Educação Física: Saiba o que vai aprender no curso

Educação física

O curso de Educação Física é muito importante na área da Saúde e tem como objetivo capacitar o aluno a promover o bem-estar e a qualidade de vida através da atividade física. 

E com a preocupação da população por uma vida saudável, a carreira do profissional de Educação Física tem ganhado força com um repertório que vai além da programação de treinos e apoio na execução dos exercícios, exigindo também o entendimento sobre anatomia, fisiologia e outras disciplinas similares. 

Se você está interessado nessa carreira e entende a importância de uma vida em movimento, preparamos este conteúdo para apresentar as principais informações sobre a graduação em Educação Física. Confira!

Como é o curso de Educação Física?

A graduação em Educação Física prepara os estudantes para o mercado de trabalho, seja para atuar como personal trainer, instrutor de academia ou professor de educação física escolar.

Durante o curso os alunos estudam disciplinas de prática esportiva como Atletismo, Esportes Aquáticos, Desenvolvimento Motor, Dança e Ginástica, e também temas relacionados à Anatomia Humana, Fisiologia, Nutrição, Prevenção de Lesões e Primeiros Socorros, além de realizar estágios durante a graduação.

Garota nadando em piscina
No curso de Educação Física, os alunos estudam diferentes áreas, como esportes aquáticos

Quais os tipos de Graduação em Educação Física?

A graduação em Educação Física é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Bacharelado e Licenciatura.

Bacharelado em Educação Física

O Bacharelado em Educação Física é indicado para alunos que querem atuar como personal trainers, instrutores de academia, preparadores físicos ou atividades similares. Por isso, os alunos estudam temas relacionados à saúde, fisiologia, nutrição e anatomia e devem realizar diferentes estágios ao longo da graduação.

Personal trainer e mulher fazendo exercício
A modalidade de bacharelado é indicada para quem quer atuar como personal trainer

Licenciatura em Educação Física

A Licenciatura em Educação Física prepara os estudantes para se tornarem professores de educação física escolar no nível fundamental e médio. Eles atuam sobretudo em escolas, promovendo a prática de atividades físicas entre os jovens.

Além de compartilharem muitas disciplinas do Bacharelado, os acadêmicos estudam Didática, Educação Brasileira e Pedagogia e contam com o estágio obrigatório em estabelecimentos escolares.

Tecnólogo em Educação Física

Atualmente não existe Tecnólogo em Educação Física. Nesse formato, o curso que mais se aproxima é o de Gestão Desportiva, que tem 4 semestres de duração e tem a grade curricular mais específica e direcionada a demanda da área de trabalho.

O curso de Educação Física é bom?

O curso de Educação Física é indicado para alunos que gostam de esportes e atividades físicas e querem atuar em funções essenciais à saúde, como por exemplo:

  • Desenvolvimento osteomuscular;
  • Definição corporal;
  • Ganho de longevidade de vida;
  • Aumento da saúde;
  • Bem-estar mental e físico.

E para que seja realizada de forma adequada, essas atividades precisam ser acompanhadas e orientadas por um profissional, por isso o curso de Educação Física se torna tão relevante.

Além de conhecer os detalhes sobre a formação, é bom saber como escolher uma faculdade para garantir a qualidade na qualificação profissional.

Instrutora e mulher idosa em aula de ginástica
O profissional de Educação Física trabalha com diversos aspectos da saúde, como bem-estar mental e físico

O curso de Educação Física é aprovado no MEC?

A graduação em Educação Física é sim aprovada pelo MEC, mas é fundamental consultar se a instituição de ensino que você quer escolher tem autorização para oferecer esse curso.

Ser aprovado pelo MEC é requisito essencial para o seu diploma no curso de Educação Física ser respeitado no mercado de trabalho. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Aprovação do curso de Educação Física no Mercado

A aprovação do mercado em relação ao curso de Educação Física é evidente. Em uma sociedade preocupada com a qualidade de vida, a necessidade de profissionais qualificados e formados em instituições reconhecidas é realmente necessária.

E para os profissionais já formados em Educação Física, além da preocupação em fazer a graduação em uma faculdade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), é necessário se registrar no Conselho Regional de Educação Física (CREF) para poder atuar profissionalmente como educador físico.

Qual o perfil ideal do aluno de Educação Física?

O perfil ideal do aluno de Educação Física é composto pelas seguintes características: 

  • Ser apaixonado por esportes

Uma das grandes motivações para trabalhar como educador físico e ter sucesso na carreira é sua paixão por atividades físicas e esportes. Bons profissionais conseguem inspirar os outros a seguirem um caminho mais ativo e saudável por ter consciência de como isso é importante. 

O interesse pela área esportiva não pode ser visto somente como um hobby. Os profissionais vão passar boa parte do tempo dentro de uma academia ou de um ambiente que remete ao esporte. É importante se sentir confortável. 

Ciclista em rodovia
Mais do que um hobby, os alunos devem se interessar por esportes de forma profissional
  • Ter paciência e dedicação

Saber lidar com o público é fundamental para o educador físico. Os profissionais dessa área devem ser capazes de motivar as pessoas e ser gentis e empáticos para que elas se sintam engajadas, isso porque nem todas as pessoas que praticam exercícios físicos fazem porque gostam, muitos o fazem por problemas de saúde. 

Assim, uma das principais características que os educadores físicos devem ter é a paciência para garantir um bom aproveitamento dos alunos. Também é importante entender que cada um tem o próprio ritmo de aprendizado, auxiliando aqueles com maiores dificuldades. 

  • Se atualizar constantemente

É imprescindível que o Professor de Educação Física se interesse pelo estudo constante, pois essa é uma área com frequentes avanços tecnológicos e surgimento de novas tendências.

  • Desenvolver networking

Para se destacar na profissão, é muito importante expandir a sua rede de contatos ou networking. Divulgue seu trabalho nas redes sociais e invista no marketing pessoal. 

Também participe de eventos voltados à Educação Física para conhecer colegas de profissão e ver as novidades do ramo.

Homem gravando vídeo em casa
Especialmente para quem atua como autônomo, é essencial desenvolver sua rede de contatos e marketing pessoal

Personalidade do aluno da área de Educação Física

Para ser um bom profissional de Educação Física é importante gostar de cuidar das pessoas e fazer isso com flexibilidade, atenção, criatividade e paciência. Empatia e boa comunicação também são fundamentais para esse profissional. 

O sucesso enquanto profissional de Educação Física depende da construção da imagem dos profissionais, o que está relacionado a valores como: respeito, transparência, responsabilidade, ética e competência. Como é um serviço individual, a credibilidade é fundamental para alcançar o sucesso. 

Desenvolver habilidades de liderança, principalmente no trato com crianças e jovens, será uma constante na vida do professor. Em seu dia a dia, comandar grupos de pessoas muito diversas será sempre o maior desafio. 

Ainda, é imprescindível se interessar pelo estudo constante e busca por inovações, para acompanhar as novas tendências da área.

Instrutor de academia com grupo de alunos
Saber liderar grupos é essencial para quem faz Educação Física

Rotina de estudos para quem estuda Educação Física

A rotina de estudos durante o curso de Educação Física pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e com a modalidade das aulas (presencial, semipresencial ou EAD).

Mesmo assim, existem algumas boas práticas que ajudam na rotina de estudos, como por exemplo: 

Gerencie o seu tempo

Mesmo para aqueles que só estudam e não dividem a rotina entre universidade e trabalho, é importante aprender a gerenciar o tempo para ter um desempenho de excelência na faculdade. O maior segredo é ser bem organizado para montar uma boa agenda, conseguindo administrar os compromissos acadêmicos e pessoais no calendário. 

Tente estudar todos os dias

A constância faz toda a diferença no aprendizado. Tire um tempo diário para buscar informações sobre os conteúdos, rever o que foi aprendido e estudar. não deixe de tentar estudar todos os dias, a não ser que você queira correr o risco de ser reprovado em alguma disciplina e viver desesperado dias antes de realizar uma prova.  

Não fique com dúvida

Ficar com dúvida é um dos erros que mais prejudicam o seu rendimento nos estudos. Ela pode se acumular na sua cabeça, e o resultado na prova será desastroso, já que vários assuntos são interligados na Educação Física. 

Lembre-se de que a obrigatoriedade do diploma e o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) para atuar como educador físico não é por acaso. Aproveite o contato com o corpo docente e tutores para tirar todas as suas dúvidas e consuma boas fontes de informações fora da sala de aula. 

Aula de faculdade e aluno levantando a mão
É essencial aproveitar bem o curso para tirar todas as dúvidas e se formar com sucesso

Troque conhecimentos com outras pessoas

Conversar com gente da mesma área proporciona várias vantagens. É possível buscar inspirações com educadores físicos experientes e compartilhar suas inseguranças com professores. Assim, você entende mais o dia a dia de atuação, confere eventos e já fica por dentro de dificuldades e alegrias da profissão.

Faça estágios

Nenhum profissional acumula habilidades práticas se não se dedicar à profissão. É claro que os conhecimentos teóricos são essenciais para embasar suas orientações e atitudes como educador físico, mas toda carreira necessita de competências práticas, e o estágio é uma ótima oportunidade de conhecer de perto o ofício e todas suas particularidades.

Quais as modalidades de estudo para Educação Física?

O curso de Educação Física pode ser encontrado em três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD. Confira as diferenças entre elas: 

Curso de Educação Física EAD

A graduação em Educação Física EAD é 100% online e o aluno não precisa se deslocar até a faculdade. As aulas acontecem a distância e são gravadas com os professores. Assim, é possível acessá-las onde e quando quiser. 

E assim como na modalidade presencial, na graduação EAD você também terá todo o suporte dos tutores para tirar dúvidas.

Curso de Educação Física Presencial

O curso de Educação Física no formato presencial é o mais tradicional, sendo caracterizado pelas idas à faculdade durante os 5 dias da semana para assistir às aulas, apresentar trabalhos e fazer provas. 

É a opção ideal para quem dispõe de tempo para frequentar o campus e deseja ter um contato mais próximo com professores, colegas e tutores. 

Estudantes reunidos em biblioteca para estudar
No curso presencial, os estudantes têm a oportunidade de falar com os professores e trocar experiências com os colegas

Curso de Educação Física no modelo Semipresencial

A faculdade de Educação Física semipresencial é feita de forma híbrida, sendo necessário comparecer à faculdade de uma a três vezes por semana para assistir às aulas práticas. 

Nessa modalidade as aulas online ficam gravadas e são disponibilizadas no mesmo formato que os cursos EAD, e as aulas presenciais possibilitam que o aluno usufrua dos benefícios que uma graduação presencial oferece.

Qual a duração e as matérias do curso de Educação Física?

A faculdade de Educação Física tem duração de 8 semestres, ou seja, 4 anos. A carga horária total da graduação é de 3.200 horas, divididas entre atividades complementares, trabalho de conclusão de curso, estágios curriculares e disciplinas práticas e teóricas. 

1º semestre (300h)

  • Introdução à Educação Física;
  • Introdução a Biologia Celular e do Desenvolvimento;
  • Bases da atividade física e saúde;
  • Fundamentos dos movimentos básicos;
  • Optativa.

2º semestre (300h)

  • Suporte básico de vida e primeiros socorros;
  • Bioquímica aplicada à saúde;
  • Anatomofisiologia do aparelho neurolocomotor;
  • Brincadeiras e E-Games;
  • Qualidade de vida e educação física.

3º semestre (560h)

  • Cinesiologia e biomecânica;
  • Crescimento e desenvolvimento humano;
  • Sociedade brasileira e cidadania;
  • Aprendizagem motora e psicomotricidade;
  • Cultura corporal do movimento;
  • Anatomofisiologia do corpo humano;
  • Projeto de extensão I-Educação Física.

4º semestre (420h)

  • Medidas e avaliação em educação física;
  • Atividades alternativas e meio ambiente;
  • Pensamento científico;
  • Atividades físicas adaptadas;
  • Bioinformação e tecnologias digitais para educação física;
  • Expressão corporal e dança;
  • Fisiologia do exercício e bases nutricionais.

5º semestre (340h)

  • Recreação e lazer;
  • Fundamentos da iniciação esportiva;
  • Administração e marketing esportivo;
  • Atenção básica em saúde aplicada a educação física;
  • Psicologia do esporte e do exercício;
  • Projeto de Extensão II-Educação Física.

Para Licenciatura, as matérias do 5ª semestre possuem 300 horas e são divididas da seguinte forma:

  • Fundamentos da Educação;
  • Libras – Língua brasileira de sinais;
  • Didática;
  • Metodologia de ensino de educação física;
  • Introdução a educação física escolar;
  • Projeto de Extensão II-Educação Física.

6º semestre (490h)

  • Fundamentos do treinamento esportivo;
  • Atividade física na empresa;
  • Metodologia do ensino de esportes aquáticos;
  • Lutas na educação física;
  • Projeto de Extensão III-Educação Física;
  • Estágio em educação física I.

Para Licenciatura, as matérias do 6ª semestre possuem 590 horas e são divididas da seguinte forma:

  • Funcionamento da educação brasileira e políticas públicas;
  • Psicologia da educação e da aprendizagem;
  • Lutas na educação física;
  • Conhecimentos da educação física na escola;
  • Projeto de Extensão III-Educação Física;
  • Estágio em educação física I.
  • Prática pedagógica-BNCC e a arte de educar;
  • Prática pedagógica-Gestão da aprendizagem.

7º semestre (410h)

  • Trabalho de conclusão de curso;
  • Introdução aos esportes;
  • Treinamento personalizado;
  • Práticas esportivas;
  • Estágio em educação física II.

Para Licenciatura, as matérias do 7ª semestre possuem 390 horas e são divididas da seguinte forma:

  • Trabalho de conclusão de curso;
  • Currículo em educação física escolar;
  • Introdução aos esportes;
  • Práticas esportivas;
  • Estágio em educação física II.

8º semestre (340h)

  • Atividades físicas em academia;
  • Prescrição do exercício para grupos especiais;
  • Estágio em educação física III.

Para Licenciatura, as matérias do 8ª semestre possuem 300 horas e são divididas da seguinte forma:

  • Educação e diversidade;
  • Educação inclusiva;
  • Estágio em educação física III.
Aula de primeiros-socorros com boneco
Suporte básico de vida e primeiros socorros é uma das disciplinas estudadas em Educação Física

Quais as possibilidades de especialização em Educação Física?

Em Educação Física existem muitas possibilidades de especialização. A competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige que os profissionais adquiram diferenciais para se destacar.

Nesse caso, uma boa dica é apostar em cursos complementares e em especializações para áreas como:

Preparador Físico/Esportes

Você deve saber que por trás de uma equipe bem preparada e dos ótimos resultados de um time esportivo, existe um treinador especializado para tirar o melhor dos atletas ao longo da jornada. E esse treinador normalmente é um profissional certificado em Educação Física. 

É possível ainda se especializar em alguma modalidade esportiva específica, como crossfit, lutas, danças, corrida e etc. 

Reabilitação

A prática irregular de exercícios físicos ou uma rotina sedentária podem causar problemas que só são solucionados com a ajuda de um educador físico e um fisioterapeuta, que trabalham em conjunto para que os pacientes tenham bons resultados. 

Essa também é uma possibilidade para quem se formou em Educação Física e permite a atuação tanto em clínicas especializadas quanto em hospitais. 

Ginástica laboral

Profissionais que atuam em escritórios costumam se movimentar pouco durante a rotina de trabalho, o que pode levar a vários problemas de saúde. Por conta disso, muitas corporações contratam os profissionais de Educação Física para trabalhar exercícios laborais com seus funcionários. 

Profissional dando aula de ginástica em empresa
Na ginástica laboral, o foco é manter a saúde dos funcionários de empresas

Gestão

Os graduados em Educação Física também podem trabalhar na gestão de projetos e espaços relacionados à prática de esportes e atividades físicas. Esses profissionais encontram oportunidades em empresas públicas e privadas, executando e elaborando programas de combate ao sedentarismo e de incentivo à prática de exercícios físicos. 

Pesquisa

As pesquisas são de viés teórico, mas com grande importância social, pois é possível descobrir melhorias para várias soluções de impacto na saúde da população.

Quais as principais áreas para recém-formados em Educação Física? 

Para os recém-formados em Educação Física, existem várias áreas de atuação promissoras, com excelentes oportunidades de emprego e ótimos salários. Ótima notícia, não?!  Veja, abaixo, quais são as áreas mais comuns de atuação: 

Personal Trainer

Responsável por trabalhar com seus clientes de forma individualizada, elaborando e supervisionando treinamentos físicos específicos para cada um. 

Acompanhamento de atletas

Responsável por auxiliar os atletas a melhorarem a sua performance para objetivos específicos, como participar de uma competição. 

Lazer/Recreação

Os educadores físicos são responsáveis por estudar o público e planejar as atividades recreativas que serão feitas em clubes, cruzeiros e hotéis. 

Parede de escalada em navio
Lazer e recreação é uma área divertida, pois atua em locais como hotéis e cruzeiros

Ginástica Laboral

Atua na elaboração de exercícios aeróbicos e de alongamento que auxiliam na prevenção de doenças ocupacionais. 

Docência*

Atua como professor em escolas de nível fundamental ou médio, ou no desenvolvimento de projetos como Combate ao Sedentarismo. 

*permitido apenas para profissionais graduados na modalidade Licenciatura.

Contudo, se engana quem acha que esses são os únicos caminhos para um recém-formado. Prestar concurso em Educação Física é também uma alternativa muito vantajosa, principalmente para quem está em busca da segurança de um cargo público e a oportunidade de atuar no segmento de que mais gosta.

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe ao aluno considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, para entrar em uma faculdade privada é necessário pagar mensalidade, o que não acontece em faculdades públicas, que são gratuitas aos alunos por receberem fundos do governo. 

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Seja uma faculdade privada ou pública, se não houver dedicação por parte do aluno, dificilmente ele se tornará um profissional capacitado e de destaque no mercado. 

Estudante olhando concentrado para computador
Independentemente da faculdade, é essencial que o aluno tenha dedicação para conseguir terminar o curso

Faculdade Pública em Educação Física

A faculdade pública para Educação Física é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo. 

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho. 

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas tenham uma infraestrutura de menor qualidade e com frequente ocorrência de greves. 

Faculdade Privada para Educação Física

A chance de entrar em uma faculdade privada em Educação Física é muito maior do que em uma faculdade pública. 

As faculdades privadas estão presentes em todos os estados brasileiros e em maior quantidade que as faculdades públicas, aumentando significativamente a quantidade de vagas nesse tipo de instituição. 

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

Com infraestrutura moderna, grades de horários flexíveis e corpo docente de qualidade, as faculdades particulares têm atraído cada vez mais alunos que buscam um ensino superior de destaque.

Colegas se cumprimentando em estádio de esportes
A faculdade privada pode oferecer uma melhor estrutura e flexibilidade para os estudantes

Quanto custa a faculdade em Educação Física?

A mensalidade do curso de Educação Física custa a partir de R$ 129,00* na Anhanguera. Os valores podem variar de acordo com a modalidade escolhida pelo aluno:

  • EAD: a partir de R$129* por mês (apenas para Licenciatura);
  • Semipresencial (Híbrido): a partir de R$199* por mês para Licenciatura e R$349* para Bacharelado;
  • Presencial: a partir de R$649* por mês para Bacharelado e R$699* para Licenciatura.

*valores sujeitos a alteração.

O valor pago pelo aluno ainda pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou as opções de descontos na mensalidade oferecidas pelas faculdades.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Educação Física?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para o curso de Educação Física. Na Anhanguera, por exemplo, existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios.

Bolsa de Estudos com nota do Enem

Escolha a nota do Enem como forma de ingresso para ganhar uma bolsa de estudo de até 100% na faculdade de Educação Física. Quanto maior é a sua pontuação, maior o percentual de desconto! 

Com a bolsa de 100%, você faz o curso de Educação Física do início ao fim sem precisar se preocupar com a mensalidade. Para fazer uma simulação com a sua nota, use a calculadora da Anhanguera e veja de quanto seria seu percentual de desconto. 

Bolsa Incentivo

Os alunos que não podem pagar o valor integral da mensalidade de Educação Física podem conquistar a Bolsa de Incentivo na inscrição. É preciso se encaixar nos critérios de renda definidos pela universidade Anhanguera para adquirir o benefício. 

Convênio com empresas parceiras da faculdade

É funcionário de uma empresa conveniada? Ótimo! Você pode ter um desconto na mensalidade de Gestão Comercial ou outros cursos de graduação ou pós-graduação. 

O desconto na mensalidade dura até o final do curso. Se quiser conhecer o regulamento do programa, confira a seção Parcerias e Convênios do site da Anhanguera. 

Desconto pontualidade

O desconto na mensalidade é destinado aos alunos da Anhanguera que quitam a mensalidade em dia. Ao pagar até o quinto dia útil do mês de vencimento, você ganha o desconto. 

É importante ressaltar que o benefício é concedido apenas aos alunos matriculados nos cursos EAD participantes da oferta. 

Descontos para militares e servidores públicos

Desconto exclusivo para estudantes que trabalham no setor militar ou que atuam como servidores públicos no âmbito federal, estadual ou municipal. 

O percentual de desconto é aplicado para os cursos presenciais e a distância da Anhanguera. Além disso, o abatimento pode se estender ao cônjuge ou filhos de até 24 anos. 

Homem militar estudando em escritório
A Anhanguera oferece descontos para militares, além de seus cônjuges e filhos

Amigo Vale-Prêmio

No programa Amigo Vale-Prêmio, quem estuda na Anhanguera pode ganhar desconto na mensalidade indicando a matrícula na faculdade para colegas e familiares. Para o desconto ser efetivo, a indicação precisa se enquadrar nos critérios do programa. 

Isenção de matrícula

Participe do período de pré-matrícula da Anhanguera e garanta sua isenção na taxa de matrícula. É uma oportunidade de garantir sua vaga na faculdade antes da maioria dos candidatos e ainda ganhar um descontinho.

Como entrar em Educação Física?

Existem várias maneiras de ingressar no curso de Educação Física. Confira abaixo como garantir sua vaga. 

Enem

O processo de ingresso no curso de Educação Física utilizando a nota do Enem é bem simples. Na hora de se inscrever para o curso, você só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade no FALE CONOSCO em nosso site, ou na secretaria da unidade Anhanguera de seu interesse! 

Aplicação do Enem em escola
No Brasil, o Enem é uma das melhores oportunidades para ingressar na faculdade

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de Educação Física. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. 

Vestibular para Educação Física

Para prestar vestibular para Educação Física, o candidato precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Gestão Comercial acontece da seguinte forma: 

Vestibular tradicional

O vestibular para Educação Física no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. Para realizá-la, é preciso se inscrever pelo site da Anhanguera. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

O vestibular online para Educação Física tem o mesmo formato da opção tradicional, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Mulher fazendo prova em computador com outras pessoas
O vestibular online tem o mesmo formato que o presencial e a pessoa tem uma hora para realizar a prova

Quais as exigências para se formar em Educação Física?

As exigências para se formar em Educação Física podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Educação Física

O estágio obrigatório para Educação Física é realizado pelos alunos durante o curso.

Os conhecimentos teóricos são essenciais para embasar as orientações e atitudes como educador físico, e o estágio é uma ótima oportunidade para desenvolver competências práticas e conhecer de perto o ofício e todas as particularidades da carreira.

Com essa etapa no currículo, o aluno sai da graduação mais preparado para o mercado de trabalho.

Enade para Educação Física

Para os alunos concluintes do curso de Educação Física que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Educação Física

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Educação Física é uma avaliação final que os estudantes passam para receber o diploma. Ele é exigido no último ano da faculdade, onde os alunos desenvolvem um trabalho acadêmico em temas específicos da área. 

O objetivo é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante o curso. O resultado desse trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, também é necessário ser apresentado para uma banca de avaliadores.

Mulher apresentando trabalho e sendo aplaudida
O TCC é uma avaliação final que os alunos precisam fazer para se formar em Educação Física

Vale a pena se formar em Educação Física?

Se formar em Educação Física é a melhor decisão para aqueles que são apaixonados por esportes e sabem que a atividade física é o melhor caminho para a prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida. 

O aumento da consciência e preocupação com o corpo e o fortalecimento de estilos mais saudáveis de vida abriu espaço para a atuação do profissional de Educação Física, e já não restam mais dúvidas que vale a pena se formar nessa área.

Segundo matéria publicada pelo Estadão, “A procura por personal trainer teve aumento de 34% em 2021”, o que reforça o quanto a demanda por esse profissional tem aumentado no período pós pandemia. 

Salário para formados em Educação Física

O piso salarial para os formados em Educação Física não tem um valor regulamentado. Os órgãos que definem o valor relativo à hora de trabalho são os sindicatos dos trabalhadores de cada estado.

Veja a faixa salarial de alguns dos principais cargos para profissionais formados em Educação Física:

  • Personal Trainer: entre R$1.968,00 e R$5.211,84*
  • Avaliador Físico: entre R$2.626,00 e R$5.507,95*
  • Preparador de Atleta: entre R$2.000,00 e R$7.134,51*
  • Professor de Educação Física (Ensino Médio): entre R$2.157,00 e R$7.121,72*

*Fonte: salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Educação Física

Durante a graduação de Educação Física é possível estagiar, fazer networking e aperfeiçoar a prática profissional, e com a população buscando ajuda de profissionais para melhorar a qualidade de vida, a possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação é muito grande, provando que vale muito a pena investir nesta faculdade. 

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem especialização, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores.

Saiba mais: confira como é o curso de Educação Física EAD da Anhanguera!

Por que cursar Educação Física?

Ingressar no ensino superior é o primeiro passo para poder se tornar um Educador Físico. Por isso é importante escolher uma faculdade de qualidade, reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha uma grade curricular atualizada com as exigências do mercado. 

Na Anhanguera, a graduação em Educação Física tem duração média de 4 anos e pode ser feita a Distância (EAD), semipresencial ou presencial nos mais de 300 polos espalhados pelo país, onde você pode obter a melhor estrutura de uma rede particular de ensino. 

E agora que você já sabe como funciona a carreira em Educação Física e como o mercado de trabalho oferece excelentes oportunidades de emprego, deve ter ficado mais fácil se decidir, não é mesmo?. 

Se inscreva no nosso vestibular online! Estude na Anhanguera para ter acesso a um ensino de excelência, modalidades flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso! 

Venha estudar Educação Física com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados