Como funcionam os estágios em Pedagogia?

Se você está pensando em fazer o curso de Pedagogia, já deve saber que uma das etapas obrigatórias da formação é o estágio curricular. Em todas as Licenciaturas, a vivência em sala de aula é essencial para que o aluno saia da faculdade preparado para atuar em escolas. Mas você sabe como funciona e quantas horas de estágio de Pedagogia são necessárias para a formação?🤔

Para que você saiba o que esperar dessa etapa da graduação em Pedagogia, preparamos este artigo! Nele, você vai ver em quais áreas o pedagogo pode estagiar, o modo de funcionamento do estágio obrigatório e não obrigatório e, ainda, dicas de como se diferenciar para conquistar as melhores vagas. Continue a leitura e conheça mais sobre esse importante requisito da Licenciatura em Pedagogia.

Como funciona um estágio obrigatório em Pedagogia? 

O estágio de Pedagogia segue as diretrizes curriculares previstas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), na resolução CNE n.º 1/06, e as disposições sobre as práticas supervisionadas de estudantes no mercado conforme a Lei do Estágio (lei n.º 11.7888/08). A ideia é que ele conceda a vivência na área educacional, dando a chance de os graduandos executarem atividades profissionais e trabalharem com recursos interdisciplinares. ✌🏽

É por isso que instituições de ensino públicas e privadas promovem estágios curriculares — ou seja, obrigatórios e sem remuneração — dentro do planejamento da graduação em Pedagogia. Contudo, cada local adota essa parte da formação de maneira diferente, ok?

As faculdades estipulam, a partir de deliberações internas, a quantidade de estágios, os locais de prática (que são organizações conveniadas) e até mesmo a articulação deles com uma ou disciplinas específicas da grade de aulas.

Normalmente, há um limite de 30 horas semanais de estágio obrigatório, com máximo de 6 horas diárias. No total, a Resolução que mencionamos pede, no mínimo, 300 horas de estágio supervisionado para obter o diploma. Apesar de parecer muito, não se preocupe: tais horas são distribuídas ao longo de vários semestres. 🔝

Aqui na Anhanguera, na graduação presencial em Pedagogia, você tem a seguinte estrutura de estágios:

  1. Estágio Supervisionado – Gestão Educacional;
  2. Estágio Supervisionado de Diagnóstico do Contexto Escolar;
  3. Estágio Supervisionado de Intervenção na Educação Infantil;
  4. Estágio Supervisionado de Intervenção nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  5. Estágio Supervisionado de Observação do Contexto Escolar; e
  6. Estágio Supervisionado de Planejamento para Intervenção.

A proposta da Anhanguera é justamente que você tenha uma gama diversa de experiências no mercado de trabalho e conheça de perto os compromissos éticos, políticos e sociais da profissão.

Quais são as possíveis áreas dos estágios de Pedagogia? 

Como estabelece a resolução CNE n.º 1/06, o foco prioritário do estágio em Pedagogia se dá no ensino infantil e fundamental. O que não é à toa, visto que o principal campo de atuação do pedagogo é no ambiente escolar, com foco no ensino-aprendizagem. Porém, também há outras áreas possíveis em que ele pode atuar. Saiba tudo sobre suas opções!

Sala de aula

O aluno é alocado em colégios públicos ou privados. 🏫Nesses espaço, ele tem experiências que vão desde a elaboração de planos de aula junto ao professor titular até a execução de atividades e a avaliação da turma. Em geral, o estagiário deve elaborar um projeto pedagógico e aplicar ao menos uma atividade com as turmas acompanhadas.

Gestão educacional

Muitos profissionais da Pedagogia trabalham na gestão de escolas infantis e de educação básica, abrangendo os anos iniciais do ensino fundamental — atualmente, o 1.º ano, que é a Classe de Alfabetização (CA), e do 2.º ao 5.º ano. Aqui, o aluno deve vivenciar as rotinas da direção e da administração da instituição escolar.

Educador em espaços não escolares

Sabia que o pedagogo também pode trabalhar fora de escolas? Sim! Algumas das possibilidades são:

  • empresas de segmentos diversos — na chamada pedagogia empresarial, o profissional elabora e aplica programas de treinamento de equipes com técnicas específicas de ensino;
  • projetos sociais com interface na Pedagogia — o futuro pedagogo pode atuar com contação de histórias para crianças institucionalizadas, por exemplo, ou em projetos de alfabetização de jovens e adultos em condição de vulnerabilidade social;
  • consultórios de Psicopedagogia — ao lado de profissionais da psicologia, o pedagogo trabalha com a identificação de problemas de aprendizagem, além de planejar e de aplicar intervenções que melhorem a qualidade da vida escolar da criança.

Em todas essas atuações, o papel do estagiário é o de observar o trabalho dos pedagogos, articular a prática com a teoria vista durante o curso e, assim, realizar as rotinas específicas da função.

Como faço para conseguir estágio em Pedagogia? 

Por fazerem parte da grade de ensino do curso de Pedagogia, você não precisa se preocupar em conseguir os estágios supervisionados obrigatórios do currículo. Afinal, eles são necessários para a conclusão do curso. Nesse contexto, a instituição é quem ficar a cargo de prover as oportunidades de práticas quando o semestre delas chegarem.👍🏽

E o estágio não obrigatório?

Já os estágios não supervisionados, também chamados de não obrigatórios, são diferentes. Isso porque eles são realizados sem relação com a faculdade.

É o aluno que decide tentar uma vaga em uma companhia para ter experiência extra e já visando uma possível contratação no futuro. Esse tipo de estágio, geralmente, é remunerado, tem carga horária de até 30 horas semanais e demanda que você passe por um processo seletivo.

Para conseguir um estágio não obrigatório:

  • invista em cursos e formações extras que atualizem o seu currículo;
  • pratique networking com colegas e professores;
  • participe de eventos da categoria;
  • fique atento ao Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo dos nossos alunos. 😎

Afinal, a Anhanguera sempre divulga diversas vagas para quem busca aumentar o leque de experiências profissionais.

Qual é o valor do salário de um estagiário de Pedagogia?

Quando o estágio é remunerado, o valor oferecido fica em torno de R$ 999,00*, conforme a carga horária e as funções desenvolvidas pelo aluno na instituição contratante. Vale pontuar que a empresa também fornece vale-transporte.

Além disso, algumas organizações vão além e concedem benefícios aos estagiários, como plano de saúde, vale-alimentação e desconto em produtos e serviços de marcas parceiras.🤩

Animado para o seu estágio em Pedagogia? Então, vem com a gente!

Agora que você sabe como funciona e quantas horas de estágio de Pedagogia são necessárias para conquistar o diploma, deve ter percebido que a oportunidade é extremamente rica em aprendizado e fundamental para a formação na área da Educação, não é mesmo? Por isso, aproveite ao máximo o tempo na faculdade e vivencie essa importante experiência!🚀

Gostou do conteúdo? Aproveite e inscreva-se no vestibular online da Anhanguera para iniciar a sua trajetória acadêmica da melhor forma!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 156

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados