Gestão e Produção Cervejeira: tudo sobre o curso

Gestão e Produção Cervejeira

Você sabia que o setor cervejeiro é um dos que empregam em todo o país? Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), são mais de 2,7 milhões de postos de trabalho ligados a esse setor.

O número de empregos cresce mais do que a média da indústria brasileira só nas cervejarias. Mas, e você, já pensou em trabalhar com isso?

Se a resposta for sim, é bom saber que o primeiro passo é adquirir conhecimento na área de cervejas artesanais, de preferência em um curso de Produção Cervejeira ministrados por especialistas, ok? Nossa sugestão é o curso superior de Tecnologia em Produção Cervejeira.

O diploma de nível superior vai dar credibilidade para negociar com empresas cervejeiras, clientes e parceiros, além de mostrar o que você precisa saber sobre as fases de produção dessa indústria e as reais possibilidades do mercado de trabalho.

No decorrer deste post, vamos explicar tudo do curso de Gestão e Produção Cervejeira da Anhanguera. Você pode usar nosso guia quando quiser para tirar dúvidas sobre a carreira e a faculdade de Produção Cervejeira. Confira!

Como funciona a graduação em Gestão e Produção Cervejeira?

O curso de Gestão e Produção Cervejeira surge para preencher uma demanda de profissionais qualificados no mercado cervejeiro, preparando os alunos para atuar nas diferentes etapas da produção de cerveja e empreender com o próprio negócio de cervejas artesanais.

O aluno adquire conhecimentos sobre a linha de produção das cervejarias, os equipamentos da indústria, os modelos de negócio e a fase de comercialização do produto.

O curso tem duração de 3 semestres e acontece de maneira totalmente a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Anhanguera.

Por lá, o aluno tem acesso a toda infraestrutura digital de que precisa para realizar o curso, como videoaulas, avaliações online, atividades, aulas síncronas e materiais de estudo, além de poder interagir com colegas de turma, professores e tutores especialistas.

Quais são as principais matérias do curso de Gestão e Produção Cervejeira?

Ao longo dos três semestres de curso, o aluno entra em contato com assuntos de várias áreas relacionadas à indústria cervejeira, como biologia, logística, administração e empreendedorismo.

Confira, a seguir, quais são as principais matérias da grade curricular de Gestão e Produção Cervejeira:

  • Água e Insumos na Produção Cervejeira;
  • Biossegurança;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Gerenciamento e Controle de Qualidade;
  • Gestão da Produção;
  • Gestão de Projetos e Eventos;
  • Higiene e Microbiologia dos Alimentos;
  • Malteação e Fermentação na Produção Cervejeira;
  • Métodos e Técnicas de Produção Cervejeira;
  • Microbiologia Básica;
  • Processos de Automação Cervejeira;
  • Processos de Envase e Armazenamento Cervejeiro;
  • Produção Cervejeira como Modelo de Negócio;
  • Química Cervejeira;
  • Tecnologias Limpas e Tratamento de Resíduos.

Quais são as habilidades que o aluno aprende no curso?

O curso de Gestão e Produção Cervejeira da Anhanguera permite que os alunos conheçam e saibam aplicar diferentes recursos:

  • usar matérias-primas e adjuntos utilizados na produção cervejeira;
  • aplicar metodologias de produção cervejeira;
  • conhecer e usar tecnologias envolvidas na produção cervejeira;
  • desenvolver um modelo de negócio baseado na produção cervejeira;
  • aplicar processos sustentáveis de produção industrial;
  • conhecer e aplicar etapas do gerenciamento de resíduos.

Qual é o valor do curso de Gestão e Produção Cervejeira?

Ok, até agora você entendeu como funciona a graduação de Produção Cervejeira, certo? Mas chegou o momento de entender quanto essa formação vai custar para o seu bolso.

Na Anhanguera, o curso de Gestão e Produção Cervejeira tem mensalidades a partir de R$ 159,90*. Porém, o valor pode diminuir de acordo com as opções de desconto e bolsas de estudo.

Qual é o perfil do aluno de Gestão e Produção Cervejeira?

O curso de Gestão e Produção Cervejeira é voltado para alunos com perfis um pouco distintos, embora integrem a mesma área de atuação.

De um lado, alguns os alunos seguem as carreiras voltadas para a produção propriamente dita da cerveja, atuando junto a distribuidores, indústrias e associações cervejeira. Do outro, há o perfil de alunos que deseja começar a própria cervejaria.

O curso de Gestão e Produção Cervejeira oferece a formação completa, permitindo que os alunos entrem em contato com os desafios que envolvem a linha de produção da indústria cervejeira e a tarefa de empreender na área. Com o diploma em mãos, o aluno pode seguir o rumo que preferir na carreira.

Quais são as vantagens do curso de Gestão e Produção Cervejeira?

Se você ainda está na dúvida se vale a pena cursar Gestão e Produção Cervejeira, confira as vantagens de fazer o curso.

Rápido ingresso no mercado de trabalho

Gestão e Produção Cervejeira é um curso Tecnólogo. A principal diferença em relação aos cursos tradicionais de Bacharelado é a curta duração. Isso acontece porque os cursos de Tecnólogo possuem foco nas habilidades técnicas que o aluno precisa desenvolver para entrar no mercado de trabalho.

Então, você pode ver que a grade curricular do curso de Gestão e Produção Cervejeira é voltada para os principais desafios que o profissional vai encontrar na área. É a melhor opção para quem busca uma qualificação rápida para começar a trabalhar!

Curso 100% online

O curso de Gestão e Produção Cervejeira é totalmente a distância! Todas as aulas e atividades acontecem no AVA da Anhanguera.

É a opção perfeita para quem gosta de estudar com flexibilidade de horários e precisa lidar com uma rotina cheia de compromissos.

A qualidade do ensino é tão boa quanto nos cursos presenciais. Podemos dizer que os alunos aproveitam ainda mais os conhecimentos do curso EAD, porque conciliam os estudos com os compromissos diários sem o estresse do trânsito, economizando com transporte e estudando no conforto de casa.

Ah, e, no mercado de trabalho, os cursos 100% online apresentam a mesma validade que os cursos presenciais. Ou seja, as empresas não fazem qualquer distinção dos candidatos com base nesse critério.

Rede de contato

Entrar em um curso superior é uma das melhores maneiras de construir uma rede de contatos profissional (networking), que pode ser muito útil no futuro próximo.

Você estabelece contato com um grande número de colegas de profissão que podem conhecer de perto a qualidade do seu trabalho e, quem sabe, indicar você para vagas de emprego ou parcerias de sucesso para seu negócio de cervejaria.

A gentileza deve ser recíproca em uma rede de contatos, e você também pode ajudar os colegas de profissão a aproveitar novas oportunidades de trabalho no ramo.

É claro que dá para começar uma rede fora da faculdade, mas tudo fica mais fácil quando você mantém um contato frequente com a sua turma do curso, composta por profissionais que atuam no mesmo ramo que o seu!

Possibilidade de especialização após o curso

Quanto maior é seu nível de especialização, maior é o salário que oferecem no mercado de trabalho!

Com o diploma de nível superior debaixo do braço, você tem o direito de fazer uma pós-graduação em qualquer área do conhecimento. Essa é uma das vantagens de ser um profissional graduado!

No caso de quem faz o curso de Gestão e Produção Cervejeira, a vantagem é ainda maior, porque bastam três semestres para obter o diploma de nível superior e abrir essa grande possibilidade de carreira.

Como é o mercado de trabalho da indústria cervejeira?

Cresce o interesse em fazer da produção de cerveja uma carreira profissional. Em 2020, o Brasil chegou a 1.383 empresas de cervejaria registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma alta de 14, 4% em relação a 2019.

Os dados são do Anuário da Cerveja 2020, que analisa o setor cervejeiro em todo o país. Nos últimos dez anos, o mercado cervejeiro esteve em franca expansão, e essa tendência continua atualmente.

No entanto, apesar dos números positivos, ainda faltam profissionais qualificados na área. 80% dos sommeliers de cerveja no país fizeram cursos de formação em outras áreas profissionais, segundo uma pesquisa nacional realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).

A produção de cerveja artesanal, para muita gente, não passa de um hobbie, mas, para quem deseja se profissionalizar na área, é preciso buscar qualificação.

Com o aumento da concorrência no mercado cervejeiro, a tendência é que profissionais com formação específica fiquem com as vagas de trabalho, principalmente no setor da indústria.

No caso de quem quer abrir o próprio negócio, a formação em produção cervejeira é o passo inicial para conhecer o mercado, identificar tendências e novas oportunidades para captar clientes.

Quais são as carreiras depois do curso de Gestão e Produção Cervejeira?

Uma indústria tão grande como a indústria cervejeira conta com inúmeros profissionais na linha de produção. A seguir, separamos as principais possibilidades de carreira para um profissional com o diploma de Gestão e Produção Cervejeira.

Mestre Cervejeiro

O mestre cervejeiro cuida de toda a linha de produção de cerveja nas fábricas. As suas responsabilidades envolvem selecionar ingredientes, verificar a composição dos elementos, propor soluções para problemas da produção, monitorar a qualidade de processos e dos resultados, coordenar equipes, cumprir o plano de manutenção e da higienização.

R$ 4.090,86* é quanto um mestre cervejeiro ganha, em média, no mercado brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Sommelier de Cervejas

O sommelier é um profissional responsável por provar a qualidade das bebidas antes que elas cheguem ao cliente final, como uma forma de controlar a qualidade da linha de produção. Nos restaurantes, bares e empórios, é ele que apresenta aos clientes os vinhos e as cervejas especiais.

A média salarial de um sommelier no mercado brasileiro é de R$ 1.590,49* para uma jornada de 43 horas semanais, segundo pesquisa do site Salário.

Cozinheiro de Cerveja

O Cozinheiro de Cerveja prepara e faz a assepsia de máquinas, materiais e equipamentos para a produção, separa matérias-primas e prepara o mosto de cerveja.

No mercado brasileiro, um cozinheiro de cerveja ganha, em média, R$ 1.857,24* para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, de acordo com pesquisa do site Salario.

Filtrador de Cerveja

O filtrador também atua diretamente na linha de produção nas fábricas de cerveja. Ele é responsável por filtrar bebidas, ajudar na manutenção autônoma das máquinas e dos equipamentos, germinar cereais maltáveis e preparar as máquinas e os equipamentos para a produção de cerveja.

R$ 1.698,54* é quanto ganha em média um filtrador de cerveja no Brasil para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, de acordo com pesquisa do site Salário.

Malteiro

O malteiro atua de forma direta na germinação dos cereais maltáveis, além de preparar máquinas e equipamentos para a produção de cervejas e abastecer cubas e tanques com matéria-prima.

R$ 2.010,80* é a média salarial de um malteiro no mercado brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais, segundo pesquisa do site Salário.

Dono de cervejaria

O mercado cervejeiro nacional pode ser lucrativo para quem decide abrir sua própria cervejaria, e o curso de Gestão e Produção Cervejeira garante uma base para quem vai empreender nessa área.

O que às vezes começa apenas como um hobbie pode acabar se tornando um negócio e um novo estilo de vida, e é isso que vem acontecendo com os brasileiros que decidem abrir suas microcervejarias.

A principal característica desse tipo de empreendimento é o nível de produção e o consumo local. As microcervejarias fornecem majoritariamente para clientes da mesma cidade ou do mesmo estado e chegam a produzir 200 mil litros de cerveja por mês.

O nível de produção pode até parecer pouco ao lado de uma fábrica da Ambev, por exemplo, que chega a produzir milhões de litros por semana, mas é o suficiente para garantir uma fatia do mercado da sua região. Isso, é claro, vai depender de outros fatores como gestão financeira, marketing, vendas etc.

Quais são as formas de ingresso no curso de Gestão e Produção Cervejeira?

Até aqui, você viu que a faculdade de Gestão e Produção Cervejeira pode abrir os horizontes de quem está começando no mercado cervejeiro e não quer perder as oportunidades dessa indústria em franco crescimento no país.

Agora, vamos explicar as maneiras que você pode escolher para começar a estudar no curso oferecido na Anhanguera.

Vestibular

O vestibular da Anhanguera pode ser feito de maneira online. Assim, o candidato não precisa sair de casa para fazer a prova e receber o resultado. No ato da inscrição, basta escolher a opção vestibular online e optar pelo curso da sua preferência.

Em seguida, você será direcionado para a Área do Candidato, na qual vai receber as instruções de prova, responder às questões, acompanhar o resultado e fazer sua matrícula. Tudo online e sem sair de casa.

Nota do Enem

Quem fez alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode usar a nota na faculdade Anhanguera. Para isso, basta escolher a opção de entrar com a pontuação do Enem no ato da inscrição

A partir disso, a nota será considerada válida com base em três critérios:

  • ter feito alguma edição do Enem desde 2010;
  • ter alcançado a pontuação mínima de 200 pontos na média das provas objetivas;
  • não ter zerado a redação.

Com a nota do Enem, o candidato pode pular a prova de vestibular e, assim, garantir uma vaga no curso de Gestão e Produção Cervejeira.

Processo de transferência externa

Quem está fazendo uma faculdade e quer estudar no curso de Gestão e Produção Cervejeira da Anhanguera não precisa fazer o vestibular. Basta realizar o processo de transferência externa junto à faculdade de origem.

A Anhanguera aceita solicitações de transferência externa de alunos matriculados em qualquer curso de graduação reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) ou alunos que trancaram uma faculdade há 6 meses, no máximo.

Segunda graduação

A Anhanguera aceita a solicitação de alunos portadores de algum diploma de ensino superior para o ingresso em um novo curso de graduação, quando há vagas remanescentes no processo seletivo.

Para ser selecionado, o candidato deve apresentar todos os documentos exigidos pela faculdade nas etapas de solicitação da segunda graduação e matrícula no novo curso.

Quais são as possibilidades de descontos e bolsas de estudo?

A Anhanguera oferece opções de bolsas, benefícios e convênios para quem precisa de um descontinho na mensalidade. Confira, a seguir, quais são elas.

Bolsa Enem

Se você optou por usar a nota do Enem no ato da inscrição, tem a chance de ganhar uma bolsa de estudo de até 100% da mensalidade. Isso significa que dá para fazer o curso de Gestão e Produção Cervejeira sem pagar nada!

O percentual de desconto na mensalidade aumenta com base na sua pontuação do Enem. Para fazer uma simulação de quanto você teria de desconto, use a nossa calculadora para a bolsa Enem da Anhanguera!

Bolsa Transferência Externa

Todo estudante que entra na Anhanguera pelo processo de transferência externa conquista uma bolsa de 50% que vale até o final do curso. É cortar pela metade o valor da mensalidade, bom ou não é?

Bolsa Incentivo

A bolsa de incentivo é concedida aos alunos que não podem pagar o valor integral das mensalidades. Basta solicitar essa opção na inscrição e atender aos critérios de renda estabelecidos pela Anhanguera. O mais importante é fazer o curso!

Convênio com empresas parceiras da faculdade

Funcionários de empresas conveniadas com a Anhanguera ganham um desconto na mensalidade dos cursos de graduação e pós-graduação da faculdade.

O percentual de desconto vale até o final do curso. Você pode ver o regulamento completo do programa no conteúdo sobre Convênio Empresa no blog da Anhanguera.

Desconto pontualidade

Pague as mensalidades em dia e ganhe desconto na Anhanguera. O desconto pontualidade é concedido aos matriculados na modalidade a distância (EAD), nos cursos participantes da oferta, que pagam a mensalidade até o quinto dia último do mês de vencimento do cartão de crédito ou do boleto.

Descontos para militares e servidores públicos

A Anhanguera também tem desconto especial para quem atua como militar ou servidor público federal, estadual ou municipal!

O desconto pode se estender para o cônjuge ou filho de até 24 anos. O abatimento é de 20% e vale para todos os cursos, presenciais e a distância.

Amigo Vale-Prêmio

O Amigo Vale-Prêmio é um programa de indicação que dá descontos na mensalidade para o aluno matriculado na Anhanguera.

É simples: o aluno indica pessoas de fora para estudar na Anhanguera e, se a indicação estiver dentro do regulamento do programa, ele ganha um percentual de desconto na mensalidade.

Isenção de matrícula

Você pode ganhar isenção da taxa de matrícula participando do período de pré-matrícula da Anhanguera. É a hora de ganhar um descontinho e ainda garantir uma vaga no curso antes de tudo mundo!

Por que escolher a Anhanguera para cursar Gestão e Produção Cervejeira?

Se você se surpreendeu com a quantidade de bolsas e descontos na mensalidade para estudar na Anhanguera, saiba que ainda tem mais vantagens!

Confira, logo abaixo, tudo que você pode aproveitar ao se tornar um aluno da Anhanguera.

Apoio para ingressar no mercado de trabalho

Já pensou em sair da graduação empregado? Os alunos da Anhanguera têm acesso ao Canal Conecta, um portal online com milhares de vagas de estágio e emprego em todo o país.

Empregabilidade é levado a sério na Anhanguera, e por isso queremos ajudar você a melhorar seu currículo profissional já na graduação com os certificados das Trilhas de Carreira.

São certificações online e exclusivas para o aluno da Anhanguera que abordam as competências mais requisitadas nas profissões do futuro, como gestão de pessoas, gestão de projetos, inglês, finanças e muito mais.

Estudos Dirigidos de Habilidades Digitais

Com o objetivo de enriquecer a grade curricular dos alunos e melhorar a preparação para o mercado de trabalho, a Anhanguera oferece atividades extracurriculares no formato de Estudos Dirigidos (EDs) de Habilidades Digitais.

Os EDs podem ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. As aulas são 100% online e ajudam os alunos a desenvolver habilidades e assuntos como marketing digital, design thinking, mindset ágil e cultura digital.

Sistema de Ensino

O sistema de ensino da Anhanguera se baseia em casos reais da profissão para a qual o aluno está se preparando, oferecendo o apoio de que ele precisa em cada fase da formação. Outra característica importante é Avaliação Continuada, que permite ao aluno ser recompensado por cada esforço realizado ao longo dos semestres.

Estude na Anhanguera!

A ideia do nosso post é que ele seja o primeiro passo para você que quer estudar Gestão e Produção Cervejeira e construir uma carreira de sucesso nessa indústria. Então, salve a página na sua barra de favoritos e volte para algum tópico sempre que tiver dúvida.

Para dar o próximo passo na carreira, faça sua inscrição online na Anhanguera e venha estudar com a gente!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados