EAD Anhanguera: tudo sobre os cursos a distância

ead na anhanguera faculdade a distância

Se você está pensando em começar um curso EAD Anhanguera e está com dúvidas, separamos neste post um guia completo! Com as principais questões sobre essa modalidade de graduação, vamos te ajudar nessa decisão. Confira:

Por dentro do ensino a distância

O ensino a distância chegou para ficar. O avanço do uso da internet possibilitou maior compartilhamento de informações e facilidade na comunicação. Com isso, novos formatos reconstruíram a concepção do EAD no Brasil, que antigamente era baseado em cursos por correspondência – aqueles mesmo, enviados via Correios.

O crescimento dessa modalidade de ensino é gigante e a expectativa é de um crescimento ainda maior. No panorama geral de Educação Superior, em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em 2018, 44% dos entrevistados optam pela modalidade EAD, em comparação com 56% que dizem ainda preferir o ensino presencial. Sendo assim, é possível dizer que esse modelo passou a ganhar mais credibilidade do mercado de trabalho nos últimos anos.

O que é uma faculdade EAD

Numa faculdade EAD você estuda onde e como quiser. Na Anhanguera, temos 2 modelos de ensino à distância: 100% online e semipresencial. Em geral, uma faculdade a distância funciona através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), uma plataforma online que abrange os conteúdos das disciplinas. São disponibilizadas videoaulas, apostilas digitais, e-books, imagens e todo apoio de tutores.

Por que fazer uma faculdade online?

Essa é uma questão que passa pela cabeça de muitos vestibulandos. Hoje, são duas as opções dentro da modalidade de ensino a distância que nos trazem um leque de vantagens e benefícios a depender da sua escolha. Em outras palavras, trazemos aqui alguns dos motivos principais para você fazer uma faculdade a distância na Anhanguera:

  • menor custo comparado com a modalidade presencial;
  • convívio com colegas de turma;
  • flexibilidade para estudos online;
  • familiaridade com a tecnologia;
  • otimização do tempo e gasto com deslocamento;
  • disciplina;
  • acessibilidade.
São tantas vantagens que fica difícil enumerar!

EAD Anhanguera é reconhecido pelo MEC?

Sim, todos os cursos da faculdade Anhanguera a distância são reconhecidos pelo MEC, inclusive, nossa nota do MEC são todas acima de 3, ou seja, não apenas atende, mas supera as exigências de qualidade do MEC!

Veja neste post completo como conferir a nota do MEC para o seu curso na Anhanguera 😉

Veja a nota do seu curso EAD Anhanguera no site e-MEC

Você pode consultar se o seu curso na Anhanguera é reconhecido pelo MEC conforme seguem instruções abaixo:

  1. acesse o site e-MEC.
  2. clique na aba “Consulta Avançada”
  3. na parte superior, em “Buscar por”, selecione a opção “Curso de Graduação”;
  4. no campo abaixo, “Nome ou Sigla da Instituição”, digite “Anhanguera”;
  5. coloque o estado e o município, caso queira;
  6. em “Modalidade”, marque a opção “A Distância”;
  7. em “Situação”, marque a opção “Em Atividade”;
  8. digite o código de verificação no campo correspondente e clique em Pesquisar.

Modelos de ensino a distância

A Anhanguera possui diferentes modalidades de ensino. Explicamos abaixo como cada modelo EAD da Anhanguera funciona, confira!

A distância (100% online)

Completamente a distância, este é o modelo mais tradicional EAD. Nele, o aluno vai ao polo no início do curso para o encontro inaugural e apenas 2 vezes por semestre para a realização das provas. As aulas são todas oferecidas pela internet com o auxílio de um tutor. O suporte é virtual e contínuo, ou seja, você não fica sozinho e vai poder esclarecer suas dúvidas sempre.

O estudante acompanha suas Disciplinas Interativas (DIs) com o apoio de material didático digital, auxílio de tutores online e pode interagir com os colegas de curso através de fóruns interativos.

Semipresencial

Se você não abre mão da experiência física, mas precisa daquela praticidade que só uma disciplina EAD pode proporcionar, há a opção do semipresencial.

Quem escolhe o modelo semipresencial, pode contar com a infraestrutura física dos campus e polos, que incluem laboratórios especializados e estúdios, para que os alunos tenham uma formação condizente com as grandes mudanças no mercado de trabalho, incluindo as proporcionadas pela transformação digital.

Nessa opção, há necessidade da presença do aluno no polo de apoio de 1 a 3 vezes por semana, para assistir às videoaulas e interagir com os colegas de turma e com o tutor presencial – que pode ajudar com dúvidas relativas aos conteúdos e ao funcionamento do curso. 

Saiba mais sobre os cursos semipresenciais da Anhanguera! Veja aqui 😉

Se ainda está em dúvida sobre como funciona na prática o EAD Anhanguera, confira no vídeo abaixo as particularidades de cada modelo e muito mais:

Anhanguera EAD: veja como funciona

Por dentro do AVA Anhanguera (Portal Digital do Aluno)

O Colaborar AVA é o Ambiente Virtual de Aprendizagem. É nele que o aluno pode realizar diversas ações: estuda, elabora trabalhos e projetos em grupo. Ou seja, a maioria das atividades simula a realidade do mercado de trabalho desenvolvendo habilidades, como liderança, relacionamento interpessoal, gestão de tempo e iniciativa.

Na Anhanguera, você é estimulado a resolver desafios tanto em sala de aula quanto em atividades coletivas e nos diferentes ambientes de aprendizagem, como bibliotecas, laboratórios e salas de estudo. Então, além dos polos bem localizados, perto da sua casa ou do trabalho, o estudante possui mais praticidade e controle da sua rotina acadêmica. 

Cursos e Valores 

A Anhanguera possui 85 opções de cursos de graduação e mais de 6 mil profissionais em seu corpo docente, incluindo mestres e doutores. Os tipos de graduação a distância oferecidos pela instituição são 3: bacharel, licenciatura e tecnólogo.

  • Bacharel: os cursos de bacharelado formam profissionais capacitados para atuar em diversos segmentos. A duração é de 4 a 5 anos;
  • Licenciatura: formam docentes para o ensino fundamental e médio. A duração é em média 4 anos;
  • Tecnólogo: os cursos tecnológicos formam profissionais para atender necessidades específicas do mercado de trabalho. São ideais para quem já definiu uma área de atuação e quer se formar em pouco tempo em um curso de nível superior. A duração média dessa faculdade é de 2 anos.

Como consultar cursos e valores

Para ver os valores das mensalidades dos cursos EAD, basta seguir o passo a passo:

  1. acesse o site vestibulares.com.br/anhanguera;
  2. no campo de buscas, primeiro digite a sua localidade;
  3. a seguir, selecione o curso desejado, como na imagem abaixo;
Anhanguera EAD: encontre o curso ideal para você!
Anhanguera EAD: encontre o curso ideal para você!

4. em “Como estudar” você consegue visualizar as opções EAD: semipresencial e a distância (100% EAD), basta aplicar o filtro;

Selecione no filtro "Como estudar" qual o modelo EAD preferível
Selecione no filtro “Como estudar” qual o modelo EAD preferível

5. confira os preços das mensalidades e localizações disponíveis.

Depois, basta conferir o valor das mensalidades e os polos EAD disponíveis para a opção escolhida
Depois, basta conferir o valor das mensalidades e os polos EAD disponíveis para a opção escolhida

Todos os campus e polos EAD da Anhanguera podem ser conferidos na página de unidades no site oficial. Só filtrar por estado brasileiro e checar se o curso está disponível na sua região para ver qual a melhor opção!

Lembrando que, mesmo nos cursos 100% EAD é necessário comparecer ao polo para a realização das provas, por isso, é importante checar a sua proximidade da unidade de apoio.

Cursos EAD Anhanguera

A Anhanguera possui diversas opções de cursos EAD, dentre tecnólogo, bacharel e licenciatura. Confira os cursos a distância que estão sendo ofertados:

Confira o vídeo abaixo e veja do ponto de vista da Adriana, aluna do curso de Serviço Social semipresencial da Anhanguera:

Anhanguera EAD: a gente acredita em você!

Formas de ingresso

Você pode ingressar num curso a distância da Anhanguera por cinco opções:

  1. vestibular geral presencial;
  2. agendado;
  3. online;
  4. nota do Enem;
  5. transferência externa.

As 4 primeiras opções podem ser realizadas através do site vestibulares.com.br/anhanguera, a transferência de cursos EAD é feita presencialmente na unidade escolhida.

Bolsas e Descontos

Na Anhanguera, existem mais vantagens ainda para quem cursa faculdade a distância!

Por exemplo, além da possibilidade de bolsas de estudos, como o Prouni, também há opções de desconto, como o Amigo Vale-Prêmio, FIES e bolsa convênio empresa, que oferece uma série de possibilidades para quem tem vínculo empregatício com uma das empresas conveniadas da instituição.

💡 A Anhanguera também oferta bolsas 100% para os cursos EAD! Veja neste post quais as possibilidades!

Desconto Pontualidade Anhanguera

O desconto pontualidade é dado aos alunos matriculados na modalidade EAD, nos cursos participantes da oferta que pagam suas mensalidades até o 5º dia útil do mês de vencimento do boleto. Confira se o seu curso é participante desta oferta na hora da matrícula! 

Bolsa Incentivo

Oferecida pela Anhanguera no site Vestibulares.com.br, a bolsa incentivo é destinada às pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior. Sua escolha pode ser feita no momento de inscrição, basta solicitar a opção de Bolsa Incentivo. É necessário que o aluno atenda aos critérios estabelecidos pela Instituição, como, por exemplo, dificuldades financeiras.

Canal Conecta

Plataforma gratuita de empregabilidade disponível para alunos e ex-alunos EAD da Anhanguera. O Canal Conecta, conta com vagas de emprego exclusivas. O objetivo é auxiliar os profissionais em formação a entrarem no mercado de trabalho. Sendo assim, a plataforma combina vagas disponíveis com o perfil de cada candidato. Lá, você também tem a oportunidade de realizar pesquisas comportamentais e acessar conteúdos exclusivos, como a plataforma Meu Entrevistador.

Veja mais detalhes no vídeo:

Agora que você já conhece como funciona o EAD Anhanguera, ficou mais fácil escolher seu curso a distância e a modalidade, não é? Aproveite e inicie seus estudos! Confira, acesse o nosso site e confira ainda mais benefícios.

*sujeito à alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 101

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados

7 Comentários

    3 aulas no semipresencial, qual será o valor para o curso de engenharia civil na Unidade de Alvorada-RS. no site diz a partir de 399, 00. por que a partir?

      Oi, Vinicius! Tudo bem? Colocamos a partir, pois o valor do curso varia de acordo com a unidade/campus ofertado. Hoje (06/03/2020) o curso de Engenharia Civil na modalidade semipresencial na Anhanguera de Alvorada/RS está custando R$399,00 no site Vestibulares.

    Oi,bom dia!tudo bem? Gostaria de saber porque meu acesso foi expirado,sou estudante e não consigo acessa minha plataforma?

      Olá, Giane. Ainda está sem acesso ao AVA? Solicitamos que entre em contato com a sua unidade Anhanguera. Você pode buscar apoio através do telefone das unidades, nas páginas de unidades, e também nas páginas oficiais de unidades Anhanguera no Facebook.

    Essafaculdade éótima!

    Boa noite! Eu sou ex aluna da universidade Anhanguera Polo Maceió, me formei em gestão de recursos humanos no ano de 2014 no mês de junho.
    Eu ainda não recebi o diploma, já fui várias vezes ao Polo, já fiz três vezes o pedido com a minha documentação, desde lá o Polo já mudou de gestão então eles não se acha no dever de cuidar desse problema, eu já perdi várias oportunidades de pós graduação em universidade pública porque estou sem o diploma, o Polo me dá apena um certificado de conclusão mas não é aceito nas instituições além de entrevista de emprego sempre sou desclassificada pela a falta do diploma, então eu gostaria de saber como resolver esse problema, sei que o ministério da educação liberou os diplomas digitais, como posso ter acesso ao mesmo?
    Aguardo o retorno, obrigada desde já.

    Ps:. A ouvidoria do site não está funcionando, pede nome completo mas não tem a opção do mesmo, essa foi a única forma que achei de entrar em contato já que não achei um endereço de email no site

      Olá, Gerlane. Você já entrou em contato conosco através do nosso chat no Facebook? Lá temos atendentes que podem lhe auxiliar com relação ao diploma.

      Neste post “Fale com a Anhanguera” temos um tópico: Finalizei meu curso! O que fazer? onde damos algumas dicas de documentações que precisam estar no PDA para a emissão do diploma.

      Obrigada 🙂

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.