Faculdade de Matemática: saiba tudo sobre esse curso!

Curso de Matemática

Afinal, o que esperar de uma faculdade de Matemática? É bem provável que você tenha essa dúvida caso essa seja uma das suas opções de curso superior. O mais importante, então, é conhecer a faculdade para saber se é realmente a escolha certa.

O exercício de desvendar equações difíceis e usar o raciocínio lógico para resolver problemas pode ter sido, de fato, experiências fascinantes para você no Ensino Médio, mas é importante entender que, no curso superior de Matemática, os assuntos não serão os mesmos que você aprendeu na escola.

Como toda graduação, o curso superior de Matemática reserva desafios particulares que você precisa conhecer antes mesmo de se inscrever no vestibular, ok?

Aqui, o nosso foco é convidar você para um passeio sobre as características do curso de Matemática. Reunimos tudo que você precisa saber sobre essa incrível graduação, vamos lá?

Qual é o objetivo da graduação em Matemática?

Se você tem lembranças das aulas de Matemática do Ensino Médio, vai perceber que precisou aprender conceitos básicos e entender como eles podem ser aplicados em situações diversas do cotidiano.

Muito do que você aprendeu nesses anos de educação básica servirá como base para os conhecimentos adquiridos em cursos superiores das Ciências Exatas, como Matemática, Economia, Administração e Contabilidade.

Na graduação de Matemática, especificamente, o objetivo principal dos alunos é alcançar o domínio suficiente dos principais conhecimentos matemáticos. Além disso, são desenvolvidas habilidades de raciocínio lógico, pensamento analítico, interpretação e solução de problemas por meio de cálculos.

Na Licenciatura em Matemática, os alunos também se preparam para atuar como professores em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Além de aprenderem o conjunto de habilidades matemáticas, os futuros professores precisam desenvolver competências relacionadas ao ensino da Matemática para crianças e jovens.

Já no Bacharelado, os alunos não possuem na grade curricular matérias de educação e não recebem a preparação para se tornarem professores da educação básica.

Dito tudo isso, agora vamos para as características mais específicas do curso de Matemática nos próximos tópicos.

Quais são as principais matérias de Matemática?

Para que você saiba exatamente o que esperar do curso de Matemática, nada melhor do que conhecer as matérias.

A seguir, confira algumas das principais matérias da grade curricular de Matemática da Anhanguera.

Introdução ao Cálculo

A matéria de Introdução ao Cálculo costuma estar presente em diferentes cursos superiores de Exatas. Ela tem o objetivo, como o nome já diz, de introduzir os alunos aos fundamentos do Cálculo, como trigonometria, funções, polinômios e geometria, assuntos que geralmente são vistos de maneira abrangente no Ensino Médio.

Pré-cálculo

Algumas faculdades oferecem Pré-cálculo na grade curricular para lidar com a demanda de alunos com dificuldades em conceitos básicos das ciências Exatas.

Nessa matéria, são estudados os fundamentos de conceitos mais complexos vistos no ensino superior, como funções, cálculo com expressões algébricas, equações e inadequações.

Metodologia do Ensino de Matemática

Aqui, os alunos aprendem quais são as técnicas e as ferramentas que colaboram para a aprendizagem da Matemática no contexto escolar.

Os futuros educadores são incentivados a entender como os melhores métodos de ensino podem se adaptar a diferentes condições materiais e necessidades dos alunos.

Em todas as Licenciaturas, existe uma matéria de Metodologia do Ensino voltada para as metodologias adequadas para a construção do conhecimento em cada área.

Didática

A Didática é um campo de estudo voltado para as questões envolvidas na prática do ensinar. Na matéria de Didática, os futuros professores são incentivados a pensar questões como expectativa e interesse dos alunos, planejamento de aula e relação professor-aluno.

História da Matemática

Os estudos de quando surgiu esse campo, os primeiros pensadores sobre essa área do conhecimento, as diferentes linhas de pensamento e as tendências são estudados em História da Matemática.

É uma matéria voltada para a memória do desenvolvimento da Matemática desde os seus primórdios na pré-história até os avanços encontrados na atualidade.

Pensamento Científico

A matéria de Pensamento Científico tem o objetivo de introduzir o aluno às técnicas de observação, elaboração do problema, hipótese, experimentação e análise de resultados que compõem o método usado na ciência.

Qual é a duração do curso de Matemática?

A duração média para a graduação em Matemática é de 4 anos. É tempo suficiente para cumprir a carga horária reservada para as matérias da grade curricular, incluindo as de estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Porém, existe a possibilidade de terminar o curso em 3 anos ou até menos. Isso acontece, por exemplo, no caso de alunos que entram na graduação como portadores de diploma e podem reutilizar matérias que concluíram na primeira graduação. Normalmente, isso acontece com alunos que passaram por outros cursos superiores de Exatas.

A outra possibilidade de diminuir o tempo de graduação é encaixar mais disciplinas do que o previsto para o semestre na grade horária. Se você quer otimizar o seu tempo ocioso, essa pode ser uma chance de terminar antes da sua turma.

No entanto, essa opção requer muito cuidado e planejamento para que você não fique com um semestre sobrecarregado e, como consequência, acabe prejudicando o seu desempenho em provas e avaliações.

Como consultar o preço do curso de Matemática?

Consultar o valor da mensalidade é uma prioridade para a maioria dos estudantes brasileiros, afinal, é preciso saber se o preço de investir em um curso superior realmente compensa e cabe no bolso.

Antes mesmo de fazer essa consulta, é indispensável saber que o valor da mensalidade pode mudar dentro da mesma faculdade. Isso acontece por conta de três fatores:

  • localização — estado e cidade em que está localizada a unidade da faculdade;
  • turno — matutino, vespertino ou noturno.
  • modalidade de ensino — presencial, semipresencial ou 100% a distância.

Será preciso encontrar uma combinação desses três fatores para descobrir o preço da mensalidade.

Na Anhanguera, por exemplo, o curso EAD de Matemática tem uma mensalidade diferente do mesmo semipresencial.

Da mesma forma, pode ser que o curso presencial em São Paulo tenha um valor diferente do curso presencial em Manaus. Deu pra entender?

Você pode consultar o valor da mensalidade no site da própria instituição de ensino. É simples! Basta visitar o site da faculdade e encontrar a página do curso de Matemática. Lá, estão todas as informações que você precisa saber, inclusive o preço da mensalidade.

No site, você também pode encontrar informações sobre o programa de bolsas de estudo e descontos que podem diminuir o valor da mensalidade.

Como se matricular no curso de Matemática?

A matrícula é a última etapa antes de dar início às aulas. Portanto, é um momento especial e, às vezes, tenso para os alunos. É preciso tomar o máximo de cuidado para não inserir informações erradas na ficha de matrícula e não perder o prazo.

No geral, cada faculdade adota um processo diferente para matricular os seus alunos. Na Anhanguera, tudo é super simples.

Se você tem interesse em ingressar no curso de Matemática da Anhanguera, é bom ir já se preparando. Confira a seguir o passo a passo de como se matricular na Anhanguera.

Entre no Portal Digital do Aluno

Assim que a sua inscrição for efetuada, você receberá um e-mail de boas-vindas informando o acesso ao Portal Digital do Aluno.

A matrícula será feita por meio desse Portal! As primeiras etapas são online, e você pode fazê-las sem sair de casa.

Envie os documentos

No Portal Digital do Aluno, será preciso clicar na opção Envio de Documentos. Os documentos obrigatórios para efetivar a matrícula são estes:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento.

Para finalizar a matrícula, o aluno deverá entregar dois documentos em uma unidade da Anhanguera: Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio.

Para os alunos com menos de 18 anos, também será necessário apresentar RG e CPF de um responsável. Feito isso, pronto!

Em que modalidades a graduação em Matemática é oferecida?

Ao pesquisar a Licenciatura em Matemática nas instituições de ensino superior, é provável que você encontre o curso oferecido nas três principais modalidades de ensino: presencial, semipresencial e 100% EAD.

Na Anhanguera, você pode optar por uma das três opções no momento da inscrição! Sabemos que a diversidade de modalidades é o que permite ao aluno escolher o formato em que ele se sente mais à vontade para estudar e desenvolver as suas competências.

Embora o diploma de Matemática obtido nas três modalidades tenha o mesmo valor no mercado de trabalho, a experiência como graduando não é a mesma.

Para entender isso melhor, confira aqui embaixo um pouco mais como funciona o curso de Matemática na modalidade presencial, semipresencial e 100% EAD.

Presencial

A modalidade de ensino presencial é a mais tradicional de todas. As aulas, avaliações e atividades são realizadas na unidade da faculdade que o aluno escolheu no momento da matrícula.

A principal vantagem do formato presencial é a possibilidade de ter acesso a toda infraestrutura física da faculdade, que inclui bibliotecas, salas de mídia, salas de aula climatizadas e espaços em comuns.

Por outro lado, todos os encontros presenciais seguem horários pré-determinados. Além disso, a frequência costuma ser um dos critérios que os professores consideram na avaliação final dos alunos.

Semipresencial

Precisa de mais flexibilidade com o horário das aulas? Talvez a modalidade semipresencial seja a opção certa para você. Nesse formato, o curso de Matemática combina aulas e atividades online com encontros presenciais.

Uma parte da carga horária pode ser cumprida em uma plataforma online da faculdade exclusiva para os alunos, conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A outra parte da carga horária é dedicada a encontros presenciais, realizados poucas vezes por semana, para aulas, seminários e atividades práticas.

100% EAD

O curso de Matemática também é oferecido no formato de Ensino a Distância (EAD). A Anhanguera é uma das referências entre as instituições de ensino que oferecem cursos EAD, garantindo para os alunos acesso à educação de alto nível na modalidade 100% digital.

Todas as aulas, atividades e interações com professores e tutores são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da faculdade. O aluno de Matemática EAD tem a liberdade para organizar os seus horários de estudo e se dedicar de onde quiser, desde que tenha um dispositivo com acesso à internet.

Por que escolher a Anhanguera para fazer o curso de Matemática?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o curso de Matemática, veja algumas razões que tornam a Anhanguera a melhor instituição de ensino que você pode escolher para construir sua trajetória profissional.

Tradição no ensino superior

A Anhanguera tem mais de 25 anos no Ensino Superior, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento.

Todo esse tempo faz da Anhanguera uma das faculdades mais antigas do país. Aliando tradição e modernidade, estamos em constante renovação para oferecer ensino de qualidade, acessível e atualizado com as demandas atuais do mercado de trabalho.

Bolsas de estudo

A Anhanguera oferece aos novos alunos opções de bolsas de estudo com descontos que variam entre 10% e 100% da mensalidade.

Certificações

O aluno da Anhanguera tem a possibilidade de incluir na grade horária certificações digitais para desenvolver habilidades valorizadas no mercado de trabalho. As certificações com parceiros são gratuitas, online e exclusivas para alunos dos cursos de Exatas.

Incentivo à empregabilidade

Que tal sair da graduação com um emprego? Na Anhanguera, isso é possível, porque os alunos ganham acesso exclusivo às dicas e vagas anunciadas no Canal Conecta, um portal online de empregabilidade com anúncio de vagas de estágio e emprego em todo o país.

Agora é com você!

Chegamos ao final do nosso guia sobre o curso de Matemática e esperamos que você, a partir de agora, já tenha uma boa noção do que esperar nessa graduação. Caso o seu sonho seja mergulhar no universo dos números e transmitir seus conhecimentos para outras pessoas, não perca tempo e comece sua graduação de Licenciatura em Matemática.

O que está esperando? Para garantir sua vaga, faça aqui sua inscrição no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.