Taxa do Enem: tudo que você precisa saber

estudante com tablet com app do Enem
Banner curso de Inteligencia Artificial por R$ 66,42 na Anhanguera

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro, substituindo, em muitos casos, o vestibular.

O dia da prova e todos os outros de preparação que o antecedem são cruciais para o futuro do candidato.

Para que serve o Enem?

A primeira edição do Enem foi aplicada em 1998, com o objetivo de medir os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Médio.

A partir de 2004, o exame começou a ser utilizado como método de ingresso em faculdades e, em 2010, com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem passou a ser mais importante que vestibulares tradicionais.

A taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um valor obrigatório pago pelos candidatos que desejam participar do exame. O pagamento da taxa garante a participação do candidato nas provas e na correção do seu exame.

Como se preparar para o Enem

A prova mais importante para ingressar no ensino superior, a mais aguardada por milhares de estudantes em todo o país, o Enem que foi criado apenas para avaliar o desempenho de quem estava concluindo o Ensino Médio, hoje é a principal caminho para cursar as instituições de ensino superior, por meio do SISU ( Sistema de Seleção Unificada).

Uma prova dessa magnitude requer uma preparação especial e algumas estratégias para alcançar boas notas e o tão desejado curso dos sonhos. 

Não é brincadeira se preparar para a prova do Enem, é uma verdadeira maratona com mais de 10 horas de provas em dois domingos seguidos. Você vai precisar se preparar física e psicologicamente para essa maratona. 

estudantes fazendo prova do Enem
É preciso um bom preparo, pois a prova tem mais de 10 horas distribuídas em dois dias

Para conseguir responder as 180 questões da prova sem perder a calma e ainda conseguir bons resultados, você precisa começar a se preparar pelo menos um ano antes do exame. 

Comece alterando sua rotina de estudos, dedique algumas horas todos os dias para estudar. Nesse tempo aproveite para tirar suas dúvidas e também para fazer simulações e refazer provas anteriores. 

Essas provas vão te dar uma boa noção de como será a prova real e ainda vai te ajudar a traçar um mapa de estudos, focando em todos os pontos que precisam ser trabalhados. 

Use todos os recursos disponíveis, de post its e marque textos até a Inteligência Artificial que pode contribuir muito para seu aprendizado. 

Não abra mão de resumos, vídeos, livros, gráficos e ilustrações, tudo vai ser útil para a memorização. 

Não deixe de descansar também, o descanso é necessário para que você consiga continuar aprendendo e assimilando os próximos conteúdos. Também para evitar o famoso branco na hora da prova. 

Como funciona a prova do Enem?

O Enem é composto por quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, há uma redação que também é avaliada.

A prova é realizada em dois domingos seguidos, sendo que no primeiro dia os candidatos fazem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a Redação.

Já no segundo dia, os candidatos fazem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. Juntando os dois dias, são dez horas e meia de prova.

Cada dia tem 90 questões objetivas com cinco alternativas cada A nota final do Enem é calculada a partir da média das notas obtidas nas quatro áreas de conhecimento e na redação.

Por onde a inscrição deve ser feita?

A inscrição deve ser feita pelo próprio candidato na Página do Participante. Para acessá-la, clique aqui. Nesta página, o candidato deverá informar seus dados pessoais, de contato, escolher a língua estrangeira de sua prova (inglês ou espanhol), apontar o Estado e o município em que deseja realizar o exame e criar seu cadastro.

Valor da taxa:

R$85,00 para a maioria dos candidatos.

Isenção da taxa:

A isenção da taxa do Enem ajuda milhares de brasileiros a dar o primeiro passo rumo à entrada na faculdade. Então, se você tem direito ao benefício, não deixe de usá-lo a seu favor! Fique de olho nos canais oficiais do Enem e acompanhe de perto as mudanças nos prazos e nos critérios de seleção.

  • Estudantes de escolas públicas: podem solicitar a isenção da taxa se declararem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional.
  • Beneficiários de programas sociais: também podem solicitar a isenção da taxa, como Bolsa Família, ProUni e FIES.
  • Outras categorias: pessoas com deficiência, indígenas e pessoas em situação de calamidade pública também podem ter direito à isenção.
mão segurando cartão do bolsa família e dinheiro
Beneficiários do Bolsa Família também podem pedir isenção

.Prazo para pagamento:

O prazo para pagamento da taxa do Enem geralmente é no mês de junho.

Formas de pagamento:

Boleto bancário: pode ser pago em qualquer banco ou lotérica.

Cartão de crédito: pode ser pago online ou em agências bancárias.

O que fazer se não pagar a taxa:

O candidato que não pagar a taxa não poderá participar do Enem.

Onde encontrar mais informações:

Página do Participante do Enem: [URL inválido removido]

Dúvidas frequentes:

Posso parcelar a taxa do Enem?

Não, a taxa do Enem não pode ser parcelada.

Posso pedir reembolso da taxa do Enem?

Sim, em alguns casos é possível pedir reembolso da taxa do Enem. Consulte o edital do Enem para mais informações.

O que acontece se eu perder o prazo de pagamento da taxa do Enem?

Se você perder o prazo de pagamento da taxa do Enem, não poderá participar do exame.

Fique atento:

A taxa do Enem é uma importante fonte de recursos para o MEC (Ministério da Educação).

O pagamento da taxa garante a qualidade do exame e a correção das provas.

Lembre-se:

  • A inscrição no Enem é gratuita.
  • A taxa de inscrição do Enem é obrigatória para a maioria dos candidatos.
  • O prazo para pagamento da taxa do Enem geralmente é no mês de junho.
  • Você pode solicitar a isenção da taxa do Enem se atender aos requisitos.
  • Para mais informações sobre a taxa do Enem, consulte o edital do Enem ou acesse a Página do Participante do Enem.

Veja mais: confira 5 dicas para ir bem no Enem!

Play video Play video

Lembre-se que a pontuação do Enem é uma das formas de ingresso para entrar em várias faculdades particulares do país. Na Anhanguera, você pode usar o resultado de qualquer edição do Exame desde 2010, desde que alcance a pontuação mínima.

Tendo uma pontuação válida, você ainda consegue estudar com bolsa na Anhanguera. O benefício concedido pode chegar até 100% da mensalidade.

A regra é: quanto maior a nota, maior é o percentual de desconto. Então, se você não passar no vestibular tradicional, é possível fazer faculdade pela pontuação do Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados