O que faz um pedagogo e quais as possibilidades de atuação na área?

pedagoga com crianças em escola

O curso de Pedagogia é um bem versátil e apresenta-se como uma boa opção para quem gosta da área educacional. É muito comum que, ao pensar sobre o assunto, as pessoas lembrem imediatamente da atuação em sala de aula com crianças da educação infantil e ensino fundamental.

Entretanto, a resposta para o questionamento “o que faz um pedagogo” é muito mais ampla. Além da sala de aula, o profissional com ensino superior em Pedagogia pode trabalhar em funções bem variadas — inclusive, fora da escola. Com especializações, as possibilidades ampliam-se ainda mais.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=44c6935a-0e01-45ad-a6e6-cddeef4afb4e]

Então, se você tem interesse em seguir carreira na área, que tal conhecer mais sobre as atividades de um pedagogo no mercado de trabalho? Confira as informações que reunimos neste post!

Play video

Afinal, o que faz um pedagogo?

Quem tiver curiosidade para conhecer a grade curricular da graduação vai ver que as matérias de Pedagogia são diversas. Alguns exemplos dos conteúdos estudados durante o curso são:

  • história da educação;
  • sociologia;
  • psicologia da aprendizagem;
  • didática;
  • alfabetização e letramento;
  • gestão escolar;
  • educação especial etc.

Na Anhanguera, o curso pode ser realizado na modalidade EAD, e o estudante é preparado para várias áreas da Pedagogia, a partir de matérias que envolvem o campo da educação e também disciplinas afins. Desse modo, as oportunidades na carreira dos pedagogos são diversificadas.

Uma das atividades do pedagogo mais tradicionais, claro, é a sala de aula. O curso de Pedagogia capacita os profissionais para trabalhar nas turmas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Eles também podem atuar nas séries de EJA — Educação de Jovens e Adultos.

Nesse sentido, a alfabetização e o ensino dos primeiros conceitos de matemática e de outras ciências estão entre as principais tarefas do que faz um pedagogo. O mercado de trabalho apresenta boas possibilidades na área. Afinal, a educação é uma demanda sempre necessária.

Além da sala de aula, pedagogos podem atuar em outros cargos na escola — supervisor, coordenador, diretor etc. Fora da escola, eles ocupam funções em instituições diversas. Por exemplo, empresas, hospitais, organizações não governamentais (ONGs) e editoras.

Fazer uma especialização permite aproveitar ainda mais o mercado. É o caso de profissionais que se especializam em Psicopedagogia e oferecem atendimentos clínicos. Outra vantagem da qualificação é aumentar o salário. Atualmente, a média salarial para pedagogos é de R$ 3.419,50.

Em quais áreas o pedagogo pode atuar?

Se você está interessado no curso e consegue afirmar “quero ser professor”, vale a pena saber mais detalhes sobre as áreas da Pedagogia. Já citamos as principais atividades do pedagogo. Agora, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Sala de aula

Não poderíamos começar por outro ponto. Afinal, a sala de aula é provavelmente a função mais exercida por quem conclui a Licenciatura em Pedagogia. Como dissemos, eles atuam no processo de ensino e de aprendizagem de diferentes faixas etárias — desde bebês até jovens e adultos.

Professores podem trabalhar tanto em escolas públicas quanto privadas. A educação pública costuma realizar concursos frequentes para profissionais que queiram se tornar servidores nos estados e municípios brasileiros.

Trabalhar em sala de aula possibilita uma rotina dinâmica e a chance de aprender constantemente com novas formações e no contato com os alunos. Entendendo a responsabilidade dessa atuação, a Anhanguera forma professores qualificados e atualizados. Inclusive, somos parte do primeiro grupo de educação a oferecer Pedagogia de acordo com a nova BNCC.

Gestão escolar

Saindo da sala de aula, mas ainda nas escolas, o pedagogo está capacitado para exercer cargos de liderança e de gestão. Alguns exemplos são as áreas de supervisão, coordenação ou direção escolar. Elas são essenciais para o bom funcionamento da escola.

Nesses cargos, o profissional utiliza seus conhecimentos da graduação e de especialidades da pedagogia para garantir o sucesso da rotina escolar e do processo de ensino e aprendizagem. Algumas atividades são:

  • organizar o cronograma e os conteúdos escolares;
  • mediar o trabalho dos professores;
  • acompanhar as dificuldades dos alunos;
  • realizar reuniões com as famílias;
  • desenvolver projetos nas instituições;
  • identificar e resolver conflitos.

É possível perceber o que faz um pedagogo em cargo de gestão. Como você pode ver, as responsabilidades são maiores. Uma das vantagens de atuar nessa área é o crescimento profissional e as remunerações mais altas.

Empresas

Agora, vamos sair das escolas e conhecer outros contextos nos quais existem áreas da Pedagogia. Muitas pessoas não sabem, mas os pedagogos atuam em empresas. Geralmente, a função exercida por eles em locais desse tipo está atrelada a treinamentos.

Como profissional da educação, o pedagogo tem capacidade para identificar necessidades de aprendizagem, organizar um currículo específico e planejar métodos de ensino. Por isso, as empresas têm interesse em contratá-lo para sua equipe de gestão de recursos humanos.

Os treinamentos fazem muita diferença para a melhoria de processos organizacionais. Logo, a Pedagogia empresarial, uma especialidade da Pedagogia, tem muito a contribuir para as práticas de desenvolvimento e de qualificação dos profissionais de uma empresa.

Hospitais

Uma das informações centrais sobre a faculdade em Pedagogia é que, basicamente, os profissionais da área serão necessários em qualquer local onde existam pessoas com demandas de aprendizagem. Com isso, os hospitais também se constituem como um dos espaços de trabalho do pedagogo.

Afinal, muitas crianças e pessoas de outras faixas etárias passam por processos de internamento ou tratamento longos que os impossibilitam de frequentar a escola. Para não inviabilizar a aprendizagem desses pacientes, os pedagogos os acompanham e prestam suporte.

Assim, é possível ministrar aulas e realizar tarefas pedagógicas com quem está internado. Além disso, a atuação do pedagogo com atividades lúdicas também contribui para um clima de maior descontração e respeito à infância nos hospitais.

Editoras

As editoras são mais um dos campos de trabalho de profissionais formados em Pedagogia. Nesse caso, eles geralmente exercem funções na elaboração de materiais didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem de escolas e de outras instituições.

Os pedagogos auxiliam na criação de livros, apostilas, cadernos de atividades, provas e outros materiais publicados por editoras. Eles também podem produzir conteúdos disponibilizados em outros canais — como rádio, TV, sites, revistas e até mesmo em aplicativos e em softwares.

ONGs

Por fim, a atuação nas ONGs dá-se de maneira semelhante à de outras instituições que citamos. Nessas organizações, o pedagogo tem possibilidade de atuar ministrando aulas, coordenando projetos sociais, organizando treinamentos, atendendo crianças com dificuldade de aprendizagem, realizando atividades em bibliotecas etc.

Neste post, respondemos à pergunta: o que faz um pedagogo? E então, você está interessado em cursar Pedagogia? Não temos dúvida de que essa é uma ótima opção para quem gosta da área educacional. Lembre-se que ser um bom pedagogo envolve estar sempre atualizado!

Quer garantir uma formação de qualidade no ensino superior? Entre em contato com a Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 52

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados