Investigação e Perícia Criminal: conheça a graduação

Investigação e Perícia Criminal

Você gosta de assistir a séries como Criminal Minds, Dexter e CSI e se imagina ajudando a polícia a descobrir pistas, fazendo exames laboratoriais e realizando análises nas cenas de crimes? Então, que tal apostar no curso de Investigação e Perícia Criminal?

A tarefa principal dos profissionais da área se resume em coletar informações e evidências que, junto com outras pesquisas, ajudam a solucionar crimes. Na vida real, eles não fazem conclusões sobre os casos. Na verdade, auxiliam a averiguar provas, além de realizar funções como coleta de amostras biológicas.

Apesar de a maioria das oportunidades de trabalho se dar por meio da realização de um concurso público, ter a graduação no currículo é um grande diferencial. Pensando nisso, preparamos este post para mostrar como é a faculdade para ser perito. Confira!

Qual é o objetivo da graduação em Investigação e Perícia Criminal?

O curso superior em Investigação e Perícia Criminal tem o objetivo de formar profissionais aptos a exercer a função de perito criminal. Durante formação na Anhanguera, os estudantes adquirem todos os conhecimentos e habilidades necessárias para tomar decisões acertadas e seguras, além de interpretar provas.

Como você deve saber, para atuar nessa área é importante fazer um concurso público. Todos os anos, os estados abrem editais para essa função, que exigem uma graduação no currículo. Para isso, você pode conhecer alguns cursos do ramo e complementar ainda mais o seu conhecimento e aumentar as suas chances de ser aprovado.

Após a conclusão da faculdade, é possível trabalhar em institutos de criminalistas e na Polícia Federal. Além disso, outras áreas de atuação em alta são:

Ainda está em dúvida se essa é a carreira certa para a sua vida? Então, temos uma ótima notícia: a remuneração dessa profissão é de encher os olhos! O salário de um Tecnólogo em Investigação e Perícia Criminal é de R$ 9.947,97* e o teto chega a R$ 28.658,79*.

Qual é a modalidade e quanto tempo dura a formação em Investigação e Perícia Criminal?

A faculdade de Investigação e Perícia Criminal é do tipo Tecnólogo, ou seja, é um curso superior, mas com uma duração mais curta: 2 anos. Um dos requisitos é o término do ensino médio e, diferentemente da Licenciatura ou do Bacharelado, por exemplo, apresenta disciplinas bem específicas e voltadas para o mercado de trabalho. Além disso, você pode cursá-la na modalidade de ensino a distância (EAD).

Quais são as vantagens de fazer uma faculdade a distância?

O dia a dia de grande parte das pessoas não é nada fácil, não é mesmo? Em muitos casos, para realizar sonhos e planejar a carreira, é necessário conciliar estudo, trabalho e família. Contudo, as coisas podem ser mais fáceis a partir do momento em que você opta pelo ensino a distância.

Nesse caso, é possível ter toda a autonomia para organizar os seus horários com as demandas diárias. Além disso, só precisa ir ao polo de ensino no início da graduação para o encontro inaugural e duas vezes por semestre para a realização de testes.

Outras vantagens da modalidade EAD da Anhanguera são:

  • suporte virtual realizado por tutores de acordo com as demandas dos semestres;
  • aulas virtuais que podem ser acessadas pelos estudantes quando e onde eles estiverem;
  • materiais didáticos disponíveis para complementar os estudos;
  • fóruns interativos em que é possível ampliar a sua rede de contatos e troca de experiências com colegas e professores;
  • atividades acadêmicas online que auxiliam a enriquecer o currículo.

Como é composta a grade curricular do curso de Investigação e Perícia Criminal?

Se você sonha em fazer graduação em Investigação e Perícia Criminal, é bom conhecer a grade curricular de perto, não é mesmo? Embora seja uma faculdade de ensino Tecnólogo, com uma curta duração, existem diversos conteúdos a serem aprendidos.

Confira, abaixo, as principais matérias estudadas durante o curso:

  • Matemática Básica;
  • Linguagem de Programação;
  • Governança Corporativa;
  • Bancos de Dados em Nuvem;
  • Arquitetura de Dados;
  • Administração e Negócios;
  • Noções de Direito Penal;
  • Toxicologia;
  • Psicologia Judiciária;
  • Teoria Geral do Processo;
  • Genética Forense;
  • Balística.

Assim, o curso auxilia no desenvolvimento de várias habilidades nos estudantes. Eles entram em contato com conteúdos da área da Terra e de Exatas e têm a oportunidade de interagir com professores experientes.

Aliás, é bom ressaltar que o time da Anhanguera é selecionado com bastante critério. O corpo docente é formado por mestres e doutores preparados para compartilhar as suas experiências com os alunos, ajudando na formação completa.

Quais são as possibilidades de bolsas e descontos para o curso de Investigação e Perícia Criminal na Anhanguera?

Além de ter um corpo docente especialista no assunto, grade curricular atualizada e preocupação em oferecer o melhor ensino aos alunos, a Anhanguera também oferece outra vantagem especial: para que a mensalidade do curso se encaixe no seu orçamento, são oferecidos convênios com empresas, benefícios e bolsas de estudos.

Entre as bolsas de estudos, podemos destacar:

  • convênio empresa;
  • bolsa transferência;
  • bolsa para servidores públicos e militares;
  • bolsa primeiro semestre.

Já os benefícios correspondem:

  • à premiação Amigo Vale-Prêmio;
  • ao desconto pontualidade;
  • à matrícula antecipada.

Quais são os diferenciais da Anhanguera?

Pensa que acabou por aí? A Anhanguera também oferece diferenciais exclusivos aos alunos. Confira os principais!

Diversas formas de ingresso

Um dos compromissos da nossa faculdade é incentivar as pessoas a ingressarem em um curso superior. Para isso, oferecemos formas de ingresso facilitadas, como:

  • vestibular tradicional;
  • vestibular online;
  • nota do Enem;
  • transferência externa.

Canal Conecta

Se o ensino da Anhanguera prepara os alunos para atuarem no mercado, a parceria exclusiva com o Canal Conecta concretiza essa preparação. Por meio desse portal gratuito de vagas de emprego e estágio, você encontra oportunidades em todo o país, acessa conteúdos valiosos, faz um teste de comportamento e pode ser chamado para entrevistas virtuais.

Aula Destaque

Durante a graduação, os estudantes também têm a chance de ter aulas online com profissionais de excelência. Na Aula Destaque, os professores que trilharam um caminho de sucesso compartilham suas experiências com os estudantes.

Estude Investigação e Perícia Criminal na Anhanguera!

O curso de Investigação e Perícia Criminal é a opção certa para quem quer ser um perito criminal de sucesso e auxiliar a solucionar diferentes tipos de crimes. Para se destacar na área, estude na Anhanguera, uma instituição de ensino conceituada e com um corpo docente de qualidade!

Não perca a chance de estudar em uma ótima faculdade e se tornar um perito criminal de sucesso. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 134

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados