Anhanguera é reconhecida pelo MEC? Qual é a sua nota?

estrelas representando nota do mec anhanguera

Tem dúvidas quanto à qualidade da faculdade que deseja fazer e não sabe se a Anhanguera é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação)? Neste artigo, vamos explicar direitinho como essas avaliações funcionam, quais são os cursos com notas mais altas e os principais diferenciais desta que é uma das maiores IES (instituições de ensino superior) do Brasil.

A avaliação do MEC é dada por cursos e não para a instituição como um todo. Por isso, cada faculdade da Anhanguera tem uma nota diferente, com base nos critérios estabelecidos pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). São avaliados tanto os professores, quanto a estrutura física e os aprendizados dos alunos.

Continue a leitura para saber ainda mais informações sobre a Anhanguera! Por aqui, vamos responder às seguintes questões:

  • se a Anhanguera é reconhecida pelo MEC;
  • como a faculdade é avaliada na prática;
  • qual é a nota dos principais cursos da Anhanguera;
  • quais são os diferenciais da Anhanguera.

Boa leitura!

A Anhanguera é reconhecida pelo MEC?

Uma das dúvidas mais comuns é se a Anhanguera é reconhecida pelo MEC, mas a verdade é que as IES não têm esse tipo de avaliação — cada curso é analisado individualmente. O que se pode dizer é: sim, todos os cursos oferecidos pela Anhanguera são autorizados e cumprem as normas estabelecidas pelo governo brasileiro. Veja os detalhes dessas normas a seguir.

Sistema Nacional de Avaliação

Muitos interessados em cursos superiores de graduação e pós-graduação desejam saber, também, a respeito das notas de cada um deles. Essas avaliações são feitas pelo Inep, órgão vinculado ao MEC.

Para realizar a avaliação, o Inep promove, a cada ano, avaliações das instituições de ensino, dos cursos e também dos estudantes. Trata-se do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Essas três partes ajudam a formar a nota de um curso superior, que é considerada pelo MEC ao manter ou retirar o seu reconhecimento.

Entre os critérios avaliados estão o Conceito Preliminar do Curso, o Conceito do Curso e o Enade.

Conceito Preliminar do Curso (CPC)

Esse é um indicador que serve para medir a qualidade dos cursos de graduação brasileiros. Entre os fatores levados em conta destacam-se a oferta dos cursos e suas condições, como uma boa quantidade de professores (corpo docente).

Uma infraestrutura adequada para os processos de ensino e os recursos pedagógicos e didáticos utilizados em sala de aula e outros ambientes — como laboratórios — também são considerados. Esses critérios são estabelecidos pela Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior (Conaes).

Conceito do Curso (CC)

Esse conceito é estabelecido após visita presencial e que identifica, de fato, se os conceitos preliminares ocorrem de forma prática. A partir dessa avaliação e dos dados apurados, é feito um cálculo pelo sistema e-MEC, que dá o valor relativo ao Conceito do Curso (CC).

Enade

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é a etapa do Sinaes que avalia o desempenho dos estudantes. Os formandos de cursos superiores realizam a prova, que busca extrair seus conhecimentos e, assim, monitorar se a faculdade à qual eles se dedicaram tem qualidade.

Como a faculdade é avaliada na prática?

As unidades individuais da Anhanguera são avaliadas em cada localidade, a partir de rigorosos parâmetros definidos pelo Ministério da Educação.

Mais uma vez, não existe uma avaliação única da instituição em nível nacional, e sim de cada uma de suas unidades regionais. É essa avaliação que define se o diploma conquistado pelo aluno será válido ou não.

Veja quais aspectos são levados em conta:

  • Conceito Institucional (CI) — a partir de uma visita presencial de especialistas do MEC à Anhanguera, são avaliados diversos pontos da unidade, que vão desde a quantidade de professores mestres e doutores que compõem o quadro docente até a qualidade das instalações;
  • Índice Geral de Cursos (IGC) — média das notas dos cursos de uma determinada instituição de ensino superior.

Qual é a nota dos principais cursos da Anhanguera?

É longa a jornada de um curso reconhecido pelo MEC. O Ministério da Educação, a partir de suas visitas e avaliações, estabelece notas para as unidades e, por meio do Sinaes, dá nota para os cursos. A seguir, vamos destacar algumas das principais avaliações de cada categoria. Acompanhe.

Cursos mais bem-avaliados da Anhanguera

A seguir, veja os cursos da Anhanguera com maior nota do MEC:

Unidades mais bem-avaliadas da Anhanguera

Entre as unidades que têm mais reconhecimento por parte do MEC, destacam-se as seguintes:

  • Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), Goiânia (GO), Jundiaí (SP) e Rondonópolis (MT) são exemplos de unidades consideradas ótimas, com CI igual a 4 e IGC igual a 3;
  • outras unidades ótimas são as de Itapecerica da Serra (SP) e Jacareí (SP), com CI igual 3 e IGC igual a 4.

Quais são os diferenciais da Anhanguera?

A Anhanguera está presente em diversos estados brasileiros e conta com diferenciais importantes, que são levados em conta por milhares de estudantes em todo o país.

Estrutura física

Fundada em 1994, a Anhanguera conta com mais de 15 mil profissionais em todo o país, incluindo professores altamente capacitados em diversas áreas. Entre os cursos oferecidos, são nada menos que 40 Bacharelados, 35 Tecnólogos e 9 Licenciaturas, ministrados em diversas modalidades de ensino: aulas presenciais, semipresenciais e a distância — sempre por especialistas, mestres e doutores.

Cada unidade conta com uma estrutura própria, com salas de aula, equipamentos, laboratórios, bibliotecas, espaços de convivência e outros ambientes destinados a oferecer a melhor experiência de estudo para seus alunos. Além da estrutura física, o Portal do Aluno disponibiliza parte do conteúdo e serviços que facilitam o dia a dia dos acadêmicos.

Custo-benefício

O custo-benefício da Anhanguera é um dos melhores entre as instituições de ensino superior privadas do Brasil. Como se não bastasse isso, a oferta de descontos e bolsas de estudos — que podem chegar a 100% do valor dos cursos — é grande.

Desde descontos por boas notas, financiamento de até 70%* dos custos, como o PEP (Parcelamento Estudantil Privado) e bolsas do governo federal, como as do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), não faltam alternativas para facilitar o acesso à Anhanguera.

Professores com experiência de mercado

Mais do que contar com professores academicamente reconhecidos com especializações, mestrados e doutorados, a Anhanguera também privilegia a contratação de pessoas com vivência real no mercado de trabalho. Assim, suas experiências podem ser transmitidas aos alunos, relacionando o conteúdo teórico com a prática.

Parcerias

A Anhanguera oferece parcerias a empresas que queiram qualificar suas equipes. Assim, são oferecidos descontos para profissionais interessados em cursar Licenciaturas, Bacharelados ou pós-graduações.

Além disso, os alunos da instituição têm acesso ao Canal Conecta, plataforma exclusiva de vagas de emprego e estágio em várias empresas de todo o país — a ponte de que você precisa para entrar no mercado de trabalho.

E então, entendeu como a faculdade funciona e de que forma a Anhanguera é reconhecida pelo MEC? Em todo o Brasil, há cursos com nível de excelência dentro dos exigentes padrões do Ministério da Educação. Será que chegou a hora de fazer a sua graduação?

Entre em contato com a gente agora mesmo para saber mais!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.