Como é a grade curricular do curso de Educação Física?

profissionais de educação física

Um curso que tem sido bastante procurado atualmente e é um dos melhores na área da Saúde — seja para trabalhar como personal trainer, seja para dar aulas em escolas de educação básica — é o de Educação Física. Essa formação oferece alta empregabilidade, com o mercado de trabalho bastante aquecido em função da busca das pessoas por melhor qualidade de vida.

O salário da área é bem atraente, mas vai depender do tipo de graduação que ele escolher. O Bacharelado forma profissionais para atuar com planejamento e prescrição de atividades desportivas e físicas, e a Licenciatura é o curso para professor de Educação Física.

Além disso, sabia que é possível estudar a distância? A modalidade EAD está disponível para as duas habilitações aqui na Anhanguera!

E nas duas habilitações do curso de Educação Física, a grade curricular tem as mesmas matérias teóricas. Quem opta pela formação como bacharel pode, posteriormente, cumprir os créditos referentes à formação pedagógica e receber o título de licenciado também.

Tem interesse na formação? Nas próximas linhas, vamos conhecer a graduação em Ed. Física e descobrir o que é tratado em cada disciplina. Boa leitura!

Anatomia Humana Aplicada à Educação Física

Esse é um curso na área da Saúde e, por isso, não poderia faltar a aula de Anatomia, a ciência que, de modo geral, estuda a forma e a estrutura do corpo humano. No curso de Ed. Física, ela é voltada ao conhecimento de músculos (cabeça, pescoço, tronco, membros, região pélvica) e ossos (Osteologia).

É fundamental que o futuro educador físico conheça a fundo não só a nomenclatura dos principais músculos e ossos que compõem o corpo humano, como também seu funcionamento e sua estrutura.

Um diferencial da Educação Física na Anhanguera é o acesso liberado ao Wolters Kluwer, o mais completo atlas de anatomia humana em 3D.

Bases Fisiológicas da Educação Física

Nos anos finais do curso, você também verá Fisiologia do Exercício, que contempla como o metabolismo e os sistemas cardiovascular e respiratório, por exemplo, reagem ao exercício físico.

É nessa disciplina que se aprende a mensurar os efeitos da atividade física (amadora ou profissional) no corpo do indivíduo. Assim, o educador físico consegue respeitar os limites de cada organismo.

Cinesiologia e Biomecânica do Movimento

Nessa disciplina, você fica sabendo como funcionam os movimentos do corpo humano e sua mecânica, envolvendo a função neuromuscular. São abordados os pontos de vista da Anatomia e da Fisiologia.

Seus estudos podem ser aplicados às práticas esportivas, aos exercícios físicos e até a postura laboral.

Dimensões Psicológicas Aplicadas à Educação Física

Não pense que o profissional de Ed. Física trabalha apenas pensando no corpo para aprender técnicas específicas de cada esporte ou de condicionamento físico.

No curso para professor de educação física, matérias mais voltadas ao comportamento também são importantes. Afinal, muito da prática física depende de disciplina, motivação e autoconhecimento.

O educador físico ou personal trainer precisa saber lidar com o universo em que trabalha: crianças, jovens, idosos, atletas profissionais, portadores de deficiência etc., aplicando técnicas motivacionais corretas a cada tipo de aluno ou atleta.

Inclusive, há disciplinas específicas para isso, como:

  • Atividades Físicas e Envelhecimento;
  • Atividade Física na Empresa;
  • Atividades Físicas na Academia;
  • Atividades Físicas e Esportes Adaptados;
  • Atividades Físicas nos Modelos de Atenção Primária à Saúde;
  • Prescrição do Exercício para Grupos Especiais.

Fundamentos da Aprendizagem Motora

Entre as áreas da Educação Física, o estudo da parte motora do funcionamento do corpo também é muito importante. Como ocorre o aprendizado motor e a coordenação motora é um conteúdo essencial para quem vai trabalhar com Educação Física na educação infantil ou em situações de reabilitação pós-traumática ou degenerativa.

Metodologia do Ensino

Comuns tanto ao Bacharelado quanto à Licenciatura, as matérias de Metodologia do Ensino preparam o futuro profissional para lecionar em escolinhas, projetos sociais, clubes esportivos e escolas de educação básica.

Ele tem contato com os fundamentos de cada modalidade esportiva e, se quiser, pode se especializar nessa prática com uma pós-graduação. Veja as modalidades estudadas:

  • Fundamentos da Iniciação Esportiva;
  • Futsal e Futebol;
  • Voleibol;
  • Handebol;
  • Basquetebol;
  • Atletismo;
  • Ginástica;
  • Atividade Rítmica e Dança;
  • Esportes Aquáticos;
  • Lutas na Escola (apenas na Licenciatura).

Nessas matérias, além das regras, dos sistemas táticos e do funcionamento do esporte, você vai aprender um pouco das bases e da história da atividade, ou seja, ele tem um panorama da evolução da prática.

Disciplinas Pedagógicas

Apenas para quem quer fazer o curso de Licenciatura em Educação Física, são apresentadas as disciplinas de caráter didático-pedagógico. Elas vão ensinar o futuro professor a refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem e conseguir desenvolver as melhores técnicas para seus alunos.

Sabemos que, nas escolas públicas, por exemplo, o único contato com atividades físicas e cuidados com a saúde é por meio das aulas de Educação Física no colégio. Daí a importância de preparar o profissional para esse segmento.

Para isso, ele estuda matérias como:

  • Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula;
  • Práticas Pedagógicas: Identidade Docente;
  • Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem;
  • Práticas Pedagógicas em Educação Física: Práticas Corporais — das Brincadeiras aos Esportes;
  • Práticas Pedagógicas: Cultura Corporal e Cidadania;
  • Didática: Planejamento e Avaliação;
  • Fundamentos da Educação;
  • Educação e Tecnologias;
  • Educação Inclusiva;
  • Estágio Curricular em Educação Física I: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Estágio Curricular em Educação Física II: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • Estágio Curricular em Educação Física III: Gestão Educacional.

Escolher uma boa instituição de ensino é essencial!

Gostou de conhecer o que se estuda na faculdade de Educação Física? Além do bom salário do educador físico, a área também traz um grande potencial de realização profissional.

Para realizar o sonho de se tornar um profissional na área, conte com uma faculdade que tenha recebido uma boa nota do MEC (Ministério da Educação) na avaliação institucional. Isso garante que você vai estudar com professores qualificados (especialmente para as disciplinas EAD) e ter um excelente sistema de ensino.

Lembre-se também de que você pode estudar nas modalidades presencial e semipresencial, ou até 100% online se optar pela Licenciatura. Veja a opção que mais combina com a sua rotina!

Inscreva-se agora mesmo no curso de Ed. Física da Anhanguera! Escolha a formação mais adequada ao seu perfil (Licenciatura ou Bacharelado) e faça parte de uma das melhores faculdades do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.