Curso Marketing Digital: Descubra tudo sobre a formação!

curso de marketing digital

Segundo dados de pesquisas do IBGE, desde 2022, a internet já é acessível em mais de 90% das casas brasileiras. Através desse dado fica fácil chegar a conclusão de que esse desenvolvimento trouxe mudanças em outras áreas, e isso inclui o mundo das vendas.

A melhor forma de efetivar um negócio era através daquilo que conhecemos como “boca a boca”. Hoje existem diversas ferramentas que possibilitam que a propaganda de determinado produto ou serviço chegue na casa de milhares de pessoas através da televisão, dos jornais e revistas, e é claro, da internet.

No texto de hoje vamos te apresentar o mundo do Marketing Digital de um jeito que você nunca ouviu falar. Descubra hoje mesmo se essa é a carreira ideal para o seu perfil e para a sua vida. 

Como funciona o curso de Marketing Digital?

O curso de Marketing Digital emerge como uma resposta à crescente demanda por profissionais versados nas intricadas estratégias de marketing no ambiente online. Com a transformação digital moldando os negócios e as interações do consumidor, dominar as ferramentas e técnicas do marketing digital tornou-se essencial para empresas e empreendedores.

Este curso abrange uma ampla gama de disciplinas e modalidades. Sua finalidade é capacitar os alunos a desenvolverem campanhas eficazes, construir marcas sólidas e alcançar os objetivos de negócios por meio de estratégias digitais.

Pessoa acessando google em notebook
Alguns dos principais conteúdos vistos em Marketing Digital são SEO e SEM

Quais os tipos de formação em Marketing Digital?

Os tipos de curso em Marketing Digital são Tecnólogo, Cursos Profissionalizantes e Pós-graduação, sendo o primeiro a modalidade mais comum e também mais oferecida nas instituições de ensino.

O curso específico de Marketing Digital não está disponível na versão bacharelado, apesar de existir alguns cursos mais tradicionais que englobam parte da área de estudo, como “Marketing”, “Publicidade e Propaganda”, “Administração voltada para Marketing” ou “Comunicação e Marketing”. No entanto, é válido ressaltar que o curso tecnólogo possui a mesma caracterização de uma licenciatura ou bacharelado, o diploma possui, inclusive, a mesma validade.

Vamos conhecer mais cada uma das modalidades? Vem com a gente!

Tecnólogo em Marketing Digital

O curso tecnológo de Marketing Digital faz parte do grupo das modalidades de Ensino Superior, juntamente com a licenciatura e o bacharelado. Entretanto, são voltados para áreas específicas e concentram-se em ensinar habilidades diretamente aplicáveis às demandas do mercado, preparando os alunos para cargos operacionais e de gestão em empresas de diversos setores. Por isso, possuem uma duração mais curta, entre dois e três anos.

Essa é uma das características que tornam o curso de Tecnólogo de Marketing Digital tão atraente. Escolhendo esse curso você não vai precisar esperar de 4 a 6 anos para ter o seu diploma e muito menos para ter acesso a um mercado de trabalho promissor. 

Curso Profissionalizante em Marketing Digital

Estes cursos são projetados para fornecer habilidades específicas e práticas em um período mais curto de tempo. Eles são ideais para quem procura atualizar suas competências ou entrar rapidamente no mercado de trabalho. 

Os cursos profissionalizantes geralmente abordam tópicos específicos do marketing digital, como publicidade em mídias sociais, Google Ads, email marketing, entre outros. Por ser uma modalidade de menor duração, ela é contabilizada em horas e não em semestres.

Pós-graduação em Marketing Digital

A pós-graduação em Marketing Digital é uma opção para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades após concluir a graduação. Geralmente oferecida como especialização dentro de programas de mestrado ou MBA, essa modalidade aborda temas avançados, como análise de big data, estratégias de marketing de precisão, marketing de influência e inovações tecnológicas emergentes. É voltada para profissionais que já possuem experiência no campo e desejam se tornar especialistas ou líderes em marketing digital. Esses programas muitas vezes incentivam projetos práticos e colaborativos, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar seu conhecimento em situações do mundo real e expandir sua rede profissional.

Quais as modalidades de estudo para Marketing Digital?

EAD, presencial ou semipresencial, eis a questão. Para te ajudar a escolher a melhor opção para cursar Marketing Digital fique atento às características, vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Curso de Marketing Digital EAD

A modalidade EAD está disponível para o curso de Marketing Digital. É inclusive a formação mais utilizada, o que era esperado, afinal tem tudo a ver com o curso!

A principal vantagem de escolher o curso nessa modalidade é usar a internet e a tecnologia como ferramenta principal para aprender, te deixando ainda mais familiarizado com o assunto. Além disso, cursando Marketing Digital EAD as chances de conciliar o curso com o trabalho, inclusive na própria área de marketing aumentam de forma considerável.

Você sabia que o mundo digital e acadêmico estão tão ligados, que atualmente existe o Diploma Digital, que agora está em expansão para além das faculdades?

Curso de Marketing Digital Presencial

Embora grande parte das universidades disponibilizem o curso em Marketing Digital no formato EAD, é permitido cursá-lo de forma presencial, ainda que isso custe um tempinho a mais procurando. 

Mas, lembre-se sempre: se o curso for de ensino superior (tecnólogo) verifique se a universidade e o curso disponibilizado por ela são aprovados no MEC.

Curso de Marketing Digital Semipresencial

Outro modalidade disponível para o curso de Marketing Digital é o semipresencial, ou híbrido. Nesse modelo você faz grande parte das suas atividades de forma 100% online, mas participa de alguns encontros e programações presenciais

Casal fazendo compra online com cartão de crédito

O que se aprende no curso de marketing digital?

O curso de marketing digital inclui o aprendizado dos principais fundamentos do marketing digital, como estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento nos motores de busca, técnicas de SEM (Search Engine Marketing) para anúncios pagos, marketing de conteúdo para engajamento do público-alvo, estratégias de mídia social para construir uma presença online eficaz, análise de dados para monitorar e otimizar o desempenho das campanhas, entre outros. 

Além disso, os alunos também podem explorar tópicos relacionados, como branding digital, marketing por email, automação de marketing, marketing de influência e e-commerce. Ao longo do curso, são incentivados a aplicar esses conhecimentos em projetos práticos e casos de estudo, preparando-os para enfrentar os desafios reais do marketing digital na indústria.

Conheça mais das matérias neste conteúdo!

Qual a diferença do curso de marketing e marketing digital?

Embora os termos “marketing” e “marketing digital” frequentemente sejam usados como sinônimos, eles representam áreas distintas de estudo e prática.

O curso de Marketing tradicional abrange uma gama ampla de disciplinas, incluindo estratégias de branding, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, publicidade, relações públicas e gestão de vendas. Ele se concentra tanto em abordagens offline quanto online para promover produtos e serviços, visando atingir e cativar o público-alvo.

Por outro lado, o curso de Marketing Digital é uma especialização dentro do campo do marketing, focada exclusivamente nas estratégias e técnicas empregadas no ambiente online. Ele se concentra em áreas como SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, publicidade em mídias sociais, email marketing, análise de dados e automação de marketing. O objetivo principal do marketing digital é alcançar, envolver e converter clientes através de canais online, aproveitando as vastas oportunidades oferecidas pela internet e tecnologias digitais.

Equipe em reunião trabalhando em projeto

O tecnólogo de Marketing Digital é bom?

A escolha da sua profissão é uma das mais importantes que você fará na vida e por isso, deve ser feita com cuidado. Mas, se você está procurando por uma faculdade que envolva marketing, tecnologia, inúmeras possibilidades de áreas de atuação e boa remuneração, a resposta é: sim! A faculdade de Marketing Digital é boa. 

Veja nos tópicos a seguir algumas características do curso que comprovam isso.

Os cursos de Marketing Digital são aprovados pelo MEC?

Para saber se o curso de Marketing Digital em determinada Instituição de Ensino (IES) é aprovado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), você pode realizar a consulta através do Portal do MEC. É importante lembrar que cursos profissionalizantes e livres não são regulados pela instituição, por isso não são citados aqui.

No caso da Anhanguera, o curso de Marketing Digital, assim como outros mais de 360 cursos, é aprovado com conceito positivo pelo MEC.

Aprovação de Marketing Digital no Mercado

Se você tem dúvidas quanto à aprovação do curso de Marketing Digital no mercado, pare para pensar: você consegue imaginar a sua vida sem tecnologia, internet ou redes sociais? Saiba que se a resposta foi “não”, você faz parte do time da maioria, e graças a isso, essa é uma carreira tão promissora.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e as empresas estão cada vez mais usando esse fato como ferramenta não apenas para vender, mas para gerar conexão com os seus clientes, fazendo com que os profissionais da área tenham seu trabalho cada vez mais procurado e reconhecido como uma das partes principais de qualquer negócio.

“Se antes a concorrência estava até onde a visão do cliente alcançava, hoje o acesso à informação é irrestrito.”

Guilherme de Bortoli – CEO da Orgânica

Garota sentada em banco estudando com notebook

Qual o perfil ideal de profissional de Marketing Digital?

Se você é antenado, cheio de afinidade com tecnologia e internet, principalmente quando o assunto são mídias sociais, a graduação em Marketing Digital certamente se encaixa ao seu perfil.

Saiba mais sobre o futuro da profissão aqui!

Personalidade do aluno da área de Marketing Digital

A primeira característica de um bom profissional de Marketing Digital com toda certeza é ser um apaixonado por tecnologia, mas você sabia que alguns pontos relacionados à personalidade  podem te ajudar a se destacar ainda mais no mercado?

Conheça quais são elas:

  • Visão estratégica
  • Facilidade em se comunicar
  • Criatividade
  • Inovação
  • Bom raciocínio lógico
  • Habilidade para trabalhar em equipe
  • Boa escrita
  • Fácil adaptação

E se você não possui todas essas características ainda, não se preocupe, pois durante o ensino acadêmico muitas delas serão desenvolvidas. Até mesmo aquelas que você já possui, mas que são passíveis de melhora.

Rotina de estudos para quem estuda Marketing Digital

A rotina de estudos para quem estuda Marketing Digital é muito similar a rotina de qualquer estudante matriculado em um curso universitário. O diferencial talvez seja a necessidade de ter autocontrole e disciplina, uma vez que por envolver redes sociais e tecnologias em geral, pode ser fácil se distrair e desviar dos estudos.

Entretanto, medidas como escolher o lugar específico para estudar, com uma boa iluminação, sem sons externos e livre de distrações vai fazer a diferença. Além disso, lembre-se de montar uma rotina acessível, de acordo com as suas necessidades. Lembra-se também de escolher a modalidade de estudo mais adequada para sua realidade.

Alunos reunidos em faculdade olhando projeto

Quais as possibilidades de especialização em Marketing Digital?

A principal forma de continuar crescendo e se desenvolvendo profissionalmente é se manter estudando, e por isso, existem as especializações. No caso de Marketing Digital existem diversas possibilidades de pós-graduação quem deseja se especializar em uma área específica desse ramo e continuar investindo em sua capacitação. Entre elas:

  • Gestão de Marca
  • Mídia Online
  • Comunicação e Marketing
  • Negociação e Vendas
  • Pesquisa e Análise de dados
  • MBA em Marketing Digital

Quais as principais áreas para recém-formados?

As possibilidades de atuação para os profissionais de Marketing Digital, até mesmo para os recém-formados, são diversas.

Entre as principais áreas de atuação nós encontramos:

  • E-commerce
  • Social Media
  • Marketing de Influência
  • Marketing de Conteúdo
  • SEO
  • Gestão de Campanhas Digitais
  • Marketing de Influenciadores
  • Conteúdo Digital Estratégico

Neste conteúdo você consegue entender um pouco mais sobre os cargos e funções dentro do mercado de marketing. Descubra agora suas oportunidades!

Mulher mostrando produto em live para seguidores
Marketing para influenciadores é uma área relativamente nova e muito promissora para quem se forma no curso

É melhor ingressar na universidade pública ou privada?

Diversos fatores precisam ser levados em consideração na hora escolher a instituição onde você vai cursar a graduação de Marketing Digital. É necessário avaliar a avaliação de alunos e ex-alunos, a aprovação do curso pelo MEC, a modalidade ideal, e é claro, se será uma universidade pública ou privada.

E embora o valor da mensalidade não seja o principal critério no momento da sua escolha, ele é um dos mais importantes. É imprescindível pensar não apenas no momento da efetivação da matrícula, mas em todo período de duração do curso até a sua formação.

Faculdade Pública em Marketing Digital

Atualmente, infelizmente, nenhuma faculdade pública disponibiliza o curso de Marketing Digital. No entanto, é provável que com o decorrer do tempo e avanço da tecnologia e das profissões esse cenário mude.

A prova disso é que grandes universidades federais e estaduais, como USP, UNB, UFRJ e UFMG já disponibilizaram o curso de Marketing em seu catálogo.

Faculdade Privada para Marketing Digital

Diversas faculdades privadas possuem Marketing Digital em sua grade de cursos, principalmente na modalidade EAD, e a Anhanguera está entre as principais delas. Independente de ser pública ou privada, os fatores que devem ser observados são os mesmos.

Escolha uma instituição que assume o compromisso de dividir educação de qualidade, que respeita às suas individualidades, tudo isso aliado à economia, cobrando por um preço que cabe no seu bolso.

Martelo de juiz ao lado de notebook com luz azul e rosa por cima
Direito Cibernético é uma das matérias estudadas em Marketing Digital

Quanto custa o curso de Marketing Digital?

O custo do curso de Marketing Digital depende da modalidade, instituição e região. O tecnólogo, por ter duração de apenas 2 anos, costuma ter um valor bem abaixo das licenciaturas e bacharelados. Em geral, o custo médio da modalidade é de até R$309 mensais. Se quiser conhecer os preços do curso por região, visite esse artigo.

Já os cursos profissionalizantes em Marketing Digital tendem a ser mais acessíveis em comparação com outros programas, variando o preço desde gratuito até acima de mil reais, dependendo da carga horária, reputação da instituição e profundidade do conteúdo oferecido. Alguns cursos podem ser concluídos em alguns meses, enquanto outros podem durar até um ano. Além das taxas de matrícula, os alunos podem precisar investir em livros, materiais de estudo e eventualmente em ferramentas ou softwares específicos utilizados durante o curso.

As mensalidades para cursos de pós-graduação em Marketing Digital tendem a ser mais elevadas em comparação com os programas de graduação e cursos profissionalizantes, refletindo o nível avançado de ensino e as oportunidades de especialização oferecidas. Os custos mensais podem variar entre R$60,00 até R$1.301,85, dependendo da reputação da instituição, da duração do programa e da inclusão de despesas adicionais, como viagens para participação em seminários ou conferências. Além das mensalidades, os alunos podem precisar considerar outros custos, como livros, materiais de pesquisa e taxas de defesa de tese, se aplicável.

Bolsa de Estudos em Marketing Digital

É possível conseguir uma bolsa de estudos em Marketing Digital. Para isso, existem duas opções principais. A primeira delas é através do Enem somado a um programa do Governo Federal chamado de Prouni, que disponibiliza bolsas estudantis integrais ou de 50% para os estudantes que alcançarem as melhores notas do Enem.

A outra opção é recorrer a sites especializados em encontrar e disponibilizar bolsas de estudo que deixam o valor da mensalidade muito mais acessível. O Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil são dois exemplos desse tipo de site e também os mais conhecidos.

Além disso, você pode consultar o nosso site para descobrir se estamos com alguma campanha ou promoção para o curso que você está procurando.

Pessoa olhando para celular com tela do Prouni
O Prouni é um dos programas do Governo Federal que possibilitam o acesso à faculdade

Quais as exigências para se formar em Marketing Digital?

Agora que você já conhece o curso de Marketing Digital, é hora de falar sobre as exigências que você precisa cumprir para receber o seu diploma sem passar nenhum “perrengue”. Falaremos sobre as modalidades tecnólogo e pós-graduação, já que os cursos profissionalizantes não possuem requisitos para a certificação.

Marketing Digital exige estágio obrigatório?

Se você achou que já estava bom demais para ser verdade, eu vou te contar outra qualidade dos cursos de Marketing Digital: tanto o Tecnólogo quanto a Pós-graduação não possuem estágio obrigatório

Isso significa que você pode realizar um estágio com o intuito de colocar em prática o que você aprendeu, ganhar mais experiências e consequentemente mais confiança. No entanto, a sua não realização não vai impactar ou impedir na sua formação ou na retirada de seu diploma ou comprovante de conclusão.

Enade para Tecnólogo em Marketing Digital

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi criado com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de Ensino Superior, como Marketing Digital. Todos os anos acontece uma espécie de rodízio entre os cursos que serão analisados, para garantir que todos participem. Ele só avalia os cursos de graduação, não sendo aplicado para as pós-graduações.

Em 2022, Marketing Digital estava entre os cursos selecionados para serem avaliados, e nesse caso, a participação dos alunos do curso foi obrigatória. A não realização da prova do Enade pode impactar negativamente na conclusão do seu curso.

Você pode consultar provas e também os resultados antigos do Enade através do próprio site.

TCC de Marketing Digital

No Tecnólogo e em Pós-graduações em Marketing Digital, o aluno precisa realizar um trabalho para conclusão do curso, no entanto, este não precisa ser necessariamente o famoso TCC ou uma monografia. Na verdade, é uma espécie de projeto integrado ou projeto de extensão.

É através desse projeto que o aluno tem a oportunidade de aplicar todos os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. A realização desse projeto pode inclusive auxiliar o aluno na aquisição de experiência, uma vez que o trabalho deve reproduzir situações do cotidiano do profissional de Marketing Digital.

Considerando que o aluno pode chegar ao final do curso sem realizar o estágio, essa experiência é convenientemente útil.

Mulher mostrando documento a jovem estagiária
O estágio em Marketing Digital não é obrigatório, mas é bastante útil para a carreira

Vale a pena se formar em Marketing Digital?

É provável que depois de ter acesso a cada detalhe desse curso, você já tenha a resposta dessa pergunta. Sim, vale muito a pena se formar em Marketing Digital, sobretudo se esse é o seu sonho.

Se você procura um curso que vai direto ao ponto, com curta duração, possibilidade de estudar e trabalhar no conforto da sua casa, e é claro, se você é um amante da tecnologia e principalmente das redes sociais, esse curso foi feito para você.

Instituições como a ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais), AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda) recomendam não apenas a graduação em Marketing Digital, mas a busca contínua por especializações, considerando que no mundo digital sempre há algo para aprender.

E se você está planejando fazer a sua segunda graduação, mas não tem certeza do que te espera, dá uma conferida nesse artigo com dicas incríveis para uma transição de carreira certeira e nada traumática.

Salário para formados em Marketing Digital

Além do leque de áreas de atuação e do alto volume de vagas disponíveis no mercado, a área de Marketing Digital oferece muitas oportunidades de crescimento. Isso significa que quanto mais o profissional adquire experiência ou qualificação, maiores as chances de alcançar cargos e salários maiores.

Um analista, por exemplo, costuma receber em média R$ 3.336,52, enquanto um gerente de Marketing Digital pode receber aproximadamente R$ 6.102,00. Outra vantagem é que o profissional desse ramo possui autonomia e pode trabalhar de diferentes formas, em agências, oferecendo consultoria ou quem sabe até mesmo abrindo a própria agência, tudo isso interfere diretamente no salário final.

Jovem garota estudando com notebook e fone de ouvido em casa

Investimento Vs Retorno do Marketing Digital

A graduação de Marketing Digital é, sem dúvida alguma, um investimento com alto valor de retorno. Não apenas financeiro, mas também em relação à qualidade de vida pessoal e profissional.

A possibilidade de escolher se prefere trabalhar em regime presencial ou em home office, a área que você mais se identifica para atuar, as diversas possibilidades de crescimento, além de é claro, um salário muito acima da média quando comparado a profissões mais tradicionais ou conhecidas.

O investimento no curso, é considerado baixo, em comparação aos bacharelados e licenciaturas disponíveis no mercado.

Saiba também: no Papo Reto, conheça mais sobre as áreas de atuação no Marketing Digital!

Play videoPlay video

Tecnólogo em Marketing Digital vs Curso Profissionalizante: qual escolher?

Escolher entre um Tecnólogo em Marketing Digital e um Curso Profissionalizante em Marketing Digital envolve considerar diferentes aspectos.

O Tecnólogo oferece uma formação mais abrangente, incluindo uma base teórica sólida e a possibilidade de especialização, mas requer um investimento de tempo e recursos mais substancial. É importante lembrar que, ao concluir um Tecnólogo, você obtém um diploma de graduação reconhecido, o que pode aumentar suas oportunidades de emprego e progressão na carreira.

Por outro lado, o Curso Profissionalizante proporciona uma formação prática e específica em um período mais curto e com custo geralmente mais acessível, embora possa oferecer uma compreensão mais superficial dos fundamentos teóricos e menos opções de especialização.

A escolha depende das metas de carreira, disponibilidade de tempo e recursos financeiros de cada aluno.

Na Anhanguera, o curso Tecnólogo de Marketing Digital está disponível tanto na modalidade EAD, quanto no modelo semipresencial. Já o curso profissionalizante se dá exclusivamente no modelo EaD. Escolher entre esses dois vai depender da sua necessidade ou não de interação com professores e colegas de curso de forma presencial.

Se você não quiser abrir mão de um bacharelado nessa área, o curso de Marketing pode ser uma boa opção. Confira aqui as principais características dessa graduação. Outra opção, também disponível na grade de cursos da Anhanguera na modalidade bacharelado e que tem tudo a ver com essa área, é a faculdade de Publicidade e Propaganda.

Mulher escrevendo em caderneta diante de notebook com gráficos
Além do curso de Marketing Digital, é importante manter a formação continuada, pois se trata de uma área bastante dinâmica

Onde fazer um curso de Marketing Digital?

Ao escolher o curso de Marketing Digital e realizar a sua matrícula em uma instituição de ensino superior, o aluno está entregando não apenas o próprio futuro acadêmico e profissional, mas os seus sonhos, nas mãos dos profissionais que nela trabalham. 

Na busca por onde fazer um curso de Marketing Digital, é crucial considerar uma série de questões para garantir uma escolha acertada da instituição de ensino. Primeiramente, avaliar a reputação e credibilidade da instituição, observando sua história, rankings acadêmicos e reconhecimento no mercado. 

Além disso, é importante analisar o currículo do curso, verificando se abrange todos os aspectos essenciais do marketing digital e se está alinhado com as demandas do mercado atual. Outros fatores cruciais incluem a qualidade do corpo docente, experiência prática oferecida, recursos disponíveis, como laboratórios e ferramentas de análise, além de oportunidades de estágio ou parcerias com empresas do setor. Considerar também a flexibilidade de horários e modalidades de ensino, custos envolvidos e possíveis benefícios adicionais, como networking e suporte pós-graduação, são fundamentais para uma decisão informada e bem-sucedida.

Nessas horas, nada melhor do que poder contar com 15 mil profissionais capacitados e com uma faculdade que possui mais de 25 garantindo um ensino de qualidade. Vestibular online, possibilidade de usar a nota do ENEM e até a opção de transferência gratuita de outra instituição. 

Não perca mais tempo, inscreva-se no nosso Tecnólogo em Marketing Digital ou no Curso Profissionalizante e faça parte da universidade que é referência quando o assunto é tecnologia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 155

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados