Aprenda o que se estuda na Faculdade de Pedagogia!

licenciatura em pedagogia

Na infância, seu sonho sempre foi dar aulas? Juntava a turminha e fingia ser a “tia” de todo mundo? Na escola, ajudava a profe e ainda mandava um “silêncio” pra galera ficar quieta? Então seu destino é a educação! Mas você sabe exatamente o que se estuda em Pedagogia?

Descubra as matérias que você tem que saber para seguir nesta carreira. Boa leitura!

O que se estuda em Pedagogia?

Sobre o que se estuda em Pedagogia, o maior foco está nas disciplinas relacionadas à compreensão da educação como ciência. Mas além disso, você vai ter muito conteúdo sobre como ensinar na prática e atuar em diversas áreas da pedagogia. Confira as principais!

Matérias base

Na Pedagogia, existem matérias base que você vai precisar dominar, para compreender como essa ciência se aplica em sociedade. Por isso, Sociologia, Filosofia, Antropologia e Psicologia são algumas das disciplinas tradicionais que você vai estudar, seguindo o viés da educação.

Sociologia, por exemplo, vai falar sobre como se formam pessoas e grupos, além de abordar as transformações que ocorrem na educação e nas escolas, conforme a mudança das gerações.

Atividades lúdicas

Como você vai dar aulas para crianças até os anos iniciais do ensino fundamental, é necessário saber lidar com atividades lúdicas. Por isso, em Pedagogia, você vai ter matérias específicas sobre o assunto, nas quais vai aprender a importância e aplicação de jogos e brincadeiras no ensino.

Tecnologia na sala de aula

Talvez você teve seu primeiro celular quando adolescente, certo? Mas seus alunos já nasceram digitais. Por isso, uma das matérias que hoje faz parte do que se estuda em Pedagogia, é o uso de novas tecnologias em sala de aula.

Aliás, a importância disso não é só porque, com a pandemia, muitas escolas precisaram adotar o ensino online. Mas sim porque a tecnologia vai fazer cada vez mais parte da educação, oferecendo recursos que você pode explorar para melhorar as suas futuras aulas.

Descubra qual é o salário de Pedagogia! 

Dificuldades de aprendizado

Quando você vai ensinar para as crianças, e até para adultos que não completaram o ensino fundamental, pode encontrar muitas pessoas com dificuldade; por exemplo, transtorno de déficit de atenção ou falta de interesse. 

Dessa forma, a disciplina que aborda as dificuldades de aprendizado foca nos principais fatores que influenciam no rendimento do aluno. Além disso, ela ensina técnicas de como superá-los, por exemplo, contar com o apoio dos responsáveis.

Qual é o próximo passo? Ir para a Anhanguera!

Viu, como vale a pena saber o que se estuda em Pedagogia? Agora você pode ter certeza do seu caminho e até escolher a sua área preferida. Afinal, existem muitas oportunidades de emprego, mesmo fora da escola.

Para você se preparar bem, a Anhanguera está pronta para te oferecer todo o apoio. Com os melhores valores e sistema de ensino completo e facilitado, você pode levar a educação para diferentes lugares e ter satisfação profissional na formação de pessoas.

Inscreva-se no vestibular de Pedagogia e comece a sua transformação de estudante em educador!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados