5 dicas para uma rotina de estudos e trabalho produtiva

5dicasparaumarotinadeestudosetrabalhoprodutiva

Conciliar ensino superior e trabalho é a realidade de muitos jovens e adultos que desejam crescer em suas carreiras. Sabemos, no entanto, que essa não é uma tarefa fácil. Por vezes, precisamos nos desdobrar para conseguir cumprir com as demandas sem deixar que uma prejudique a outra. A boa notícia é que existem dicas para ajudar a tornar a rotina de estudos mais produtiva, equilibrando-a com o emprego, vida social e demais afazeres.

Se você se identificou com a situação, continue por aqui. Neste post, trouxemos 5 dicas que provam que é possível, sim, trabalhar e estudar ao mesmo tempo — e o melhor de tudo, sem deixá-lo sobrecarregado nem prejudicar os seus resultados. Vamos conferir?

1. Organize suas tarefas

O primeiro passo para saber como criar uma rotina de estudos conciliada com o trabalho é organizar as suas tarefas. Sim, aqui estamos falando em sentar de frente ao computador ou com lápis e papel na mão para registrar quais são as demandas a serem feitas e qual é o tempo disponível para se dedicar a cada uma delas. Assim, fica muito mais fácil visualizar e montar um cronograma condizente com a sua realidade.

Afinal de contas, de nada adianta montar uma planilha para rotina de estudos com metas impossíveis de serem cumpridas, não é mesmo? Isso só causará frustração e pode até mesmo comprometer o seu rendimento. Por isso, separe todas as suas matérias do curso e distribua-as ao longo de um prazo determinado — por exemplo, todas as terças, das 20h às 20h30, revisarei os conteúdos da disciplina X.

2. Crie checklists diários para a rotina de estudos

Os checklists são ótimas ferramentas de organização para dar andamento a qualquer lista de afazeres, o que não seria diferente quando falamos em rotina de estudos. Assim que conseguir cumprir com o que planejou — ou seja, conforme o cronograma que você montou seguindo as dicas acima — elimine a demanda da sua lista e parta para a próxima.

Muito embora seja possível fazer o checklist manual, existem diversas ferramentas virtuais e aplicativos disponíveis para esse fim. O Trello, por exemplo, é uma plataforma bastante utilizada por estudantes e profissionais para a execução de suas tarefas. Nele, é possível organizar suas atividades por prazos, criar calendários, marcar as atividades finalizadas etc.

3. Use ferramentas e técnicas de produtividade

Além de criar e seguir uma rotina para estudar, é preciso ter a certeza de que o conteúdo está sendo de fato absorvido, concorda? Sem falar na produtividade e nos rendimentos de cada sessão de estudos, uma vez que você já enfrenta uma jornada dupla. Aqui, temos mais uma boa notícia: fazendo o uso de técnicas e ferramentas específicas, você consegue ter mais controle sobre esses aspectos que citamos acima.

Um exemplo de metodologia muito difundida é a Pomodoro, criada na década de 80 e que, desde então, vêm ajudando pessoas de todo o mundo tanto no trabalho quanto nos estudos. Por isso, a seguir, preparamos um passo a passo para que você utilize a técnica em sua rotina de estudos:

  • monte uma lista com todas as tarefas a serem feitas (revisão, lista de exercícios, etc);
  • ponha o despertador do celular programado para 25 minutos;
  • de acordo com ordem de prioridade, escolha uma tarefa e realize-a sem sair do foco;
  • assim que o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos;​
  • ao concluir a tarefa, elimine-a da lista e passe para a próxima;
  • a cada quatro blocos de 25 minutos, a pausa passa a ser de 30 minutos.

4. Estude por meio de formatos alternativos

Todos temos particularidades no processo de ensino-aprendizado. Algumas pessoas conseguem assimilar melhor alguma informação ao ler e escrever, outras, ao ouvir o conteúdo e assim por diante. Há até mesmo aqueles que só fixam o que foi estudado por meio de mapas mentais — diagramas com cores e formas que partem de um conceito central e se ramificam em tópicos relacionados.

Sendo assim, para obter sucesso em sua rotina de estudos, explore aquilo que mais traz resultados para você. Existem muitas formas de estudar nos dias de hoje, sobretudo com o acesso à internet. Que tal utilizar as redes sociais para entrar em grupos de conteúdos específicos, assistir videoaulas no YouTube, participar de fóruns de discussão etc? Tente colocar essa dica em prática e, gradualmente, vá se adequando àquilo que funciona.

5. Defina horários para se dedicar aos fins de semana

Você estuda, trabalha e vê nos fins de semana a possibilidade de descansar o corpo e a mente, assistir aquela série favorita, estar com os familiares e sair para encontrar com os amigos, não é mesmo? No entanto, esse tempo também pode ser utilizado para fazer revisões e manter a matéria vista durante a semana fresca no cérebro.

É claro que não estamos falando para você abdicar do seu tempo de lazer e descanso, mas, sim, de saber utilizar estrategicamente aquelas horinhas livres para melhorar a sua produtividade nos estudos. Você pode, por exemplo, estabelecer metas para cada fim de semana, tornando a atividade menos cansativa. “Esse sábado estudarei a disciplina X por 30 minutos”, “no domingo que vem, revisarei a matéria Y durante 1 hora” e assim por diante.

Para recapitular, saber como organizar a rotina de estudos, então, é muito mais fácil quando se:

  • monta um cronograma (e segue-o a risca);
  • conta com o auxílio de ferramentas de checklist e produtividade;
  • utiliza de formatos diferentes de estudo para fixar o conteúdo;
  • define prioridades e separa um tempo diário (inclusive, aos fins de semana) para se dedicar às tarefas propostas.

Com as dicas do post, tenha a certeza de que produtividade será a palavra de ordem em sua rotina de estudos. Mantendo a organização e o foco, é completamente possível cursar uma formação — ou se preparar para ingressar em uma — enquanto trabalha. Lembre-se de que o tempo dedicado aos estudos é um investimento em seu futuro profissional, por isso, todo o esforço será recompensado em forma de sucesso, satisfação e valorização na carreira.

Gostou do conteúdo? E se dissermos que temos mais um post de grande ajuda quando o assunto é rotina de estudos? Aproveite que está aqui e confira agora mesmo o artigo “8 dicas práticas para manter a produtividade ao estudar à noite“!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 74

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados