Enem para faculdade EAD: é realmente necessário fazer?

enem para ead

Com os cursos semipresenciais e 100% online, o ensino superior se tornou mais acessível nos últimos anos, ganhando opções como flexibilidade de horários e locais de estudo. A mudança levou muitas pessoas a terem dúvidas se também podemos usar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para EAD ou se o exame nacional está restrito aos cursos presenciais.

A dúvida é pertinente, porque o EAD já é uma realidade em todo território nacional. A flexibilidade e os preços da modalidade criam oportunidades para as pessoas superarem dificuldades e melhorarem de vida. Além disso, o ensino digital acontece sem abrir mão da qualidade, que é tão boa quanto no presencial.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2eeb6a29-3d39-446b-93db-de259129ea15]

Para tirar suas dúvidas sobre como ingressar na faculdade e usar o Enem para EAD, continue a leitura deste conteúdo. Ao longo do texto, explicamos o que você precisa saber para fazer a sua inscrição no curso superior!

Como ingressar na faculdade pelo Enem?

As instituições de Ensino Superior recebem autonomia para organizar os processos seletivos e escolher os alunos. Portanto, o caminho exato para se matricular varia entre as faculdades, que definem seus critérios conforme os objetivos, valores sociais, números de vagas, nota de corte etc.

No caso da Anhanguera, buscamos uma faculdade mais acessível e mais oportunidades para que você melhore de vida. Por isso, aderimos a diferentes formas de ingresso:

  • vestibular tradicional, agendado e online;
  • nota do Enem;
  • segunda graduação;
  • transferência externa;
  • Prouni (Programa Universidade para Todos);
  • FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Nesse sentido, você pode usar a nota do Enem para EAD para substituir o vestibular. Se o resultado da prova for considerado suficiente, não precisa se submeter a outra avaliação. Os requisitos são os seguintes:

  • alcançar, pelo menos, 200 pontos na prova objetiva e na redação;
  • ter obtido a nota nos últimos três anos.

A nota do Enem para EAD abrange duas modalidades de ensino: 100% online e semipresencial. Na primeira, os cursos são realizados pela internet, sem a necessidade de ir à faculdade para aulas teóricas, enquanto, na segunda, o estudo é complementado com atividades presenciais, até três vezes por semana.

Substituição do vestibular

O processo seletivo segue o mesmo caminho como usar a nota do Enem no presencial, realizando-se a inscrição pela internet. No momento em que você indicar a nota, a própria plataforma informará se o desempenho é suficiente e indicará os próximos passos para concluir a matrícula.

Prouni e FIES

Você também pode verificar a disponibilidade de vagas para os cursos EAD pelo Prouni. Diferentemente do FIES, que não admite a modalidade, o programa governamental de bolsas de estudos pode trazer vagas para cursos semipresenciais e 100% online. Logo, caso você preencha os requisitos do Prouni, existe esse caminho alternativo para iniciar os estudos.

Precisa fazer Enem para faculdade EAD?

Como visto, o Enem para EAD é uma forma de ingresso admitida, desde que esteja prevista pela faculdade para o curso escolhido. Porém, o Exame Nacional do Ensino Médio não é obrigatório, mas uma alternativa aos vestibulares tradicionais, agendados e online, não trazendo prejuízo para quem não fez a prova.

O vestibular para ensino a distância também é uma excelente opção, principalmente pela facilidade da prova online. Nela, você tem seus conhecimentos avaliados em uma redação dissertativa-argumentativa sobre temas e discussões da atualidade.

Ambos os processos seletivos, vestibular e uso da nota do Enem, dão direito aos benefícios exclusivos previstos para os cursos da Anhanguera. É o caso, por exemplo, do acesso ao Canal Conecta, que é um portal de empregabilidade com vagas de estágio e de emprego, ferramentas para elaborar currículo e materiais sobre o mercado de trabalho.

Além disso, muitos cursos de graduação contam com a Aula Destaque e com a certificação com parceiros. No primeiro, o aluno tem aulas online e gratuitas com profissionais conceituados de sua área de atuação, enquanto, no segundo, dá acesso a certificações de tecnologia com parceiros da Anhanguera.

Quais são as vantagens da faculdade a distância?

Após ser aprovado no vestibular para EAD ou ter usado a nota do Enem, você terá acesso aos diversos benefícios das faculdades a distância. O crescimento do EAD no Brasil é reflexo desses benefícios bastante adequados à realidade dos estudantes nacionais. Veja mais a seguir.

Diploma valorizado pelo mercado

Antes de tudo, o diploma EAD é igual ao do presencial. O próprio mercado de trabalho já utiliza a educação a distância em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Por isso, a modalidade faz parte do cotidiano das empresas, sendo valorizada pelos empregadores.

Preços mais acessíveis

Os preços dos cursos EAD são mais acessíveis, pois a digitalização reduz despesas com infraestrutura física. Assim, é possível conservar a mesma qualidade do ensino presencial, repassando uma mensalidade mais baixa para os futuros graduados.

Avaliação continuada

O modelo de avaliação é um pouco diferente, porque recompensa cada uma das participações do aluno. Além de ver o conteúdo das disciplinas, são realizadas tarefas, exercícios, fóruns, trabalhos e outras atividades, sempre com algum tipo de pontuação. E, a todo momento, o aluno recebe feedbacks sobre o desempenho.

Autonomia e flexibilidade

O material didático fica disponível 24 horas no ambiente virtual de aprendizado. Essa plataforma pode ser acessada pela internet, como fazemos com e-mails ou redes sociais, bastando o usuário e a senha. Logo, você consegue montar os próprios horários e estudar de praticamente qualquer lugar.

Variedade de cursos

A maioria dos cursos superiores podem ser realizados pelo EAD. Além disso, recentemente, trouxemos novos cursos de Desenvolvimento para a modalidade, ampliando ainda mais as opções para faculdade a distância.

O ponto decisivo para ter uma boa experiência de aprendizado é procurar uma graduação de qualidade. Nesse sentido, a Anhanguera traz uma metodologia consistente e um ensino a distância com a mesma qualidade do ensino presencial.

Estude na Anhanguera!

Nossos cursos podem ser acessados por diferentes formas de ingresso. Assim, independentemente de usar o Enem para EAD ou fazer o vestibular, você terá um caminho acessível para garantir um ensino de qualidade. E, no futuro, será competitivo pelas melhores oportunidades de emprego.

Que tal dar o primeiro passo na sua trajetória de sucesso? Inscreva-se agora mesmo no vestibular ou use a nota do Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados