Descubra como ser Professor do Ensino Fundamental passo a passo!

profissional de pedagogia

Se você sempre sonhou em ensinar crianças na escola, está na hora de saber como ser professor de Ensino Fundamental. Esse profissional é essencial para a sociedade, já que a partir de seus ensinamentos as pessoas podem se tornar cidadãos mais colaborativos.

Por esse motivo, é importante entender como se tornar um profissional renomado e que contribua efetivamente na vida dos indivíduos. Se você ainda não sabe o processo para ser um professor, fique tranquilo!

Neste post, você descobrirá o passo a passo para ser um professor de Ensino Fundamental.

Confira!

Saiba o que é o Ensino Fundamental

Para começar, vale a pena saber o que é o Ensino Fundamental. Ele compreende os estudos do 1º ao 9º ano e atende crianças dos 6 aos 14 anos. Por ser um grau de período mais longo, ele é divido em duas fases.

O 1º ao 5º ano é o Ensino Fundamental I, no qual a criança passa pelo processo de alfabetização, além do desenvolvimento social, motor e cognitivo. Já do 6° ao 9° ano é o Ensino Fundamental II, em que o aluno amplia o seu campo de conhecimento, tendo diversas matérias nas mais diferentes áreas do saber.

Entenda se você tem as características necessárias para ser um professor 

Para ser um professor é importante ter características próprias da sua personalidade. Assim, você deve apresentar:

  • afinidade pela profissão;
  • facilidade para se relacionar com pessoas, especialmente crianças;
  • equilíbrio emocional;
  • criatividade;
  • empatia.

Além disso, é preciso ter habilidades profissionais, como ser didático, se manter atualizado e agir de acordo com as práticas pedagógicas, sempre considerando o interesse dos alunos para elaborar as aulas.

Conheça os cursos para ser professor

Após entender se você tem as características para ser um professor de Ensino Fundamental, é o momento de conhecer os cursos para atuar na profissão. Se você pretende trabalhar com crianças do 1° ao 5° ano, o curso de Pedagogia é o indicado.

Porém, se a intenção é ensinar jovens do 6° ao 9° ano, é necessário fazer a licenciatura nas matérias específicas que você deseja atuar, como História, Geografia, Letras, Matemática etc.

Ainda é possível estudar a Formação Pedagógica, caso você já tenha um curso de nível superior, mas ainda não tem a licença para ensinar. Por exemplo, um biólogo que só tem bacharelado, mas deseja dar aulas de Ciências. Então, ele faz esse curso para adquirir habilidades de dentro de sala de aula.

Escolha uma instituição de ensino renomada

YouTube video

Além de saber o curso que você deve estudar para ser um professor de Ensino Fundamental, é preciso escolher uma instituição de ensino que proporcione uma boa formação, não é mesmo?

Para isso, você deve conferir se a faculdade tem autorização do Ministério da Educação (MEC), pois é a garantia de que o diploma será válido. Além disso, é essencial escolher uma instituição renomada, com estrutura apropriada e corpo docente competente, como a Anhanguera.

Dessa maneira, você tem a certeza que terá o melhor ensino para ser um professor excelente e capaz de contribuir para uma sociedade melhor.

Neste artigo, você aprendeu o passo a passo de como ser um professor de Ensino Fundamental. Se você se interessou em seguir essa carreira, não deixe de contar com a Anhanguera!

E aí, bora ser um professor? Aproveite que está aqui e se inscreva no vestibular online Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.