Tem que estudar no fim de semana? 5 dicas para não enlouquecer

temqueestudarnofimdesemana5dicasparanaoenlouquecer

Os dias de folga são como um alívio para o cansaço da rotina, não é verdade? Porém, ter que estudar no fim de semana é uma realidade comum para muitas pessoas, principalmente para quem tem vários compromissos e pouco tempo livre durante a semana — quem tem que trabalhar e estudar sabe bem disso.

Nesses casos, o grande desafio é se organizar para que essa obrigação não se torne tão desgastante. Afinal, sabemos que o descanso também é importante para o aprendizado e o seu desempenho nos estudos vai depender disso.

Será que você precisa de algumas dicas para estudar no fim de semana? Acompanhe os tópicos a seguir para ter boas ideias de como equilibrar essas tarefas com os seus momentos de lazer!

1. Tenha um planejamento

Sem o mínimo de organização, certamente vai ser mais difícil ter bons resultados. Isso quer dizer que se planejar com antecedência é uma ótima maneira de coordenar o que precisa ser feito dentro do seu tempo livre, sem esquecer de deixar alguns intervalos para descansar ou fazer algo que você gosta — como assistir a uma série ou sair com amigos.

O intuito é criar uma programação para determinar em que horários você deve estudar e quando pode relaxar. A partir de então, basta seguir o seu cronograma para conseguir atingir os dois objetivos.

O ideal é conciliar trabalho, estudo e descanso. Para isso, você deve avaliar quantos afazeres tem pela frente e suas preferências para lidar com eles. Por exemplo, há quem ache melhor ficar o sábado todo estudando e deixar o domingo livre de preocupações. Ao mesmo tempo, outras pessoas preferem distribuir as atividades nos dois dias. Pense no que é melhor para você e facilite a sua decisão.

2. Defina as suas prioridades

O nosso tempo é limitado, e montar um cronograma de estudos no fim de semana vai exigir que você defina as suas prioridades. Como nem sempre dá para fazer tudo o que gostaríamos, a solução é identificar o que é mais importante e não pode ficar de fora dos seus planos.

Visitar um amigo que está fazendo aniversário ou ir ao cinema assistir uma estreia? Dormir até mais tarde ou levantar cedo para resolver pendências? Participar de uma atividade com a família ou sair com a turma?

Aprender a dizer não será fundamental nesse processo. Pense nas suas possibilidades e escolha o deseja fazer, lembrando que o estudo é uma prioridade e precisa estar no topo da sua lista.

3. Diversifique os métodos de aprendizagem

Um dos maiores problemas de enfrentar essa missão nem é descobrir como estudar e não sair no fim de semana, mas conseguir manter o foco. Mesmo quando não há um programa tão legal para fazer, a dificuldade é ficar em casa e focar nos estudos de forma produtiva.

Muitas vezes, tudo parece atrapalhar o seu rendimento — desde um sofá aconchegante e chamativo até o passarinho que está cantando na janela. Então, uma boa dica para melhorar a sua produtividade é diversificar os métodos de aprendizagem. Assim, você deve ficar menos cansado e não perder tanto tempo.

Para ter uma ideia de como isso pode funcionar, misture um pouco de leitura com a resolução de exercícios. De vez em quando, faça uma pausa para retomar a concentração e opte por outra técnica, como fazer mapas mentais ou resumos da matéria. Em outras palavras, tente manter o seu cérebro sempre ativo e mandar a preguiça embora.

4. Encontre um ambiente agradável

Outro alerta que você deve ter em mente é que as distrações vão aparecer para deixar o compromisso de estudar no fim de semana ainda mais difícil. Logo, sua contrapartida é fazer o possível para se ver livre delas.

Para começar, encontre um local adequado para se dedicar aos estudos. Sentar na mesa da cozinha enquanto a família está preparando o almoço de domingo, por exemplo, não é a melhor alternativa, concorda? Por mais que seja agradável participar da convivência familiar ou ler um livro deitado na cama, o risco de se distrair é muito maior nessas situações.

Portanto, prepare um ambiente com conforto, boa iluminação e tranquilidade para favorecer os seus resultados. Além disso, deixe todos os materiais necessários por perto para evitar muitas saídas. Lembre-se que quanto mais produtivo você for, mais tempo terá para curtir sua folga.

5. Tenha os seus momentos de descanso e lazer

Por último e não menos importante: não esqueça do seu descanso e lazer. Essa é a principal razão para ser organizado e disciplinado com a sua programação. Se ficar procrastinando as obrigações do estudo, vai faltar tempo para aproveitar o que resta do fim de semana.

Essa não é uma questão apenas de querer curtir ou ficar à toa, mas da preservação da sua saúde física e mental. Ficar sem dormir direito ou sem nem um pouco de diversão não é uma boa ideia. Aliás, a sua motivação para cumprir com o planejamento pode estar relacionada à sensação de que você vai ter os seus momentos de folga como recompensa.

É como gamificar o seu fim de semana e determinar que todo esforço vale um prêmio, como se você estivesse passando de fase em um jogo. O bônus não precisa ser necessariamente algo tão incomum ou fora da rotina, mas até mesmo uns minutinhos a mais de sono ou um passe livre depois de um dia inteiro de sacrifício.

É claro que tudo isso depende de ter executado as suas tarefas. Ou você já viu alguém avançar em um game sem ter completado as missões propostas? No fim das contas, o combinado precisa acontecer de você com você mesmo. Não se engane e pense que existe um propósito maior no fato de estar estudando.

O que você achou das nossas dicas para estudar no fim de semana? Para completar as sugestões, procure não focar nas dificuldades e, sim, em cada etapa vencida. Uma página a mais para ler é um item a menor do seu cronograma!

Se você gostou das dicas, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e servir de incentivo para os seus colegas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados