O que é Pedagogia Social e como atuar na área?

o que é pedagogia social

Você sabe o que é Pedagogia Social? Esse campo muito valorizado da educação tem como base a Teoria Geral da Educação Social. Ele se mostra cada vez mais essencial em vários aspectos do mundo contemporâneo. Portanto, ficar por dentro dessa tendência representa um ótimo diferencial em sua jornada rumo ao sucesso.

Está pensando em fazer a faculdade de Pedagogia e de seguir carreira nessa área? Então, a Anhanguera é a melhor escolha para você. Neste post, vamos abordar os objetivos da Pedagogia Social e as suas características. Confira e tome nota! ?

O que é Pedagogia Social e qual o seu objetivo?

Construir uma proposta de ensino inclusiva, capaz de estabelecer um compromisso inovador com os vários estratos do tecido social, é muito importante no campo da educação. Por vários fatores, a educação tradicional, muitas vezes, falha em cumprir essa tarefa, deixando muitas pessoas de fora, como quilombolas, mulheres e indígenas.

Nesse caso, entra em cena a Pedagogia Social. De modo geral, ela forma um profissional preparado para lidar com os desafios do mundo atual, colocando em prática um tipo de ensino mais humanizado. O seu objetivo é, principalmente, fortalecer o coletivo e o individual de grupos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Aos pedagogos devidamente capacitados nesse campo de atuação, cabe a missão de conduzir e de construir propostas de educação social. Eles devem se valer de saberes combinados de Ciências Sociais e de Pedagogia para situar os sujeitos no presente e melhorar a realidade em que estão inseridos.

o que é pedagogia social

As características dessa área não se limitam ao elemento que define a educação formal convencional. As propostas de caráter social são importantes para as várias culturas e saberes da convivência humana, tentando promover a realização de cada pessoa no contexto em que se encontra.

Se existem traços definidores para esse outro modelo de educação são as dinâmicas solidárias da formação pedagógica. A realidade social precisa ser entendida como uma esfera pulsante e viva, feita de muitas relações. Logo, as práticas de ensino devem tratar os alunos como seres ativos, reforçando uma trajetória de emancipação e de autonomia.

Qual é a base da Pedagogia Social?

É importante ressaltar que todos os seres humanos têm valor e que cada pessoa, independentemente da sua condição financeira, raça, gênero ou idade, apresenta aspectos únicos. Uma função essencial da Pedagogia Social é justamente atuar nesse sentido, minimizando as barreiras que excluem alguns indivíduos do processo de produção do conhecimento. ?

Por isso, é um modo de ensino que relaciona prática e teoria e tem como base central o diálogo, potencializando o aprendizado. Ao estabelecer uma ponte entre o presente e um futuro com melhor condição, essa área ajuda os estudantes na construção das suas identidades, valorização profissional, recuperação da autoestima e desenvolvimento de uma consciência político-social.

Quais são as características da Pedagogia Social?

A Pedagogia Social é fundamental para a igualdade em todas as comunidades. Com ela, há o desenvolvimento de projetos sociais para todos, o que contribui na formação de um futuro melhor para a população.

Ela se torna ainda mais essencial nas áreas carentes, principalmente para o crescimento das crianças. Por meio dela, a vida de várias famílias e pessoas pode mudar, com capacitação e surgimento de oportunidades para pessoas menos favorecidas.

Assim, a Pedagogia Social é um dos campos mais importantes na atualidade, já que, a partir dela, muitos projetos e instituições sociais foram criados. Um exemplo disso é a escola aberta aos finais de semana, para a realização de práticas de esporte e o desenvolvimento de atividades de lazer voltados à comunidade. ?

Também podemos mencionar a cultura, com projetos de música e arte na busca pela igualdade e oportunidade a todos, além de promover a saúde com os exercícios físicos exercidos.

Onde trabalha o profissional da área?

Os profissionais que atuam na área da Pedagogia Social necessitam de uma formação complementar aos cursos voltados à educação, como Pedagogia ou uma segunda licenciatura.

o que é pedagogia social

Por ser um campo voltado à educação, os principais locais de atuação são em escolas de ensino médio, fundamental ou infantil públicas ou particulares. ?

Outros possíveis lugares para atuar são em ONGs (Organizações Não Governamentais), aldeias indígenas, institutos sociais e educacionais, prisões masculinas e femininas para maiores ou menores de idade, ou escolas com ensino para jovens e adultos.

Além da atuação em escolas, como diretor, coordenador ou professor, o pedagogo social também pode trabalhar em workshops e palestras para profissionais da educação ou estudantes, centros de pesquisa, comitês de formulação de políticas públicas, etc. Assim, não faltam opções.?

Algumas habilidades exigidas do pedagogo social são:

  • criatividade;
  • ética;
  • linguagem didática;
  • boa oratória;
  • humildade;
  • inovação;
  • resiliência;
  • empatia;
  • responsabilidade;
  • paciência.

Como trabalhar com Pedagogia Social e ter sucesso?

Você se interessa em atuar em vagas de Pedagogia Social? Então, saiba que o primeiro passo é fazer o curso de Pedagogia, que prepara o aluno para realizar esse trabalho do melhor modo. Para isso, é essencial optar por uma instituição de ensino de excelência: a Anhanguera. ?

Estamos de portas abertas e contamos com toda a qualidade necessária para a realização do seu curso. Ao desejar trabalhar na área social, saiba que os profissionais devem ter sensibilidade para estar fora do ambiente tradicional da educação.

Também é essencial exercitar muito a empatia e estar disponível para ajudar pessoas em vulnerabilidade social em momentos desafiadores. Tudo isso é aprendido com o suporte das matérias de Pedagogia.

Diferenciais da Anhanguera

Como um grande diferencial, a Anhanguera tem a ajuda do Canal Conecta, que trabalha na profissionalização dos alunos. Por meio dele, é mais simples encontrar oportunidades de emprego e estágio — seja na Pedagogia Social ou em outras áreas.

Outro diferencial da nossa faculdade é que oferecemos a graduação em Pedagogia em três modalidades de ensino: semipresencial, presencial e EAD. Assim, você tem toda a flexibilidade para escolher a alternativa que mais se encaixa em seu perfil. Bom demais, não acha? ?

YouTube video

Pensa que acabou por aí? Veja outras vantagens de estudar com a gente:

  • corpo docente capacitado e experiente no mercado;
  • infraestrutura completa e de ponta;
  • currículo atualizado de acordo com as normas da BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é Pedagogia Social, realize o seu sonho de atuar nessa área. Para isso, estude na Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Pedagogia na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.