O que é um centro universitário? Por que estudar em um?

aluna em sala de aula de centro universitário

Você já reparou que, quando o assunto é instituição de ensino superior, nos deparamos com diferentes denominações, como faculdade, universidade e centro universitário?

Embora apresentem aspectos em comum, é preciso destacar que cada uma dessas instituições tem, também, as suas particularidades e regras para funcionamento. Saber essas informações é muito importante para que o candidato não fique confuso no momento de fazer a inscrição para o vestibular, situação que costuma acontecer bastante.

Além disso, mostraremos a importância de optar por uma instituição de qualidade e credibilidade para cursar uma graduação, apontando quais aspectos considerar antes de fazer sua escolha. Continue conosco e boa leitura!

O que é centro universitário?

Os centros universitários são instituições de ensino superior pluricurriculares, ou seja, que oferecem formações em diferentes campos do conhecimento. Podemos afirmar que eles são maiores que as faculdades, porém, menores que as universidades.

Além da excelência no ensino, um de seus principais diferenciais é a exigência quanto à qualificação do corpo docente — pelo menos um terço deve apresentar título de mestrado ou doutorado.

Outra regra de funcionamento para os centros universitários, que também tem a ver com o corpo docente, é que ao menos um quinto dos professores devem ser contratados em regime integral.

Por fim, esse tipo de instituição de ensino conta com mais independência na criação e na extinção de cursos e de programas, além de menos exigência para ofertar formações do tipo pós-graduação, sem a necessidade de investir em atividades de pesquisa.

Qual é a diferença entre centro universitário, faculdade e universidade?

Agora, chegou a hora de tirar de vez as suas dúvidas quanto às diferenças entre centro universitário, faculdade e universidade. Veja a seguir

Faculdade

Diferentemente dos centros universitários, as faculdades abrangem um número menor de áreas do conhecimento em suas formações. Grande parte delas, inclusive, costuma ofertar cursos focados em campos mais específicos. Em relação ao corpo docente, é preciso que os professores e acadêmicos tenham em seu currículo, no mínimo, uma pós-graduação do tipo lato sensu — título hierarquicamente inferior ao de mestrado ou doutorado.

Outra diferença em relação aos centros universitários é que as faculdades têm menos autonomia para criar cursos de nível superior, requerendo obrigatoriamente a autorização do Ministério da Educação (MEC). Existem faculdades privadas e públicas. Ambas estão aptas a oferecer cursos de pós-graduação e demais especializações, mas isso não é uma obrigação.

Universidade

As universidades, por sua vez, também têm um currículo que engloba diversas áreas do saber, além de independência e de liberdade para criar cursos sem necessidade de autorização junto ao MEC.

Contudo, diferentemente dos centros universitários, devem proporcionar atividades de pesquisa científica, projetos de extensão e até mesmo atendimentos voltados para a sociedade com a atuação dos professores e alunos.

As exigências referentes ao corpo docente também se diferem em alguns aspectos entre centro universitário e universidade. Para que atuem de acordo com a legislação, um terço dos professores de universidades devem apresentar título de mestre e doutor, e um terço precisa ter contrato com a instituição em tempo integral (esse último percentual maior que o dos centros universitários).

Quais são as vantagens de estudar em centro universitário?

Você provavelmente deve estar se perguntando sobre as vantagens de escolher um centro universitário em vez de uma faculdade ou universidade, não é mesmo? Abaixo, separamos alguns dos motivos que você deve considerar ao fazer sua inscrição no vestibular!

Professores amplamente qualificados

Um dos principais benefícios de estudar em um centro universitário é justamente a certeza de, independentemente de qual for o curso escolhido, poder contar com professores qualificados e com bastante experiência em suas áreas de especialização.

Temos também o fato de os centros universitários se esforçarem bastante em manter um quadro de acadêmicos que prezam pela educação continuada. Isso valida ainda mais o investimento em um diploma de nível superior, já que o aluno receberá uma formação de qualidade e sempre atualizada.

Currículo atualizado

Além de professores atualizados, os centros universitários costumam caminhar lado a lado às tendências de mercado, investindo na inovação constante da grade curricular de suas graduações e pós-graduações.

Como o corpo docente busca sempre renovar seus conhecimentos, as instituições sabem quando modificar o currículo de algum curso para cobrir novos assuntos que agregam à formação do aluno e ao seu sucesso profissional.

Foco no mercado de trabalho

Acima, falamos bastante sobre a relação entre os centros universitários e o mercado de trabalho. Isso porque essas instituições, de fato, têm como um de seus grandes focos a preparação do aluno para suprir às demandas do mercado.

Para isso, apostam em aulas mais dinâmicas, independentemente da modalidade de ensino — presencial, EAD ou semipresencial —, e não poupam esforços para oferecer o que há de mais moderno em relação a metodologias, conteúdos e infraestrutura física e digital.

Como encontrar o melhor centro universitário?

Que um curso de nível superior se tornou indispensável para conquistar melhores oportunidades de emprego, ter mais chances de trilhar uma carreira de sucesso e garantir perspectivas profissionais amplas não é segredo algum, concorda? No entanto, é preciso escolher bem o local no qual você estudará, de forma a fazer um bom investimento e obter retornos positivos.

Sendo assim, para encontrar o melhor centro universitário ou até mesmo saber como escolher a faculdade, não considere um único aspecto, mas analise um conjunto de fatores que validam a qualidade e a credibilidade da instituição. A seguir, separamos algumas dicas para ajudar na tomada de uma boa decisão:

  • verifique o credenciamento e a autorização da instituição de ensino junto ao MEC;
  • analise se o centro universitário oferece a modalidade de ensino que mais se alinha às suas necessidades e disponibilidade de tempo, além das formas de ingresso oferecidas, como vestibular online;
  • veja se o centro conta com faculdades que aceitam Prouni.
  • pesquise os diferenciais da instituição, como parceria com empresas. Aqui na Anhanguera, temos o Canal Conecta, portal de vagas exclusivo para os alunos;
  • cheque a infraestrutura disponibilizada aos discentes, tanto nos polos presenciais quanto em relação aos ambientes virtuais de ensino (Ambiente Virtual de Aprendizagem), para cursos a distância;
  • busque depoimentos de alunos e de ex-alunos.

Como foi possível perceber, as instituições de ensino superior no Brasil apresentam-se em diferentes tipos, e o centro universitário é um deles, oferecendo formações — como graduações, pós-graduações, especializações, etc. — em áreas do conhecimento distintas.

Lembrando que, antes de fazer a inscrição para o vestibular, é fundamental escolher um centro universitário que esteja de acordo com os critérios do MEC e que disponibilize cursos de qualidade, com diferenciais que foquem o sucesso do aluno, como a Anhanguera!

Conheça a unidade mais próxima de você e entre agora mesmo em contato conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados