Pensando em fazer aula de gastronomia? Entenda as opções

aula de gastronomia

Você gosta de cozinhar, sempre pesquisa novos ingredientes e prepara pratos que vão além do óbvio? Se sim, já pensou em fazer aula de Gastronomia? Essa carreira habilita o futuro profissional para o manuseio de alimentos e o preparo de pratos, mas vai além disso.

É importante saber mais do que cozinhar receitas saborosas e suculentas. Nesse sentido, com as aulas e o curso superior na área, os estudantes recebem noções de segurança alimentar, de produção industrial e de gestão. Tudo isso para formar gastrônomos aptos e capacitados a exercer suas funções no dia a dia de trabalho. ?

Se ficou interessado e quer conhecer as possibilidades de aula de Gastronomia, continue a leitura para saber mais!

Como funciona o mercado de Gastronomia?

Desde o início da pandemia da Covid-19, todo o mercado foi afetado pelas medidas restritivas e pelos cuidados adotados por consumidores e estabelecimentos. É claro que isso também teve um impacto direto no setor alimentício, impactando a maneira como os profissionais de Gastronomia atuam.

De modo geral, diversas lanchonetes, bares e restaurantes tiveram que fechar as portas no começo do lockdown. Algumas não resistiram às restrições e não voltaram a atender os clientes. Contudo, muitas outras se adaptaram e desenvolveram uma solução criativa para continuarem competitivas. ?

O delivery, por exemplo, cresceu bastante, possibilitando que a clientela continuasse fazendo seus pedidos e consumindo os pratos dos restaurantes favoritos. Além disso, foram adotadas outras medidas, como a venda de pratos para serem finalizados em casa e comida congelada.

Seja por comodidade, seja por questões de segurança sanitária, a adesão à prática foi muito significativa. E, por essa razão, é essencial que os estabelecimentos de comida continuem de olho nessa proposta.

De qualquer maneira, os profissionais de Gastronomia são aptos para desenvolver várias funções em sua rotina de trabalho. Elas são:

  • conversar com consumidores para colher informações sobre suas necessidades;
  • administrar as contas do local;
  • cozinhar pratos para os clientes;
  • garantir que os ingredientes sejam armazenados de modo correto;
  • fazer a inspeção dos ingredientes que chegam na cozinha.

Você encontrará vagas de emprego em todas as regiões do país, mas principalmente no Sudeste, local que concentra uma grande quantidade de restaurantes, bares e lanchonetes.

Quais são as possibilidades de aula para capacitação?

Se você está pensando em fazer aula de Gastronomia, saiba que está no caminho certo! Isso porque o mercado de trabalho dessa profissão é bem aquecido, e o estudante encontrará várias possibilidades para atuar.

Veja, a seguir, as possibilidades de aula para se capacitar!

Confeitaria e Panificação

Se você ama pães com vários sabores e texturas e é aficionado por sobremesas, saiba que as aulas de Confeitaria e Panificação são uma das mais cobiçadas pelos estudantes. Veja o que se estuda em Gastronomia nessa disciplina: ?

  • diferentes tipos de recheios para bolos e tortas;
  • massas para a preparação de bolos, pães, tortas e doces;
  • preparo de coberturas para bolos.

Cozinha Criativa

Os chefs embarcam em diversas experiências gastronômicas, que despertam os sentidos da clientela, do tato à visão. Nesse caso, as aulas de Cozinha Criativa são aquelas que introduzem novas técnicas de preparo para que a receita alcance originalidade em termos de aromas, texturas e sabores, além de considerar o acabamento.

Você aprenderá as principais técnicas de cocção e como utilizar fornos especiais, maçaricos e resfriadores.

Consultoria Gastronômica

A Consultoria Gastronômica é uma das principais aulas de Gastronomia. Nesse caso, o profissional deve aconselhar pessoas ou empresas sobre como melhorar o negócio, em termos de culinária.

Você estudará como estar a par da situação da corporação, para, assim, buscar recursos e técnicas corretas para ela. Ou seja, os profissionais traçam um plano para alcançar todos os seus objetivos.

Alguns conteúdos aprendidos são:

  • determinação do preço certo pelos pratos ofertados;
  • renovação de cardápio;
  • design da oferta gastronômica do local.

Segurança Alimentar

Outra aula de Gastronomia importante é a de Segurança Alimentar. Nesse caso, você aprende como fazer com que os alimentos cheguem ao consumidor em boas condições, com o objetivo de evitar danos à saúde.

Para isso, é essencial usar várias estratégias e recursos para garantir que os alimentos sejam seguros ao consumo. Esse campo está relacionado a políticas de desenvolvimento humano, uma atuação multidisciplinar que estimula a alimentação saudável.

Por que uma graduação é a melhor opção?

Embora seja possível ingressar na área da Gastronomia sem nenhuma formação, uma graduação nesse ramo vai prepará-lo da melhor maneira possível para isso. Ao aliar conhecimentos teóricos e práticos e colocar a mão na massa, é possível crescer de modo consistente, aprendendo continuamente.

É diferente, por exemplo, de ser um auxiliar de cozinha e ir captando as informações fora de ordem e isoladas, concorda? Além disso, com a orientação de pessoas experientes nesse ramo e com as técnicas certas, não é necessário recorrer ao método de acerto e erro para descobrir o que combina e o que não.

Nesse caso, você ganha tempo com os conhecimentos de seus tutores e professores — maravilha, não é mesmo? ?

O que é preciso para se destacar no mercado de trabalho?

Para se destacar no mercado de trabalho de Gastronomia, uma área concorrida e que exige profissionais qualificados, o primeiro passo é fazer um curso superior. Na Anhanguera, você poderá cursar essa graduação nas modalidades de ensino semipresencial e EAD, sendo uma excelente escolha para quem necessita de mais flexibilidade na rotina.

YouTube video

Além disso, a nossa instituição de ensino é uma das referências nacionais de ensino superior, está presente em diversos estados, conta com um corpo docente formado por mestres e doutores qualificados e ainda oferece uma infraestrutura completa e de ponta. ?

Também temos diferentes opções de bolsas e financiamentos, que são ideais para quem não consegue arcar com os custos do ensino superior. Após essa formação completa e de excelência, é importante escolher uma área de atuação para trabalhar e praticar bastante!

Agora é com você!

Agora que você já conhece as possibilidades de aula de Gastronomia, não perca mais tempo. Faça uma graduação na área para ser um profissional de destaque no mercado de trabalho!

Gostou do post e quer estudar Gastronomia na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.