Descubra 5 formas de conseguir desconto na faculdade

como conseguir desconto na faculdade

Cursar o ensino superior é um grande passo na vida de todo estudante, e é um dos melhores caminhos para conquistar estabilidade profissional, maior retorno financeiro e uma carreira de sucesso. Porém, para que tudo isso seja possível, existe algo que pode ser um empecilho para muitas pessoas: o custo das mensalidades.

Caso você esteja passando por isso, não precisa desanimar, pois existem formas de conseguir desconto na faculdade particular, e é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue lendo e veja como tirar sua meta do papel ainda este ano!

1. Uso da nota do Enem

Se você passou o ano se dedicando para a prova do Enem, encarou dois dias de prova e caprichou na sua redação, saiba que todo esse esforço pode valer a pena na hora de pagar menos na sua graduação. É possível conseguir desconto na faculdade privada por conta da sua pontuação no exame.

No geral, a porcentagem que será descontada depende diretamente da média nas áreas do conhecimento exigidas na prova e da nota da redação. Isto é, quanto melhor for o seu desempenho, maiores serão as chances de conseguir um bom desconto ao longo do curso.

Além de ser uma boa maneira de ter o valor da mensalidade reduzido, usar a nota do Enem para entrar no ensino superior tem outra vantagem: na maioria das vezes, quem opta por essa forma de ingresso não precisa passar pelo vestibular próprio da instituição.

2. Prouni

Uma alternativa para usar o Exame Nacional do Ensino Médio a seu favor é participando do Programa Universidade para Todos (Prouni). Trata-se de uma iniciativa governamental cujo objetivo é permitir que as pessoas de baixa renda tenham cada vez mais acesso aos cursos de nível superior nas melhores faculdades particulares.

Os processos seletivos do Prouni acontecem em dois momentos: no início de cada ano, quando ocorre a seleção de bolsistas do primeiro semestre, e no segundo semestre. Para participar, é preciso ter feito a prova do Enem no ano anterior ao período de inscrição. 

Isso significa que, se você prestou o Enem 2019, o Prouni 2020 é a sua grande chance de conseguir pagar menos na faculdade ou estudar gratuitamente, pois o programa oferece bolsas parciais, que equivalem a 50% de desconto (ou seja, você só vai precisar pagar a metade das mensalidades), e bolsas integrais, que são de 100%.

Ficou interessado? Então, é essencial ficar atento aos prazos estabelecidos no site do Prouni, já que é preciso fazer a inscrição online e acompanhar as notas de corte para o curso escolhido. Também é importante considerar os pré-requisitos para conseguir a bolsa, afinal, depois será necessário comprovar toda a documentação. 

Por isso, é importante conhecer os critérios de seleção, que são os seguintes:

  • ter participado do Enem do ano anterior;
  • conseguir nota acima de zero na redação e média maior que 450 pontos nas quatro áreas do conhecimento;
  • não pode ter concluído uma graduação anteriormente;
  • ter estudado em escolas da rede pública durante o ensino médio ou como bolsista integral em escolas particulares;
  • ter renda per capita de até três salários mínimos para conquistar uma bolsa de 50%;
  • ter renda de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa da família se você deseja a bolsa integral.

Está dentro dos pré-requisitos? Sendo assim, fique de olho no site do MEC para saber todas as datas importantes do Prouni e comece a pesquisar faculdades que estejam associadas ao projeto para já saber qual vai ser a sua primeira opção na hora de se inscrever.

3. Convênios com empresas

Muitas faculdades têm convênios com empresas, o que traz vantagens tanto para o momento de ir em busca de um estágio quanto para conseguir pagar menos na sua graduação. Isso acontece porque, ao trabalhar em instituições que apresentam parcerias com essas instituições de ensino, você pode ter descontos nas mensalidades e, em alguns casos, na matrícula.

Se você está em busca de uma faculdade com a infraestrutura ideal para o curso dos seus sonhos, que oferece ensino de qualidade e é parceira de diversas empresas, fica a dica: a Anhanguera possui desconto de até 20% na graduação para os colaboradores de empresas conveniadas e seus dependentes

4. Bolsas institucionais

Sabia que a escola onde você estudou pode ajudar você a cursar o ensino superior? Sim, isso é possível por conta das bolsas institucionais, que são formas de desconto oferecidas para ex-alunos de colégios que fazem parte do mesmo sistema de ensino da faculdade.

Além disso, outra opção são os valores promocionais oferecidos para estudantes da rede pública, já que existem instituições que têm parceria com alguns municípios onde estão instaladas. Portanto, pesquise para saber se essas vantagens estão disponíveis onde você mora ou se a escola onde estudou proporciona esse benefício.

5. Modalidades alternativas

Além das diversas oportunidades de conseguir desconto nas mensalidades da faculdade, conhecer outros tipos de graduação é um jeito eficaz de conquistar seu diploma do ensino superior pagando muito menos. Atualmente, muitos dos cursos do ensino superior estão disponíveis em três formas que custam menos que a presencial: a semipresencial, a graduação FLEX ou 100% online.

Apesar das semelhanças, cada uma dessas modalidades tem suas vantagens e é destinada para um perfil diferente de estudante, mas todas custam menos que fazer um curso presencial. Quer saber como é o funcionamento delas? Sem problemas, nós vamos explicar agora mesmo!

100% online

Essa é a tradicional graduação a distância: ela funciona de forma completamente a distância, sem a necessidade de ir até o campus para assistir às aulas. Assim, você pode estudar online, sempre com suporte virtual dos tutores, e precisa ir ao polo somente para o encontro inaugural e para as provas de cada semestre.

Por conta disso, normalmente é a opção mais econômica para encaixar em seu planejamento financeiro e a mais prática para quem não dispõe de muito tempo disponível para estudar.

Semipresencial

Você precisa de uma graduação flexível, mas gosta de estar em contato com o mundo acadêmico e de viver as experiências presenciais da faculdade? Se a sua resposta for “sim”, a modalidade semipresencial é perfeita para o seu caso.

Nela, você realiza a maioria das atividades online, mas vai ao polo semanalmente para interagir com os outros estudantes, tirar dúvidas de forma presencial com o tutor e assistir às videoaulas necessárias.

FLEX

Se o seu sonho é fazer a faculdade presencial, mas você ainda precisa de um pouco de flexibilidade e quer uma opção mais acessível, a modalidade FLEX é uma das mais modernas e eficientes para isso. Ela combina aulas presenciais e atividades no campus algumas vezes por semana, mas também tem disciplinas e atividades feitas online no restante do tempo. 

Como você pode ver, é possível fazer sua graduação pagando muito menos e ainda cursar o ensino superior do jeito que for melhor para você. Por isso, vale a pena analisar o quanto economizar por mês para cada uma dessas opções e buscar a faculdade ideal para a sua área.

Quer uma dica? A Anhanguera é o lugar perfeito para quem pretende estudar em uma das melhores instituições do país com valores acessíveis para todos os cursos. Por isso, entre em contato conosco e veja de que forma realizar seu sonho de ter uma profissão pode ser mais simples do que parece.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.