagas em empresas multinacionais também será crucial para o sucesso nessa carreira. 

Analisar dados, planejar e executar, usando habilidades técnicas na prática, assim como trabalho em equipe, organização e liderança vão fazer parte da trajetória acadêmica e profissional do Engenheiro Mecânico.

Jovem fazendo aula de inglês online
Saber inglês é essencial para quem quer entrar em uma multinacional

Rotina de estudos para quem estuda Engenharia Mecânica

A rotina de estudos durante o curso de Engenharia Mecânica pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e com a modalidade das aulas (presencial, semipresencial ou EAD). 

Essa faculdade está entre as opções com maior tempo de duração (5 anos), assim como os demais cursos de Engenharia.

A grade curricular oferece um aprendizado amplo sobre a área, sem deixar de lado as matérias mais essenciais para a rotina de um engenheiro mecânico.

Ao final do curso, o estudante consegue participar de diferentes projetos que envolvam algum procedimento mecânico ou que utilizem maquinários específicos. O aluno também pode atuar criando projetos de equipamentos para indústria, integrando seu trabalho com o de outros profissionais. 

Para se formar, o estudante precisa fazer o estágio obrigatório, se envolvendo com algum tipo de atividade no mercado de trabalho pelo tempo mínimo exigido pela faculdade.

E para finalizar, precisa também apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizando um projeto sozinho ou em grupo, que vai atestar as habilidades adquiridas durante o curso. 

Estudantes mexendo em máquinas em fábrica
No estágio, o aluno pode testar seus conhecimentos

Quais as modalidades de estudo para Engenharia Mecânica?

Engenharia Mecânica é uma faculdade tradicionalmente presencial, mas hoje muitas faculdades já conseguem oferecer esse curso nas modalidades semipresencial ou EAD, sendo ótimas opções para quem precisa conciliar trabalho, estudo e família, sem abdicar de qualidade.

Entenda as diferenças entre as modalidades:

Curso de Engenharia Mecânica Presencial

O curso de Engenharia Mecânica presencial é a modalidade mais conhecida e a mais buscada pelos alunos. Nessa modalidade, o aluno acompanha as aulas em sala de aula, tendo contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos, os alunos precisam comparecer no mínimo a 75% das aulas, os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas e há disciplinas teóricas e práticas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Curso de Engenharia Mecânica no modelo Semi Presencial

A faculdade de Engenharia Mecânica semipresencial é feita de forma híbrida, misturando aulas presenciais e a distância.

Nessa modalidade as aulas online ficam gravadas e são disponibilizadas no mesmo formato que os cursos EAD. Já as disciplinas lecionadas em laboratórios, exigem que o aluno se desloque até a instituição para participar das aulas, o que  possibilita usufruir dos benefícios que uma graduação presencial oferece.

Curso de Engenharia Mecânica EAD

A graduação em Engenharia Mecânica EAD é 100% online e o aluno não precisa se deslocar até a faculdade. Essa modalidade cresceu muito nos últimos anos e tem atraído milhares de estudantes.

Assim como na modalidade presencial, na graduação EAD o aluno também terá todo o suporte dos tutores para tirar dúvidas, podendo ditar seu ritmo de estudos, fazendo as aulas nos horários que mais se adaptam a sua rotina.

Essa modalidade normalmente é encontrada em faculdades privadas. Isso porque o sistema público é mais burocrático, o que faz com que novas metodologias de ensino não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Uma dúvida muito comum que algumas pessoas têm é saber se o diploma do curso a distância tem o mesmo reconhecimento da modalidade tradicional. A resposta é sim. Não há diferença desse documento nessas duas modalidades e nem mesmo é mencionado qual foi a opção feita pelo aluno.

As empresas não se preocupam com a modalidade de ensino que o aluno optou na época da faculdade, desde que o profissional seja inscrito e ativo no CREA. Elas consideram a capacidade técnica e o bom relacionamento profissional, para realizar as suas funções.

Jovem garota anotando em bloco com computador ao lado
A modalidade EAD permite flexibilidade no estudo e dá um diploma igual ao do curso presencial

Qual a duração e as matérias do curso de Engenharia Mecânica?

A faculdade de Engenharia Mecânica tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos. A carga horária total da graduação é de 3.420 horas, divididas entre atividades complementares, trabalho de conclusão de curso, estágios curriculares e disciplinas práticas e teóricas. 

1º semestre (240h)

  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Química e Ciência dos Materiais;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Optativa I.

2º semestre (240h)

  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Física Geral e Experimental – Mecânica;
  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Optativa II.

3º semestre (330h)

  • Cálculo Diferencial e Integral II;
  • Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
  • Física Geral e Experimental – Energia;
  • Engenharia, Ciência e Tecnologia;
  • Projeto de extensão I-Engenharia Mecânica.

4º semestre (240h)

  • Fenômenos de Transporte;
  • Cálculo Diferencial e Integral III;
  • Pensamento Analítico e Analise de Dados;
  • Resistência dos Materiais.

5º semestre (390h)

  • Resistência dos Materiais Avançado;
  • Desenho Técnico Mecânico;
  • Administração e Economia para Engenheiros;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Projeto de Extensão II-Engenharia Mecânica;
  • Mecânica Geral Aplicada.

6º semestre (300h)

  • Elementos de Máquinas;
  • Termodinâmica;
  • Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócio;
  • Materiais de Construção Mecânica;
  • Meteorologia e Controle geométrico.

7º semestre (450h)

  • Gestão de Produção e Manutenção;
  • Fundição e Processos Siderúrgicos;
  • Transferência de Calor e Massa;
  • Manufatura Mecânica – Conformação e Soldagem;
  • Fundamentos de Eletrotécnica;
  • Métodos Matemáticos;
  • Projeto de Extensão III – Engenharia Mecânica.

8º semestre (500h)

  • Estágio Curricular de Engenharia;
  • Máquinas de Fluxo;
  • Manufatura Mecânica – Usinagem;
  • Gestão de Indicadores;
  • Comandos Hidráulicos e Pneumáticos;
  • Elementos de Máquinas Avançado.

9º semestre (430h)

  • Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Geração e Distribuição de Vapor;
  • Motores de Combustão Interna;
  • Controles de Vibrações;
  • ESG – Ambiental, Social, e Governança na Engenharia;
  • Gestão de Relacionamento com o Cliente;
  • Projeto de Extensão IV – Engenharia Mecânica.

10º semestre (300h)

  • Projetos de Máquinas;
  • Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação;
  • Optativa III;
  • Optativa IV;
  • Optativa V. 
Professor mostrando desenho de motor na lousa
Física focada em Mecânica é uma das disciplinas do curso

Quais as possibilidades de especialização em Engenharia Mecânica?

Em Engenharia Mecânica existem muitas possibilidades de especialização. A competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige dos profissionais diferenciais para se destacar.

Aqui estão algumas das principais áreas de especialização e tendências dentro da Engenharia Mecânica:

Energias alternativas na Engenharia Mecânica

A temática de energias alternativas é estratégica para qualquer modelo de negócio e não será diferente para o futuro da Engenharia Mecânica. Assim, essa é uma área que tem uma projeção de crescimento positiva e interessante. 

O Governo e as instituições privadas já estão aumentando seus investimentos no movimento de transição energética, que vai permitir a construção de mais parques de energia eólica e solar. 

Podemos esperar que haja uma intensificação dos incentivos em pesquisa para aprimorar as soluções e produção de energia renovável. 

Para o profissional que pretende atuar na área de Engenharia Mecânica, haverá muitas oportunidades de atuar na pesquisa das energias alternativas para instituições governamentais e privadas. Afinal, a temática sustentabilidade é urgente e tem sido uma estratégia de diferenciação e crescimento em diversos negócios. 

Nanotecnologia e Engenharia Mecânica

Tudo indica que a relação entre Nanotecnologia e Engenharia Mecânica continuará gerando boas oportunidades para Engenheiros. 

A engenharia mecânica é uma disciplina que lida com projeto, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos. E a nanotecnologia tem uma diversidade de aplicações na engenharia mecânica, pois melhora a performance, a durabilidade e a eficiência desses sistemas, permitindo que os processos sejam otimizados e os materiais se tornem eficientes e menos custosos. 

Um exemplo é a criação de materiais compósitos com características melhoradas, como maior resistência, leveza e durabilidade. Na engenharia mecânica, esses nanocompósitos podem ser usados para fabricar peças de automóveis, aeronaves e outras máquinas, melhorando a performance e reduzindo o peso total do sistema. 

Pessoa mexendo em equipamento nano com pinça
A nanotecnologia é um bom campo para o engenheiro

Engenharia Mecânica na Indústria 4.0

Com as mudanças proporcionadas pela Indústria 4.0 para o processo de produção na fabricação, nas fábricas e na operação de máquinas, surge também o conceito de Engenharia Mecânica na Indústria 4.0

Essa nova era aparece para atender às necessidades de um mercado bastante dinâmico, que exige mais eficiência e rapidez em diversos processos. Do chão das fábricas à gestão de projetos, muitas ferramentas passaram a fazer parte do dia a dia do engenheiro mecânico como: robôs que ajudam no trabalho das linhas de produção e programas de construção de modelos 3D e de desenho técnico. 

Essas tendências impactam diretamente na atuação dos Engenheiros Mecânicos, demandando pessoas mais qualificadas e que sejam aptas para lidar com novos aparatos tecnológicos. É preciso deixar tarefas repetitivas de lado para atuar em campos mais estratégicos. 

Esse cenário aponta para um futuro com excelentes oportunidades de crescimento na área, principalmente em ramos de tecnologia da informação

Engenharia Mecânica Automotiva

A Engenharia Mecânica Automotiva tem como foco principal a manutenção de automóveis. Os profissionais que trabalham nesse ramo são capacitados para oferecer manutenção preventiva e corretiva, auxiliando no conserto de sistemas. 

A Mecânica Automotiva também abrange o desenvolvimento de processos e produtos, atuando na atualização de veículos novos e antigos. O objetivo é fazer um estudo que possibilite identificar e revisar limitações e problemas que possam comprometer o bom funcionamento do carro. 

É importante ressaltar que, quando se fala em Engenharia Mecânica Automotiva, o ramo não abrange apenas os automóveis, mas também os caminhões, os ônibus e até veículos utilizados na agricultura e em indústrias. 

Engenharia Mecânica Aeronáutica

A Engenharia Mecânica Aeronáutica é o campo da Engenharia responsável pela projeção, fabricação e manutenção de aeronaves. Como esses veículos aeroespaciais — aviões, helicópteros, planadores, etc. — são complexos em sua composição, o domínio de conhecimentos mecânicos, físicos e dinâmicos são imprescindíveis. 

Na área de projeto, o engenheiro mecânico aeronáutico desenha as estruturas das aeronaves, define os materiais a serem usados, cria protótipos e realiza testes. Ele também planeja e implanta sistemas como motores, sensores e instrumentos de controle. Outra de suas funções, aqui, é a especificação de mecanismos de combustível, pressurização da cabine e trem de pouso. 

Vale destacar que a Engenharia Mecânica Aeronáutica é diferente das Ciências Aeronáuticas. Isso porque a segunda graduação visa formar pilotos comerciais, que podem também trabalhar na área de gestão, controle de tráfego e supervisão de equipes. 

Mecânicos trabalhando em turbina de avião
Na Engenharia Aeronáutica, é possível desenhar aeronaves, planejar sistemas e fazer testes

Quais as principais áreas para recém-formados em Engenharia Mecânica?

Um engenheiro mecânico recém-formado pode atuar em diversas áreas, sendo a mais comum dentro das indústrias, acompanhando a produção. E dentro do setor das indústrias existe uma gama de possibilidades de atuação. 

Indústria automobilística

A indústria automobilística é um dos setores que mais precisa de engenheiros mecânicos. Toda essa indústria depende de equipamentos automatizados e maquinário moderno. 

Nesse setor, o profissional precisa acompanhar de perto o funcionamento dos equipamentos. Também pode ajudar a projetar novos equipamentos para melhorar a produção, seja aumentando a produtividade ou aprimorando a segurança durante o uso. 

A indústria automobilística precisa de tecnologia de ponta. Com isso, os engenheiros mecânicos também devem desenvolver novas peças que aumentem cada vez mais a qualidade dos veículos produzidos. 

E para trabalhar com tantas funções em uma indústria, também é preciso realizar uma boa gestão de equipe, acompanhar o controle de qualidade e aprimorar a manutenção de maquinário. 

Indústria metalúrgica

A Engenharia Mecânica e a Metalúrgica possuem uma grande relação na indústria. 

O setor metalúrgico é um dos mais fortes no Brasil e demanda uma atuação direta de profissionais de Engenharia Mecânica. 

O engenheiro trabalha com maquinários e equipamentos para acompanhar a qualidade, a segurança e a manutenção de tudo o que é necessário para a empresa funcionar. 

O profissional também precisa ter conhecimentos sobre extração e manipulação de metais, armazenamento, etapas da cadeia de produção, entre muitos outros pontos.

Homem trabalhando em metalúrgica com equipamento
A metalurgia está relacionada com a Engenharia Mecânica, especialmente nos maquinários

Indústria petroquímica e energética

As indústrias petroquímica e energética são dois setores industriais muito importantes para o país, e os engenheiros conseguem trabalhar de diversas maneiras nesses mercados, atuando diretamente com grandes projetos e sua manutenção. 

É o mercado ideal para Engenheiros Mecânicos que se interessam pelo setor energético, pois trabalha diretamente com a criação de soluções para melhorar o potencial do país a partir de novas tecnologias. 

No caso do ramo petroquímico, o engenheiro mecânico pode atuar diretamente nas embarcações de petróleo, trabalhando em projetos de perfuração, extração e tratamento do petróleo. O profissional pode atuar ainda na manutenção de maquinários de grande porte. 

O engenheiro mecânico também pode trabalhar no continente, participando diretamente das etapas de pós-extração, como: processamento, tratamento, armazenamento e distribuição. Isso vale tanto para empresas públicas quanto para privadas, como redes de postos de combustíveis. 

Já no caso da indústria energética, pode atuar diretamente em companhias de energia, tanto para geração quanto para distribuição. Esse profissional acompanha a implementação e manutenção de novos maquinários, projetando novas soluções e buscando por novas tecnologias. 

Outro papel do engenheiro mecânico no setor é prezar pela segurança, sendo esse um dos pontos mais importantes de todos quando se fala nesse tipo de indústria. Por isso o profissional precisa estar sempre renovando seus conhecimentos para manter a segurança e a inovação nesse mercado. 

Empreendedorismo

Uma opção que nem todo mundo considera, mas que pode render bons frutos, é o empreendedorismo na Engenharia Mecânica. Ter seu próprio negócio possibilita ao profissional prestar serviço para outras empresas e trabalhar com diferentes projetos. 

Essa é uma ótima opção para quem tem interesse em projetar soluções, supervisionar maquinário e equipamento, participar do controle de qualidade e realizar consultorias. 

Assim, consegue contribuir com diferentes tipos de projetos e em muitas áreas do mercado. Trata-se de uma ótima maneira de usar seus conhecimentos específicos para criar seu próprio negócio e avançar nesse mercado. 

Equipe fazendo projeto de engenharia
Também é possível empreender e ter seu próprio negócio na área de Engenharia Mecânica

Setor público

As empresas privadas contam com muitas oportunidades para os engenheiros mecânicos, e o setor público também apresenta possibilidades diversas para esses profissionais. 

É possível trabalhar com indústria petroquímica diretamente na extração, assim como na geração de energia em hidrelétricas, em bases de energia eólica ou solar, e muito mais. 

Também é possível atuar com os governos, do municipal ao federal, para criação de novas soluções para a população e para as indústrias. 

Ou seja, o setor público conta com grandes possibilidades de atuação e é uma ótima opção para quem deseja conquistar uma vaga estável a partir do concurso público. 

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe ao aluno considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Estudante em biblioteca com computador
O comportamento do estudante é o que mais influencia em sua formação

Faculdade Pública em Engenharia Mecânica

A faculdade pública para Engenharia Mecânica é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo. 

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho. 

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade, o que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade. 

Faculdade Privada para Engenharia Mecânica

A faculdade privada para Engenharia Mecânica pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

No entanto, é importante pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

É importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira.

Aluna estudando em biblioteca
A faculdade privada costuma ter uma ótima infraestrutura de ensino

Quanto custa a faculdade de Engenharia Mecânica?

O custo para fazer a faculdade de Engenharia Mecânica vai variar de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão:

  • Modalidade do curso;
  • Qualidade da instituição de ensino;
  • Tempo de deslocamento;
  • Custo de transporte;
  • Gastos com alimentação;
  • Preço de material didático.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno pode cursar Engenharia Mecânica nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância, confira o valor das mensalidades na página do curso de Engenharia Mecânica no site.

O valor pago pelo aluno ainda pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou as opções de descontos na mensalidade oferecidas pelas faculdades.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Engenharia Mecânica?

Existem vários tipos de Bolsa de Estudo para o curso de Engenharia Mecânica que diminuem muito o valor das mensalidades, e permitem que o estudante consiga pagar seus estudos sem grandes dificuldades.

Na Anhanguera é possível encontrar opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam o aluno a pagar as mensalidades e realizar o sonho de conquistar um diploma de ensino superior. Confira algumas alternativas:

Enem: para alunos que efetuaram a prova a partir de 2010 e tiveram pontuação superior a 200 pontos na redação e em conhecimentos. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto.

Bolsa de incentivo: para novatos que confirmarem dificuldades financeiras;

Bolsa de primeiro semestre: desconto de 20% nas mensalidades do primeiro semestre;

Bolsa servidores públicos e militares: desconto de até 30% para esses profissionais ou para o cônjuge ou filhos de até 24 anos;

Bolsa transferência: alunos provenientes de outras instituições recebem desconto de 60% até o final da graduação presencial. Já na modalidade a distância a redução é de 30% do incentivo;

Matrícula antecipada: quem optar por antecipar o valor da matrícula no momento do vestibular não paga a taxa deste processo seletivo;

Desconto pontualidade: concedido para alunos da modalidade EAD que pagarem a mensalidade até o 5° dia útil do mês;

Prêmios: quem indica um amigo, ganha um desconto na mensalidade como prêmio se o indicado se matricular na Anhanguera. 

Celular com tela do Enem em cima de caderno
A nota do Enem pode ser usada para ganhar descontos na Anhanguera

Como entrar em Engenharia Mecânica?

Existem várias maneiras de se matricular em Engenharia Mecânica. Na maioria das faculdades é possível se inscrever utilizando a nota do Enem, além da possibilidade de fazer o vestibular da própria instituição.

Enem

Para ingressar no curso de Engenharia Mecânica utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Para isso é preciso ter efetuado a prova a partir de 2010 e ter uma pontuação superior a 200 pontos na redação e em conhecimentos. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto.

Se o aluno se enquadrar nesses requisitos, na hora de se inscrever para o curso, ele só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade no FALE CONOSCO em nosso site, ou na secretaria da unidade Anhanguera de seu interesse! 

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de Engenharia Mecânica.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. 

Jovem com celular com tela do Sisu
O Sisu é uma forma de entrada na faculdade

Vestibular para Engenharia Mecânica

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Engenharia Mecânica acontece das duas formas: 

Vestibular presencial

O vestibular para Engenharia Mecânica no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. Para realizá-la, é preciso se inscrever pelo site da Anhanguera. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

O vestibular online para Engenharia Mecânica acontece de maneira 100% online. O aluno tem apenas 1 hora para concluir a prova e somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, é muito importante conferir com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados. 

Homem estudando com computador em cima de mesa
O vestibular online é uma opção para fazer o processo seletivo da faculdade

Quais as exigências para se formar em Engenharia Mecânica?

As exigências para se formar em Engenharia Mecânica podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Engenharia Mecânica

O estágio obrigatório para Engenharia Mecânica deve ser realizado a partir do oitavo semestre do curso. Essa é uma excelente oportunidade para colocar em prática alguns dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

É recomendado que o contato para estágio não seja feito de última hora com as empresas. O ideal é que no decorrer do curso, o aluno faça pesquisas em lugares que poderá estagiar, pois, sem isso, não receberá o diploma. 

O estágio supervisionado oferece outras vantagens para o aluno de Engenharia Mecânica. Além da experiência prática obtida nesse período, o aluno também pode garantir sua vaga no mercado, caso seja convidado para continuar como funcionário da empresa em que estagiou.

Enade para Engenharia Mecânica

Para os alunos concluintes do curso de Engenharia Mecânica que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Engenharia Mecânica

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Engenharia Mecânica é desenvolvido nos últimos dois semestres da faculdade e articula os conhecimentos teóricos aos práticos.

Com auxílio de um professor orientador, o aluno escolhe determinado tema de sua área e realiza uma pesquisa aprofundada, além de normalmente explorar esses conhecimentos por meio de um projeto.

O objetivo é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante o curso. O resultado desse trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, também é necessário ser apresentado para uma banca de avaliadores. 

Aluna apresentando trabalho de engenharia
O TCC é um dos requisitos para se formar na faculdade

Vale a pena se formar em Engenharia Mecânica?

Ao se formar em Engenharia Mecânica você tem boas perspectivas profissionais, tanto no setor público como no privado. Com vários setores demandando por profissionais dessa área, é possível encontrar opções de vagas de emprego na indústria metalúrgica, automobilística, petroquímica, entre outras. 

E como empreendedor, é possível trabalhar como autônomo, gerenciando projetos e realizando consultorias. 

Falando ainda especificamente da Indústria Automobilística, segundo levantamento do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) apresentado ao G1, a Engenharia Mecânica é considerada destaque e uma área chave para esse segmento. 

“Em constante transformação para inovar e ser parte das grandes movimentações globais, a área (Engenharia Mecânica) é uma das mais envolvidas no desenvolvimento da eletromobilidade. Até 2026, é esperada uma frota com mais de 100 milhões de veículos elétricos no mundo”

FIEP

Esse dado mostra o quanto se formar em Engenharia Mecânica ainda vale a pena. Afinal, são exatamente esses profissionais os responsáveis por projetar e desenvolver sistemas de propulsão elétrica, baterias de alta eficiência, de recarga e de gerenciamento de energia. Também lidam com desafios técnicos, como otimização de eficiência, redução de peso e melhoria da aerodinâmica dos veículos elétricos.

Mulher supervisionando produção de carros
O setor automobilístico é um dos mais promissores para quem se forma na área

Salário para formados em Engenharia Mecânica

O salário de um profissional de Engenharia Mecânica pode variar muito conforme o setor em que está inserido.

Veja a média do salário de alguns dos principais cargos para profissionais formados nessa área:

  • Engenheiro Mecânico Automotivo: R$9.313,09*
  • Engenheiro Mecânico Industrial: R$9.296,44*
  • Engenheiro Naval: R$11.614,26*

*Fonte: salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Engenharia Mecânica

Durante a graduação de Engenharia Mecânica é possível estagiar, fazer networking e aperfeiçoar a prática profissional, e com um mercado em alta e salários acima da média, a possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação é muito grande, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade. 

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem especialização, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores.

Veja também: descubra como é o curso de Engenharia Mecânica na Anhanguera!

Por que cursar Engenharia Mecânica?

Conforme mostramos ao longo do texto, a faculdade de Engenharia Mecânica forma profissionais aptos a atuarem em diferentes áreas, potencializando as chances de empregabilidade nas indústrias e segmentos que o aluno mais se identifica.

E agora que você já entendeu da rebimboca até a parafuseta sobre esse curso, a Anhanguera está aqui para te ajudar a se tornar um profissional de destaque no mercado e conquistar a carreira dos seus sonhos.

Com professores conectados com o mercado e infraestrutura ideal para o estudante aplicar seu aprendizado, na Anhanguera você conta com diversas opções de bolsas de estudo e programas de incentivo para entrar no mercado.

Inscreva-se no nosso vestibular online! Estude na Anhanguera para ter acesso a um ensino de excelência, modalidades flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso! 

Venha estudar Engenharia Mecânica com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 264

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados