Como funciona a Adobe Creative Cloud nos cursos de Design

mão e computador trabalhando adobe creative cloud para designers

Provavelmente já conhecido pelos estudantes dos cursos de Design, a Adobe Creative Cloud ou Adobe CC é um conjunto de softwares desenvolvidos pela Adobe Inc. com o objetivo de atender estudantes e profissionais criativos em aplicativos voltados à edição e produção de imagens, vídeos e vetores.

Na Anhanguera, os alunos dos cursos presenciais possuem acesso aos laboratórios das unidades e podem utilizar livremente os programas do pacote Adobe CC ao longo das aulas práticas de Design e demais cursos de Produção e Comunicação Social. O foco é o aprendizado prático e preparação para o mercado de trabalho. Ficou curioso sobre os softwares e como funcionam? Confira o post completo e fique informado sobre:

O que é a Adobe Creative Cloud

Coleção de aplicativos desenvolvidos pela Adobe Inc, a Adobe Creative Cloud ou Adobe CC é disponibilizada por meio do serviço em nuvem, onde é possível o armazenamento, compartilhamento de arquivos e até mesmo trabalho em dispositivos móveis.

Veja abaixo alguns dos principais aplicativos inclusos na Adobe CC para desktop e dispositivos mobile:

Edição de imagens:

  • Photoshop
  • Lightroom

Edição e criação de vetores e produções editoriais:

  • Illustrator
  • InDesign

Edição de vídeos e conteúdos audiovisuais:

  • Premiere Rush
  • Adobe Premiere Pro
  • After Effects

Criação de protótipos de experiência de usuário:

  • Adobe XD

Criação de páginas da web e desenvolvimento:

  • Spark
  • Dreamweaver

Os softwares que fazem parte do pacote Adobe CC são voltados para estudantes e profissionais do meio criativo, permitindo criação, edição e produção de conteúdos audiovisuais, que são superúteis no dia a dia da indústria de comunicação e artes.

Como funciona

A Adobe CC funciona como um serviço em nuvem, que inclui o armazenamento, acesso a ferramentas e outros recursos, possibilitando fácil integração dos aplicativos – a depender dos softwares escolhidos.

O serviço da Adobe Creative Cloud pode ser adquirido através do site oficial da Adobe, que inclui planos diferentes para fotógrafos, estudantes e professores, pequenas e médias empresas, corporações, escolas e universidades.

Aqui, na Anhanguera, os estudantes dos cursos presenciais relacionados possuem acesso aos produtos da Adobe nos laboratórios especializados, assim como acompanhamento dos professores no processo de criação e desenvolvimento de atividades.

Os alunos das modalidades EAD e semipresencial também contam com acesso a softwares de edição de imagens específicos para a parte prática do curso, conforme as matérias e grade de aulas.

Adobe Creative Cloud para os cursos de Design

Para estudantes e profissionais de Design, a Adobe Creative Cloud é fundamental. Além de ser amplamente utilizado no mercado de trabalho, possibilita a criação de design em diferentes formatos e possibilidades – sendo um conjunto de ferramentas essenciais para a carreira do designer em geral, seja Design Gráfico, Design de Interiores ou Design de Moda. É possível desenvolver toda uma peça de design em todas suas etapas, desde a criação de móveis, roupas e logotipos em vetor, ao desenvolvimento de identidade visual e diagramação.

Separamos aqui os principais aplicativos e possibilidades da Adobe Creative Cloud nos cursos de Design, confira:

  • Photoshop: com foco na edição e composição de imagens e fotos, pode ser utilizado em todos os cursos de Design, principalmente no de Design Gráfico;
  • Illustrator: utilizado para criação de ilustrações e gráficos vetoriais, é muito utilizado no curso de Design Gráfico, mas também pode ser utilizado na área de Design de Interiores, pois permite o desenho vetorial de móveis e vestimentas;
  • InDesign: amplamente utilizado pelos estudantes de Design Gráfico, permite o desenho de páginas, layouts e editoriais de publicações, como revistas;

After Effects: possibilita a criação de efeitos visuais e gráficos animados, pode ser utilizado por todos os estudantes de Design com foco em produções audiovisuais.

Imagem do layout do Photoshop onde é possível que o estudante de Design possa criar e desenvolver imagens através da utilização de layers e camadas.
Em softwares da Adobe CC, como o Photoshop, é possível que o estudante de Design possa criar e desenvolver imagens através da utilização de layers e camadas.

Como já mostramos, a Adobe Creative Cloud concentra várias ferramentas de criação em um só pacote, por isso, o estudante ou profissional de Design pode escolher as que mais se adequam ao seu perfil e trabalhar de forma integrada.

Diferenciais da Adobe Creative Cloud na Anhanguera

Na Anhanguera, a Adobe CC é utilizado por estudantes de vários cursos na modalidade presencial voltados à indústria criativa. Os alunos possuem acesso livre em nossos laboratórios especializados e podem utilizar ferramentas de edição diversas em seu computador pessoal durante a vigência do curso e conforme a grade de aulas, com a criação de um ID.

Os cursos da Anhanguera que disponibilizam o acesso a Adobe CC em seus laboratórios especializados são:

Através do uso constante de simuladores em laboratórios modernos, o estudante da Anhanguera possui bagagem para trabalhar no desenvolvimento de logotipos e demais produções 3D, explorando o seu curso além da teoria. Fora isso, há acompanhamento de tutores e disciplinas que auxiliam na compreensão das diversas funcionalidades existentes nos aplicativos Adobe.

Agora que você já sabe como funciona a Adobe CC e tirou algumas dúvidas sobre esses softwares, confira a disponibilidade dos cursos de Design e Comunicação Social na sua cidade, assim como preços, turnos e tipos de graduação! Acesse o Vestibulares.com.br e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados