Marketing Digital: tudo que você precisa saber sobre o curso

curso de marketing digital

Os conceitos de marketing mudam dia após dia. Nos primórdios do comércio, ele era feito exclusivamente com o bom e velho “boca a boca” — a notícia dos melhores produtos e oportunidades surgia a partir da conversa e da recomendação entre conhecidos.

Com o tempo, as propagandas passaram a invadir os jornais, as revistas e, depois, a televisão. E, obviamente, com o avanço das ferramentas online, o marketing também passou a fazer parte do ambiente digital. E essa é, hoje, uma das profissões mais em alta do mercado de trabalho!

Não sabe como funciona o curso de Marketing Digital? Bom, então você veio ao lugar certo! Ao longo de nossa conversa, tiraremos todas as suas dúvidas sobre esse assunto e mostraremos como a carreira pode ser a área ideal para a sua realização profissional. Boa leitura!

O que é Marketing Digital?

O marketing, como conceito, refere-se a uma estratégia que utiliza dois pilares: a otimização dos lucros e a adequação da propaganda às preferências do cliente. Em outras palavras, são utilizados recursos teóricos e práticos para fazer com que as vendas aumentem a partir da oferta mais atraente, ao público, de um determinado produto ou serviço.

Isso também é válido para o marketing digital! A única diferença é que esse setor organiza suas estratégias com base no mundo virtual, ou seja, pensando sempre no ambiente digital (redes sociais, e-mails etc.) e no consumidor que trafega na web.

Além disso, o marketing não pensa só na propaganda dos produtos, mas em toda a cadeia de vendas. Isso envolve o atendimento ao cliente, o pós-venda e muitos outros conceitos que fazem com que a marca da empresa se torne conhecida e conceituada no ambiente virtual e real.

O que se estuda no curso de Marketing Digital?

Alguns dos conceitos estudados no curso de Marketing Digital são os seguintes.

Automação de processos

Um dos objetivos do Marketing Digital é trabalhar com ferramentas que melhorem o dia a dia daqueles que atuam no âmbito virtual. Por isso, ao longo da faculdade, o estudante aprenderá a lidar com a automação de processos, estratégia que facilita o cotidiano com a aplicação da tecnologia.

Inbound marketing

O marketing ao qual estamos habituados — televisão, revistas e outros — é conhecido como outbound marketing. O termo inbound se refere às estratégias online, que são mais sutis e “consentidas” pelos usuários. Ou seja: a própria pessoa chega até à propaganda e faz uso daquela ferramenta.

Desenvolvimento de personas

O conceito de persona é essencial para o dia a dia do profissional de Marketing Digital. Ele é uma síntese do perfil do consumidor ou potencial cliente de um determinado produto e é utilizado para a produção de conteúdos direcionados àquele grupo.

Marketing de conteúdo

Por falar em conteúdo, o tipo de marketing que leva esse tipo é uma das grandes tendências do setor. Aqui, o profissional produzirá conteúdos relevantes para a persona e construirá, assim, uma relação de confiança com o usuário, tornando-se uma referência no serviço prestado.

Leitura de métricas

As métricas também fazem parte do dia a dia desse profissional. Elas servem para mostrar o desempenho do produto, site ou rede social estudada. A partir desse estudo, é possível identificar os pontos fracos e fortes da estratégia e moldá-las de maneira mais eficiente às demandas da persona.

Regras de SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization. Em resumo, isso significa o uso inteligente das ferramentas de busca da internet, fazendo com que determinada página ou produto esteja sempre no topo da lista de resultados (o que é conhecido como ranqueamento). Aqui, estratégias como palavras-chave são comumente utilizadas.

E-mail marketing

O e-mail marketing é outra vertente do Marketing Digital que é muito utilizada hoje em dia. Mas fazer esse tipo de propaganda não consiste apenas na redação de e-mails aleatórios. Há muitas regrinhas a serem seguidas, e todas elas serão aprendidas na graduação dessa área!

Geração de leads

Leads é o nome dado, de modo simplificado, à conversão de leitores ou consumidores de conteúdo digital em clientes “de verdade”. Quanto mais bem-feito é o trabalho do Marketing Digital, mais a cartela de clientes da marca aumenta. E tudo isso também faz parte da programação curricular desse curso!

Uso de ferramentas digitais

Por fim, outro processo comumente estudado no Marketing Digital é o uso dos recursos tecnológicos e digitais de maneira inteligente. Ao longo da graduação, o formando se familiarizará com uma série de conceitos importantes e aprenderá a mexer em muitas ferramentas tecnológicas!

Como funciona esse curso?

A graduação em Marketing Digital é um Tecnólogo. Isso significa que estamos falando de um curso superior com alta valorização no mercado de trabalho, mas que tem um foco tecnológico e uma duração menor: 2 anos.

A validade do diploma de um Tecnólogo é exatamente a mesma que a vista nos cursos do tipo Bacharelado e Licenciatura, ok? Por isso, não se preocupe: o seu ingresso no mercado de trabalho será repleto de oportunidades com a conclusão desse curso.

Como é composta a grade curricular do curso de Marketing Digital?

A seguir, confira algumas das matérias vistas no curso de Marketing Digital da Anhanguera:

  • Ações de Engajamento do Consumidor;
  • Análise e Tendência de Mercado;
  • Atividade Complementar;
  • Branded Content;
  • CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente;
  • Digital Branding;
  • Educação a Distância;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Experiência de Usuário;
  • Gestão Mercadológica na Era Digital;
  • Indicadores e Métricas;
  • Mídia Online;
  • Mídia Paga;
  • Otimização de Plataformas Online (CRO);
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor;
  • Planejamento Estratégico Digital;
  • SEO e Redação para Web;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

Lembrando que o curso também conta com os Estudos Dirigidos (EDs), disciplinas que fazem parte das Habilidades Digitais. Nessas matérias, o aluno aprenderá conceitos como Cultura Digital, Mindset Ágil e Design Thinking.

Posso estudar Marketing Digital no EAD?

De cara, já respondemos à pergunta: é claro que sim!

A modalidade do curso oferecido aqui na Anhanguera é EAD. O estudante pode optar tanto pela faculdade 100% online quanto pela semipresencial. Nesta, ele terá algumas aulas presenciais e outras no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da instituição.

Lembrando que o ensino a distância é uma tendência que tem tudo a ver com o Marketing Digital, não é? E ele é superbacana porque permite que o aluno possa se dedicar também ao trabalho e conduzir seu aprendizado da maneira que achar mais interessante e eficiente para si. Só tem vantagens!

Quanto tempo leva a formação em Marketing Digital?

Como comentamos, por se tratar de um Tecnólogo, a formação em Marketing Digital tem duração de 2 anos.

No entanto, isso não é tudo. O formado na área nunca deverá parar de estudar. É isso mesmo — a preparação, aqui, é constante!

Isso se deve à grande necessidade de atualização no setor, que está sempre com novidades e tendências inovadoras. Estamos, afinal de contas, falando de um curso da área da tecnologia, certo?

Por isso, você sempre precisará estar ligado e se atualizando, seja por meio de novos cursos, palestras, simpósios, workshops e outras estratégias. Aproveite para criar uma boa rede de contatos e se manter sempre informado sobre esse tipo de evento!

Quais são as habilidades e as competências necessárias para se destacar em Marketing Digital?

O perfil do profissional de Marketing Digital é marcado por uma característica: inovação. Esse é aquele sujeito superantenado das rodas de conversa, que está sempre com ideias diferentonas sobre o funcionamento das coisas e que gosta muito de usar a tecnologia em seu dia a dia.

Além dessa, há outras características, habilidades e competências que farão desse profissional alguém muito mais respeitado no mercado de trabalho. Elas são:

  • capacidade de se adaptar;
  • boa habilidade de escrita;
  • boas capacidades de comunicação;
  • disciplina;
  • organização;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • autonomia;
  • autoconhecimento;
  • familiaridade com as tendências sociais;
  • gosto pelos estudos e pela informação.

Desenvolvendo tudo isso — algo que será constantemente trabalhado em uma boa instituição de ensino, caso da Anhanguera —, você tem tudo para se tornar um grande destaque em sua área de atuação!

Será que vale a pena investir na carreira em Marketing Digital?

E aí, será que esse é um curso no qual vale a pena se investir? A resposta é: com certeza!

A seguir, veremos algumas das principais vantagens da faculdade de Marketing Digital. Dessa forma, você poderá identificar todos os benefícios de seguir nessa carreira que tem tudo para crescer cada vez mais nos próximos anos. Vamos lá?

Contato frequente com a inovação

Uma das principais vantagens de investir nesse curso é a possibilidade de estar sempre em contato com a inovação.

A internet é um mundo próprio e, nela, novidades surgem a todo momento. Se você gosta de variedade, sente-se incomodado(a) com a mesmice e curte estar por dentro das transformações do mundo, essa área será incrível para a sua realização profissional!

Amplas oportunidades de trabalho

Outra vantagem, claro, é a grande e constante demanda por profissionais qualificados nessa área do Marketing.

As tendências estão mudando, e o âmbito digital é, hoje, o mais requisitado para quem trabalha com essas estratégias. Sendo assim, você terá muitas chances de conseguir boas vagas e oportunidades!

Oportunidades de crescimento e de aquisição de conhecimento

Gosta de aprender? Então, no Marketing Digital, isso não será um problema. Para quem tem fome de conhecimento, esse segmento é um prato bem cheio.

No dia a dia da profissão, você embarcará rumo ao aprendizado de inúmeros novos conceitos, especialmente se trabalhar com o setor de redação. Cada dia é um novo aprendizado, e você se tornará, assim, muito mais capacitado e informado!

Teste Vocacional Rápido

Boas remunerações

Além de amarmos o que fazemos, é importante também sermos bem-remunerados por isso. Afinal, é a partir daí que conquistamos os nossos objetivos pessoais e construímos, pouco a pouco, os nossos sonhos.

E, no Marketing Digital, isso não é um problema. Apesar de ser uma profissão relativamente jovem, ela proporciona ótimas oportunidades de salário para aqueles que nela investirem. É, sem dúvidas, um investimento com muito retorno!

Possibilidade de ampliar a rede de contatos com facilidade

Se você gosta de conhecer gente nova, o Marketing Digital também vai ajudar bastante! Seja presencialmente, seja online, essa é uma área com equipes bem grandes que possibilitarão a convivência intensa com colegas e o aprendizado pessoal.

Lembrando que o trabalho em equipe é algo essencial para um bom analista ou gerente de Marketing Digital, ok? Por isso, trabalhe bastante as suas habilidades de comunicação e prepare-se para happy hours inesquecíveis!

Como é o mercado de trabalho para Marketing Digital?

Se você busca uma mistura perfeita entre muitas oportunidades profissionais, autonomia para fazer os próprios horários, boas remunerações e qualidade de vida, o Marketing Digital é o trabalho certo para você.

Esse é um mercado extremamente promissor e que tem tudo para crescer continuamente nos próximos anos!

As pessoas estão cada vez mais conectadas na web, e investir na venda de serviços e produtos nesse setor é sempre uma boa ideia. Ainda mais levando em consideração que os tipos tradicionais de marketing têm apresentado uma queda constante nos últimos tempos, como mostram dados divulgados pelo PNT (Painel Nacional de TV) em 2020.

Outro dado impressionante é o divulgado pela We Are Social, também em 2020. De acordo com o relatório, as pessoas, em geral, passam cerca de 100 dias por ano conectadas na internet. E o Brasil é um dos mais bem colocados nesse ranking!

Sendo assim, fica fácil perceber que há inúmeras oportunidades profissionais para quem decidir investir nesse setor do marketing.

O que faz um profissional de Marketing Digital?

Ok, já sabemos que essa é uma área que está em crescimento. Mas quais são, afinal, as atribuições desse profissional? O que ele faz em seu dia a dia?

Algumas das funções das quais eles estão encarregados são:

  • desenvolver a parte de conteúdo e estratégia dos sites;
  • desenvolver personas para empresas e prestadores de serviço;
  • monitorar as métricas de vendas desses clientes;
  • cuidar das redes sociais da clientela;
  • redigir ou revisar conteúdos produzidos para blogs e sites;
  • criação de campanhas publicitárias voltadas para o público virtual;
  • acompanhamento do pós-venda de serviços.

Os profissionais dessa área podem trabalhar tanto remotamente quanto em regime presencial, em agências e em consultorias. O empreendedorismo também é uma forte maneira de trabalhar nesse setor, fazendo o seu nome como referência de bons serviços prestados ou até mesmo abrindo o próprio negócio e criando a própria marca!

Quanto ganha um profissional formado em Marketing Digital?

Agora, chegou uma das horas mais importantes quando o assunto é conhecer uma carreira: descobrir mais sobre a sua remuneração.

Um Analista de Marketing Digital recebe, em média, R$ 3.336,52* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. O teto dessa profissão pode chegar aos R$ 8.349,89*.

O lado bom é que, nesse ramo, é possível subir de posição conforme se adquire experiência e qualificação. Assim, é possível chegar ao cargo de Gerente de Marketing Digital, que conta com remunerações de, em média, R$ 6.102,00*. O teto para esse cargo é de R$ 10.176,00*.

Lembrando que esses são os valores para 2021 e estão sujeitos a alteração!

Como escolher a melhor faculdade de Marketing Digital?

Escolher a faculdade ideal é um dos principais desafios da formação acadêmica. E não é para menos: essa é uma decisão fundamental, já que o nome da instituição estará para sempre estampado em seu currículo, e toda a sua base de conhecimento virá desse local.

Por isso, não dê moleza! A seguir, falaremos sobre algumas das principais características de uma boa instituição de ensino superior e mostraremos, também, como a Anhanguera pode contribuir para a sua formação e qualificação profissional. Vamos lá!

Uso da tecnologia no ensino

O uso da tecnologia na educação não pode ficar de fora de um bom curso de Marketing Digital, não é mesmo?

Na Anhanguera, esse comprometimento é frequente. Além de cursos a distância — que utilizam, por si, uma série de recursos tecnológicos —, nossa infraestrutura física também é voltada para abraçar a tecnologia em laboratórios modernos e salas de aula com ferramentas digitais.

Corpo docente qualificado

Os professores são os profissionais encarregados de transmitir, aos alunos, todo o seu conhecimento de vida e de trabalho a fim de prepará-los para o dia a dia de sua profissão.

Por aqui, contamos com profissionais altamente qualificados. Em grande maioria das vezes, eles são mestres e especialistas em suas áreas de atuação e poderão contribuir com toda a expertise de suas carreiras para a construção da sua!

Grade curricular atualizada

Um grande problema encontrado em muitas instituições são as grades curriculares que “param no tempo”. E isso não pode ser algo que acontece quando estamos falando sobre um curso tão inovador quanto o Marketing Digital.

Por isso, na Anhanguera, as grades são constantemente revisitadas e atualizadas. Elas passam por um processo constante de inovação, no qual as tendências mundiais são implementadas e trazidas ao currículo dos alunos!

Infraestrutura adequada ao curso

Cada curso é único e atender a todos eles, em uma mesma faculdade, é algo um tanto quanto desafiador. Por isso, é importante verificar se a faculdade na qual você pretende ingressar atende a todas as suas necessidades!

Os cursos da Anhanguera são pensados para trazer o que há de melhor na educação para os nossos alunos. Com o Marketing Digital, isso não é diferente — aqui, você contará com estrutura online e física adequadas para que possa se tornar um grande profissional.

Diferenciais no ensino

Outro ponto de atenção é a busca por diferenciais no ensino. Há muitas faculdades de qualidade, mas as melhores são aquelas que investem em estratégias exclusivas para fazer com que os alunos se destaquem no mercado.

Já que se destacar é o assunto, gostaríamos de apresentar um de nossos diferenciais: a Aula Destaque. Essa é uma ferramenta 100% online e gratuita que conecta os alunos Anhanguera a profissionais que são referências no campo da gestão e em outras áreas do conhecimento.

Certificações para o currículo

Um currículo de destaque é muito importante. E, muitas vezes, o recém-formado não consegue competir com profissionais já estabelecidos no mercado por conta da falta de qualificação e de experiência.

O aluno da Anhanguera não passará por esse problema! Afinal, contamos com as Trilhas de Carreira, um recurso que fornece certificados ao longo do curso. Eles podem ser adicionados ao currículo, tornando-o muito mais rico e atraente para os futuros empregadores.

Preocupação com a inclusão no mercado de trabalho

Falando no mercado de trabalho, não podemos deixar de fora a importância dos estágios e do trabalho ao longo da graduação. Eles trazem não apenas horas para a conclusão do curso, mas também experiências e vivências no que será, futuramente, o seu dia a dia profissional.

Com a ajuda do Canal Conecta, o aluno Anhanguera poderá buscar as melhores vagas de estágio em sua região. Assim, você poderá aprender mais sobre a profissão, ganhar um dinheirinho e, claro, tornar-se um profissional ainda mais qualificado.

Formas de ingresso acessíveis

Boas faculdades também são aquelas que facilitam o ingresso de seus estudantes e, claro, os ajudam a se manter na faculdade.

Para saber mais sobre os nossos benefícios, confira as formas de ingresso da Anhanguera — que incluem o vestibular online, uma grande inovação tecnológica no ensino que possibilita a realização da prova sem que você tenha que sair de casa!

Economia aliada à qualidade

Por fim, não podemos esquecer do aspecto financeiro. A faculdade ideal para você também será aquela que possibilita concluir o curso sem passar qualquer tipo de aperto!

A Anhanguera conta com uma série de oportunidades de bolsas e descontos. Você pode até mesmo conseguir uma bolsa de 100% com a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Legal, não é mesmo? Confira as páginas e, se necessário, tire as suas dúvidas diretamente com a nossa equipe!

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre o curso de Marketing Digital? Agora, você está apto a decidir se essa é ou não a carreira que você quer seguir para o seu futuro! Se a resposta for positiva, saiba que você ingressará em um mercado altamente promissor e cheio de oportunidades. A internet é o futuro!

Para não perder tempo, inscreva-se agora mesmo no vestibular de Marketing Digital da Anhanguera e venha fazer parte da próxima turma de profissionais altamente qualificados do setor no Brasil. Estamos esperando você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content