Como descobrir quais faculdades aceitam o Prouni?

quais faculdades aceitam o prouni

Em todo o Brasil, existem faculdades que aceitam o Prouni. Você pode optar pelo curso desejado em uma instituição particular e obter uma bolsa de 50 ou 100%, dependendo da disponibilidade de vagas e da sua renda familiar.

Por isso, nem sempre é preciso mudar de cidade ou até mesmo de estado, porque uma faculdade perto de você pode ter a graduação que deseja. Com o Prouni, você pode fazer o seu curso de graça ou ter um excelente desconto, fazendo a mensalidade caber em seu bolso.

Mas como descobrir quais são as faculdades com Prouni? Preparamos este artigo para responder a essa dúvida, que é muito comum entre aqueles que desejam ingressar no ensino superior pelo programa. Continue lendo e veja como fazer a sua pesquisa para escolher a melhor instituição!

Consulte qual faculdade aceita o programa

É muito importante que você saiba que a lista de faculdades que aceitam Prouni pode variar de uma edição para outra do programa. A disponibilidade de vagas também é diferente, em seu número e nos cursos abrangidos.

Sendo assim, com base nas edições antigas, você pode ter uma noção de quais são as instituições de ensino que oferecem as bolsas de estudo. No entanto, para ter certeza de quais estão participando, é preciso fazer a sua pesquisa no ano vigente e na edição na qual pretende se inscrever. Veja a seguir como fazer isso.

Participe do Enem

Para que você possa ter certeza da oferta de bolsas do Prouni em sua cidade, um determinado curso ou faculdade em específico, o ideal é participar do Enem. Lembrando que a nota obtida na última edição é válida para o processo seletivo do primeiro e do segundo semestres do ano em questão.

Para concorrer às bolsas, você precisa ter participado da última edição do exame. Isso porque são poucas as possibilidades de utilizar a nota de anos anteriores, como em alguns poucos casos de vagas remanescentes. Sendo assim, prefira atualizar a sua nota para não perder oportunidades.

Cadastre-se no site do Prouni

Não se esqueça de que apenas participar do Enem não faz com que você esteja automaticamente participando do processo seletivo do Prouni. Afinal, a nota do exame pode ser utilizada de diferentes maneiras, como para o FIES, o Sisu e também substituindo o vestibular de algumas faculdades.

Portanto, você deve ficar atento ao edital para conferir os prazos e fazer a sua inscrição no Prouni. Ela é realizada diretamente no site do programa, e você precisará registrar alguns dados e informações pessoais, bem como dos seus familiares, o que inclui a renda por pessoa.

Fazendo essa inscrição, você terá acesso a todas as informações disponibilizadas no sistema. Por isso, fica mais fácil fazer consultas internas e descobrir com certeza quais são as faculdades que aceitam o Prouni, especificamente naquela edição.

Faça sua pesquisa no sistema

Agora que você já está cadastrado no site do Prouni, pode utilizar a consulta pública para fazer as suas pesquisas. Existem três formas de obter a informação que você procura, sendo pela busca por um curso específico, uma instituição ou cidade.

Procurando um curso

Se você já definiu qual graduação deseja fazer, pode procurar por ela no site do Prouni. Nesse caso, você deve selecionar a opção “Procurar por curso” e digitar o nome dele. Será exibida uma lista dos municípios em todo o Brasil que disponibilizam bolsas para esse curso. Clicando em um deles, você verá:

  • grau do curso (Licenciatura, Bacharelado ou Tecnológico);
  • turnos disponíveis;
  • valor da mensalidade;
  • quantidade de bolsas e o tipo delas;
  • instituições que oferecem as vagas.

Procurando por uma faculdade

Se você quiser saber quais são as faculdades com Prouni, o foco da sua busca deve ser as instituições participantes. Na consulta pública, selecione a opção “Procurar por instituição” e digite o nome da faculdade para obter as seguintes informações:

  • cursos ofertados por ela;
  • quantidade de bolsas e seu tipo;
  • grau do curso (Licenciatura, Tecnológico ou Bacharelado);
  • turnos disponíveis;
  • valor da mensalidade.

Procurando por cidade

Agora, se você quer saber quais são as faculdades e cursos disponíveis em uma determinada cidade, deve selecionar na busca “Procurar por município” e digitar o nome daquele que deseja consultar. Será informado para você todos os cursos daquela cidade com bolsas e, ao clicar em um deles, ficará sabendo:

  • as instituições que oferecem aquele curso;
  • grau do curso (Licenciatura, Bacharelado ou Tecnológico);
  • turno disponível;
  • quantidade de bolsas e seu tipo;
  • valor da mensalidade.

Acesse o site institucional da faculdade

Entretanto, você não precisa primeiro fazer o Enem para depois descobrir quais são as faculdades que aceitam o Prouni. É possível procurar por essa informação diretamente no site da instituição. Assim, você pode confirmar se aquela na qual pretende ingressar e o curso desejado contam com as bolsas do programa.

No site do Vestibulares.com.br/Anhanguera, você consegue essa informação acessando o menu superior “Bolsas e Créditos”.

Também pode conferir mais informações com os regulamentos oficiais para bolsas e descontos. Além disso, no blog da Anhanguera, você encontra artigos que mostram como ingressar nos cursos com o Prouni e outras opões de bolsas, benefícios e convênios oferecidos pela faculdade.

Não se esqueça de, na hora de fazer essa consulta nos sites das instituições, verificar qual é a unidade ou o campus que disponibiliza a graduação que você deseja. Confira, ainda, a quantidade de bolsas para esse curso, a modalidade de ensino, o turno, entre outros detalhes.

Selecione a melhor faculdade

Muitas instituições de ensino oferecem bolsas do Prouni. Por isso, na hora de escolher a faculdade, você deve analisar com cuidado para optar pela melhor. É importante que tenha reconhecimento no mercado, qualidade de ensino e atenda às suas necessidades. Então, considere:

  • a nota do MEC (Ministério da Educação) para o curso e a faculdade;
  • credibilidade no mercado;
  • grade curricular;
  • especialização do corpo docente;
  • estrutura da instituição;
  • opções de modalidade de ensino;
  • suporte ao aluno;
  • parcerias e convênios com empresas;
  • programas para inserção no mercado de trabalho.

Agora ficou fácil descobrir quais são as faculdades que aceitam o Prouni, não é mesmo? Com essas informações, e seguindo as dicas que deixamos, você pode escolher uma excelente faculdade particular com Prouni para cursar uma graduação. Aqui na Anhanguera, você contará com ensino de qualidade, que ajudará a entrar no mercado de trabalho e crescer na carreira.

Quer estudar na melhor instituição de ensino? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar você a construir seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.