Faculdade de Geografia: saiba os detalhes dessa licenciatura

Faculdade de Geografia

A Geografia é uma ciência que estuda o espaço geográfico, a relação entre sociedade e natureza e a dinâmica do espaço geográfico. O curso de Geografia, oferecido em duas habilitações mais comuns(Licenciatura e Bacharelado), forma profissionais capazes de analisar e interpretar o espaço geográfico, com um olhar crítico e interdisciplinar.

Neste texto, vamos falar sobre a Licenciatura em Geografia, que forma profissionais para atuar na educação básica, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Se você acha que a faculdade de Geografia é o caminho certo para você, não deixe de ler todo o nosso conteúdo e ficar sabendo de tudo sobre essa faculdade, como duração, grade curricular, áreas de atuação e mercado de trabalho.

Como é o curso de Geografia?

O curso universitário de Geografia é uma graduação de nível superior que dura em média quatro anos. A grade curricular do curso é composta por disciplinas teóricas e práticas, que abordam uma ampla gama de temas como: 

  • Geografia física: Estudo dos fenômenos físicos da Terra, como clima, relevo, vegetação e hidrografia.
  • Geografia humana: Estudo das relações entre sociedade e natureza, como urbanização, migração, economia e cultura.
  • Geografia regional: Estudo de regiões específicas do mundo, com foco em seus aspectos físicos, humanos e culturais.

O curso de Geografia é exigente e exige dedicação e esforço dos alunos. No entanto, é uma graduação gratificante, que oferece boas oportunidades de trabalho e crescimento profissional.

Vista de cima de cidade
A Geografia é uma área bem diversa, que estuda tópicos importantes, como a urbanização

Quais os tipos de Graduação em Geografia?

A graduação em Geografia é ofertada principalmente em duas habilitações, são elas: Licenciatura e Bacharelado, já a graduação em tecnólogo não é tão comum de ser encontrada. A seguir vamos te explicar a diferença entre esses três tipos e as suas disponibilidades para o curso de geografia.

Bacharelado em Geografia

Existe a graduação do tipo bacharelado em Geografia e forma profissionais para atuar em diferentes áreas, como planejamento urbano e regional, gestão ambiental, geoprocessamento e turismo. Os bacharéis em Geografia podem trabalhar em empresas públicas e privadas, ONGs, institutos de pesquisa e universidades.

Tecnólogo em Geografia

A formação de tecnólogo em Geografia não é comum de ser encontrada. A Geografia costuma ser ensinada principalmente em programas de graduação tradicionais que conferem bacharelados ou licenciaturas em Geografia. Porém, é possível encontrar cursos técnicos que são mais curtos em assuntos relacionados, como, por exemplo, Topografia.

Licenciatura em Geografia

A licenciatura em Geografia é um dos programas acadêmicos mais comuns de serem encontrados e é oferecido por muitas instituições de ensino superior em todo o mundo. Essa formação é projetada para preparar os estudantes para se tornarem professores de Geografia em escolas de ensino fundamental e médio.

Homem marcando ponto no mapa mundi
A licenciatura prepara o estudante para se tornar professor de Geografia

A faculdade de Geografia é boa?

Há alguns fatores que podem ajudar a determinar se uma faculdade de Geografia é boa ou não, como, por exemplo: reputação, localização, currículo, corpo docente, infraestrutura, acesso a oportunidades. Além desses fatores, é importante considerar também se a faculdade tem a aprovação do MEC (Ministério de Educação) e como é a sua aprovação no mercado..

A faculdade de Geografia tem aprovação do MEC?

Todas as faculdades de Geografia do Brasil precisam ter aprovação do MEC, o órgão responsável por regular e fiscalizar o ensino superior no Brasil. Para obter essa aprovação do MEC, as faculdades de Geografia precisam atender a uma série de requisitos, que incluem:

  • Possuir um corpo docente qualificado e experiente;
  • Oferecer um currículo abrangente e atualizado;
  • Disponibilizar infraestrutura adequada para ensino e pesquisa;
  • Providenciar recursos financeiros suficientes para a manutenção da instituição.

As faculdades de Geografia que não atendem a esses requisitos podem ser suspensas ou até mesmo fechadas pelo MEC. Para saber se uma faculdade tem aprovação do MEC, você pode consultar o Sistema e-MEC ou entrar em contato diretamente com a instituição. O Ministério da Educação disponibiliza uma lista de todas as instituições de ensino superior credenciadas no país.

Prédio do Ministério da Educação em Brasília
O Ministério da Educação, MEC, é quem aprova os cursos no Brasil

Aprovação de Geografia no Mercado

A aprovação de Geografia no mercado de trabalho é considerada boa, ampla e com boas oportunidades de crescimento profissional. Os profissionais formados em Geografia podem atuar em uma ampla gama de áreas. No entanto, essa aprovação no mercado de trabalho pode variar dependendo de vários fatores, incluindo sua localização geográfica, nível de especialização e experiência profissional.

Qual o perfil ideal de aluno de Geografia?

O perfil ideal de um aluno de Geografia pode variar, mas geralmente inclui algumas características, personalidade e rotina de estudos que são benéficas para o sucesso na disciplina. Porém, lembre-se de que essas são orientações gerais e que os indivíduos podem ter diferentes estilos de aprendizado e necessidades. 

Personalidade do estudante de Geografia

Os estudantes de Geografia costumam ser pessoas curiosas, observadoras e com um grande interesse pelo mundo ao seu redor. Eles gostam de aprender sobre diferentes culturas, sociedades e ambientes. Também são pessoas criativas e inovadoras, que gostam de pensar fora da caixa e encontrar novas soluções para problemas.

Aqui estão algumas características comuns da personalidade dos estudantes de Geografia:

  • Curiosidade geográfica: Os estudantes de Geografia estão sempre buscando novos conhecimentos e informações sobre o mundo. Eles são curiosos sobre diferentes culturas, sociedades e ambientes.
  • Observação: Costumam ser bons observadores. Eles prestam atenção aos detalhes e são capazes de identificar padrões e tendências.
  • Mente analítica: Capacidade de analisar e compreender padrões espaciais, conexões entre eventos e processos geográficos complexos.
  • Senso crítico: Habilidade para questionar informações, fontes de dados e perspectivas geográficas, além de avaliar criticamente os problemas e questões.
  • Abertura à diversidade: Uma disposição para aprender sobre diferentes culturas, sociedades e sistemas ambientais, e uma apreciação pela diversidade global.
  • Habilidade de comunicação: Boas habilidades de comunicação verbal e escrita para expressar suas ideias de forma clara e eficaz.

Estas são apenas algumas características gerais da personalidade dos estudantes de Geografia. É importante lembrar que cada pessoa é única e que existem muitas variações dentro deste grupo.

Jovem garota digitando no computador ao lado de globo terrestre
Ter curiosidade e mente analítica é importante para quem estuda Geografia

Rotina de estudos do estudante de Geografia

A rotina desse estudante costuma variar a depender da dedicação e exigências acadêmicas na universidade na qual se estude. Porém, de forma geral, a rotina do estudante de Geografia será pautada nas seguintes atividades:

  • Leitura e Pesquisa: Dedicação à leitura de livros, artigos acadêmicos e notícias relacionadas à Geografia para manter-se atualizado com desenvolvimentos na área.
  • Estudos de Campo: Participação em atividades de campo e pesquisas de campo para aplicar conceitos geográficos na prática e ganhar experiência em coleta de dados.
  • Uso de Tecnologia: Familiaridade com ferramentas de geotecnologia, como sistemas de informações geográficas (SIG) e software de sensoriamento remoto, para análise e visualização de dados espaciais.
  • Participação em Discussões: Envolvimento ativo em discussões em sala de aula e grupos de estudo para troca de ideias e compreensão aprofundada de conceitos.
  • Pensamento Espacial: Desenvolvimento da capacidade de pensar espacialmente e entender as relações entre locais, fenômenos e processos geográficos.
  • Gerenciamento de Tempo: Habilidade para organizar uma rotina de estudos eficaz, gerenciar prazos e equilibrar compromissos acadêmicos com outras atividades.
  • Trabalho em Equipe: Colaboração em projetos de grupo, o que é comum em cursos de Geografia, para aprender a trabalhar em equipe e compartilhar conhecimento.

Lembrando que o sucesso acadêmico e profissional não depende apenas do perfil ideal, mas também da dedicação, esforço e paixão pelo estudo da Geografia. Cada estudante tem seu próprio estilo de aprendizado e características únicas que podem contribuir para seu sucesso na disciplina.

Mulher analisando pedra em campo
Estudo de campo é importante para aplicar a teoria do curso

Quais as modalidades de estudo para Geografia?

Existem várias modalidades de estudo para Geografia, incluindo presencial, Educação a Distância (EAD) e semipresencial. Continue lendo e veja mais detalhes sobre cada uma dessas modalidades.

Dá para cursar Geografia EAD?

Sim, é possível cursar Geografia na modalidade EAD. A Educação a Distância permite que os alunos estudem geografia de forma online, sem a necessidade de frequentar um campus físico. Os materiais de estudo, como videoaulas, leituras e tarefas, são disponibilizados na internet. 

Além disso, os estudantes podem seguir um cronograma flexível e estudar de acordo com sua própria programação. A maioria dos cursos EAD também oferece suporte online, como fóruns de discussão e chat com professores.

Existe a faculdade de Geografia Presencial?

A faculdade de Geografia presencial é oferecida por diversas instituições de ensino superior em todo o mundo. A modalidade presencial é a forma mais conhecida e tradicional de estudo em que os alunos frequentam fisicamente a instituição de ensino, como uma universidade ou faculdade. Eles participam de aulas em sala de aula, laboratórios e atividades de campo.

Três jovens garotas estudando geografia
As aulas presenciais permitem a prática em laboratórios e o estudo direto com colegas e professores

Tem Geografia Semipresencial?

A modalidade semipresencial também é oferecida para o curso de Geografia e combina elementos da educação presencial e a distância. Os alunos podem frequentar aulas presenciais em determinados dias e completar o restante do curso online. Essa modalidade oferece flexibilidade, pois permite que os estudantes equilibrem suas obrigações de estudo com outras responsabilidades.

Qual a duração e as matérias do curso de Geografia?

A duração e as matérias do curso de Geografia podem variar dependendo da instituição de ensino e do país onde o curso é oferecido. No entanto, confira a seguir as suas matérias e respectivas cargas horárias por semestre, com base no modelo de aulas de licenciatura em Geografia na Anhanguera.

1º Semestre

  • Educação e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Inovação Educacional
  • Libras – Língua Brasileira de Sinais
  • Sociedade Brasileira e Cidadania

2º Semestre

  • Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas
  • Fundamentos da Educação
  • Pensamento Científico
  • Práticas Educativas em Espaços Não-Escolares – Optativa
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem

3º Semestre

  • Didática – Planejamento e Avaliação
  • Educação e Tecnologias
  • Fundamentos de Geologia
  • Prát. Pedag. – Gestão da Aprendizagem
  • Regionalização do Espaço Mundial

4º Semestre

  • Cartografia
  • Fundamentos Epistemológicos da Geografia
  • Geografia Política
  • Prát. Pedag. BNCC e a Arte de Educar
  • Prát. Pedag. Geografia – Anos Finais do Ensino Fundamental

5º Semestre

  • Geografia Econômica
  • Geografia Urbana
  • Metodologia do Ensino de Geografia
  • Prát. Pedag. – Identidade Docente
  • Prát. Pedag. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Itinerários Formativos
  • Estágio Curricular Obrigatório I

6º Semestre

  • Geografia Agrária
  • Geografia da População
  • Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
  • Projeto de Extensão I – Geografia
  • Estágio Curricular Obrigatório II

7º Semestre

  • Climatologia e Meteorologia
  • Gestão Educacional 
  • Hidrogeografia
  • Projeto de Extensão II – Geografia
  • Estágio Curricular Obrigatório III

8º Semestre

  • Atividades Complementares – Projeto de Extensão III Geografia
  • Geografia do Brasil – Optativa
  • Geomorfologia
  • Trabalho de Conclusão De Curso

Além disso, esse curso de licenciatura em Geografia conta com uma carga horária de 120 horas para as Atividades Complementares Obrigatórias (ACO).

Homem operando equipamento de medição
Geografia Agrária é um dos tópicos que podem ser estudados no curso

Quais as possibilidades de especialização em Geografia?

Existem diversas possibilidades de especialização em Geografia, uma vez que a disciplina abrange uma ampla gama de tópicos e subcampos. Aqui estão algumas das principais áreas de capacitação para o profissional formados em Geografia são as seguinte:

  • Geografia Física: Concentra-se nos processos naturais da Terra, como climatologia, geomorfologia, hidrologia e biogeografia.
  • Geografia Humana: Explora as relações entre seres humanos e o ambiente, incluindo estudos de população, migração, urbanização, desenvolvimento econômico e cultural.
  • Geografia Urbana: Concentra-se nas cidades e áreas urbanas, incluindo planejamento urbano, estudos urbanos, geografia do transporte e questões relacionadas à vida urbana.
  • Geografia Econômica: Estuda os aspectos econômicos da geografia, como comércio internacional, globalização, desenvolvimento econômico regional e políticas econômicas.
  • Geografia Cultural: Analisa as interações entre cultura, sociedade e espaço geográfico, incluindo estudos culturais, identidade, migração cultural e patrimônio cultural.
  • Geotecnologia: Enfoca o uso de tecnologias de geoprocessamento, como Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e sensoriamento remoto, para análise e visualização de dados espaciais.
  • Geopolítica: Explora as relações de poder entre nações e regiões, considerando questões políticas, estratégicas e geográficas.
  • Geografia Ambiental: Investigação dos aspectos ambientais da geografia, incluindo estudos sobre mudanças climáticas, conservação, gestão ambiental e sustentabilidade.
  • Geografia da Saúde: Concentra-se nas questões de saúde pública e epidemiologia, analisando como fatores geográficos afetam a saúde da população.
  • Geografia Aplicada: Aplica os princípios e métodos da geografia a problemas do mundo real, como planejamento regional, gestão de recursos naturais e consultoria.
Bandeiras de países reunidas sob céu azul
Na Geografia Cultural, estuda-se a interação entre culturas e sociedades

Quais as principais áreas para recém-formados?

Para os recém-formados na faculdade de Geografia também existem algumas áreas de atuação em destaque. Confira a seguir algumas das principais áreas onde esses recém-formados podem encontrar oportunidades de emprego:

  • Educação: Muitos graduados em Geografia seguem carreiras no ensino, trabalhando como professores de Geografia em escolas de ensino fundamental e médio.
  • Planejamento Urbano e Regional: Geógrafos são frequentemente envolvidos em planejamento urbano, ajudando a desenvolver políticas de uso da terra, gestão de recursos e planejamento de transporte em áreas urbanas e rurais.
  • Gestão Ambiental: Os geógrafos desempenham um papel importante na gestão de recursos naturais, conservação ambiental e avaliação de impacto ambiental.
  • Geotecnologia: A utilização de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e tecnologias de sensoriamento remoto oferece oportunidades em análise de dados espaciais, cartografia e geoprocessamento.
  • Consultoria: Muitos geógrafos trabalham como consultores, fornecendo análises espaciais e recomendações para empresas e agências governamentais.
  • Gestão de Recursos: Carreiras relacionadas à gestão de recursos hídricos, florestais e minerais estão disponíveis para geógrafos.
  • Marketing e Pesquisa de Mercado: As habilidades de análise espacial podem ser aplicadas em pesquisa de mercado, especialmente para empresas com foco em localização e expansão de negócios.
  • Setor de Energia e Infraestrutura: Geógrafos podem trabalhar em empresas de energia, telecomunicações e construção, ajudando na expansão e manutenção de infraestruturas.
  • ONGs e Organizações de Desenvolvimento: Muitas organizações não governamentais e agências de desenvolvimento contratam geógrafos para projetos relacionados a desenvolvimento sustentável e ajuda humanitária.
  • Pesquisa Acadêmica: A pesquisa e a docência em instituições de ensino superior são opções para aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica.

Essas são apenas algumas das áreas onde os graduados em Geografia podem encontrar oportunidades de emprego. A escolha dependerá dos interesses pessoais, das especializações durante a graduação e das oportunidades disponíveis no mercado de trabalho local e global.

Pessoas carregando avião com alimentos
Quem se forma em Geografia pode trabalhar com ONGs e ajuda humanitária

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A escolha entre faculdade pública ou privada depende das preferências e necessidades de cada aluno. As faculdades públicas costumam ser mais renomadas e oferecem uma formação de qualidade. Já as faculdades privadas costumam ser mais flexíveis e oferecem mais opções de horários e modalidades de ensino. No entanto, ambas também têm suas desvantagens.

Ao escolher uma faculdade de Geografia, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Reputação: pesquise a reputação da faculdade e confira o ranking das melhores faculdades de Geografia do Brasil.
  • Corpo docente: verifique o currículo e a experiência dos professores da faculdade.
  • Infraestrutura: confira a infraestrutura da faculdade, como laboratórios, bibliotecas e salas de aula.
  • Custo: pesquise os valores das mensalidades e outras taxas da faculdade.

Faculdade Pública de Geografia

Como dito anteriormente, as universidades públicas de Geografia costumam ter mais renome e oferecem uma formação de qualidade. No entanto, não podemos desconsiderar que elas também costumam ser mais concorridas, o que pode dificultar o ingresso. Além disso, não costumam ter a melhor infraestrutura e podem ocorrer greves e paralisações, atrasando a sua formação.

Faculdade Privada de Geografia

As faculdades privadas de Geografia costumam ser mais flexíveis, oferecem mais opções de horários e modalidades de ensino e podem ser de excelente qualidade, oferecendo bom corpo docente. Elas também podem ser mais acessíveis, o que pode ser uma boa opção para alunos que precisam conciliar os estudos com outras atividades.

No entanto, não podemos deixar de lado algumas desvantagens quando se escolhe estudar em uma universidade privada. De modo geral, são elas:

  • A mensalidade pode ser alta;
  • Nem sempre terá a melhor qualidade, por isso busque bastante informação.
Professora ensinando alunos na faculdade
A faculdade privada pode oferecer boa infraestrutura e professores especialistas

Quanto custa a graduação em Geografia?

A faculdade de Geografia no Brasil costuma variar em uma faixa de preço de R$ 99,00 a em torno de R$ 800,00. Para algumas pessoas essa faixa de valores pode ser acessível, mas para muitos pode não ser. Dessa forma, saiba que se a sua vontade é estudar em uma universidade privada, é possível encontrar bolsa de estudos que vão tornar essa experiência mais acessível.

Tem como conseguir bolsa de estudos em Geografia?

É possível conseguir bolsa de estudos em Geografia, mas busque manter um bom desempenho acadêmico, pois esse é um dos principais critérios para a concessão de bolsas de estudo. Existem várias opções de bolsas disponíveis, tanto para estudantes de faculdades públicas quanto privadas. Confira a seguir sobre elas:

Bolsas de estudo em faculdades públicas: O governo costuma oferecer bolsas de estudo para estudantes de baixa renda, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

  • ProUni: o ProUni oferece bolsas de 50% e 100% de desconto nas mensalidades de faculdades públicas. Para concorrer às bolsas, os estudantes precisam comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.
  • FIES: o FIES oferece financiamento estudantil para estudantes de baixa renda. Os estudantes podem financiar até 100% do valor das mensalidades, com juros de 3,96% ao ano.

Bolsas de estudo em faculdades privadas: As faculdades privadas também oferecem bolsas de estudo, por meio de programas próprios ou de programas patrocinados por empresas e instituições.

  • Programas próprios: as faculdades privadas costumam oferecer bolsas de estudo para estudantes com bom desempenho no ensino acadêmico, para estudantes que participam de atividades extracurriculares ou para estudantes que comprovarem renda familiar baixa.
  • Programas patrocinados: algumas empresas e instituições patrocinam bolsas de estudo em faculdades privadas. Essas bolsas podem ser direcionadas a estudantes de determinadas áreas ou a estudantes que atendam a determinados critérios.
Mulher e homem jovens comemorando algo visto no computador
Existem programas próprios, patrocinados e governamentais que ajudam você a ter bolsa

Como entrar em Geografia?

A forma mais comum de entrar em Geografia é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ENEM é um exame realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) e é utilizado como critério de seleção para diversos cursos superiores, inclusive Geografia.

ENEM

O ENEM é um exame que acontece anualmente no Brasil permitindo que os concluintes do ensino médio possam garantir suas vagas em universidades. O exame é realizado em duas fases e os resultados são utilizados para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é um sistema do MEC que seleciona candidatos para vagas em universidades públicas. Porém, algumas faculdades privadas também utilizam a nota como forma de ingresso.

Sisu

O Sisu é realizado duas vezes ao ano, em janeiro e julho. Para participar do Sisu, o candidato precisa ter participado do ENEM no ano anterior e ter obtido nota superior a zero na redação. Os candidatos são selecionados por meio de uma concorrência entre as notas obtidas no ENEM. Os candidatos que atingirem a nota de corte são selecionados para as vagas disponíveis e fazem matrícula nas universidades públicas.

Vestibular

Algumas faculdades particulares também exigem a realização de um vestibular para ingresso em Geografia. Os vestibulares costumam ser realizados em uma única fase e são compostos por provas objetivas e/ou discursivas. Os conteúdos cobrados nos vestibulares variam de acordo com a faculdade. No entanto, geralmente são cobrados conhecimentos de disciplinas vistas no Ensino Médio.

Quais as exigências para se formar em Geografia?

Normalmente, para se formar em Geografia, é necessário cumprir uma série de exigências, que vão variar de acordo com cada Instituição de Ensino Superior (IES). De maneira geral, as exigências para se formar neste curso são as seguintes:

  • Aprovação e presença em todas as disciplinas do curso;
  • Realização de estágio obrigatório;
  • Aprovação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Estágio Obrigatório em Geografia

A presença ou ausência do estágio obrigatório depende das políticas acadêmicas da instituição e do currículo do curso de Geografia em questão. Portanto, para saber se o estágio é obrigatório no curso de Geografia de uma instituição específica, você deve consultar as diretrizes do curso ou entrar em contato com a coordenação do curso na instituição em questão.

Jovem professor dando aula para crianças
O estágio pode ser obrigatório, dependendo do curso e da instituição

Enade para Geografia

O Enade é um exame realizado pelo MEC que avalia o desempenho dos alunos de graduação em todo o Brasil. O Enade é obrigatório para todos os alunos de graduação, inclusive de Geografia.

O Enade é realizado anualmente e é composto por questões de múltipla escolha, dissertativas e uma redação. As questões são elaboradas a partir de um documento de referência, que é elaborado pelo MEC e divulgado aos alunos antes da realização do exame.

TCC de Geografia

O TCC é uma etapa importante no final do curso de Geografia. Os estudantes, em colaboração com um orientador, são solicitados a realizar uma pesquisa original ou um projeto prático relacionado a um tópico de Geografia de sua escolha. O TCC pode abordar uma ampla variedade de tópicos geográficos, desde questões urbanas até questões ambientais ou análises regionais.

Vale a pena se formar em Geografia?

A resposta para essa pergunta sempre vai depender de uma série de fatores como: localização, interesse pessoal, gosto pela área do conhecimento, habilidades, expectativas, entre outros. No entanto, o que não podemos deixar de lado para avaliar é se o investimento nesse curso será muito alto e se o retorno salarial será satisfatório para você.

Turma de estudantes em excursão caminhando nas pedras
A Geografia possibilita a a atuação em diversos segmentos, mas o estudante precisa gostar da área e avaliar o retorno

Salário para formados em Geografia

Segundo dados retirados da pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), hoje um Geógrafo ganha em média R$ 5.337,35 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Investimento X Retorno para Geografia

O investimento para se formar em Geografia depende do tipo de faculdade que você escolher. Por exemplo, em faculdades públicas, o curso é gratuito. Já em faculdades privadas, o valor das mensalidades pode variar de acordo com a instituição e o curso escolhido. Fora isso, não terá muito investimento de material para a sua formação, apenas livros como material de estudo caso você deseje.

O retorno do investimento em uma formação em Geografia também depende de uma série de fatores, como:

  • Área de atuação: algumas áreas da Geografia, como a educação, oferecem boas oportunidades de emprego e salários competitivos. Outras áreas, como a pesquisa, podem ser mais competitivas e oferecer salários mais baixos.
  • Experiência profissional: profissionais com mais experiência profissional geralmente têm salários mais altos.

Se você está pensando em se formar em Geografia, é importante fazer uma pesquisa cuidadosa e avaliar os prós e contras dessa opção. Se você tem interesse em estudar sobre o espaço geográfico e as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, então se formar em Geografia pode ser uma boa opção.

Saiba mais: confira como funciona o curso da Anhanguera!

Por que cursar Geografia na Anhanguera?

A faculdade de Geografia é uma das áreas básicas e necessárias para sociedade. Sua importância vai desde as salas de aula até os centros rurais. Se o seu sonho é fazer a graduação em Geografia, não deixe seu sonho para depois!

Procure por faculdades de boa qualidade, reconhecidas pelo MEC e com mensalidades que cabem no seu bolso. Acesse agora o site da Anhanguera, se inscreva no vestibular e se prepare para viver o melhor da graduação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 38

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados