Confira os 11 melhores podcasts de educação para ajudar nos estudos

homem escutando os melhores podcasts para estudar

Com a correria do dia a dia, é sempre importante buscar formas lúdicas e interativas de estudar. Nesse sentido, os melhores podcasts de educação disponíveis na internet são ferramentas importantes para ampliar seus conhecimentos.

Podcasts são mídias digitais muito populares hoje em dia. Trata-se de materiais entregues na forma de áudio e que ficam disponíveis para que o ouvinte escute quando quiser. Os programas não são apresentados ao vivo, e o conteúdo é publicado sob demanda.

Eles têm a proposta de educar o público, levar mais informação e produzir materiais em formato de áudio que entretenham e sejam criativos. Por isso, têm ganhado cada vez mais força na disseminação de conteúdo relevante, e é possível perceber o crescimento dos podcasts no Brasil.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os melhores podcasts de educação para você estudar. Boa leitura!

Aprenda inglês com música

O “Aprenda inglês com música” apresenta um conteúdo mais focado nos estudantes que estão entre o nível iniciante e o intermediário. Durante os episódios, a professora Milena escolhe uma música e faz um trabalho de tradução da letra.

Além de explicar para os ouvintes o que está sendo dito na canção, ela também faz diversos comentários sobre a estrutura, o vocabulário e a pronúncia. Os podcasts são curtos, com duração média de 20 minutos.

Café da Manhã

Estudar à noite é uma realidade na sua vida? Então, comece o dia bem informado com o “Café da Manhã“. O programa é atualizado diariamente e é uma parceria entre a Folha de S.Paulo e o Spotify.

Apresentado por Magê Flores e Rodrigo Vizeu, o podcast discute as notícias mais importantes do dia com alguns programas especiais sobre assuntos específicos. Ele nunca deixar de transmitir as principais informações para o seu dia começar com muito conhecimento antes de você terminar o seu café da manhã.

Deviante

Deviante” tem um conteúdo pensado para ter relevância, personalidade e uma pegada bem-humorada, divertida e leve. Os apresentadores convidam os ouvintes à interação, ao debate, ao crescimento e à diversão.

Os episódios tendem a ser longos, mas cada um é apresentado por uma bancada diferente, de acordo com a formação dos participantes, o que deixa o conteúdo mais interessante. Você pode conferir capítulos sobre a história da Língua Portuguesa e sobre a história do DNA, por exemplo.

Durma com essa

Esse é o podcast de notícias do jornal digital Nexo. O “Durma com essa” é uma excelente fonte para quem busca informações precisas e cautelosamente analisadas de maneira imparcial sob todos os ângulos.

Os programas são realizados no modelo de episódios rápidos, que resumem as principais notícias do dia e atualizam o ouvinte sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Escriba Café

Escriba Café é mais do que um podcast — é uma experiência. Cada programa apresenta um show de produção, com sonoplastia criativa e imbatível e uma apresentação impecável, além de ser produto de uma pesquisa detalhada.

Os temas são sempre sobre mistérios da humanidade, história do Brasil e do mundo e curiosidades. Experimente ouvir os episódios sobre a Segunda Guerra Mundial e entenda como esse podcast é capaz de capturar a sua atenção.

Jornal da USP

O Jornal da USP é um podcast dividido em três categorias. No “Ciência USP”, o podcast é dedicado aos debates, às descobertas e às novidades do mundo científico. As publicações são feitas quinzenalmente, às terças-feiras.

O “Momento Cidade” fala sobre a cidade de São Paulo, seus avanços, problemas e perspectivas para o futuro. Entrevistas são feitas com especialistas que respondem a perguntas e apresentam soluções para o município.

Já o “Momento Tecnologia” apresenta novas tecnologias criadas na Universidade de São Paulo. Os apresentadores mostram como elas são usadas para solucionar diversos problemas identificados nos vários setores da sociedade.

Nerd Cursos

Esse podcast trabalha diversos temas, desde Literatura até Ecologia. No entanto, a disciplina base do “Nerd Cursos” é a Biologia. Você pode ouvir sobre biomas brasileiros, como a Caatinga, mas também aprender sobre a geografia e a história do local.

Além disso, o podcast oferece materiais de revisão rápida sobre os conteúdos que mais são cobrados nos vestibulares e no Enem. As publicações são semanais.

Politize

“Politize” é uma das maiores plataformas de educação política do Brasil e conta com um podcast que debate e ensina os ouvintes sobre política de forma divertida e objetiva. Os criadores têm como missão formar cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia.

Os programas apresentam variados temas da política brasileira e mundial. A linguagem utilizada é didática, fácil e concisa.

Resumov

Esse podcast é sobre estratégias de estudo, mas pode ser considerado um dos melhores podcasts de educação. O objetivo é mostrar como você pode estudar para deixar o seu aprendizado mais produtivo e eficiente a fim de passar no vestibular e no Enem.

Além de compartilhar as próprias experiências, professores e alunos aprovados são entrevistados para mostrar quais estratégias eles usaram. Você pode testar esses métodos de estudo e analisar se funcionam com você. Existem episódios que mostram até mesmo como passar em vestibulares concorridos, como Medicina, trabalhando e estudando em casa.

Scicast

Se você tem dificuldades com disciplinas como Química, Física e Matemática, o “Scicast” pode ajudar a resolver esse problema. O podcast não só explica os conteúdos das Ciências Exatas e Naturais, como faz isso usando exemplos do dia a dia.

Todos os assuntos são apresentados de forma didática, o que facilita ainda mais a compreensão. Os episódios são publicados semanal ou mensalmente.

Xadrez Verbal

Esse podcast fala sobre o cenário político nacional e internacional, atualidades e história, mas não apenas de forma informativa. Os episódios abordam o que acontece no mundo de maneira crítica; por isso, são mais aprofundados, além de recapitular fatos históricos. Em um mesmo programa, você pode ouvir sobre a América Latina, a Europa e o Irã, por exemplo.

A publicação é semanal, e vale a pena prestar bastante atenção nos dados estatísticos e históricos. Eles podem auxiliar muito na hora de passar credibilidade nos argumentos da redação.

Um dos maiores benefícios dos melhores podcasts de educação é que eles podem ser escutados enquanto você faz outras atividades, como ao lavar louça, ao ficar preso no trânsito ou ao aguardar em filas. Com isso, é possível otimizar o tempo de estudo de quem tem a rotina muito corrida.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de complementar a leitura e saiba como definir o seu objetivo profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados