Curso de Relações Internacionais: tudo sobre a graduação

Curso de Relações Internacionais

Não faltam graduações, como a do curso de Relações Internacionais, que deixam os vestibulandos cheios de perguntas. Ainda que essa área seja mais recente entre os estudantes e a população em geral, ela oferece um vasto conhecimento e diferentes áreas de atuação. Com certeza essa é a razão que torna o curso cada vez mais atrativo para os jovens e mais necessário para as empresas.

A crescente demanda do profissional de Relações Internacionais chegou junto com os fortes aspectos de um mundo globalizado no qual vivemos hoje. A geração do Millenium e até mesmo a geração Z chegaram com anseios diferentes para o mundo, principalmente quando o assunto é mudanças climáticas. A verdade é que esse é um curso universitário que tem muito a oferecer!

Como é o curso de Relações Internacionais?

O curso de Relações Internacionais é uma graduação que se concentra no estudo das interações entre países, organizações internacionais e atores não estatais em nível global. Ele abrange uma ampla variedade de tópicos relacionados à política internacional, economia global, direito internacional, história, cultura e questões sociais.

Esse curso de graduação tem como objetivo formar profissionais capacitados para analisar e compreender as relações entre os diferentes atores do sistema internacional, incluindo países, organizações internacionais e empresas multinacionais. 

Mulher e homem dando um aperto de mão em reunião
O curso de Relações Internacionais aborda interações entre pessoas e empresas a nível global

Quais os tipos de Graduação em Relações Internacionais?

Os tipos mais comuns de graduação em Relações Internacionais são o Bacharelado em Relações Internacionais e a Licenciatura em Relações Internacionais. Não é comum encontrar um curso de Tecnólogo em Relações Internacionais, mas isso pode variar dependendo do país e da Instituição de Ensino Superior (IES).

Bacharelado em Relações Internacionais

O bacharelado em Relações Internacionais é o curso mais tradicional e abrangente na área. Ele oferece uma formação completa em assuntos relacionados às relações internacionais, incluindo teoria política, economia internacional, direito internacional, história global e outros tópicos relevantes. 

Os graduados no bacharelado em Relações Internacionais geralmente estão preparados para uma ampla gama de carreiras em organizações governamentais, não governamentais, empresas multinacionais, jornalismo internacional, análise de políticas, entre outros campos relacionados.

Tecnólogo em Relações Internacionais

Não existe curso tecnólogo em Relações Internacionais. Em alguns casos, você pode encontrar programas de Tecnólogo em Comércio Exterior ou áreas relacionadas, que têm um enfoque mais específico em comércio internacional e negócios globais. Porém, esses programas não são tão comuns quanto os programas de Bacharelado e Licenciatura em Relações Internacionais.

Licenciatura em Relações Internacionais

A licenciatura em Relações Internacionais também é uma opção, mas geralmente é mais voltada para a formação de professores, para aqueles que desejam lecionar em escolas de ensino médio. Portanto, este curso tende a incluir uma ênfase maior em pedagogia e ensino, além do estudo dos tópicos padrão em Relações Internacionais. Os graduados em licenciatura em Relações Internacionais podem buscar carreiras no ensino ou em funções de educação.

A faculdade de Relações Internacionais é boa?

A qualidade de um programa de graduação em Relações Internacionais pode variar significativamente de uma instituição para outra. Existem muitas faculdades e universidades que oferecem cursos de Relações Internacionais de alta qualidade, com professores experientes, currículos relevantes e oportunidades de estágio e pesquisa. Por outro lado, também existem programas de menor qualidade que podem não oferecer a mesma formação sólida.

Para avaliar se uma faculdade de Relações Internacionais é boa, você pode considerar principalmente a aprovação do curso pelo Ministério da Educação (MEC) e do mercado de trabalho para esse profisisonal. Além disso, é importante verificar os seguintes pontos:

  • Reputação da Instituição e do Programa;
  • Analise o currículo do programa;
  • Verifique se a faculdade oferece oportunidades de estágio ou programas de intercâmbio internacional;
  • Entre em contato com ex-alunos;
  • Verifique as taxas e Bolsas de Estudo;
  • Avalie a localização.
Estudantes de diferentes países com bandeiras em biblioteca
Programas de estágio e intercâmbio são diferenciais que valorizam uma faculdade

A faculdade de Relações Internacionais tem aprovação do MEC?

A faculdade de Relações Internacionais tem aprovação do MEC no Brasil, mesmo que não haja muitas faculdades oferecendo este curso em vários estados do país. Uma faculdade bem avaliada e reconhecida pelo MEC geralmente prepara os alunos para uma carreira de sucesso na área de atuação que desejar.

Porém, se você deseja saber especificamente se uma faculdade de Relações Internacionais tem aprovação do MEC, você pode consultar o Sistema e-MEC ou entrar em contato com a secretaria da faculdade. O MEC disponibiliza uma lista de todas as instituições de ensino superior credenciadas no país.

Aprovação de Relações Internacionais no Mercado

A aprovação de um graduado em Relações Internacionais no mercado de trabalho depende de diversos fatores, incluindo a qualidade da educação que o indivíduo recebeu, suas habilidades e competências, sua rede de contatos e seu empenho em buscar oportunidades de carreira. Sendo assim, aqui estão alguns passos e considerações que podem ajudar:

  • Certifique-se de que você tenha recebido uma educação de qualidade em Relações Internacionais;
  • Busque estágios ou oportunidades de trabalho prático;
  • Desenvolva suas habilidades em idiomas estrangeiros;
  • Construa uma rede de contatos sólida;
  • Desenvolva habilidades de pesquisa e análise;
  • Considere a possibilidade de se especializar em uma área específica de Relações Internacionais que seja de seu interesse.

Lembre-se de que o mercado de trabalho em Relações Internacionais é competitivo, mas as oportunidades estão disponíveis em uma ampla variedade de setores. O sucesso na área depende em grande parte de sua dedicação, habilidades e capacidade de se destacar em um campo que exige compreensão das complexidades das relações globais.

Globo terrestre em cima de mesa com notas coloridas ao fundo na parede
Para ter acesso a boas oportunidades no mercado, é importante dominar idiomas estrangeiros

Qual o perfil ideal de aluno de Relações Internacionais?

O perfil ideal de um aluno de Relações Internacionais pode variar dependendo dos objetivos individuais e das áreas de interesse dentro do campo. No entanto, os alunos de Relações Internacionais costumam ser pessoas curiosas, inteligentes e proativas. Eles também costumam ser bons comunicadores e têm facilidade para trabalhar em equipe.

Personalidade do estudante de Relações Internacionais

A personalidade do estudante de Relações Internacionais pode variar, mas algumas características e habilidades que geralmente são valorizadas nesses estudantes incluem:

  • Interesse em assuntos globais: Um forte interesse e curiosidade por questões globais, política e economia internacional, cultura são essenciais.
  • Abertura cultural: A capacidade de se adaptar a diferentes culturas e entender perspectivas diversas é fundamental.
  • Curiosidade: O mundo é um lugar complexo e em constante mudança, e os profissionais de Relações Internacionais precisam estar sempre atualizados sobre os acontecimentos internacionais.
  • Aptidão para a análise: os profissionais de Relações Internacionais precisam ser capazes de analisar dados e informações para tomar decisões informadas.
  • Habilidades de comunicação: os profissionais de Relações Internacionais precisam ser bons comunicadores, tanto oral quanto escrita.
  • Proatividade: os profissionais de Relações Internacionais precisam ser capazes de identificar problemas e propor soluções.
  • Aptidão para o trabalho em equipe: os profissionais de Relações Internacionais precisam ser capazes de trabalhar em conjunto com outras pessoas para alcançar objetivos comuns.
Empresários reunidos em conversa
Ter interesse em assuntos globais e habilidades de comunicação é importante para quem quer entrar na área

Rotina de estudos do estudante de Relações Internacionais

A rotina de estudos do estudante de Relações Internacionais é geralmente bastante intensa. O curso é composto por disciplinas teóricas e práticas, e os alunos precisam estudar bastante para acompanhar o ritmo das aulas. Eles costumam ser assíduos na leitura, seja por necessidade acadêmica ou para se manterem atualizados com os assuntos.

Além das aulas regulares, os estudantes de Relações Internacionais costumam participar de atividades extracurriculares, como estágios, intercâmbios e projetos de extensão da própria universidade. Essas atividades são uma ótima oportunidade para os alunos colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula e adquirirem experiência profissional.

Jovem garota estudando em biblioteca
É importante manter uma leitura assídua, para acompanhar a área e dar conta do conteúdo acadêmico

Quais as modalidades de estudo para Relações Internacionais?

As modalidades de estudo para Relações Internacionais podem variar de acordo com as instituições de ensino e os países. Porém, é possível encontrar as três diferentes modalidades de ensino em diferentes ou até na mesma universidade. São elas: EAD (Ensino a Distância), Presencial e Semipresencial, veja a seguir mais detalhes sobre cada uma delas.

Dá para cursar Relações Internacionais EAD?

É possível cursar Relações Internacionais EAD. Existem diversas universidades que oferecem o curso na modalidade EAD. No entanto, é importante ressaltar que o curso de Relações Internacionais EAD exige um certo nível de disciplina e organização do aluno. Isso porque o aluno precisa ser capaz de estudar e se dedicar às aulas mesmo sem a presença física de um professor.

Existe a faculdade de Relações Internacionais Presencial?

Sim, existe a faculdade de Relações Internacionais presencial. A maioria das universidades que oferecem o curso de Relações Internacionais oferecem a modalidade presencial. A modalidade presencial é a mais tradicional e oferece ao aluno a oportunidade de interagir com os professores e colegas de forma mais direta.

Tem Relações Internacionais Semipresencial?

Existe sim Relações Internacionais na modalidade semipresencial. A modalidade semipresencial é uma combinação da modalidade presencial e EAD. Na modalidade semipresencial, o aluno tem aulas presenciais em um ambiente físico e aulas online, através de uma plataforma de ensino a distância.

Essa modalidade é uma excelente opção para aqueles que desejam ter a flexibilidade da modalidade EAD, mas também querem ter a oportunidade de interagir com professores e colegas de forma presencial e viver em uma universidade.

Jovens garotas em torno de projeto em sala de aula
No modelo semipresencial é possível mesclar atividades práticas com conteúdo online

Qual a duração e as matérias do curso de Relações Internacionais?

A faculdade de Relações Internacionais não se trata de um dos cursos superiores de curta duração. Ao contrário, por ser um Bacharelado, ela segue o padrão de duração desse formato de habilitação, com média de quatro anos, composta por 8 semestres e com uma carga horária total de 2.700 horas.

Confira a seguir as suas matérias por semestre, com base no modelo de aulas de Relações Internacionais.

1º Semestre 

  • Ciência Política
  • Formação Social, Histórica e Política Do Brasil
  • Métodos Quantitativos
  • Negociação e Gestão De Conflitos
  • Sociedade Brasileira e Cidadania

2º Semestre 

  • Economia Política
  • Fundamentos Históricos e Introdução ao Estudo Do Direito
  • Geopolítica
  • História Econômica Geral
  • Língua Inglesa I

3º Semestre 

  • Economia Brasileira I
  • Fundamentos Das Relações Internacionais
  • História Das Relações Internacionais 
  • Projeto De Extensão I – Relações Internacionais
  • Teoria Das Relações Internacionais I 

4º Semestre 

  • Análise De Política Externa
  • Economia Internacional
  • Geografia Das Relações Internacionais Contemporâneas
  • História Das Relações Internacionais Do Brasil
  • Teoria Das Relações Internacionais II

5º Semestre 

  • Projeto De Extensão II – Relações Internacionais 
  • Economia Política Internacional
  • Pensamento Científico
  • Política Externa Brasileira
  • Política Internacional Contemporânea

6º Semestre 

  • Direitos Humanos e Organismos Internacionais
  • Finanças Internacionais
  • Libras – Optativa
  • Língua Inglesa II
  • Segurança Internacional

7º Semestre 

  • Educação Inclusiva – Optativa
  • Instituições Internacionais
  • Política De Defesa e Estudos Estratégicos
  • Projeto De Extensão III – Relações Internacionais
  • Relações Internacionais Contemporâneas – América
  • Trabalho De Conclusão De Curso

8º Semestre 

  • Comércio e Negócios Internacionais
  • Direito Internacional
  • Integração Regional e Blocos Econômicos
  • Relações Internacionais Contemporâneas – Ásia, Oriente Médio e África
  • Relações Internacionais Contemporâneas – Europa

Além disso, esse curso conta com uma carga horária de 170 horas para as Atividades Complementares Obrigatórias (ACO) em Relações Internacionais.

Pessoas em reunião discutindo projeto
Negociação e Gestão de Conflitos é uma das disciplinas do curso

Quais as possibilidades de especialização em Relações Internacionais?

As possibilidades de especialização em Relações Internacionais são amplas e variadas para aqueles graduados no curso. Algumas das áreas mais comuns e procuradas de capacitações para esses profissionais são as seguintes:

  • Diplomacia: focada na formação de diplomatas e profissionais que atuam na área das relações exteriores.
  • Negócios internacionais: focada na formação de profissionais que atuam na área do comércio exterior e da economia internacional.
  • Segurança internacional: focada na formação de profissionais que atuam na área da defesa e segurança internacional.
  • Desenvolvimento internacional: focada na formação de profissionais que atuam na área do desenvolvimento econômico e social.
  • Direito internacional: focada na formação de profissionais que atuam na área do direito internacional.
Globo de vidro com países e balança da Justiça ao lado
Direito Internacional é uma possibilidade de especialização para quem se forma em Relações Internacionais

Quais as principais áreas para recém-formados?

Como vimos acima, as possibilidades de especialização em Relações Internacionais são variadas, e os recém-formados têm a oportunidade de se concentrar em áreas específicas de acordo com seus interesses e objetivos de carreira. Aqui estão algumas das principais áreas de especialização e carreiras para recém-formados em Relações Internacionais:

  • Trabalho Humanitário e Refugiados: Internacionalistas podem trabalhar em organizações humanitárias que respondem a crises globais, como conflitos armados e desastres naturais. Isso pode incluir trabalho com refugiados, fornecimento de assistência médica e ajuda alimentar, principalmente na América Latina.
  • Diplomacia e Negociação Internacional: Os diplomatas representam seu país em negociações internacionais, tratados e acordos. Eles trabalham em embaixadas e consulados e desempenham um papel fundamental na promoção dos interesses nacionais no exterior.
  • Organizações Internacionais e ONGs: Muitos recém-formados encontram oportunidades em organizações internacionais como as Nações Unidas, a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização dos Estados Americanos (OEA) ou em ONGs que lidam com questões globais como direitos humanos, saúde, meio ambiente e ajuda humanitária.
  • Pesquisa e Análise de Políticas Sociais: Internacionalistas podem trabalhar em instituições de pesquisa que analisam políticas sociais, questões de desenvolvimento global, migração, direitos humanos e outros tópicos relacionados às Ciências Sociais.
  • Jornalismo Internacional: Aqueles interessados em comunicação e jornalismo podem se tornar correspondentes internacionais, repórteres de política internacional ou analistas de assuntos globais em meios de comunicação.
  • Consultoria em Relações Internacionais: Consultores em Relações Internacionais podem trabalhar em empresas de consultoria que auxiliam empresas e organizações em questões relacionadas a negócios internacionais, comércio, gestão de riscos políticos e estratégias globais.
  • Economia Global e Comércio Internacional: Profissionais especializados em economia global e comércio internacional lidam com questões relacionadas a acordos comerciais, desenvolvimento econômico, políticas comerciais e análise de mercado global. Eles podem trabalhar em governos, empresas multinacionais, organizações internacionais e instituições financeiras.
Jovens voluntários servindo comida em abrigo
Trabalho humanitário e com refugiados é uma área em que se pode atuar depois do curso

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, incluindo suas circunstâncias financeiras, metas acadêmicas e a qualidade dos programas oferecidos pelas instituições em questão. No entanto, o mais importante é encontrar uma faculdade de boa qualidade que vai te oferecer as melhores condições. 

Além disso, não podemos deixar de lado que ambas têm vantagens e desvantagens. Porém, lembre-se de que é importante pesquisar e comparar as opções disponíveis para tomar a decisão mais informada e assertiva para você.

Faculdade Pública de Relações Internacionais

As faculdades públicas de Relações Internacionais oferecem ensino de qualidade e acesso gratuito, sendo uma opção financeiramente mais acessível. No entanto, além do processo de seleção ser geralmente mais competitivo, existem outras desvantagens, como:

  • Greves e paralisações podem atrasar a sua formação;
  • Nem sempre a infraestrutura será adequada para o seu curso;
  • Pode ser de difícil acesso, localização;
  • Menos flexibilidade em termos de horários e currículos personalizados.

Faculdade Privada de Relações Internacionais

As faculdades privadas de Relações Internacionais oferecem maior flexibilidade de horários e modalidades de ensino. No entanto, o custo é geralmente mais elevado e podem haver as seguintes desvantagens:

  • Pode haver menor diversidade socioeconômica e cultural;
  • A qualidade das faculdades privadas pode variar significativamente.
Jovem garota lendo no computador enquanto segura um lápis
A faculdade privada de Relações Internacionais tem flexibilidade de modalidades de ensino e horários

Quanto custa a graduação em Relações Internacionais?

O custo da graduação em Relações Internacionais varia de acordo com a instituição de ensino, a modalidade de estudo e a localização. Em geral, o custo da graduação em Relações Internacionais em uma faculdade privada varia em torno dos seguintes valores: R$ 99,00 a mais de R$ 3.000,00.

No entanto, se o seu desejo é estudar em uma universidade privada em Relações Internacionais, saiba que é possível conseguir descontos e até mesmo bolsas de estudos integrais, onde todo o valor é coberto por um programa. Continue lendo e veja mais detalhes sobre isso!

Tem como conseguir bolsa de estudos em Relações Internacionais?

No que diz respeito a bolsas de estudos em Relações Internacionais, existem várias oportunidades disponíveis para os alunos que desejam estudar esse curso. Veja a seguir algumas das bolsas e descontos que são oferecidos para alguns estudantes que preencham requisitos específicos.

  • Bolsas de Estudos Universitárias: Muitas universidades e faculdades oferecem bolsas de estudos com base no desempenho acadêmico, necessidade financeira ou outros critérios específicos. É importante verificar com as instituições de ensino para conhecer as oportunidades disponíveis.
  • Bolsas de Estudo Governamentais: Por exemplo, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade para Todos) são dois programas do governo brasileiro que oferecem apoio financeiro para estudantes cursarem o ensino superior.
  • Bolsas de Estudo Privadas e Organizações de Financiamento: Há diversas organizações privadas, fundações e ONGs que oferecem bolsas de estudos para estudantes de Relações Internacionais com base em diferentes critérios, como mérito acadêmico, pesquisa específica ou atividades de serviço.
  • Programas de Intercâmbio e Cooperação Internacional: Algumas instituições e programas de cooperação internacional oferecem bolsas de estudos para estudantes que desejam estudar em outros países como parte de um programa de intercâmbio acadêmico.
Pessoa com capuz e mochila em frente à universidade
É possível estudar no exterior por meio de bolsas de programas de cooperação internacional

Como entrar em Relações Internacionais?

Para entrar em Relações Internacionais, é necessário ter concluído o ensino médio e participar de um processo seletivo. As principais formas de ingresso em Relações Internacionais são através das notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), seja pela nota isolada ou através dos cortes do SiSU (Sistema de Seleção Unificado), ou através do vestibular tradicional.

ENEM

O ENEM é a forma mais comum de ingresso em Relações Internacionais. Para participar do ENEM, o aluno deve se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O ENEM é uma prova de múltipla escolha que avalia os conhecimentos dos alunos em diversas áreas. O resultado do ENEM pode ser usado para ingressar em universidades públicas e privadas por meio do SiSU.

Sisu

O SiSU é um sistema de seleção que utiliza as notas do ENEM para selecionar candidatos que serão aprovados em Relações Internacionais nas universidades públicas brasileiras. Para participar do SiSU, o aluno deve se inscrever no site do MEC. O SiSU oferece vagas em cursos de graduação em universidades públicas de todo o Brasil.

Vestibular

As universidades privadas de Relações Internacionais geralmente realizam vestibulares próprios para selecionar candidatos aos cursos de graduação. Os vestibulares podem ser de diferentes formatos, como provas de múltipla escolha, redação, entrevista e análise de histórico escolar.

Pessoa fazendo prova com caneta
O vestibular pode ter diferentes formatos, como a prova dissertativa e a de múltipla escolha

Quais as exigências para se formar em Relações Internacionais?

Para se formar em Relações Internacionais, é necessário cumprir uma série de exigências, que variam de acordo com a instituição de ensino. Porém, no geral, as exigências incluem as seguintes demandas:

  • Aprovação e participação nas disciplinas do curso;
  • Realização de atividades complementares;
  • Aprovação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Estágio Obrigatório em Relações Internacionais

Alguns programas de graduação em Relações Internacionais podem exigir que os estudantes completem um estágio obrigatório para ganhar experiência prática. Outros programas podem oferecer estágios como uma opção. A natureza e a duração do estágio podem variar de acordo com cada Instituição de Ensino Superior (IES), mas o MEC não obriga.

Enade para Relações Internacionais

O Enade para Relações Internacionais é realizado pelo INEP. O exame avalia os conhecimentos dos alunos em relação aos conteúdos e habilidades estabelecidos pelo MEC. O Enade é obrigatório para todos os alunos de Relações Internacionais que estejam no último ano do curso no ano vigente da aplicação do exame da sua área do conhecimento.

TCC de Relações Internacionais

O TCC de Relações Internacionais é um trabalho acadêmico que deve ser realizado pelo aluno no final do curso. O TCC deve ser orientado por um professor da universidade e deve abordar um tema relacionado à área de Relações Internacionais. O TCC é uma oportunidade para o aluno demonstrar suas habilidades de pesquisa e escrita.

Jovem garota apresentando trabalho para professores
O TCC é um requisito para se formar no curso de Relações Internacionais

Vale a pena se formar em Relações Internacionais?

A resposta para saber se vale a pena se formar em Relações Internacionais depende de uma série de fatores, como o perfil do aluno, as expectativas profissionais e as condições financeiras. No entanto, se você tem interesse por esse curso e acha que irá gostar dos estados, procure saber qual é o investimento necessário e o retorno salarial que o profissional pode alcançar.

Salário para formados em Relações Internacionais

De acordo com informações baseadas em mais de 130 mil contratações no ano no Brasil, o site Quero Bolsa relata que hoje um internacionalista recebe em torno de R$ 4.711,00 por mês. Porém, esse valor pode variar de acordo com a área de atuação, a experiência profissional e a região do país (São Paulo é a região com maiores salários).

Investimento X Retorno para Relações Internacionais

O custo da graduação em Relações Internacionais varia de acordo com a instituição de ensino, a modalidade de estudo e a localização. Em geral, o investimento para a graduação em Relações Internacionais vai se tratar de: mensalidade, no caso de uma faculdade privada; custos Indiretos (ex.: moradia, alimentação, transporte e materiais didáticos) e tempo e dedicação.

Já o tempo de retorno do investimento em uma graduação em Relações Internacionais também varia de acordo com a área de atuação e a experiência profissional. Em geral, os internacionalistas que atuam em áreas como diplomacia e comércio exterior costumam ter um retorno do investimento mais rápido. Porém, o retorno virá no momento em que a oportunidade de emprego surgir para o recém-formado.

É importante lembrar que o retorno do investimento em uma graduação em Relações Internacionais não se limita apenas aos ganhos financeiros. O conhecimento, as habilidades e a rede de contatos adquiridos durante os estudos também são valiosos. Avalie seus objetivos pessoais e profissionais ao considerar o investimento em sua educação em Relações Internacionais.

Confira também: no podcast Faz Direito, saiba como funciona o Direito Internacional!

Play video

Por que cursar Relações Internacionais?

Agora que você pôde ter um cenário geral do que cursar Relações Internacionais representa, se suas dúvidas foram sanadas em relação ao que esse curso faz, saiba que você tem uma grande aliada para realizar esse sonho de fazer uma graduação!

Não perca mais tempo e corra para se inscrever no vestibular da Anhanguera! Não deixe de lado o seu sonho e faça o curso de Relações Internacionais com flexibilidade, qualidade e mensalidades que cabem no seu bolso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados