Conheça 3 tipos de graduação e suas vantagens

modalidadesdegraduacao

Atualmente existem duas modalidades de ensino regularizadas pelo MEC: presencial e educação a distância (EAD). De acordo com as normas estabelecidas para o Ensino Superior, os cursos presenciais só podem ter até 40% da carga horária total ofertada em disciplinas online — já os EAD não devem ter mais de 30% da sua carga horária presencial. 

E agora você se pergunta: só tenho essas duas opções na Anhanguera?

Na teoria, sim. Na prática, você tem mais opções. Isso porque a Anhanguera possui dentro da modalidade EAD, mais três tipos de graduação.

Ou seja, na Anhanguera você possui 3 tipos de graduação:

Modalidade Presencial

A modalidade presencial é a experiência tradicional de uma graduação. Feita para quem tem uma rotina mais flexível e disponibilidade para frequentar aulas durante a semana.

O aluno frequenta suas aulas em uma unidade de ensino Anhanguera, onde aproveita o suporte dos professores, o convívio e a troca de experiências com sua turma e toda infraestrutura para realizar as atividades teóricas e aulas práticas do seu curso, como as salas multimídia, laboratórios e bibliotecas.

Na Anhanguera, o aluno da modalidade presencial também cumpre uma parte de sua grade curricular por meio de Disciplinas Interativas, ou DIs. O objetivo dessas disciplinas é preparar o estudante para a realidade do mercado de trabalho, já que a maioria das empresas exige domínio de tecnologias em treinamentos e apresentações online.

As DIs são aplicadas através de uma plataforma web, onde o aluno tem acesso a videoaulas e material didático digital, feitos para uma aprendizagem dinâmica e acessível em ambiente virtual. Esse é um diferencial do curso presencial Anhanguera, que disponibiliza um suporte educacional que vai além da infraestrutura física.

Educação a Distância (EAD)

A modalidade EAD da Anhanguera é oferecida em dois tipos de graduação: a distância e semipresencial. Explicamos abaixo como cada um funciona, acompanhe!

A distância (100% online)

Este modelo é o tradicional EAD, completamente a distância. Nele, o aluno estuda onde e como quiser. As aulas são todas oferecidas pela internet com o auxílio de um tutor. O suporte é virtual e contínuo, ou seja, você não fica sozinho e vai poder esclarecer suas dúvidas sempre que quiser.

Você só vai ao polo no início do curso para o encontro inaugural e apenas 2 vezes por semestre para a realização das provas. Desenvolvida para propiciar um ensino superior dinâmico e autônomo, com aulas e atividades interativas aplicadas integralmente em ambiente digital. A modalidade permite que o aluno determine sua rotina de estudos com total flexibilidade, por meio das ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O estudante acompanha suas Disciplinas Interativas (DIs) com o apoio de material didático digital, auxílio de tutores online e pode interagir com os colegas de curso através de fóruns interativos.

Semipresencial

A opção semipresencial é para você que não abre mão da experiência física, mas precisa daquela flexibilidade que só uma disciplina EAD poderia proporcionar. Nela, há necessidade da presença do aluno no polo de apoio uma vez por semana, para assistir às videoaulas e interagir com os colegas de turma e com o tutor presencial – que pode ajudar com dúvidas relativas aos conteúdos e ao funcionamento do curso. 

Todas as outras atividades são feitas pela internet, por meio de Disciplinas Interativas (DIs). 

Na plataforma digital, o aluno conta com uma série de conteúdos disponíveis: 

  • material didático;
  • aulas que podem ser acessadas sempre;
  • apoio de tutores online e interação com a turma através dos fóruns.

Enfim, como escolher o tipo de graduação ideal para você?

Decidir o modelo de Ensino Superior ideal é uma escolha que precisa estar alinhada com o seu dia a dia. Algumas questões podem te ajudar a definir:

  • quanto tempo eu tenho disponível para estudar todos os dias?
  • qual a distância entre a minha casa e a unidade (campus ou polo)?
  • qual a minha disposição diária para me dedicar aos estudos?
  • eu sou uma pessoa organizada? 
  • tenho facilidade para ser autodidata ou preciso de um acompanhamento presencial?

Conheça mais sobre a Anhanguera:

Gostou das dicas? Agora só escolher o seu curso e modalidade ideal, acesse o site e confira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados