Quem faz EAD consegue emprego? Entenda

emprego ead

Acreditando em um futuro além do ensino tradicional? Pois bem, você apostou certo. A educação a distância (EaD) não é somente uma tendência emergente, mas também uma realidade atual que está transformando a cara do mercado de trabalho. 

A modalidade de ensino a distância oferece uma variedade de vantagens para os indivíduos que buscam aprimorar suas trajetórias profissionais. De fato, durante o intervalo de tempo de 2011 a 2021, houve um impressionante aumento de 474% nas matrículas em cursos superiores a distância, conforme constatado pelo Censo da Educação Superior 2021.

Porém, ainda há muito gente que ainda tem dúvidas sobre esse investimento. Afinal, como o EAD é visto no mercado? Há espaço para quem se forma nessa modalidade? Como é a visão dos estudantes EAD no mercado de trabalho? Acompanhe as próximas linhas e descubra!

A educação a distância (EaD) é tão eficaz quanto o ensino presencial no mercado de trabalho?

Você deve estar se perguntando, a educação EaD é eficaz? Bem, a qualidade do ensino EaD é o que a destaca. Embora entregue de forma diferente, a educação a distância se equipara à qualidade do ensino presencial. 

Devido à flexibilidade e acessibilidade dessa modalidade, as habilidades de autodisciplina e autogestão, tão valorizadas no mercado de trabalho, são frequentemente aprimoradas. 

O que as empresas pensam da faculdade a distância?

Acredite ou não, a percepção do mercado sobre a educação a distância tem avançado positivamente. Cada vez mais empresas reconhecem o valor do ensino superior EaD. O conteúdo do curso, habilidades adquiridas e a atitude do aluno tendem a ser mais críticos para os empregadores do que o método de entrega.

Examinar a eficácia desta modalidade de ensino exige um comparativo com o ensino presencial. É claro, o contato direto com professores e colegas de turma em sala de aula é um benefício único do ensino presencial. 

No entanto, para entrar no mercado de trabalho, é preciso muito além das técnicas profissionais que você conquista com os estudos. As empresas procuram colaboradores que saibam se adequar às regras de negócio e à sua cultura organizacional – o que envolve competências de ordem comportamental também. 

Os alunos EaD desenvolvem uma série de habilidades úteis para mercado de trabalho e Algumas delas são: 

  • adaptabilidade e resiliência;
  • gestão de tempo;
  • organização;
  • disciplina e foco;
  • proatividade;
  • pensamento crítico;
  • automotivação.

Essas habilidades são adquiridas ao longo de um curso EAD. Você sabia? Ao se dedicar às matérias e montar uma rotina de estudos para dar conta de todas as atividades, trabalha a organização, a automotivação, o foco, a gestão de tempo e muitas outras competências você estará se capacitando para o mundo do trabalho.

Isso sem falar na maior familiaridade que um aluno do EAD tem com os ambientes digitais. Em um mercado dominado pela tecnologia, esse domínio de ferramentas e pesquisa pela internet faz toda a diferença para a empregabilidade. Quando formado, o profissional encara os desafios da inovação em sua área com maior preparo.

Como é a relação entre as graduações EAD e a empregabilidade?

Um profissional formado em EAD consegue emprego da mesma forma que os estudantes do ensino presencial. Na verdade, muitos dos recrutadores nem ficam sabendo dessa informação, tendo em vista que ela não é obrigatória no currículo. O que vale mesmo é ter concluído o ensino superior.

Pense com a gente: se o diploma EAD tem tanta validade quanto o do presencial, nem teria motivos para essa diferenciação, concorda? Os estudantes de ambas as modalidades aprendem com conteúdos similares, às vezes até com os mesmos professores. Se o aluno é dedicado e entende o valor de sua formação, vai se desenvolver em qualquer uma delas.

Aqui, vale uma dica importante: escolha a faculdade que invista em tecnologias e inovações para a sua estrutura. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) completo, funcional e repleto de conteúdos é essencial para uma formação de qualidade. Assim, você consegue vantagem competitiva para aumentar a empregabilidade.

Há qualidade do ensino EaD?

Houve uma melhora significativa na avaliação dos órgãos competentes em relação aos cursos nessa modalidade. Além do aumento da demanda por esses cursos, em 2019, pela primeira vez, a Educação a Distância (EaD) teve uma proporção maior de cursos com nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do INEP do que o ensino presencial.

Comumente conhecida como Nota Mec, essa avaliação demonstrou que 2,7% dos cursos na modalidade EaD receberam nota 5, em comparação com 1,6% na modalidade presencial. Em 2017, as proporções eram de 0,4% e 2,4%, respectivamente.

Contudo, em ambos os casos, a EaD mostra uma evolução. A qualidade não é mais uma desculpa e também há um aumento na popularidade, o que, de certa forma, é um sinal de reconhecimento. O ensino a distância está crescendo tanto em qualidade quanto em quantidade!

Porém, é crucial ressaltar que, ao optar por um curso ou faculdade em EAD, os alunos devem realizar uma pesquisa cuidadosa sobre as instituições educacionais. Nem todas as instituições oferecem o mesmo nível de qualidade, suporte e recursos para o aprendizado online.

Ao selecionar uma instituição para seus estudos referente a este tipo de ensino, os alunos devem considerar os seguintes tópicos:

  • Reputação da instituição;
  • Currículo do curso;
  • Qualidade dos recursos de aprendizado online;
  • Suporte técnico; 
  • Interação professor-aluno; 
  • Oportunidades de networking. 

Fazer uma escolha informada ajudará os alunos a garantir uma experiência educacional de alta qualidade e relevante para seus objetivos profissionais e pessoais.

Em resumo, a educação a distância pode ser igualmente eficaz que o ensino presencial no mercado de trabalho. A capacidade do aluno de autogerir sua educação, aliada ao constante aprimoramento da qualidade do ensino, tornam essa modalidade uma escolha viável e cada vez mais valorizada.

Estudante universitária lendo o post: "Quem faz EAD consegue emprego? Entenda"  e refletindo antes de iniciar sua faculdade em EAD e entender se ela conseguirá emprego ao concluir a sua faculdade escolhida em EAD.

EaD e sua relevância no mercado de trabalho

Frequentemente, ouvimos questionamentos como “Fiz EAD e não consigo emprego, é melhor fazer EAD ou presencial?”, que colocam em cheque a importância e os benefícios do Ensino a Distância. No entanto, é essencial entender que o mercado de trabalho moderno valoriza o conteúdo e a habilidade, além da formação.

Cursos de graduação em EAD vêm ganhando espaço e respeito no mercado. Ao contrário do que muitos pensam, esta modalidade tem se mostrado tão eficaz quanto os cursos presenciais, quando bem implementados. A qualidade do curso depende menos da modalidade e mais da instituição e do comprometimento do aluno.

Empresas  buscam profissionais que estão sempre aprendendo e se atualizando

Ao discutir sobre aprendizado remoto como ferramenta para a evolução na carreira, é fundamental compreender que a educação continuada é uma demanda do mercado de trabalho atual. 

Cada vez mais, as empresas buscam profissionais que estão sempre aprendendo e se atualizando. E esse tipo de ensino permite fazer isso com flexibilidade, facilitando a evolução na carreira sem exigir sacrifícios excepcionais.

Lembrando sempre que o aprendizado é uma via de mão dupla, dependendo tanto da eficácia do método de ensino quanto do comprometimento e dedicação do aluno. O EAD oferece as ferramentas, mas é você quem construirá o caminho do sucesso com elas.

Resumindo, as chances de conseguir um bom emprego dependem muito mais da dedicação e esforço do aluno, independentemente de ser uma formação de ensino a distância ou presencial. Com dedicação e empenho, a formação a distância pode ser uma excelente opção para quem busca aprimorar suas habilidades e evoluir na carreira. 

Além disso, a iniciativa de buscar o aprendizado já é um ótimo sinal para o mercado de trabalho, mostrando proatividade, autogestão e comprometimento com o próprio desenvolvimento.

Como o Ensino a Distância apoia a autonomia e independência do estudante?

O Ensino a Distância, é sem dúvida uma grande aliada para a autonomia e independência do estudante. Para entender melhor, começamos com a pergunta: Como o EAD incentiva a autonomia de aprendizagem?

Na modalidade de ensino a distância, você é o responsável pelo seu aprendizado. Você é livre para decidir sobre seus métodos e ritmo de estudo. Isso pode ser um desafio para alguns, mas é também uma oportunidade para melhorar suas habilidades de autogestão.

A importância de habilidades de autogestão no EAD

A autogestão é crucial quando falamos do aprendizado a distância. Uma habilidade-chave. Isso inclui definir e alcançar metas de aprendizagem, organizar e planejar o próprio tempo, e ter disciplina para garantir que os estudos não sejam negligenciados.

De fato, muitos estudantes adquirem habilidades valiosas através do EAD, levando a um aumento da autonomia e independência. Podemos notar isso em depoimentos de quem fez faculdade a distância. Sua experiência mostra que o EAD não apenas fornece uma educação de qualidade, mas também apoia o desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais são as desvantagens dos EAD?

Alguns estudantes podem sentir falta do ambiente social de uma sala de aula física e a ausência de contato direto com professores e colegas, podendo se tornar um desafio. No entanto, com a realização de videoconferências, fóruns de discussão e chats online, o EAD está progredindo para oferecer um ambiente mais interativo e colaborativo.

Conclusivamente, o ensino a distância oferece um modelo de ensino flexível que fomenta a independência do estudante. Porém, se você ainda está em dúvida sobre iniciar ou não uma formação remotamente, fizemos um post  sobre o por que fazer EAD, onde você irá encontrar os prós e contras desse tipo de modalidade. 

Resumindo, o aprendizado remoto não apenas prepara os alunos para um mercado de trabalho em constante evolução, mas também os capacita para serem aprendizes ao longo da vida, prontos para assumir a responsabilidade por seu crescimento pessoal e profissional.

Anhanguera: uma excelente opção para estudantes que procuram cursos EAD de qualidade e com suporte adequado

Ainda no contexto do mercado de trabalho contemporâneo e em consonância com a relevância e eficácia do ensino a distância, não podíamos deixar de mencionar sobre os cursos, graduações e pós-graduações oferecidos pela Anhanguera. 

Ressaltando a importância de pesquisar sobre a instituição de ensino que você irá escolher para fazer sua formação a distância, os cursos oferecidos pela Anhanguera são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC),  abrangendo diversas áreas relevantes. 

Esses cursos se destacam por sua excelência acadêmica e compromisso em preparar os alunos para os desafios do mundo profissional, oferecendo recursos, suporte e oportunidades de networking que contribuem significativamente para o sucesso dos estudantes em suas carreiras.

Gostou de saber dessa informação e tem interesse na flexibilidade do ensino a distância? Então, baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o EAD, a modalidade que conquistou o mercado!

Estudante universitária mais tranquila e feliz após ter lido o post: "Quem faz EAD consegue emprego? Entenda" e ter se sentido mais segura e confiante para iniciar seu ensino EAD.

E não paramos por aí! Você já ouviu falar do programa Amigo Vale Prêmio, uma oportunidade excepcional para impulsionar sua jornada educacional. Basta convidar um amigo ou mais para embarcar nessa jornada de aprendizado de qualidade, com todo o suporte necessário para alcançar seus objetivos.

Ao participar do programa, vocês têm a chance de concorrer a prêmios incríveis e desfrutar de descontos imperdíveis nas mensalidades de uma ampla variedade de cursos e modalidades oferecidos pela Anhanguera! Então, está pronto para começar? Acesse o link acima e inicie já sua jornada de aprendizado online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados