Carteira de estudante universitário: quais são os benefícios?

estudantes no cinema

A carteira de estudante é um documento que comprova o vínculo do aluno com uma instituição de ensino e garante benefícios de descontos que ajudam bastante na organização financeira. Essa iniciativa começou ainda na década de 1940 com a União Nacional dos Estudantes, foi suspensa durante a ditadura e, com a reabertura política, voltou à cena.

No entanto, só em 2013 o governo federal sancionou uma lei dedicada à meia-entrada para estudantes, com uma série de regras e de regulamentações. Isso assegurou oficialmente que todos os estudantes brasileiros com frequência ativa em cursos da educação básica à pós-graduação fossem beneficiados.

Quais são os benefícios da carteira de estudante universitário?

Para que você entenda o que é a carteira de estudante, nada melhor do que comentar seus benefícios na prática. Como estudar e conquistar objetivos depende não apenas da sua dedicação, mas também de um bom equilíbrio financeiro, os descontos oferecidos aos estudantes ajudam bastante no acesso a vários produtos e serviços sem ficar com o bolso tão pesado. Então, dê uma olhada.

Meia-entrada

A meia-entrada é o benefício mais cobiçado pelos estudantes, e foi regulamentado em 2013 por meio da lei federal 12.933/13.

Ela estipula que todas as pessoas com matrícula ativa em uma instituição de ensino ― da educação básica à pós-graduação ― têm direito a pagar metade do valor do ingresso em “salas de cinemas, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento” (artigo 1º), respeitando-se o limite de 40% da capacidade do local.

Além do entretenimento, esse desconto de 50% é bem bacana, especialmente se você pensar na quantidade de feiras e de congressos que precisará frequentar durante a faculdade. Com ingressos mais baratos, você não precisará sacrificar certos eventos importantes para sua formação.

Descontos em produtos e serviços

Vale muito a pena tirar a carteira estudantil, pois inúmeras empresas estão oferecendo descontos especiais para estudantes, especialmente do ensino superior.

Esse procedimento é o que garante acesso a descontos em serviços e produtos voltados ao lazer e à cultura, bem como àqueles para facilitar a vida de quem está na faculdade. Veja dois dos principais.

Pacotes de serviços de tecnologia

Ter bons computadores e celulares, bem como serviços de tecnologia, pode sair bem caro para um estudante universitário. Pensando nisso, empresas como a Dell têm um programa de vantagens para os estudantes, com bons descontos para quem adquirir computadores, notebooks e acessórios.

A Microsoft, por sua vez, oferece acesso gratuito a alunos e professores no pacote Office 365, desde que sua instituição de ensino seja cadastrada. Já a Adobe concede até 60% de desconto na assinatura do pacote Creative Cloud, com softwares de design gráfico e sites, fotografia, edição de vídeo, além de apps móveis e serviços em nuvem.

Assinaturas especiais em plataformas de streaming

Spotify, Apple Music e Deezer são exemplos de serviços de streaming que oferecem 50% de desconto a estudantes em suas assinaturas. Além da música ilimitada oferecida nessas plataformas, a grande vantagem desses serviços são conteúdos interessantes para o aprendizado, como podcasts e vídeos.

Além disso, YouTube Premium também dá um bom desconto (cerca de 40%) para quem é estudante. Aí estão incluídas uma série de vantagens, como assistir aos vídeos sem anúncios, fazer downloads, utilizar em modo offline e ter séries exclusivas e música.

50% off em passagens de metrô, trem e ônibus

Outra grande vantagem é pagar meia nas passagens de metrô, de trem e de ônibus. Cada cidade tem suas políticas, mas, em geral, os estudantes de todas as idades podem adquirir o passe escolar a fim de ter 50% de desconto no transporte coletivo.

Algumas cidades como São Paulo têm, ainda, o “Passe Livre”, um programa municipal que oferece gratuidade a alunos de instituições públicas na capital. O benefício consiste em isenção da tarifa diária em um determinado número de trajetos nos diversos modais de transportes paulistanos.

Há, também, o desconto para transporte intermunicipal e interestadual. Cada estado conta com leis próprias para isso. Geralmente, para obter o benefício, o estudante apresenta a comprovação de que estuda em uma instituição e faz regularmente o mesmo trajeto, pode pagar meia nas passagens durante o período letivo.

Como funciona a emissão da carteira de estudante universitário?

A lei 12.933/13 determina que as carteiras de estudante devem emitidas com prazo de renovação anual pelas seguintes entidades e instituições:

  • Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG);
  • União Nacional dos Estudantes (UNE);
  • União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES);
  • Entidades estaduais e municipais filiadas às entidades mencionadas;
  • Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs);
  • Centros e diretórios acadêmicos (isto é, a própria faculdade).

Para evitar fraudes e garantir maior segurança aos estudantes por meio de um documento unificado, a carteira oficial de estudante da UNE reúne a ANPG, a UNE e a UBES. Normalmente, representantes vão até a faculdade no início de cada ano letivo, ou você pode fazer a solicitação online, mediante a apresentação dos documentos necessários e pagamento de uma taxa via boleto ou cartão de crédito.

Documentos necessários

Ao optar pela carteirinha da UNE ou entidades associadas, você deve reunir alguns documentos básicos para realizar sua solicitação. São eles:

  • foto 3×4 recente (prefira com fundo branco e sem boné, gorro ou capuz);
  • RG, CNH, RNE, passaporte ou outro documento de identificação;
  • comprovante de matrícula;
  • comprovante de pagamento da taxa (no caso presencial).

Já a carteira da faculdade é muito mais simples. Na Anhanguera, basta acessar o Portal do Aluno e seguir os passos do vídeo no início do artigo. O documento é válido para todos os tipos de graduação, e você não paga nada por isso.

Como usar a carteirinha para ter benefícios?

De acordo com a Lei 12.933/13, para ter o benefício da carteira de estudante, você deve apresentá-la no ato da compra de seu ingresso e na porta do evento. O mesmo passo a passo vale ao comprar produtos ou adquirir presencialmente serviços de empresas parceiras da UNE ― no caso de compras online, você deverá apresentar o código de uso do seu documento.

Para outros tipos de serviços, você deve observar o regulamento das empresas e a forma de contato. Por exemplo, para obter o benefício do transporte municipal, é preciso procurar pessoalmente a agência reguladora ou o site e seguir os procedimentos indicados.

Já no caso das empresas de ônibus intermunicipal e interestadual, é provável que você deva ir pessoalmente ao guichê das operadoras e retirar um formulário de requisição do passe escolar ― nem todas as empresas oferecem esse serviço online, então se informe antes.

Agora você já sabe o que é a carteira de estudante e por que não pode ficar sem esse documento. Aproveitar esse benefício é superimportante não apenas para guardar dinheiro, mas para você conseguir enriquecer-se culturalmente, sobretudo na fase do ensino superior.

E por falar em poupar dinheiro, que tal você continuar conosco e ler este outro artigo sobre 5 formas de conseguir desconto na faculdade? Aproveite o texto e tenha uma excelente leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 145

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados