Tudo sobre o curso de Administração

estudante de administração

O primeiro passo para a conquista de um diploma está na escolha do curso. São tantas opções que fica difícil saber qual é a melhor para a carreira profissional que pretende seguir. Conhecer mais a fundo cada uma delas torna a decisão muito mais fácil.

Neste post, nós da Anhanguera destacamos algumas informações importantes sobre o curso de Administração. Continue acompanhando e confira!

Como é a graduação

O curso de Administração faz parte da área de Ciências Humanas por abordar, sua grande maioria, disciplinas que lidam com pessoas e com o social. Apesar disso, é uma graduação que envolve muitas disciplinas importantes da área das Ciências Exatas, voltadas para a gestão dos recursos materiais, tais como estatística e matemática financeira. 

Com toda essa diversidade e amplitude de conteúdo, o curso prepara os alunos para enfrentar diferentes desafios do cotidiano das empresas, que vão desde a gestão de equipes até a elaboração de estratégias de mercado. Confira mais detalhes sobre o curso nos tópicos abaixo. 

Objetivos do curso de Administração

O principal objetivo do curso de Administração é preparar os alunos para administrar todos os tipos de recursos de uma empresa ou equipe, sejam eles internos, sejam externos. Para isso, as disciplinas são oferecidas no intuito de formar gestores que lidam, entre outras coisas, com:

  • emprego de novas tecnologias;
  • empreendedorismo;
  • criatividade em técnicas de negociação;
  • articulação de pessoas;
  • cumprimento de metas.

Diversas modalidades de ensino 

A faculdade de Administração de Empresas pode ser realizada em 3 modalidades de ensino distintas: presencial, semipresencial ou EAD. Confira, a seguir, como funciona cada uma dessas opções.

Presencial

Na modalidade presencial, as aulas ocorrem no formato tradicional de ensino. Os alunos devem comparecer à unidade na qual se matricularam para receber seus conteúdos em sala de aula. Existe a demanda por trabalhos extraclasse, individuais e em grupo, bem como o uso de equipamentos multimídia, para o enriquecimento do aprendizado.

Semipresencial

No formato semipresencial, grande parte do conteúdo é ministrado no formato online, e os alunos precisam comparecer ao polo de educação uma vez na semana para as transmissões ao vivo. Os encontros presenciais contam com a ajuda de tutores no acompanhamento da aula e na solução de dúvidas mais simples.

EAD

O EAD — ensino a distância — é a modalidade mais virtual de todas. Todo o conteúdo é entregue no formato digital, e são os próprios alunos que administram o seu tempo de estudos. O nível de exigência no cumprimento da carga horária é o mesmo dos demais formatos e, pontualmente, é necessário comparecer a uma unidade para a realização de provas presenciais.

Um ponto bastante vantajoso dessa modalidade 100% online é que o valor do curso de Administração EAD é o mais baixo das três opções. Esse modelo demanda uma infraestrutura física menor para a instituição, que consegue repassar essa economia no preço das mensalidades.

Matérias práticas e atuais

O curso de Administração está em constante evolução, acompanhando as tendências do mercado. A grade curricular é elaborada de acordo com o cenário previsto para os próximos anos, possibilitando aos estudantes uma preparação mais adequada aos desafios que enfrentarão em seu cotidiano como profissionais.

Você já sabe que, atualmente, nós vivemos uma era em que as coisas mudam em uma velocidade muito grande. Até poucos anos atrás, não conseguiríamos imaginar pessoas trabalhando sem sair de casa. Hoje, principalmente após a pandemia de COVID-19, essa foi a alternativa que possibilitou que muitas empresas se mantivessem de pé durante a crise.

Todas essas alterações, frequentes e constantes, fazem parte da rotina dos administradores. Eles precisam estar aptos para tomar decisões rápidas e eficazes, analisar dados, prever cenários e gerenciar tudo isso com firmeza e segurança.

O diferencial de cursar Administração na Anhanguera

Para estar entre as melhores faculdades de Administração do país, a Anhanguera oferece diferenciais muito importantes para a qualidade na formação de seus alunos. Os destaques são:

  • apoio personalizado ao longo da sua jornada junto à instituição;
  • sistema de ensino voltado para a prática de situações extraídas de casos reais e atuais, simulando o cotidiano da profissão de forma mais precisa;
  • avaliação continuada, que valoriza os esforços aplicados ao longo de todo o semestre;
  • Canal Conecta, plataforma exclusiva de nossos alunos, que concentra a oferta de vagas de estágio e de emprego para os alunos e egressos do curso. Interessante, não acha?

Administração é para você

Cada pessoa tem um perfil diferente e busca por uma graduação que vai ao encontro de seus anseios e de suas projeções para a carreira. Por isso, é importante conhecer o tipo de profissional que mais se beneficia com o curso de Administração. Veja algumas dessas características a seguir e entenda se este é o seu caso!

Futuros empreendedores

O seu objetivo é montar um negócio próprio? Então, o Bacharelado em Administração de empresas é o curso ideal para você!

Ele traz disciplinas que ajudam a enxergar a gestão de uma empresa desde a sua fundação até a fase de expansão. Isso inclui todos os desafios que deverão ser enfrentados no início, a captação de recursos, o gerenciamento financeiro e a gestão de pessoas e de recursos da cadeia de suprimentos. Tudo para preparar o profissional para ser o dono de um negócio forte e próspero.

Futuros líderes de áreas

Gosta de lidar com pessoas? A grade curricular do curso de Administração da Anhanguera prepara você para isso.

Nas disciplinas voltadas para a gestão de Recursos Humanos (RH), temáticas como liderança e gestão de conflitos são trabalhadas de forma prática, utilizando situações reais trazidas pelos professores a partir de suas vivências cotidianas.

Para quem quer ter ampla visão do mundo corporativo

A faculdade de Administração é abrangente, visando a entrega de conteúdos relevantes para a rotina de quem vai atuar em organizações de todos os tamanhos. O mundo corporativo tem vários pontos de abordagem a serem identificados e gerenciados, desde a estratégia do negócio até a sua operacionalização.

As pessoas que desejam se tornar profissionais de cargos mais elevados precisam ter essa visão mais ampla da empresa em relação ao mercado. É preciso enxergar os pontos de interferência interna e externa e, acima disso, saber como lidar com todas essas questões de forma benéfica para a organização. Você se imagina fazendo isso?

Para quem quer estar por dentro das necessidades do mercado no futuro

Se você pretende ser um profissional visionário, à frente do seu tempo, precisa começar a fazer Administração em 2020. Esse curso prepara o aluno para perceber o cenário de forma mais preditiva, simulando o mercado futuro com mais precisão e segurança.

Tudo isso é aprendido por meio de ferramentas tecnológicas e processuais, que garantem a aplicação das metodologias certas para cada tipo de situação. Os administradores, por formação, são capazes de analisar as informações certas e utilizá-las para obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes, além de levar a empresa ao crescimento constante.

O mercado atual da Administração

O Bacharelado em Administração de Empresas confere uma ampla gama de atuação no mercado. A seguir, vamos falar mais detalhadamente sobre os motivos que levam a isso e quais são as principais áreas seguidas pelos egressos do curso.

Profissão muito demandada em tempos de crise

O mundo vem vivenciando a maior crise de saúde pública de sua história por causa da COVID-19. O distanciamento social causou consequências graves na economia de vários países, e as empresas que estavam preparadas são as que sobreviverão para o momento de retomada.

Os profissionais com diploma em Administração são os mais requisitados em momentos como este, principalmente devido aos pontos que relacionamos a seguir. Confira os tópicos e entenda!

Forte embasamento teórico

A prática caminha junto à teoria. É fundamental manter um equilíbrio entre esses dois lados para garantir mais eficiência na tomada de decisão em um momento tão importante quanto o de uma crise como esta. As bases teóricas do curso de Administração promovem a capacidade de lidar com as adversidades de forma mais consciente e segura

O aprendizado sobre metodologias e ferramentas de gestão e a realização de cálculos preditivos de cenários pessimistas e otimistas, além da visão ampla sobre os pontos a serem considerados, levam o administrador a fazer as melhores escolhas nos melhores momentos.

Amplitude de aplicação dos conhecimentos adquiridos

A graduação em Administração tem uma grade de disciplinas bastante ampla, que mescla as áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas de maneira harmônica. Isso resulta em um leque mais amplo de opções de atuação do profissional, que pode seguir pelo caminho mais adequado ao seu perfil.

Você tem uma facilidade maior em lidar com pessoas? Então pode seguir uma carreira no RH ou em lideranças de diversos níveis. Por outro lado, se você lida melhor com os números pode se voltar para a parte estratégica do negócio ou focar a gestão financeira, por exemplo. Enfim, são muitas possibilidades. Qual te interessa mais?

Domínio de ferramentas de planejamento e estratégia

Planejamento e estratégia são conceitos que andam juntos em empresas de sucesso. Mais do que uma boa eficiência operacional e fortalecimento de marca, esses dois pontos são essenciais para a manutenção de um negócio no médio e no longo prazo.

Os egressos do curso de Administração dominam ferramentas de análise e de gestão que ajudam a dar mais eficiência à elaboração de estratégias de crescimento e de enfrentamento de crises. Seja qual for o momento do mercado, os administradores estarão prontos para lidar com os desafios exigidos.

Segurança na tomada de decisão 

O processo de tomada de decisão é um dos calcanhares de Aquiles de qualquer empresa. Nesses momentos, ela demonstra se está ou não preparada para enfrentar o mercado e se destacar da concorrência. Uma decisão errada pode levar o negócio à falência, enquanto uma decisão certa pode trazer muita prosperidade.

Ao se tornar bacharel em Administração, você será capaz de identificar, com mais segurança e precisão, quais são as melhores opções para o momento da empresa e quais são os possíveis cenários resultantes de cada uma delas. Assim, vai conseguir antever problemas e ajustar o planejamento elaborado conforme o mercado apresentar novos desafios.

Inúmeras possibilidades de atuação 

Como temos dito ao longo deste post, a carreira em Administração possibilita uma variedade muito grande de atuação no mercado. Não é à toa que ela está entre as profissões mais buscadas no Brasil. Falamos, abaixo, sobre algumas opções para quem obtém um diploma na área. Confira!

Administração geral

A administração geral engloba a gestão de uma empresa como um todo. Ela pode ser aplicada em micro e em pequenas empresas, nas quais o profissional fica responsável por todo o negócio, ou em médias e em grandes empresas, que permitem que essa gestão seja feita em menor escala, em setores ou filiais.

Gestão mercadológica

A parte de gestão mercadológica envolve a visão externa à empresa. O profissional que atua nessa vertente avalia os impactos positivos e negativos dos agentes externos e lida com a gestão de stakeholders, como clientes, fornecedores e parceiros de negócio. Além disso, é uma posição que demanda muita observação da concorrência e das tendências do mercado.

Negócios internacionais

A área de negócios internacionais é a ideal para quem tem o desejo de trabalhar em grandes organizações e lidar com empresas do mundo todo em seu dia a dia. As práticas comuns ao cenário brasileiro nem sempre se aplicam em outros países; por isso, esse é um caminho mais específico da carreira em Administração. Envolve mais estudo e domínio de outros idiomas, principalmente o inglês e o espanhol.

Gestão da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimento — supply chain — de qualquer tipo de empresa é bastante longa, quando a analisamos de ponta a ponta. A organização é apenas uma parte de todo esse caminho, que precisa ser gerido de forma eficaz para beneficiar a todos os envolvidos. Os administradores têm uma visão holística da cadeia, o que permite que a gestão seja feita com mais eficiência, desde a gestão de compras até a entrega dos produtos e dos serviços aos clientes.

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um dos braços mais importantes da formação em Administração, visto que todo profissional acaba tendo que lidar com pessoas em seu dia a dia. Em se tratando de gestores, mais ainda.

O Bacharelado em Administração contempla disciplinas voltadas para a gestão de times, tanto os focais quanto os multidisciplinares, além de técnicas de RH para a seleção, o desenvolvimento e a retenção dos melhores talentos.

Gestão financeira 

Quando falamos em gestão, inevitavelmente pensamos na parte financeira do cargo. Os administradores são capacitados para lidar com essas questões com máxima eficiência, desde a gestão orçamentária até as manobras de redução de custos em tempos de crise e aplicação otimizada em tempos de expansão do negócio.

Ensino e pesquisa

Você tem vontade de ter uma formação pedagógica e ser professor? Então vai gostar de saber que, além da atuação no mercado de trabalho, os egressos do curso de Administração podem se dedicar à docência, de forma paralela ou exclusiva.

Na Anhanguera, nossos professores são profissionais atuantes no mercado, o que agrega bastante na experiência de situações reais do cotidiano da profissão. 

Para seguir por essa vertente, o egresso precisa especializar-se em sua área para aprofundar seus conhecimentos teóricos, além de ter facilidade para ensinar. É uma carreira que ajuda a aprimorar a qualidade das entregas nas empresas e a fortalecer a docência em visão mercadológica.

Cargos que podem ser ocupados pelo administrador

O salário do administrador varia bastante conforme o cargo que ele ocupa. Por isso, é importante escolher, primeiramente, a área de atuação que deseja seguir, para então se candidatar a um dos cargos que listamos abaixo. Confira e veja o que mais tem a ver com você!

Gestor de área

O gestor de área é um dos cargos iniciais de uma carreira em Administração de Empresas. Ele pode ser ocupado pelo recém-formado que já esteja atuando no mercado e detém uma boa base de conhecimento no negócio no qual está inserido. O diploma de bacharel em Administração é um ótimo argumento para quem pensa em pleitear essa posição.

Os gestores de área precisam dominar os conhecimentos operacionais do setor, bem como saber lidar com a parte financeira e estratégica. Outro ponto fundamental é ter habilidades humanas tais como resiliência e liderança.  

Diretor de Recursos Humanos

Na trilha de gestão de pessoas, o administrador pode seguir desde o cargo de analista até o de diretor de RH. O caminho a ser percorrido envolve muito trabalho, desde a parte operacional até a parte mais estratégica do setor. Se você quiser seguir essa estrada, é importante ter em mente a evolução constante e o cuidado com as pessoas.

Um bom diretor de Recursos Humanos promove o bem-estar físico e mental dos colaboradores, transforma a empresa em um local desejado pelos melhores profissionais do mercado e, ainda, entrega resultados financeiros satisfatórios para a organização.

CMO

O CMO — Chief Marketing Officer, ou diretor de marketing — é o profissional que está no topo da carreira de Marketing de uma empresa. O curso de Administração oferece os fundamentos necessários para que o aluno siga pela carreira no Marketing e saiba quais serão os demais conhecimentos que precisará agregar no decorrer da carreira.

O principal diferencial de um CMO com graduação em Administração está na grade curricular do curso, que entrega uma visão mais abrangente e gerencial para o profissional. Assim, ele tem mais subsídios para tomar as melhores decisões requeridas pelo cargo.

CFO

O CFO — Chief Financial Officer, ou diretor financeiro — é o cargo concedido ao principal responsável pelas finanças da organização. Para tornar-se um CFO, é imprescindível gostar de números, ter um ótimo domínio de matemática financeira e estatística e entender bem de mercado financeiro.

O CFO é a pessoa que define onde a empresa deve investir, quais montantes precisam ser gerados para o cumprimento das metas definidas, quais são os limites de custos de que cada setor dispõe e como lidar com as alterações de cenários impostas pelo mercado.

CEO

O CEO — Chief Executive Officer, ou diretor executivo — é quem está à frente de todos os cargos de uma empresa. Ele é o responsável por todas as decisões finais que podem levar a organização para um grande momento de expansão — ou que pode acabar prejudicando-a fortemente.

Se você gostaria de ter toda essa responsabilidade, saiba que a posição exige muito esforço e dedicação ao estudo do mercado e do negócio. O CEO precisa entender um pouco de cada área e manter um bom relacionamento com as demais lideranças para que haja um alinhamento nas decisões a serem tomadas. 

Empresário

Você deseja montar o seu próprio negócio e sabe que, muitas vezes, vai precisar exercer várias funções ao mesmo tempo? O curso de Administração ajuda a tornar essa gestão mais eficaz, permitindo que o negócio se desenvolva a ponto de demandar contratações e redistribuição de tarefas.

Empresários graduados têm mais chances de ter uma empresa bem-sucedida por mais tempo e de vencer as dificuldades imputadas a todos que estão começando. 

Fundador de startup

As startups são empresas que, por definição, precisam apresentar estas duas características:

  • trazer uma solução inovadora;
  • ser escalável.

A geração de profissionais que está entrando no mercado atual já nasceu na era digital, por isso, tem mais facilidade em pensar em soluções tecnológicas de grande potencial para o mercado. Esses jovens enxergam oportunidades de novos negócios em dores atuais dos clientes e formas inovadoras de atendê-los.

Com base nos conhecimentos adquiridos na faculdade de Administração, os bacharéis encontram o suporte teórico de que precisam para colocar suas ideias em prática. Por meio de ferramentas e de metodologias já consagradas no mercado, eles conseguem desenvolver produtos e serviços inovadores, sustentáveis e altamente rentáveis.

Como você pôde ver, o curso de Bacharelado em Administração possibilita a abertura de muitas portas aos seus alunos. Por ser uma graduação que envolve as Ciências Humanas e as Ciências Exatas, ela garante a oportunidade de uma carreira sólida para diferentes perfis de pessoas. Se você ainda não se decidiu sobre o caminho que deseja seguir profissionalmente, este curso oferece várias possibilidades!

Se você está em busca de uma ótima colocação profissional e uma carreira de muito sucesso, venha fazer o curso de Administração na Anhanguera. Você pode ingressar usando a sua nota do Enem ou fazendo o vestibular e ainda pode conseguir descontos e bolsas de estudos. Entre em contato e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content