Quem faz EAD consegue emprego? Entenda

emprego ead

Estudar de casa não foi uma novidade por conta da pandemia. Prova disso é que, segundo o Censo da Educação Superior1 com dados de 2019, 35% dos estudantes matriculados em faculdades particulares optaram pelo ensino a distância. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre esse investimento. Afinal, como o EAD é visto no mercado? Há espaço para quem se forma nessa modalidade?

Já adiantamos que sim, as empresas contratam tanto profissionais que escolheram a graduação presencial quanto o ensino a distância. Neste conteúdo, você entende melhor essa relação e quais as vantagens de estudar nessa modalidade! Por fim, veja como a Anhanguera pode ajudar a melhorar sua relação entre emprego e EAD!

Como é a relação entre as graduações EAD e a empregabilidade?

Um profissional formado em EAD consegue emprego da mesma forma que os estudantes do ensino presencial. Na verdade, muitos dos recrutadores nem ficam sabendo dessa informação, tendo em vista que ela não é obrigatória no currículo. O que vale mesmo é ter concluído o ensino superior.

Pense com a gente: se o diploma EAD tem tanta validade quanto o do presencial, nem teria motivos para essa diferenciação, concorda? Os estudantes de ambas as modalidades aprendem com conteúdos similares, às vezes até com os mesmos professores. Se o aluno é dedicado e entende o valor de sua formação, vai se desenvolver em qualquer uma delas.

Aqui, vale uma dica importante: escolha a faculdade que invista em tecnologias e inovações para a sua estrutura. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) completo, funcional e repleto de conteúdos é essencial para uma formação de qualidade. Assim, você consegue vantagem competitiva para aumentar a empregabilidade.

Quais são os diferenciais dos profissionais formados no EAD?

Para entrar no mercado de trabalho, é preciso muito além das técnicas profissionais que você conquista com os estudos. As empresas procuram colaboradores que saibam se adequar às regras de negócio e à sua cultura organizacional –– o que envolve competências de ordem comportamental também. Algumas delas são:

  • adaptabilidade e resiliência;
  • gestão de tempo;
  • organização;
  • disciplina e foco;
  • proatividade;
  • pensamento crítico;
  • automotivação.

Muitas dessas habilidades do futuro são adquiridas ao longo de um curso EAD. Você sabia? Ao se dedicar às matérias e montar uma rotina de estudos para dar conta de todas as atividades, trabalha a organização, a automotivação, o foco, a gestão de tempo e muitas outras competências.

Aqui, damos destaque à autonomia que o EAD proporciona. Como é você quem manda na própria rotina, pode atribuir tarefas aos horários mais convenientes do dia e aprender no seu ritmo. Se precisar, tem as videoaulas à disposição para consulta, além dos materiais complementares. Também entende a importância de pedir ajuda quando sente necessidade, para não deixar dúvidas acumuladas.

Isso sem falar na maior familiaridade que um aluno do EAD tem com os ambientes digitais. Em um mercado dominado pela tecnologia, esse domínio de ferramentas e pesquisa pela internet faz toda a diferença para a empregabilidade. Quando formado, o profissional encara os desafios da inovação em sua área com maior preparo.

Se você quer saber como ingressar em uma faculdade a distância, a boa notícia é que o processo é o mesmo. É possível usar a nota do Enem para EAD em excelentes instituições de ensino –– é o caso da Anhanguera, que oferece o que você precisa para uma formação completa e de excelência.

Quais são as vantagens de iniciar uma graduação EAD?

Agora que você sabe que o formado em faculdade EAD consegue emprego sim, veja um compilado com os principais benefícios de estudar nessa modalidade –– além do desenvolvimento de habilidades essenciais à atuação profissional e o reconhecimento no mercado.

Flexibilidade de estudos

Em uma graduação EAD, você pode estudar em casa, no trabalho ou onde quiser. Afinal, para ter acesso às aulas, basta ter um dispositivo conectado à internet. Também pode se dedicar nos períodos em que tem disponibilidade no seu dia. Em vez de liberar a agenda para fazer faculdade, adapta os horários para potencializar seu aprendizado.

Essa flexibilidade facilita a vida de quem precisa conciliar estudos com outros compromissos, como o trabalho, o lazer com a família, prática de esportes e cursos livres. Já para os estudantes que se dedicam apenas à graduação, o EAD é ideal para investir nos diferenciais que aumentam suas chances de conseguir um bom emprego.

Possibilidade de unir benefícios

Vale lembrar que existem as modalidades de 100% online no EAD e a semipresencial. Na primeira, todos os conteúdos são vistos pela internet, com frequência mínima na faculdade para a realização de provas. Já na segunda, o ensino é a distância com atividades presenciais no campus de 1 a 3 vezes na semana.

Se você escolhe o semipresencial, tem a flexibilidade para organizar a agenda e ainda os benefícios do presencial –– maior proximidade com os professores, colegas, estrutura física da faculdade, entre outros. E se prefere o 100% online, não fica atrás, já que há bibliotecas digitais, chats para diálogo e outros recursos no AVA.

Melhor custo-benefício das mensalidades

Muitas faculdades aproveitam a sua estrutura física para tornar o EAD possível. Isso gera uma redução de custos que se reflete no preço dos cursos a distância. Assim, você tem a mesma qualidade de formação, com boas chances de conseguir o emprego dos sonhos e paga menos por isso.

Tenha em mente que você encontra todos esses benefícios em faculdades de qualidade, que investem em recursos físicos e digitais para seus estudantes. Aqui na Anhanguera, temos muito a oferecer para a sua empregabilidade, seja no EAD, seja no presencial. Bom exemplo disso é a parceria com o Canal Conecta.

Nessa plataforma, você pode encontrar vagas exclusivas de emprego e estágio antes mesmo de concluir a graduação. É a sua chance de potencializar a empregabilidade e se destacar no mercado. Outros diferenciais da graduação na Anhanguera são a Aula Destaque e as Trilhas de Carreira, que complementam seu aprendizado.

Invista na sua qualificação!

A relação emprego e EAD é bastante amistosa. Vale lembrar que o empregador quer saber se você tem as qualificações necessárias para assumir o cargo, não importando a modalidade escolhida na formação acadêmica. O importante é se dedicar ao aprendizado, dentro e fora de sala de aula, e conquistar bons diferenciais para o currículo.

Gostou de saber dessa informação e tem interesse na flexibilidade do ensino a distância? Então, baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o EAD, a modalidade que conquistou o mercado!

1 Censo da Educação Superior 2019

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content