Cronograma de estudos: como montar para faculdade?

cronograma de estudos faculdade

A vida universitária pode ser bem complicada, principalmente para quem concilia os estudos com trabalho e outras atividades. São atividades para entregar, conteúdos que se acumulam todos os dias e, se você não tiver organização, seu aprendizado pode não ser tão reforçado quanto deveria.

Sabemos a importância da faculdade para construir uma carreira de sucesso. Então, nada melhor que aproveitar ao máximo esse momento para aprender, certo? O cronograma de estudos é uma aposta certeira nesse cenário –– e vamos falar sobre isso neste post.

Fique conosco para entender como montar um cronograma de estudos para a faculdade e, assim, mandar bem na graduação!

Organize os seus horários

O que é um cronograma de estudos para você? Antes de começar, é interessante considerar o propósito e a importância dessa prática. Logo, verá que o primeiro passo é entender a sua rotina. Então, faça o exercício de pensar quais são os horários disponíveis no seu dia: intervalos do trabalho, finais de semana e assim por diante.

Para dar conta dos estudos, talvez seja preciso um pouco de sacrifício. Mas tenha ânimo! As horas que você se dedica para estudar no fim de semana serão decisivas lá na frente –– principalmente nas vésperas de prova, em que terá a consciência mais tranquila, livre daquela sensação de que as matérias estão acumuladas.

Faça um calendário de temáticas

Com os horários disponíveis, monte um calendário em uma folha ou mesmo no computador. Agora, será necessário preencher cada quadro livre com uma atividade: leitura de materiais, prática de exercícios, montagem de resumos e por aí vai. Pense em uma rotina que reúna todas essas tarefas, para que seu estudo seja mais completo e eficiente.

Faça uma lista com as disciplinas da faculdade e, de preferência, assinale aquelas em que sente mais dificuldade. Essas serão as suas prioridades: dedique um tempo maior às diferentes técnicas de estudo para conseguir compreendê-las melhor, desde a parte teórica à prática.

Tente reservar um espaço para estudo não muito distante do dia em que você tem essa aula na faculdade. Quando a matéria está fresca em sua mente, fica mais fácil assimilar o conteúdo e fazer os resumos. 

Foque as revisões

Por falar em resumos, eles são uma ótima estratégia para guiar as suas revisões. Pelo menos uma vez por semana, separe um tempo e reveja o que você estudou durante os últimos dias, visando testar se realmente aprendeu ou se ficaram dúvidas pelo caminho. Esse é o momento de organizar suas anotações e se preparar para os próximos passos.

Se quiser ser ainda mais certeiro no seu cronograma de estudos da faculdade, reserve 15 minutos por dia para revisões rápidas. Fale em voz alta ou explique para alguém da sua casa o que aprendeu em detalhes. Isso ajuda a estimular a sua mente e a guardar as informações com precisão.

Mantenha tarefas em dia

Você teve trabalho para montar o seu cronograma de estudos para a faculdade, certo? Agora, o melhor a se fazer é segui-lo, sem se render à procrastinação. Realmente, é mais fácil deixar para rever a matéria antes da prova e arriscar uma boa nota. Mas isso não garante o seu aprendizado, que é o primordial para uma atuação estratégica no mercado.

Por isso, trabalhe a automotivação em sua rotina e pense sempre que você está investindo em si mesmo. Faça as tarefas propostas pelo seu calendário e dedique toda a atenção possível para esses momentos.

Utilize recursos tecnológicos

Mesmo quem optou pela modalidade de ensino presencial pode ter um quê de estudante online. Isso porque as ferramentas tecnológicas são excelentes aliadas do aprendizado. Muito além das redes sociais, procure aqueles recursos que funcionam melhor para a sua rotina e aproveite os benefícios da internet.

Existem diversos aplicativos para estudar, desde aqueles que ajudam na gestão de tempo até os que favorecem a produtividade. Também é possível buscar resoluções de questões comentadas e até provas referentes à matéria que você está vendo na faculdade. Tudo o que acrescenta valor à sua dedicação é válido!

Peça ajuda se precisar

Em alguns momentos durante a rotina puxada, você pode se sentir disperso e não conseguir focar os estudos. Isso é normal, muitos estudantes passam por essa situação. Nesse caso, nem o melhor cronograma funciona. O ideal é procurar ajuda profissional para garantir a sua saúde emocional.

A dica é não se cobrar tanto nesses momentos e entender que existem limites físicos e mentais que precisam de respeito. Converse também com seus colegas, que certamente estão passando por situações parecidas e entendem a sua dor. De repente, podem surgir estratégias de estudo coletivo, em que um estudante apoia o outro durante a trajetória acadêmica.

Agora se os problemas forem referentes às matérias, impedindo que o cronograma tenha resultados, a alternativa é conversar com seus professores. Tire dúvidas sempre que possível e peça materiais complementares de aprendizado. Nesse diálogo, você pode ter boas ideias para otimizar a rotina.

Mantenha a rotina equilibrada

Para muita gente, o segredo do sucesso é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Que tal adotar esse lema para seus estudos também? É fácil pensar que dedicar todas as horas do dia para livros, cadernos e outros materiais potencializa os resultados. Mas, na verdade, dar um respiro para seu cérebro é a melhor estratégia.

Sua rotina de estudos deve considerar os momentos de folga e de descanso para renovar as energias e ganhar fôlego para continuar se aprimorando –– algo que será constante em sua carreira se você quiser se destacar no mercado. Então, procure incluir no cronograma da faculdade algumas atividades físicas, períodos de relaxamento, trocas de experiências com os colegas etc.

Não deixe para depois!

A importância do cronograma de estudos para a faculdade é evidente, certo? Então, não deixe essa organização para depois! Aproveite as dicas deste post para montar o seu e ter um melhor desempenho no preparo para a carreira. Combinando com a Avaliação Continuada aqui da Anhanguera, suas chances de sucesso são ainda maiores.

Quer mais dicas para potencializar seu aprendizado? Então, veja como ser mais produtivo e otimizar o seu tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados