Como ser mais produtivo? Veja como otimizar seu tempo

como ser mais produtivo

Mesmo com as facilidades trazidas pela internet e outras tecnologias, muitas pessoas não conseguem manter a rotina em dia. São tantas coisas a fazer que parece não haver tempo suficiente para cada tarefa. Se você também tem essa impressão, precisa aprender como ser mais produtivo no trabalho e nos estudos.

Ao contrário do que parece, não é preciso alterar uma série de hábitos para atingir esse objetivo. O importante é conhecer as principais estratégias, testá-las e adotar aquelas que se adaptarem ao seu estilo de vida. Aos poucos, verá seu desempenho melhorar e terá mais resultados.

Que tal conferir as dicas que preparamos para você? Acompanhe e descubra como otimizar seu tempo!

Crie checklists de tarefas

É muito mais fácil cumprir processos quando conseguimos visualizá-los. Isso significa que, ao listar tarefas em um pedaço de papel, caderno ou até mesmo no celular, você passa a ter maior controle sobre essas atividades.

Por mais que sua memória seja boa, não vale a pena contar apenas com o cérebro para lembrar de tudo o que precisa ser feito. Além de correr o risco de esquecer alguma coisa, manter tudo na mente só trará ansiedade e preocupações desnecessárias.

Já percebeu como uma simples lista de compras tende a ser útil no dia a dia? Então, faça o mesmo exercício na hora de planejar outras ações do seu cotidiano — estudar, limpar a casa, terminar um trabalho etc.

Os famosos blocos de notas adesivas, também conhecidos como post-its, são ótimos recursos para anotar tarefas. O segredo para tirar máximo proveito deles é mantê-los sempre à vista, em um local de fácil acesso.

Estabeleça metas diárias

Toda pessoa gosta de atingir objetivos, certo? A sensação de conquista traz satisfação por provar que o esforço aplicado em determinado processo trouxe resultados — além de demonstrar que temos capacidade para ir além.

Então, uma ótima forma de manter a motivação e continuar desempenhando um bom trabalho é traçar metas diárias. Como poderá batê-las com frequência, você sempre terá novos estímulos para não perder o foco.

Mas como ser mais produtivo diariamente? Veja algumas práticas:

  • crie o hábito de acordar cedo;
  • faça uma refeição que forneça bastante energia;
  • cumpra as tarefas mais complexas no início da manhã;
  • realize uma coisa de cada vez para não se perder;
  • inclua rápidos intervalos entre os afazeres para esticar as pernas ou beber água;
  • comemore o fim de cada atividade com um bônus (café, alongamento, uns minutinhos nas redes sociais);
  • aprenda a se desligar dos estudos ou dos trabalhos quando terminar suas listas diárias;
  • planeje todas as atividades do dia seguinte antes de dormir.

Entenda os seus limites

As pessoas têm habilidades e dificuldades distintas. Logo, é esperado que algumas consigam realizar mais atividades em menos tempo. Isso significa que você precisa respeitar seus limites e jamais comparar seu desempenho com o de outros indivíduos.

A capacidade em cumprir determinado volume de tarefas pode variar de acordo com o nível de experiência em cada atividade, o tipo de rotina que a pessoa leva, as limitações existentes, entre outros fatores. Então, nada de colocar sua saúde em risco a qualquer custo.

Nada impede, porém, que você se inspire em outras pessoas para obter melhores resultados. O segredo é avaliar o que esses grupos fazem e tirar proveito de ações que não causem impactos negativos em sua rotina.

Seja realista e aceite seus limites. Lembre-se de que todo mundo tem qualidades e algumas falhas para trabalhar. Ainda assim, nada vale mais que uma vida equilibrada e sem neuras.

Aproveite os intervalos do dia

As pausas entre tarefas são importantes para recuperar as energias e mudar um pouco o foco. No entanto, muitos desses intervalos não são planejados e, por conta disso, não podem ser usados para o descanso.

Um exemplo é o período que você passa dentro do ônibus, carro ou metrô para se deslocar pela cidade. Em vez de encarar o tédio durante os trajetos, por que não executar pequenas atividades ou aprender algo novo?

Você pode aproveitar esses momentos para ler páginas atrasadas de um livro, para conferir e responder e-mails, para atualizar suas redes sociais e até para ouvir podcasts sobre como ser mais produtivo.

A mesma tática funciona para qualquer momento considerado ocioso — como quando você espera em um terminal de transporte, aguarda uma consulta médica, permanece em uma fila de atendimento etc.

Use ferramentas a seu favor

Se você já se frustrou com algum recurso que prometia melhorar sua produtividade, talvez ainda não tenha encontrado a ferramenta certa. Como tudo na vida, há opções que agradam e outras que não cumprem o que foi proposto.

Portanto, cabe a você testar diferentes instrumentos até encontrar um modelo que atenda suas necessidades. Existem diversos softwares, planilhas e aplicativos disponíveis, seja em versões pagas ou gratuitas. Veja alguns exemplos:

  • Kanban — sistema de gestão visual que, por meio de cartões e de colunas, ajuda a controlar o status de tarefas ou fluxos de trabalho;
  • Evernote — software que funciona como um grande arquivo de notas, no qual é possível salvar textos, gerar lembretes de atividades, criar listas e organizar uma série de materiais;
  • Google Docs — editor de documentos intuitivo que funciona diretamente da web. Permite criar, alterar e compartilhar arquivos de diversos tipos.

A principal vantagem dos recursos digitais está na mobilidade que permite carregar uma série de funcionalidades para onde você for. Para isso, basta ter um tablet, notebook ou smartphone com acesso à internet.

Compensa explorar os recursos focados em otimização da rotina, as agendas para organizar tarefas, os apps que contabilizam o tempo gasto em cada atividade e os assistentes que executam várias ações a partir de um comando de voz.

Reserve tempo para descansar

É difícil se tornar mais produtivo sem melhorar a qualidade dos tempos de folga. Afinal, tanto o seu corpo quanto a sua mente precisam de descanso adequado para repor as energias e funcionar corretamente.

Muito além de garantir sono na quantidade ideal, é preciso reservar alguns minutos do dia e da semana para fazer o que você mais gosta. Meditar, ouvir música, praticar esportes, passear, se exercitar… todas essas atividades são importantes para a promoção da qualidade de vida.

Ter tempo para curtir os amigos e os familiares também é essencial, visto que traz a sensação de bem-estar e reforça relações importantes. Uma pessoa nessas condições se sente mais feliz e capaz de realizar diversas tarefas com êxito.

Então, o que está esperando para colocar nossas dicas em prática e alcançar seus objetivos? Não se preocupe em seguir tudo à risca e adapte cada passo a seu modo de fazer as coisas — autoconhecimento é tudo! A inclusão de novos hábitos deve ser uma experiência positiva para que você realmente descubra como ser mais produtivo.

Se gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas aproveitem o conteúdo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.