Rede de Computadores: tudo o que você precisa saber sobre o curso

rede de computadores

O Tecnólogo de Redes de Computadores é uma formação de nível superior, que oferece excelentes oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, a internet é um recurso indispensável para pessoas e organizações, não é mesmo?

Em 2020, apesar do ano desafiador, as contratações de Analista de Redes e de Comunicação de Dados ficaram em 9.851, com saldo de 1.493 vagas. Além disso, entre janeiro e março de 2021, já foram registradas 3.470 contratações e um saldo de 1.159

Se quiser conhecer essa área com um grande volume de oportunidades, continue a leitura deste conteúdo. Explicamos tudo o que você precisa saber sobre a faculdade de Rede de Computadores! 

Do que se trata o curso de Rede de Computadores?

O curso de Redes de Computadores é um Tecnólogo com 5 semestres de duração, que qualifica profissionais para projetar, gerir, manter e melhorar sistemas de computadores e dispositivos conectados. Entre outras, o graduado pode exercer as funções de administrador, analista e tecnólogo de redes.

Na Anhanguera, o curso faz parte do eixo tecnológico das formações superiores, que contempla diversas carreiras em tecnologia. Nelas, atendemos a demanda de formar especialistas para as diversas funções existentes nesse mercado. 

O Tecnólogo se caracteriza por ser uma formação de curta duração, acelerando a entrada do profissional no mercado de trabalho. Ao lado da graduação de Redes de Computadores, temos diversas opções para diferentes perfis e objetivos de carreira:

O Tecnólogo em Redes de Computação tem como diferencial as competências necessárias para atuar em todo o ciclo de vida dos sistemas de dispositivos conectados. Os exemplos desses conhecimentos e habilidades são os mais diversos:

  • mapear as demandas dos clientes;
  • projetar, desenvolver, administrar e manter sistemas de redes de computadores;
  • planejar esses ambientes de tecnologia da informação;
  • executar testes nos sistemas;
  • prestar suporte técnico ao cliente;
  • documentar as atividades e assinar a documentação técnica;
  • controlar os serviços de redes;
  • instalar e configurar dispositivos;
  • avaliar a segurança e o funcionamento dos ambientes.

No curso da Anhanguera, você também adquire competências complementares, que permitem tornar o curso mais próximo das suas demandas específicas de trabalho e profissão. Isso acontece por meio de benefícios exclusivos, como Trilhas de Carreira e Habilidades Digitais

Quais são as matérias abordadas nesse curso?

Por ser um Tecnólogo, as disciplinas da faculdade de Rede de Computadores são bastante focadas no essencial para sua profissão. Ao conhecê-las, você estará mais próximo de descobrir a área de atuação ideal para sua carreira.

Logo no começo da faculdade, o aluno adquire uma base sólida em matérias como:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica e Matemática Computacional;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Operacionais.

O objetivo é aprender os conceitos e ferramentas fundamentais para prosseguir o curso. Por isso, muitos conteúdos são ligados à Lógica e à Matemática. Vemos ainda as definições e contextualizações sobre a Tecnologia da Informação e a especialidade de Redes de Computadores.

A seguir, os alunos são preparados nas matérias específicas. Perceba que todos elas se conectam com as funções do profissional:

  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Gerenciamento de Redes;
  • Projetos de Redes de Computadores;
  • Redes sem Fio;
  • Segurança da Informação e de Redes.

Você pode conferir a grade curricular completa na página do curso de Redes de Computadores, indicada no começo deste conteúdo.

Quais são as modalidades oferecidas para essa graduação?

As modalidades de ensino de Redes de Computadores são o presencial e o EAD 100% online. Em ambas, a qualidade é a mesma, mas existem diferenças em como será a sua experiência ao longo da graduação.

Redes de computadores presencial

O presencial exige o comparecimento ao polo de ensino para realizar as aulas. Assim, é ideal para quem tem mais disponibilidade de horários ou gosta da rotina de frequentar a faculdade, tendo um convívio mais próximo com colegas e professores.

Redes de computadores EAD

Na modalidade 100% online, o estudo acontece no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que faz parte do EAD Anhanguera. Não há, portanto, um horário específico para fazer as horas de estudo.

Os alunos do EAD realizam diversas atividades, como aulas, interações em fórum e exercícios. Além disso, eles têm contato com professores para tirar dúvidas e receber orientações sobre os conteúdos.

Algumas disciplinas podem sofrer alterações para se adequar às características de cada modalidade de ensino. É o caso, por exemplo, de Administração de Serviços em Sistemas Operacionais do EAD — que no presencial corresponde a dois módulos: Administração de Arquitetura Aberta e Administração de Serviços em Sistemas Operacionais de Arquitetura Fechada. 

Para fazer os cursos, você pode utilizar diferentes formas de ingresso. Destacamos o vestibular online por ser uma caminho rápido e totalmente online para se inscrever na sua faculdade.

Como é o mercado de trabalho para o segmento?

O mercado de trabalho dos graduados em Redes de Computadores está bastante aquecido e existe, até mesmo, uma escassez de pessoas qualificadas. Em seu estudo mais recente, por exemplo, a consultoria ManpowerGroup indica os administradores de redes na 5ª posição entre as competências mais difíceis de encontrar no mercado.

Aliás, junto ao saldo positivo de vagas já mencionado, destacamos os excelentes salários dos profissionais da área:

Para conquistar as melhores vagas, você precisa estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias e inovações do setor. E, ao longo da faculdade, também é importante se preocupar com a capacidade de realizar análises e raciocínio lógico.

Essas competências fazem parte do perfil dos profissionais de redes e serão instrumentos valiosos para superar os desafios da área.

Fique atento também ao escolher a faculdade ideal. Afinal de contas, o trabalho exige uma série de competências técnicas, que precisam ser desenvolvidas ao longo da graduação. Nesse sentido, a grade curricular da Anhanguera é completa e oferece tudo o que você necessita para realizar as suas funções profissionais.

Outro benefício exclusivo é a Aula Destaque. Nesses encontros gratuitos e online, os alunos da Anhanguera estudam com profissionais conceituados do mercado da tecnologia, aprendendo sobre as principais tendências e inovações do mercado de trabalho. 

Faça Redes de Computadores na Anhanguera!

Por isso, se você se identificou com a área de Rede de Computadores, o curso da Anhanguera é a melhor opção para se formar e transformar a sua carreira. A graduação tecnológica é completa e conta com um excelente custo-benefício.

Então, vamos melhorar o seu currículo profissional? Inscreva-se no vestibular online e estude com a gente!

1Dados do Caged do Ministério do Trabalho

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content