8 dicas para evitar a procrastinação na prática

pessoa procrastinando

Quem nunca deixou de lado algumas tarefas complicadas e chatas? Isso costuma ser mais comum do que imaginamos, principalmente entre os estudantes. A procrastinação é um ato bastante corriqueiro, mas também muito prejudicial. Quem tem a prática como hábito pode comprometer a qualidade do estudo ou do trabalho, deixando de cumprir as obrigações.

Procrastinar é o ato de adiar e de deixar para depois tarefas urgentes, sendo a maior inimiga da produtividade. Atrasar uma obrigação é um grande problema do qual você provavelmente se arrependerá depois. Lista de tarefas é o que mais temos: planos e projetos para realizar, obedecer a uma rotina de estudos, promessas para cumprir etc.

Caso não exista uma organização ou planejamento, com certeza muitas responsabilidades serão prorrogadas até a última hora. Por isso, neste post, vamos mostrar como evitar a procrastinação. Confira!

Organize seus horários

Muitos trabalhadores ou estudantes que deixam para fazer tarefas no último minuto acabam procrastinando porque fica desanimado só de pensar em passar o dia inteiro fazendo uma tarefa. A fim de evitar isso, é importante definir os horários específicos para cada atividade, com início e fim.

Uma boa dica é usar uma agenda na qual possa delimitar esses períodos, ou até mesmo um aplicativo capaz de lembrar a hora de início e de término de cada uma delas. Nesse caso, aposte no Método Pomodoro, uma das técnicas de estudo que divide o horário para estudar ou trabalhar em blocos de 25 minutos de foco, com uma pausa de 5 minutos para descanso.

Crie metas

Não tem como fugir. Para evitar a procrastinação é necessário, inicialmente, criar uma lista com metas claras. Mas não adianta colocar um objetivo grande demais, sabendo que será difícil cumpri-lo.

Assim, fique atento a listar itens com reais chances de conclusão. Caso contrário, você poderá se decepcionar por estar longe demais do resultado final e, provavelmente, procrastinará.

Para os alunos, uma boa alternativa é separar os assuntos de estudo de cada disciplina. Divida os dias da semana para cada matéria e tente estabelecer uma meta de páginas estudadas, por exemplo. Com isso, você terá uma ideia melhor do que é preciso entender e quanto tempo você tem para cada assunto.

Estabeleça recompensas pessoais

Outra boa dica de como parar com a procrastinação é desenvolver um sistema de recompensas. Estudar ou trabalhar o tempo todo, sem nenhuma pausa, pode ser muito cansativo. Assim, é fundamental compreender que cada pessoa tem um ritmo, que precisa ser respeitado.

Por isso, não se compare com os outros e faça as tarefas em seu ritmo, certificando-se de dar pausas e recompensas após cada atividade realizada. Por exemplo, você pode parar um pouco e assistir a um filme ou a um episódio de sua série favorita.

Além disso, que tal se presentear com um doce para cada assunto revisado ou estudado? Desse modo, você garante um estímulo extra para as tarefas, além de conseguir descansar com o sentimento de dever cumprido.

Faça uma coisa de cada vez

Em decorrência da ansiedade, é comum começarmos a fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo para terminá-la rápido. Contudo, não dedicamos a atenção necessária no cumprimento de cada uma. Logo, crie uma lista das tarefas, colocando as que são mais urgentes em primeiro lugar.

No final, tudo será entregue com qualidade e no horário certo. Além disso, observe-se durante o dia e registre em quais momentos você se sente mais concentrado. Ao perceber como funciona o seu cérebro, é possível aproveitar o tempo distribuindo as obrigações corretamente, com direito a um intervalo de descanso.

Saiba como priorizar tarefas

Em meio a tantos compromissos, é fundamental saber priorizar as tarefas de acordo com o grau de importância. Quando você não conclui uma atividade importante, terá convicção de que ela se tornará urgente.

No trabalho, essa dica também é essencial. Isso porque, no mundo dos negócios, nem todas as obrigações são igualmente importantes. Isso quer dizer que há algumas que precisam ser feitas em primeiro lugar, pois são consideradas significativas para não prejudicar a entrega aos clientes.

Quando se dá prioridade, você consegue categorizar responsabilidades de acordo com a urgência e, logo, dedica mais atenção, energia e tempo à conclusão delas.

Bloqueie os estímulos externos

Muitas pessoas têm dificuldade em iniciar e em terminar algumas tarefas no tempo preestabelecido, e isso ocorre em decorrência dos estímulos externos que podem tirar o foco. Portanto, desative as notificações do celular e feche as redes sociais por um tempo.

Além disso, leve o seu material de estudo para o canto mais quieto da casa e foque-o durante o tempo que for necessário. Quando terminar, volte para o cotidiano com o sentimento de dever cumprido.

Divida as tarefas em minitarefas

Sabe como é possível vencer a procrastinação de um modo leve? Divida as tarefas grandes em várias menores. Ao reduzir a complexidade e o volume da ação, concluir as atividades pode parecer menos desgastante e mais fácil.

Quantas vezes você já se sentiu desmotivado para começar um longo e complexo projeto, deixando-o para outra hora? Com essa dica, será fácil terminar as suas obrigações.

Aproveite as vantagens de uma graduação EAD para organizar a rotina

Sobretudo quando você estuda a distância, não procrastinar pode ser um verdadeiro desafio, não é mesmo? Para evitar a procrastinação nessa modalidade de ensino, além de seguir todas as dicas acima, aproveite os benefícios que uma graduação nesse formato traz e deixe o seu cotidiano mais leve.

Aqui na Anhanguera você encontrará diversos cursos EAD que poderão preparar você para o mercado de trabalho de uma forma dinâmica e interativa. O estudante vai ao polo no início do curso para o encontro inaugural e somente 2 vezes por semestre para fazer provas.

Com a Avaliação Continuada, seu desempenho e esforço são reconhecidos em todas as atividades feitas ao longo do semestre. Além disso, o nosso time de corpo docente é qualificado e preparado para atender os alunos e tirar todas as dúvidas.

Com o Canal Conecta, um portal exclusivo e gratuito de vagas de emprego exclusivo de nossos alunos, você poderá ter a oportunidade de encontrar um estágio na área que pretende seguir.

Agora que você já sabe o que é procrastinação, lembre-se de criar metas, priorizar tarefas, organizar horários e estabelecer sistemas de recompensas para melhorar a produtividade tanto nos estudos quanto no trabalho. Com isso, será possível aumentar o desempenho durante as atividades, incluindo ao realizar um curso superior a distância.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, veja nossas dicas para manter a produtividade ao estudar à noite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.