Qual a importância da Educação Física no mundo de hoje?

qual é a importância da educação física

É bem possível que você tenha uma ideia de qual é a importância da educação física em qualquer fase da vida. Não é à toa que a disciplina faz parte do currículo escolar, mas também é incentivada na própria faculdade e em muitas empresas. Mais além, a prática de atividade física e esportes vem sendo incentivada pelo governo de diversas cidades com a criação de espaços dedicados à prática de exercícios e modalidades esportivas. ??

Mas por quê? Simples: isso significa prevenção e manutenção da saúde! Para falar mais sobre esse assunto, criamos este post sobre a importância dessa questão e para explicar por que a faculdade de Educação Física é o caminho ideal para quem adora trabalhar com esportes. Venha com a gente e acompanhe cada tópico! ?

Qual a importância da educação física? 

A educação física é uma área que trabalha para introduzir o ser humano na cultura do movimento. Para isso, propõe uma série de atividades planejadas para a promoção do condicionamento físico de crianças, jovens e adultos, sendo uma importante área para colaborar tanto com a saúde física quanto mental.

Crucial especialmente na fase escolar, a educação física faz uma grande diferença para a vida do aluno, não apenas ao criar o hábito da prática esportiva, mas também contribuindo para seu desenvolvimento físico, melhor performance nos estudos e até em habilidades socioemocionais, como autonomia e autoconfiança. ?

Já quando pensamos em uma vida adulta saudável, a educação física tem importância para manutenção de uma postura adequada, aumento do tônus muscular, redução da obesidade, gordura no corpo e índice glicêmico, combate ao estresse, aumento da produtividade, prevenção às doenças cardíacas, e muito mais. 

Por fim, na terceira idade??, a educação física é importante para a longevidade, prevenção ou controle de doenças degenerativas, socialização, manutenção do equilíbrio e redução do risco de acidentes por quedas, favorecimento da autonomia nas tarefas diárias e autoestima.

Como você vê, a educação física tem contribuições para todos os aspectos da vida ― biológico, emocional, social e cognitivo ―, auxiliando que uma pessoa viva com muito mais qualidade, saúde e bem-estar. 

E quando isso é feito com a ajuda de um profissional, é muito melhor, uma vez que ele é capacitado para criar o programa de atividades mais adequado a cada pessoa. Inclusive, muitos educadores físicos fazem parte de equipes multiprofissionais que incluem, por exemplo, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Como essa profissão evoluiu ao longo dos últimos anos? 

Com o passar dos anos, a educação física deixou de ser restrita às escolas ou a pequenos grupos de interessados em esportes para ocupar muito mais espaço na sociedade.

Em primeiro lugar, isso aconteceu porque a prática esportiva passou a ser muito mais difundida, parte pelo chamado culto ao corpo ― moda que fez explodir o número de academias de ginástica ―, mas, principalmente, pelas inúmeras campanhas e divulgação de informações sobre o quanto a vida ativa é importante para a saúde.

Além disso, novas modalidades esportivas foram ganhando o mundo para além da musculação e atividades aeróbicas básicas, como corrida e bicicleta. Exemplos disso são modalidades como o beach tennis, uma mistura de tênis com vôlei de praia; o pilates, uma técnica de construção do movimento e tonificação corporal, e a ginástica funcional.

Mas não para por aí: hoje, as possibilidades de trabalho de um profissional de educação física são inúmeras, entre as quais destacamos:

  • assessoria esportiva: realiza o acompanhamento e os planos de desenvolvimento de atletas;
  • reabilitação: trabalha com fisioterapeutas para a reabilitação de pacientes com alguma deficiência motora;
  • personal trainer: monta treinos exclusivos para cada aluno e os acompanha individualmente, na academia e fora dela??‍♀️;
  • área acadêmica e pesquisa: dá aula em instituições de ensino, sobretudo em faculdades, onde também participa de grupos de pesquisa;
  • empreendedorismo: cria seu próprio negócio em alguma área esportiva ou relacionada;
  • influencer: comunicador que cria seu próprio canal nas redes sociais, nos quais aborda temas relacionados ao esporte, divulga e vende produtos, apresenta serviços etc.

Por que a educação física vem sendo cada dia mais valorizada? 

O mercado de Educação Física já vinha apresentando um crescimento constante desde o início da última década, mas, acredite, a pandemia fez aumentar a procura por prática esportiva no Brasil

Estudos realizados por empresas como Google e Sport Track apontaram que muita gente decidiu começar uma prática esportiva na pandemia, e as modalidades individuais cresceram bastante, especialmente aquelas realizadas em espaços abertos.

Mas isso não é um caso isolado. O diretor de negócios de varejo do Google, José Melchert, afirmou que o aumento da prática esportiva revela uma “tendência global do estar bem”, motivo pelo qual se intensificou “a procura por formas de se manter saudável e melhorar a qualidade de vida”, o que impulsionou “o crescimento do interesse por novas atividades físicas”.

Além do interesse pela saúde e bem-estar, o mercado de produtos esportivos também está em alta, o que favorece ainda mais o apelo para que as pessoas procurem por atividades físicas. Esses produtos, inclusive, foram incorporados ao dia a dia do consumidor, não só em treinos, afirma o Google. 

Com isso, está havendo uma nova relação de consumo em relação ao esporte e tudo que o envolve. Inclusive, as marcas já perceberam isso e vêm aumentando seu portfólio de produtos, serviços, conteúdos e experiências para fomentar “novas paixões e práticas dos brasileiros”, diz Merchet.

Nesse pequeno recorte, você tem uma evidência real de que há muito espaço de trabalho para o profissional de educação física. Com a reabertura da economia, a tendência é que esse movimento cresça mais, com o surgimento de novas possibilidades de colocar o corpo em atividade. 

YouTube video

Como se preparar para ocupar as melhores vagas?

Agora que você já sabe qual é a importância da educação física, saiba que é preciso investir em capacitação profissional para conquistar as melhores oportunidades de trabalho, seja vinculando-se a uma empresa, seja como profissional autônomo(a).

Então, o primeiro passo é fazer a faculdade de Educação Física em uma instituição respeitada. ??‍?Isso porque a faculdade oferecerá todos os conhecimentos necessários para ingressar no mercado esportivo.

A faculdade oferece inúmeras experiências que permitirão a você saber com o que mais se identifica e, após a conclusão do curso, se especializar em uma das muitas áreas da Educação Física. Algumas formas de experiências são:

  • aulas práticas em laboratórios e espaços apropriados;
  • participação em eventos, como palestras, congressos e feiras;
  • estágios;
  • trabalhos voluntários;
  • participação em projetos.

Felizmente, hoje este é um curso bastante flexível, ofertado não apenas na modalidade presencial, mas também como Educação Física EAD ― modalidade semipresencial. ??‍?Nesta versão, o curso acontece parte a distância, parte na infraestrutura do campus.

Dessa forma, você ganha tempo para se dedicar aos estudos e comparece à faculdade para participar de atividades práticas relacionadas aos conteúdos teóricos do programa, tornando o curso otimizado e menos cansativo.

Onde fazer Educação Física? Na Anhanguera!

Quer uma faculdade que coloque você na trilha do sucesso na carreira? Então, venha fazer Educação Física na Anhanguera! 

Para você arrasar no mercado de trabalho, contamos com serviço de apoio ao desenvolvimento da sua carreira, acesso ao portal de vagas Canal Conecta, e uma série de atividades complementares para enriquecer ainda mais seu currículo, como as Trilhas de Carreira e a Aula Destaque. ?

Vem estudar Educação Física com a gente!

Nossa faculdade está entre as melhores do país, oferecendo um curso inovador, com estudos personalizados em uma plataforma EAD exclusiva e aulas práticas presenciais 3 vezes por semana.

Agora, você já sabe qual é a importância da educação física e que seu trabalho pode mudar a vida de muita gente. Para começar, só falta se matricular no curso superior.

Vai ficar fora dessa? Claro que não! Então, inscreva-se agora no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.