Afinal, existe diferença entre diploma EAD e presencial?

diploma EAD

Nunca se falou tanto sobre educação a distância (EAD) como hoje. De fato, os números não mentem, e o que era “tendência” no passado já se firmou como opção de graduação para muita gente.

Mas como surgem novos cursos todos os dias, não é de surpreender que você tenha muitas dúvidas sobre as vantagens de ter um diploma EAD, e se essa modalidade de ensino oferece as mesmas oportunidades de uma graduação presencial.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2eeb6a29-3d39-446b-93db-de259129ea15]

Por esse motivo, nós da equipe Anhanguera resolvemos fazer este post para que você entenda como é o processo de conquista do diploma EAD, bem como trazemos alguns dados importantes que demonstram por que a graduação a distância é uma boa escolha. Siga conosco nesta leitura e fique por dentro!

Como é o diploma EAD?

O diploma EAD é um certificado de qualificação profissional emitido após a conclusão do curso de graduação. Ele atesta que você concluiu o ensino superior e conquistou as competências e as habilidades essenciais para começar a trabalhar em sua área.

Para obter o diploma EAD, é preciso ter cumprido todas as disciplinas e obtido os créditos previstos no programa pedagógico do curso. As exigências para o recebimento do seu diploma EAD são as seguintes:

  • receber aprovação em todas as disciplinas do curso;
  • ter concluído a carga horária de atividades complementares;
  • ter concluído o estágio obrigatório;
  • ter seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aprovado pela banca examinadora;
  • ter participado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), caso seu nome tenha sido convocado.

O diploma EAD tem a mesma validade que o presencial?

Esta é uma das principais dúvidas de quem está pensando em fazer uma graduação EAD. Então, acalme-se porque a resposta é sim! Não há nenhuma diferença entre o diploma EAD e o presencial, já que o Ministério da Educação (MEC) equipara as modalidades presenciais e a distância.

Em 2017, o então presidente Michel Temer assinou o Decreto 9057 que atualizou a regulamentação dos cursos superiores EAD, com o intuito de atualizar as regras para a maior oferta de graduações e de pós-graduações. Assim, mais pessoas teriam acesso ao ensino superior.  

Além de melhorar a forma de fiscalização do MEC, o decreto prevê várias condições estruturais para a abertura de cursos superior.

No entanto, um dos pontos principais de atualização foi a liberação para que as faculdades oferecessem exclusivamente cursos de graduação na modalidade EAD, ou seja, sem a obrigatoriedade de haver cursos presenciais. Porém, é claro, o MEC precisa autorizar o funcionamento do curso.

Além disso, o decreto passou a permitir que as próprias faculdades abrissem polos exclusivamente EAD, o que facilitou a abertura de cursos até em cidades menores. Antes, era comum que estudantes precisassem se deslocar até outros municípios para poderem estudar. Com os polos mais próximos, o contato com a faculdade torna-se muito mais fácil!

Por fim, o decreto também ressalta a manutenção da qualidade do ensino por meio de infraestrutura física e tecnológica, bem como a necessidade de um projeto pedagógico adequado e de um sistema de avaliação coerente. Tudo isso fez o diploma EAD ganhar ainda mais confiança dos estudantes e das próprias empresas.

Como o mercado de trabalho se relaciona com o diploma EAD?

Se a modalidade EAD foi uma alternativa tímida ao ensino tradicional, hoje figura como uma necessidade. Tanto que grandes empresas estão incentivando a capacitação profissional de seus colaboradores por meio de cursos a distância, como é o caso dos cursos livres e não regulamentados.

Inclusive, está sendo bastante comum que faculdades criem programas específicos de capacitação profissional e façam parcerias com organizações para a criação de grupos de atualização, o que reafirma que o mercado de trabalho para EAD é visto com bons olhos. Afinal, as empresas estão sedentas por mão de obra qualificada!

Só por isso já dá para perceber como os cursos EAD são bem-aceitos. Agora, vamos falar sobre o diploma EAD. Em primeiro lugar, saiba que, nos últimos 10 anos, o crescimento da oferta de cursos EAD no Brasil triplicou. O Censo da Educação Superior do MEC (2019) apontou um aumento de 378,9% entre 2009 e 2019. Para você ter ideia, isso representa quase 1,6 milhão de alunos matriculados, ou 43,8% do total de matrículas!

Além disso, outro levantamento, desta vez do Censo EAD.BR 2018-2019, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), apontou que, em 2018, foram registrados 16.750 cursos regulamentados totalmente a distância e 7.458 semipresenciais.

Esses dados mostram que o ensino superior embarcou de vez na transformação digital e comprovam que cursos a distância são bem-aceitos no mercado.

Além de o MEC garantir que não há diferença entre diploma EAD e presencial, a própria dinâmica dos cursos molda-se às demandas atuais. Com as tecnologias andando cada vez mais rápido, é necessário atualizar-se de maneira prática.

Por que investir em uma graduação EAD?

Agora que você já entendeu que não há dúvidas sobre a validade do seu diploma EAD, veja algumas vantagens práticas de investir nessa modalidade de graduação.

Flexibilidade de horário

Não precisar ir à faculdade quase todos os dias da semana é uma das grandes vantagens de cursar uma faculdade EAD. Como a maior parte das atividades acontece por meio da plataforma de estudos, os encontros presenciais ocorrem em datas específicas, normalmente para apresentação de trabalhos e realização de provas.

Custos reduzidos

Como a estrutura do curso não exige grandes espaços físicos, o preço da mensalidade EAD é bem mais barato que o de uma graduação presencial. E você vai economizar bastante com outras despesas, como transporte e alimentação. Seu bolso agradece, não é mesmo?

Estudar de onde estiver e no seu ritmo

Já pensou em estudar na varanda de casa, durante uma viagem ou no intervalo do trabalho? Pois é, graças à tecnologia EAD, é possível manter as atividades em dia de qualquer lugar do mundo e, melhor ainda, até pelo celular. Você ganha em produtividade e tem muito menos estresse.

Ter todos os principais materiais online

Com a plataforma de estudos online, você tem à disposição todos os materiais necessários para a realização de cada etapa. Os cursos EAD normalmente trabalham com uma série de ferramentas para a compreensão dos conteúdos. Por exemplo:

  • videoaulas gravadas;
  • aulas ao vivo;
  • podcasts;
  • fórum e canais de comunicação;
  • exercícios;
  • e até jogos.

Além disso, você conta com uma biblioteca online exclusiva e, em alguns casos, participa de eventos especiais.

Vestibular online

Sabia que é possível escolher uma faculdade EAD é com vestibular online? Essa é uma alternativa de ingresso muito boa para os cursos de graduação a distância, pois todo o processo seletivo acontece online ― da inscrição às provas. Além disso, você pode utilizar sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conquistar uma colocação ainda melhor.

Por que estudar no EAD Anhanguera?

Esperamos que você tenha compreendido que o diploma EAD é de tão alto valor quanto o presencial. Sendo assim, não há por que deixar de começar uma faculdade quanto antes.

Aliás, o EAD Anhanguera é um dos principais do país, com polos no Brasil todo. Nossa experiência de vários anos oferecendo cursos semipresenciais e 100% online fez com que a gente alcançasse importantes diferenciais no ensino. São eles:

Venha obter o seu diploma EAD na Anhanguera!

Quantos diferenciais, não é mesmo? Por isso, é hora de dar um importante passo na sua carreira e conquistar seu diploma EAD com o suporte de uma instituição respeitada: a Anhanguera.

Estude com a gente! Inscreva-se gratuitamente agora mesmo no polo mais próximo de você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 71

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados