Tudo sobre o curso de Pedagogia

Você sabia que a Pedagogia é uma área do conhecimento que está na base de todas as demais? Ela envolve a prática do ensino desde os primeiros anos de vida das pessoas até a fase adulta, permitindo a evolução de cada um como seres sociais que somos.

Os profissionais que se formam na faculdade de Pedagogia são responsáveis pelas próximas gerações de cidadãos, pelos conhecimentos repassados a elas e pela determinação de como isso será feito. Além disso, é de responsabilidade do pedagogo manter as atividades sempre alinhadas com as mudanças que acontecem a todo tempo na sociedade.

Você considera seguir carreira como pedagogo? Então fique por aqui para saber tudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia aqui da Anhanguera!

Boa leitura!

Como é a graduação

Neste tópico, vamos conhecer um pouco mais sobre o curso superior em Pedagogia no que diz respeito ao tipo de graduação, ao foco adotado aqui na Anhanguera e às modalidades de ensino oferecidas pela instituição.

Como funciona a Licenciatura em Pedagogia?

Antes de falar sobre como funciona a Licenciatura em Pedagogia, é importante explicar o que é uma formação em Licenciatura e como ela se diferencia do Bacharelado.

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado

Os cursos de Bacharelados são direcionados para o mercado em geral. Neles, as disciplinas visam o preparo para os desafios que o profissional vai enfrentar atuando em empresas e em ambientes corporativos. É o tipo mais frequente de formação superior, já que permite uma boa amplitude de atuação aos seus egressos.

Por outro lado, a Licenciatura é focada no preparo de professores para a educação básica e fundamental, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. É o formato ideal para quem deseja trabalhar em escolas ou com o ensino de uma forma geral.

Licenciatura em Pedagogia

A Licenciatura em Pedagogia tem como principal objetivo a formação de profissionais capazes de aplicar, gerenciar e elaborar planos pedagógicos para o ensino de pessoas de todas as idades e necessidades especiais. 

Em sua grade curricular, o curso contempla disciplinas voltadas para questões educacionais e sociais, garantindo uma formação ampla e completa.

Qual é o foco do curso de Pedagogia na Anhanguera? 

O curso de Pedagogia da Anhanguera tem como foco formar pedagogos habilitados para atuar em qualquer unidade escolar com qualidade e conformidade.

Os licenciados na faculdade Anhanguera têm uma formação de excelência, principalmente em função da maneira como a grade curricular é estruturada. Entre os pontos mais importantes nesse sentido, estão estes listados abaixo.

Uso de novas tecnologias

Você já percebeu que a tecnologia está evoluindo cada vez mais rápido, certo? As pessoas que nasceram nos últimos 10 a 15 anos lidam com isso de uma forma muito diferente e mais natural do que aquelas nascidas nas décadas anteriores. A metodologia de ensino precisa acompanhar essas evoluções, aproveitando todas as vantagens que elas proporcionam ao ensino.

Por isso, na Anhanguera, os formandos em Pedagogia aprendem a utilizar ferramentas tecnológicas para elaborar planos pedagógicos mais eficientes com aulas mais atrativas para seus alunos e mais simples para o corpo docente.

Educação inclusiva

A educação inclusiva é um dos pilares da Licenciatura em Pedagogia na Anhanguera. Ela busca atender públicos diferenciados, como as crianças com deficiências físicas, motoras e mentais, bem como a educação de adultos e de alunos superdotados.

As práticas inclusivas ajudam a melhorar a qualidade do ensino para todos os envolvidos, proporcionando ambientes de aprendizados mais ricos e diversos, que fomentam a inclusão social e o desenvolvimento de cidadãos melhores para o mundo.

Adequação ao novo perfil do aluno

Vivemos em uma era de mudanças bruscas de gerações provocadas, especialmente, pelas evoluções tecnológicas. O formato de ensino aplicado a nós e aos nossos pais não é mais eficiente para os jovens de agora. É preciso entender o perfil do aluno de hoje para encontrar meios mais adequados de transmissão de conteúdos.

O pedagogo formado na Faculdade Anhanguera é preparado não apenas para lidar com o perfil atual, como, também, para moldar-se conforme a sociedade evolui, modificando a forma de ensinar para garantir metodologias constantemente eficazes.

Em quais modalidades é possível estudar? 

A Licenciatura em Pedagogia da Anhanguera pode ser realizada em três modalidades distintas: presencial, semipresencial ou 100% online. Confira, a seguir, como funciona cada uma dessas opções.

Presencial

Na modalidade presencial, o curso de Pedagogia da Anhanguera conta com a novidade da grade curricular atualizada às novas diretrizes da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – adotando metodologias de ensino e escolha de conteúdos que seguem os padrões exigidos pelas autoridades em educação no país.

As aulas ocorrem no formato tradicional de ensino, e os alunos devem comparecer à unidade na qual se matricularam para acompanhar as aulas ministradas pelos professores. Existe a demanda por trabalhos extraclasse, individuais e em grupo, bem como o uso de equipamentos multimídia para o enriquecimento do aprendizado.

Semipresencial

No formato semipresencial, grande parte do conteúdo é ministrado no formato online, e os alunos precisam comparecer ao polo de educação uma vez na semana para as transmissões ao vivo. Os encontros presenciais contam com a ajuda de tutores no acompanhamento da aula e na solução de dúvidas mais simples.

100% online

Você tem uma vida corrida e uma rotina que não permite frequentar aulas presenciais? Não se preocupe. O formato EAD da Anhanguera oferece o curso 100% online. 

Mas isso não diminui a excelência do ensino! O nível de exigência no cumprimento da carga horária é o mesmo do formato presencial. Todo o conteúdo do curso online é disponibilizado na plataforma da faculdade, desde aulas e materiais complementares até os exercícios e trabalhos.

É uma modalidade que permite uma flexibilidade bem grande para o aluno, que pode encaixar os estudos em sua rotina da forma que for mais conveniente. Interessante, não é? 

Outra vantagem importante é que o valor do curso de Pedagogia EAD é menor que os demais por demandar uma infraestrutura física mais enxuta.

Como funcionam os estágios?

Uma das exigências mais importantes da Licenciatura em Pedagogia é a realização de estágios supervisionados. O curso é composto por dois ciclos. O primeiro é o ciclo básico de formação, que foca a parte teórica da graduação e fortalece a base de conhecimento do aluno. 

Depois dessa etapa, começa o ciclo profissionalizante, que conta com matérias de Pedagogia voltadas para as questões práticas da profissão. É nesse momento que se iniciam os estágios, a começar pelo estágio de observação, no qual o aluno deve apenas acompanhar um profissional atuando em sala de aula. Em seguida, passa para a ministração de aulas e vai até a elaboração de projetos pedagógicos.

Pedagogia é para você?

Você tem facilidade de ensinar e gosta da atmosfera que envolve o aprendizado? Então o curso superior de Pedagogia pode ser perfeito para você. 

Para entender melhor se o curso é compatível com o seu perfil, veja abaixo as características ideais do pedagogo e quais são as habilidades que o mercado exige desse profissional.

Qual é o perfil do pedagogo?

Cada profissão demanda um perfil de pessoa diferente. Para tornar-se um bom pedagogo, é preciso apresentar características como as listadas a seguir.

Ávido por conhecimento

Você já pensou que ensinar é uma das melhores formas de aprender? Para cursar Pedagogia, você precisa ser ávido por conhecimento, estar sempre em busca de novos aprendizados e ser bastante curioso. Essa é uma característica fundamental para a profissão. Afinal, o profissional deve se manter constantemente atualizado.

Autoconfiante

O pedagogo é uma pessoa de referência no ambiente de trabalho, seja ele educacional ou não. Os colegas, alunos, pais e todos ao seu redor precisam confiar nas diretrizes elaboradas por ele e, para isso, é importante que a pessoa tenha segurança em seus conhecimentos e em seu potencial.

Atencioso e zeloso

O cuidado é uma das premissas da profissão de pedagogo. As ações devem ser desenvolvidas com foco na otimização do aprendizado, mas nunca podem deixar de considerar o cenário como um todo. Isso demanda muito zelo na elaboração de cada plano de ensino, de cada aula e de cada atividade. Se você é uma pessoa atenciosa, já tem meio caminho andado!

Paciente

A maior parte dos profissionais de Pedagogia atua com crianças e adolescentes, o que exige muita paciência e tato. Os conflitos são frequentes e precisam ser gerenciados de forma saudável para que os estudantes aprendam com cada situação. É fundamental ser paciente, saber ouvir e impor-se de acordo com o que o cenário apresenta.

Empático

Cada pessoa vive uma realidade diferente, e isso não exclui as crianças e as suas famílias. O pedagogo precisa ter uma postura empática em sua rotina, buscando compreender cada aluno, principalmente os mais problemáticos, de forma mais ampla. 

Você deve entender que grande parte das dificuldades no aprendizado apresentadas em sala de aula são fruto de situações pessoais adversas que podem ser amenizadas com uma dose de compreensão e de apoio.

E então, esse perfil é parecido com você? Continue acompanhando para entender quais habilidades devem ser desenvolvidas para ter sucesso na profissão!

Quais são as habilidades essenciais para a área?

Além das características que os profissionais em Pedagogia precisam ter, algumas habilidades são essenciais para uma boa aplicação de práticas e ações no dia a dia. Confira a seguir.

Interesse no desenvolvimento social

A preocupação de um pedagogo não pode se limitar à sala de aula. Os seres humanos são produtos do meio no qual estão inseridos. Por isso, o pensamento amplo se faz mais do que necessário. Para desenvolver cada criança, também é preciso desenvolver o mundo à sua volta. As atividades devem envolver interações sociais e a promoção do aprendizado generalizado.

Vontade de contribuir para a formação de profissionais

Desde os primeiros anos de escola, estamos sendo preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Como pedagogo, essa responsabilidade torna-se ainda maior, já que você será o responsável pela formação da base de conhecimento de indivíduos. Por isso, deve pensar no tipo de profissionais que deseja encontrar no futuro e criar dispositivos que proporcionem a realização desse cenário.

Planejamento

Você é organizado e gosta de planejamento? Pois essa atividade é uma constante da profissão. 

Quem escolhe a docência precisa planejar suas aulas; quem escolhe a direção escolar precisa planejar o ano letivo; quem não atua na área escolar precisa planejar as atividades que serão executadas em empresas ou em hospitais. Ou seja, tudo em Pedagogia envolve criar planos bem-elaborados para o desenvolvimento de pessoas.

Disrupção

As mudanças no mundo são constantes e cada vez mais aceleradas. Os padrões de hoje não serão os mesmos que funcionarão bem daqui a alguns anos, e os pedagogos precisam estar preparados para lidar com todas essas rupturas. A adaptabilidade é uma característica essencial nesses casos.

E aí, ficou inspirado? Lembre-se de que não é necessário ter todas essas características de antemão. É possível desenvolvê-las durante a graduação, com a ajuda da grade curricular e dos professores.

O mercado atual da Pedagogia

Depois de ver tudo o que é preciso para ser um excelente pedagogo, que tal entender como funciona a atuação desse profissional no mercado? Veja também quais são as oportunidades de carreira que a formação pedagógica proporciona.

Qual é a relevância da Pedagogia na Educação contemporânea?

A Educação dos tempos atuais apresenta novos desafios a cada instante, e a Pedagogia exerce um importante papel na superação de cada um deles. São os pedagogos que conseguem identificar as mudanças que ocorrem na sociedade e como elas impactam o processo de aprendizado a ser implementado.

Por meio dos conteúdos e das metodologias aprendidas ao longo da graduação, esses profissionais são capazes de desenvolver novas didáticas, que se adequam à realidade de cada comunidade em cada momento que ela vive. 

Quais são as principais atividades do Pedagogo?

Ficou interessado na profissão e quer saber em detalhes o que faz o pedagogo? Continue acompanhando e confira quais são as possibilidades de atuação que ele tem ao longo da carreira.

Ministrar aulas

A Licenciatura em Pedagogia permite ao egresso tornar-se professor do ensino básico e fundamental, atuando desde a elaboração de planos de aula e desenvolvimento de atividades avaliativas até o acompanhamento da evolução dos alunos dentro da sala de aula.

Desenvolver corpo docente

O pedagogo também pode atuar no desenvolvimento do corpo docente no que se refere às práticas didáticas, ao planejamento curricular do ensino e ao apoio aos professores em tarefas cotidianas.

Elaborar o planejamento escolar

O curso de Pedagogia prepara o profissional para elaborar planejamentos escolares que são aplicados desde o plano de aulas até as estratégias pedagógicas de toda a instituição de ensino. No cargo de diretor escolar ou de coordenador pedagógico, essas funções fazem parte da rotina básica do pedagogo.

Estruturar projetos educacionais

O profissional formado na faculdade de Pedagogia tem capacidade técnica suficiente para elaborar projetos educacionais de diferentes tipos de portes. Eles podem ser aplicados ao ambiente escolar ou mesmo a ambientes empresariais ou hospitalares, entre outros.

Quais cargos o pedagogo pode ocupar?

Diante de tantas possibilidades de aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso, os pedagogos podem ocupar diferentes tipos de cargos, como estes a seguir.

Diretor de escola

Os egressos do curso de Pedagogia podem assumir a diretoria de escolas públicas ou particulares. O cargo exige um bom desempenho em estratégia e planejamento, além da habilidade de gestão de pessoas e de recursos materiais. 

Coordenador pedagógico

Como coordenador pedagógico, o profissional é responsável pelo planejamento e pelo acompanhamento das atividades de ensino em centros educacionais. Sua atuação pode ser aplicada desde pequenas escolas até faculdades, conforme a capacitação realizada ao longo da carreira.

Professor de rede pública ou privada

O curso superior em Pedagogia da Anhanguera habilita o profissional para dar aulas desde o ensino básico até o 5º ano do ensino fundamental. A partir desse ano, é preciso obter uma formação na disciplina específica para lecionar. Essa determinação vale para a rede pública e para a rede privada de ensino.

Educador em espaços não escolares

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a atuação do pedagogo não se limita a ambientes escolares. O profissional com formação nessa área pode atuar em outros tipos de instituições, tais como empresas, casas de repouso e hospitais, desenvolvendo atividades educacionais de qualidade.

Quais são as principais especializações?

A graduação em Pedagogia abre diversas oportunidades de especializações. A seguir, você confere algumas delas.

Gestão Escolar

A pós em Gestão Escolar prepara o pedagogo para lidar com a administração de instituições de ensino e projetos de educação implementados em ambientes não escolares. Nela, o aluno aprende a lidar com o gerenciamento de recursos, a gestão de pessoas, a elaboração de planejamentos estratégicos, entre outras competências.

É a especialização ideal se você busca atuar como diretor de escola ou em cargos similares em ambientes não escolares. Outra possibilidade bastante atrativa para quem se forma nessa pós-graduação é abrir a sua própria empresa no setor educacional, que pode ser desde um local para reforço escolar ou mesmo uma instituição de ensino mais robusta.

Psicopedagogia 

A Psicopedagogia é uma das especializações mais buscadas pelos pedagogos por ampliar a atuação do profissional. O curso une conceitos da área Pedagógica com os da área da Psicologia, enriquecendo a compreensão das formas de aprendizado de cada pessoa.

Os psicopedagogos podem atuar com atendimento particular de reforço escolar, ou aplicar seus conhecimentos na rotina de instituições de ensino. Trata-se de uma especialização que fortalece a base de conhecimento do profissional, trazendo novas visões e abordagens de análises.

Ensino a distância

O ensino a distância é uma prática que começou em instituições de ensino superior e que, atualmente, já é aplicada em escolas de todos os níveis. As atividades ministradas no formato online têm características específicas que demandam outros tipos de cuidados que a graduação em Pedagogia não contempla de maneira aprofundada.

Dessa forma, se você pretende atuar com foco nessa vertente de ensino, vai se beneficiar bastante de uma pós-graduação em ensino a distância. O curso apresenta ferramentas e metodologias específicas que devem ser aplicadas nessa modalidade para a garantia da eficiência do aprendizado.

Alfabetização e Letramento

A alfabetização é uma das atividades mais importantes da carreira escolar de uma pessoa. Ela representa a porta de entrada para o universo do saber e, por isso, deve ser uma fase muito bem-aproveitada.

A especialização em Alfabetização e Letramento tem o foco em metodologias de ensino que garantem máxima eficiência no aprendizado dos alunos, conforme cada faixa etária e realidade socioeconômica. Os pedagogos egressos desse curso conseguem formar estudantes mais seguros e confiantes na prática de leitura e de interpretação de textos.

Educação Especial e Inclusiva

A educação especial e inclusiva está relacionada aos casos nos quais os alunos demandam cuidados e metodologias diferenciadas para absorver melhor o conteúdo. Os exemplos mais comuns são dos portadores de alguma deficiência física ou cognitiva, mas também estão incluídos nessa situação aqueles que apresentam uma capacidade mais avançada de aprendizado.

Essa especialização é fundamental na preparação do profissional para lidar com barreiras impostas pela condição diferenciada do aluno. Ela aborda metodologias e ferramentas que consideram diferentes cenários e habilita o pedagogo a identificar e propor os melhores planos de ensino para cada caso especial.

Libras e Educação para Surdos

Entre as especializações voltadas para os alunos com necessidades especiais, a pós-graduação em Libras e Educação para Surdos merece um destaque por envolver o aprendizado de outro idioma, além das diferenças na didática.

A Língua Brasileira de Sinais é a forma oficial de comunicação entre as pessoas com deficiência auditiva. Desse modo, professores e pedagogos devem estar preparados para lidar com um cenário diferenciado em sala de aula, para que a comunicação não se torne uma barreira ao aprendizado dos alunos.

Psicopedagogia Institucional

A pós-graduação em Psicopedagogia Institucional prepara profissionais para prestarem apoio às instituições na prevenção e na solução de problemas na relação ensino-aprendizagem dos estudantes

O psicopedagogo institucional elabora estratégias que ajudam os professores a lidar com turmas mais complicadas, bem como a auxiliar alunos em fases mais críticas, como o vestibular. O trabalho desse profissional permite que os estudantes absorvam melhor os conteúdos e reduzam a necessidade de acompanhamento extraclasse ou aulas de reforço escolar. 

Em ambientes não escolares, a especialização em Psicopedagogia Institucional auxilia empresas na elaboração de programas de desenvolvimento de seus colaboradores e na promoção de ambientes sociais mais harmônicos e integrados.

Pedagogia Hospitalar

A realidade de muitas crianças pelo mundo passa pela rotina de internações longas e frequentes. Contudo, isso não pode ferir o direito que elas têm de obter um ensino de qualidade, que as preparem para a vida fora do ambiente hospitalar.

A Pedagogia Hospitalar é a especialização que visa garantir a educação básica e fundamental para as crianças internadas, de forma que elas se mantenham atualizadas em relação ao conteúdo que seria ministrado a elas em sala de aula. Assim, além dos cuidados médicos, elas recebem todo o suporte educacional de que precisam.

Você viu que a Licenciatura em Pedagogia abre muitas portas para quem deseja atuar no setor educacional, não é? A prática da profissão começa antes mesmo da finalização do curso, nas disciplinas de estágio, e as oportunidades de crescimento são bastante variadas e promissoras. Se você gosta de ensinar e de aprender, essa é a carreira que deve seguir.

O que achou dessa graduação? Interessante, não é mesmo? Então, não perca mais tempo e comece o curso quanto antes. Entre em contato e veja como se inscrever na Faculdade de Pedagogia da Anhanguera.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.