Faculdade de Sistemas para Internet: tudo que você precisa saber

Sistemas para Internet

O profissional formado no curso de Sistemas para Internet pode atuar em várias áreas do mercado de tecnologia e ocupar cargos indispensáveis na era da transformação digital. Não por acaso, empregabilidade e salários atrativos são os pontos favoráveis para quem tem o sonho de trabalhar com tecnologia nos tempos atuais.

Se você faz parte desse grupo, precisa conhecer a faculdade de Sistemas para Internet. Por ser uma formação de curta duração, o curso também é destinado a quem já está no mercado de trabalho e quer obter uma base técnica e de conhecimentos gerais sobre desenvolvimento de sites, aplicativos para celular e outras soluções digitais.

Que tal conhecer mais o curso? Continue a leitura se você quiser saber mais sobre Sistemas para Internet e o mercado de trabalho para quem se forma.

Como funciona o curso de Sistemas para Internet?

O curso de Sistemas para Internet tem o objetivo de preparar profissionais aptos a atuar em carreiras para o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas digitais, como sites, lojas virtuais, banco de dados, aplicativos, redes internas de empresas e ambientes de armazenamento de dados.

Durante a graduação, o aluno desenvolve uma bagagem de conhecimentos sobre linguagem de programação, direito cibernético, segurança de dados e lógica computacional.

Quais são as habilidades desenvolvidas no curso?

A graduação em Sistemas para Internet oferece para o profissional uma base específica de habilidades que tornará seu serviço atraente para empresas e clientes que buscam criar, gerenciar ou atualizar sistemas digitais. Assim, o aluno tem mais chances de encontrar uma oportunidade de emprego adequada após a graduação.

A seguir, veja algumas habilidades indispensáveis para um tecnólogo em Sistemas para Internet.

  • planejar, gerenciar e executar projetos de acordo com as necessidades e os prazos para determinados cliente;
  • adquirir habilidades de programação de sistemas digitais com linguagens HTML e CSS;
  • desenvolver sistemas voltados para o formato mobile;
  • compreender e aplicar conceitos de redes e sistemas distribuídos;
  • desenvolver e administrar sistemas de comércio digital (as lojas virtuais);
  • liderar grupos e etapas de trabalhado na gestão e desenvolvimento de sistemas para internet.

Quais são as matérias de Sistemas para Internet?

As matérias do curso trabalham habilidades requisitadas pelas empresas de tecnologia no mercado de trabalho. A seguir, veja o que se estuda em Sistemas para Internet.

  • Sistemas para Internet;
  • Sistemas Operacionais;
  • Segurança Para Serviços Web;
  • Redes e Sistemas Distribuídos;
  • Programação Web Para Back-End;
  • Programação Web;
  • Linguagem Orientada a Objetos;
  • Interface e Usabilidade;
  • Direito Cibernético;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Análise e Modelagem de Sistemas;
  • Engenharia de Software;
  • Lógica Computacional;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Algoritmos e Programação Estruturada.

Qual é o tempo de formação em Sistemas para Internet?

A graduação de Tecnólogo em Sistemas para Internet é organizada em 4 semestres, com duração máxima de 2 anos. É um curso de curta duração, se comparado a formações com ênfase em Licenciatura ou Bacharelado, que levam entre 4 a 5 anos para serem concluídos.

A formação de Tecnólogo é ideal para quem está em busca entrar com rapidez no mercado de trabalho, aproveitando todas as vantagens de um diploma de ensino superior.

Qual é a modalidade do curso de Sistemas para Internet?

O curso de Sistemas para Internet é EAD, oferecido na modalidade de ensino 100% a distância na Anhanguera. Isso significa que todas as avaliações e atividades do curso ocorrem por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da faculdade, uma plataforma digital para a qual o aluno ganha acesso ao concluir sua matrícula.

Para quem quer aproveitar o ensino remoto, mas ainda não se decidiu entre EAD ou semipresencial, vale a pena conhecer algumas vantagens exclusivas da modalidade 100% a distância.

O estudante encontra o melhor EAD na Anhanguera, com tudo que precisa para fazer o seu curso de graduação. Além de interagir com colegas de turma, professores e com o tutor EAD, é possível acessar à biblioteca digital da faculdade, encontrar podcasts e filmes, receber material de apoio, assistir a videoaulas gravadas e participar das aulas ao vivo.

O estudante também tem uma flexibilidade para acompanhar as aulas de onde quiser e por meio de qualquer dispositivo, desde que tenha conexão com a internet. Sem falar da oportunidade de fazer pausas nas videoaulas, rever partes importantes e fazer anotações com tranquilidade, o que garante um controle maior sobre seu ritmo de estudos.

Vale ressaltar que as oportunidades de emprego para quem faz EAD são basicamente as mesmas para profissionais formados em cursos presenciais. A modalidade de ensino da formação não é um critério usado em seleções de emprego.

Qual é o perfil do aluno e do profissional de Sistemas para Internet?

A área de Sistemas para Internet é ampla e capacita pessoas de diferentes perfis. Porém, existe um conjunto de habilidades profissionais e características pessoais que podem ajudar o aluno durante a graduação e o dia a dia de atuação.

Um erro de muitos alunos, por exemplo, é escolher a faculdade de Sistemas para Internet apenas porque gostam de tecnologia. Mas não basta ser familiarizado com o tema ou gostar de acompanhar as novidades do mercado tecnológico para ser um profissional da área.

A paixão pela profissão, é claro, é muito importante, mas a parte técnica da atuação de um Tecnólogo em Sistemas para Internet envolve lidar com conceitos às vezes complexos de Matemática, raciocínio lógico e Computação. Além disso, existem habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, que podem fazer a diferença no desempenho profissional.

Veja, a seguir, os traços que contribuem para a carreira de um Tecnólogo em Sistemas para Internet.

Capacidade de resolver problemas

Os profissionais de tecnologia lidam de forma frequente com ajustes, prazos urgentes e desafios que exigem criatividade para arranjar soluções inovadoras. Cada desenvolvimento ou atualização de software deve ser encarado como único. Por isso, o graduado em Sistemas para Internet precisa de flexibilidade para aplicar suas competências técnicas.

Habilidades com programação

A programação é a linguagem da criação de sistemas digitais. Isso significa que todo aluno que está se preparando para o mercado de tecnologia precisa compreender as principais linguagem de programação. Ter essa familiaridade antes de entrar na graduação ajuda o estudante a se dar bem com as disciplinas do curso de Sistemas para Internet.

Familiaridade com uma segunda língua

A área de tecnologia é um mercado globalizado. Por isso, a familiaridade com uma segunda língua, de preferência o Inglês, é muito importante para que o profissional da área ultrapasse as fronteiras do mercado nacional.

Com o Inglês, fica mais fácil se manter em dia com as tendências da atuação e até incorporar uma novidade à rotina de trabalho, saindo na frente da concorrência.

Trabalho em grupo

O tecnólogo em Sistemas para Internet pode desenvolver uma carreira como autônomo, mas ainda é comum que profissionais do mercado de tecnologia atuem em departamentos de TI nas empresas, para desenvolver softwares, aplicativos e sistemas digitais dentro de uma cadeia de produção.

Essa possibilidade demanda algumas habilidades para trabalhar ao lado de colegas de trabalho, como receber e dar feedbacks, ter proatividade, liderança e responsabilidade.

Flexibilidade e dedicação

Pela sua formação abrangente, o tecnólogo em Sistemas para Internet pode atuar em diferentes cargos dentro do mercado de Tecnologia. Por isso, a capacidade de se adaptar a diferentes situações e o comprometimento com prazos e detalhes são pré-requisitos para atuar na área.

Toda empresa precisa enfrentar momentos incertos e complicados, e contar com profissionais dispostos a mudanças é uma arma valiosa. Ser capaz de reagir da melhor forma a desafios mostra criatividade e visão de negócio.

Quais são as carreiras para quem se forma em Sistemas para Internet?

Sistemas para Internet é um dos cursos superiores de curta duração da Anhanguera, mas o aluno saí da faculdade com uma base de conhecimento, metodologias e técnicas pronto para explorar diversas possibilidades do mercado de tecnologia.

As habilidades de planejar, desenvolver, implementar e atualizar sistemas digitais abre um leque muito grande no mercado de trabalho, nas mais diversas atuações. O salário médio definidos para o tecnólogo em Sistemas para Internet é de R$ 5.872,05*.

No entanto, diversos fatores podem influenciar no rendimento obtido no mercado de trabalho, principalmente em uma área tão abrangente como Sistemas para Internet.

A experiência e o nível de capacitação profissional podem contribuir para o aumento salarial, por exemplo. Além disso, as diferentes atuações que o tecnólogo em Sistemas para Internet pode desempenhar têm médias salariais diferentes.

Confira, a seguir, as principais carreiras que você pode seguir ao se formar em Sistemas para Internet.

Web Design

O profissional de Web Design é o responsável por planejar, desenvolver e realizar manutenção em sites e aplicações de Internet. É quem também deve fazer o levantamento das necessidades de cada cliente de uma empresa de softwares. Com base nas informações, o web designer cria o projeto estético e funcional do sistema digital.

Atuando com Web design, o profissional de tecnologia pode trabalhar como autônomo, sendo contratado por empresas dos mais variados ramos para desenvolver ou atualizar sites, aplicativos, sistemas internos etc. Também é possível ser alguém contratado por empresas de criação de softwares ou agências especializadas.

O web designer chega a ganhar R$ 3.428,00* no mercado de trabalho brasileiro.

Desenvolvimento Web

Os profissionais de Desenvolvimento Web também são conhecidos como programadores. São os responsáveis por construir sites, aplicativos, bancos de dados e quaisquer outras soluções digitais voltadas para os usuários da internet.

Dentro do trabalho de desenvolvimento web, é possível trabalhar como desenvolvedor Front-End ou Back-End. A programação Front-End lida com a parte visível de um software, com a qual o usuário pode interagir.

Já o desenvolvedor Back-End lida com a parte interna, ou seja, tudo que diz respeito ao funcionamento e armazenamento de dados do software.

A média salarial do programador no mercado brasileiro é de R$ 3.500,00*.

Segurança da informação

O profissional formado em Segurança da Informação deve garantir a confidencialidade, disponibilidade e autenticidade dos dados que circulam na rede interna ou externa. Para isso, é necessário gerenciar infraestrutura de Tecnologia da Informação das empresas, definir necessidades de recursos tecnológicos e fornecer suporte técnico no uso de programas computacionais.

A média salarial para o analista de segurança da informação no mercado brasileiro é R$ 4.862,00*.

Suporte ao cliente

Outra função que o profissional em Sistemas de Internet pode exercer no mercado de trabalho é como analista de suporte técnico, que fica responsável por fornecer toda a assistência aos clientes corporativos ou, até mesmo, ao usuário final de uma empresa.

O analista de suporte técnico é quem deve orientar e dúvidas de clientes, identificar, corrigir problemas ou fazer a instalação de softwares de diferentes complexidades. Esse profissional também deve estar atento às respostas obtidas com a usabilidade dos sistemas para realizar possíveis atualizações e melhorias.

A média salarial para o analista de suporte técnico é de R$ 3.141,00*.

Como está o mercado de trabalho para quem se forma em Sistemas para Internet?

A formação de Sistemas para Internet é abrangente e, no mercado de trabalho, o profissional especializado na área encontra um leque extenso de oportunidades de trabalho. Esse é, inclusive, um dos grandes atrativos da graduação.

Um dos setores mais buscados pelas empresas está relacionada, principalmente, com as atividades do desenvolvedor web e o trabalho com a segurança de dados — duas áreas que fazem parte da formação do tecnólogo em Sistemas para Internet.

A preocupação de garantir a melhor experiência para os clientes no mundo digital e o sigilo de dados pessoais leva às empresas a procurarem por especialistas do mercado de tecnologia.

Segundo os dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de tecnologia brasileiro precisará de mais ou menos 70 mil profissionais até o ano de 2024.

No entanto, isso representar um deficit de 260 mil pessoas qualificadas para o período, porque o mercado brasileiro não está formando o número suficiente de profissionais para a grande demanda de trabalho. Por sua vez, os salários podem ficar mais altos por conta da urgência por novos especialistas.

Por que estudar Sistemas para Internet na Anhanguera?

Para quem decide estudar Sistemas para Internet na Anhanguera, a faculdade oferece vantagens que enriquecem o currículo do aluno e aumentam sua chance de empregabilidade após a graduação.

Confira, a seguir, quais são os principais diferenciais da Anhanguera.

Formações exclusivas para o mercado de trabalho

Além de realizar as matérias da grade curricular, o aluno da Anhanguera pode participar de atividades extracurriculares e treinamentos voltados para o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. A seguir, veja quais são as qualificações que você vai ganhar acesso.

  • Aula Destaque: aula exclusiva com profissionais conceituados no mercado de trabalho a respeito de tendências profissionais e dicas para os novos talentos;
  • Trilhas de Carreira: certificações 100% online para desenvolver as competências que o mercado de trabalho procura e melhorar seu currículo desde a graduação;
  • Habilidades Digitais ou Estudos Dirigidos (EDs): atividades para aprender habilidades importantes na era digital, como Mindset Ágil, Design Thinking e Marketing Digital.

O aluno da Anhanguera também ganha acesso ao Canal Conecta, um portal online de empregabilidade que divulga vagas exclusivas de emprego e estágio. Ajudamos você a conquistar experiência profissional e já sair da graduação com um emprego ou com boas perspectivas de trabalho!

Sistema de avaliação focado no aluno

Os professores da Anhanguera trabalham com um sistema de avaliação continuada que visa recompensar o aluno pelo seu esforço de forma justa e contribuir para o seu aprendizado.

Os conteúdos refletem os desafios, os problemas, as práticas e soluções que o profissional vai encontra no mercado de trabalho após o período de graduação. Tanto os professores quanto os tutores EAD estão capacitados em oferecer ao aluno todo o apoio necessário em cada fase da sua formação.

Professores especialistas

Os professores da Anhanguera têm títulos de mestres e/ou doutores em suas áreas de ensino. Eles são os responsáveis por ministrar as aulas, corrigir avaliações e atividades, orientar os alunos durante a formação e elaborar os materiais de apoio.

Biblioteca virtual

Na biblioteca virtual da Anhanguera, o aluno matriculado encontra uma coleção de livros no formato digital indicados por professores em sala de aula, monografias, normas para trabalhos científicos, revistas, literatura conteúdos em vídeos e imagens etc.

Quais são as formas de ingresso?

É muito simples começar a estudar na Anhanguera! A faculdade oferece várias formas de ingresso, e você pode escolher a opção que mais favorece sua entrada no curso superior. Confira logo abaixo e faça sua escolha!

Vestibular online

Faça o vestibular da Anhanguera a distância pelo Portal Vestibulares. Você só precisa escolher o curso e a unidade da faculdade. Em seguida, na área do candidato, basta seguir as orientações para fazer a prova. Em alguns dias, você recebe o resultado!

Nota do Enem

Você também pode usar a nota do enem na faculdade Anhanguera e garantir sua vaga no curso escolhido. Para ter uma nota válida, é preciso seguir três critérios:

  • ter feito algum Enem desde 2010;
  • ter alcançado o mínimo de 200 pontos na média das provas objetivas;
  • não ter zerado a redação.

Se a pontuação corresponde aos três critérios, ótimo! Você pode usar a nota do Enem e não precisa fazer a prova do vestibular.

Transferência externa

Para fazer a transferência de faculdade, basta comparecer a uma das unidades da Anhanguera com a documentação necessária. Também fique de olho na janela de transferências da instituição de origem.

Segunda graduação

Mediante as vagas reminiscentes do processo seletivo, a Anhanguera aceita a solicitação de alunos que já tenham um diploma de curso superior e desejam fazer uma segunda graduação.

Quais são as possibilidades de bolsas de estudo e descontos na mensalidade?

A Anhanguera oferece oportunidades incríveis de estudar com bolsas de estudo ou descontos na mensalidade. Queremos ajuda todos os alunos sonham em ter um diploma de ensino superior, mas infelizmente não podem pagar o valor integral das mensalidades.

Tem interesse? A seguir, confira todas as opções de bolsas e descontos que você encontra aqui na Anhanguera.

Bolsa Enem

Quem escolhe a nota do Enem como forma de ingresso pode ganhar uma bolsa de estudo de até 100%. O percentual do desconto aumenta conforme a pontuação do candidato.

Com uma bolsa de 100% da mensalidade, você não precisa se preocupar com a mensalidade do início ao fim do curso superior, que tal? Faça o teste com a calculadora da Anhanguera para saber quanto seria seu percentual de desconto com o Enem.

Bolsa Transferência Externa

Bolsa de estudo de 50% até o final do curso superior para os alunos que fazem a transferência externa da sua graduação para a Anhanguera.

Bolsa Incentivo

Bolsa destinada ao aluno que não pode pagar o valor total da mensalidade. É preciso fazer a solicitação da bolsa no ato da inscrição no vestibular da Anhanguera.

Convênio com empresas parceiras

Se você é funcionário de alguma empresa conveniada à Anhanguera, saiba que tem desconto para realizar os cursos de graduação e pós-graduação da faculdade. O percentual de desconto vale até o final do curso superior.

Quer conhecer o regulamento completo do programa? Confira em Parcerias e Convênios no site oficial da Anhanguera.

Desconto pontualidade

O desconto por pontualidade é oferecido ao aluno da Anhanguera que consegue pagar a mensalidade em dia. Quitando a mensalidade até o quinto dia útil do mês de vencimento no cartão de crédito ou boleto, você ganha o desconto na próxima mensalidade. Vale ressaltar que o benefício é concedido ao aluno matriculado nos cursos EAD que participam da oferta.

Descontos para alunos militares e servidores públicos

Quem trabalha como militar ou atua como servidor público também ganham desconto especial na mensalidade da Anhanguera. O desconto pode se estender ao cônjuge ou filho de até 24 anos do estudante.

Isenção de matrícula

Participe do período de pré-matrícula para garantir sua isenção na taxa de matrícula na Anhanguera. Assim, você se matricula antes da maioria dos alunos e ainda ganhar um desconto!

Amigo Vale-Prêmio

Amigo Vale-Prêmio é um programa que oferece desconto ao aluno da Anhanguera que indica a faculdade a pessoas que ainda não são alunas. É necessário que a indicação se enquadre nas regras do programa para receber o benefício.

Faça sua inscrição no vestibular!

E aí, já descobriu se o curso de Sistemas para Internet é para você? O mercado de tecnologia é um dos que mais cresce no país, com cada vez mais oportunidades para novos talentos. Então, se você curte tecnologia ou já trabalha na área, não perca essa oportunidade de obter um diploma de nível superior em 4 semestres.

Seja um profissional de Sistemas para Internet! Não perca mais tempo e faça agora sua inscrição no vestibular na Anhanguera. Venha estudar com a gente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.